A manipulação do debate sobre porte de armas

Com base no registro de aquisição de 33 mil novas armas no ano passado – dez vezes mais que em 2004 -, o Globo diz que “os brasileiros estão se armando como nunca”.

O jornal também estabelece uma relação direta com o aumento do número de mortes por armas de fogo. Trata-se de uma manipulação grosseira.

O “aumento da procura” por armas não considera o próprio crescimento da população no período. Também desconsidera o aumento vertiginoso da criminalidade.

 

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Mateus Guarda disse:

    Também não considera que as armas foram entregues às delegacias. E agora precisam comprar novamente.

Ler comentários
  1. Ricardo R. disse:

    Foram 63 000 mil homicídios com armas legalizadas? O que fizeram, contra a decisão do povo, foi acabar com o direito a legitima defesa no país, somos passarinhos escondidos de todo tipo de gavião.

  2. Caio Frascino Cassaro disse:

    Jornalista tratando de estatística dá nisso. Pergunte ao energúmeno que publicou a notícia qual o percentual de armas registradas estão envolvidos nos crimes.

  3. Jacinto filho disse:

    Os comunistas sabem que a população armada oferecerá resistência caso as coisas evoluam. O verme presidiårio tentou desarmar os civis de bem.....tomou um sonoro não......

  4. Maria I disse:

    Nada disso interessa. O povo votou contra o desarmamento e não foi obedecido. Só isso. Qual é o problema dessa gente que anda com seguranças armados e não quer que outros se armem?

  5. Fernando Costa da Silva disse:

    A virtude da Globo é distorcer ou omitir informação pra favorecer suas ideias. Penso que cada pessoa, com aprovação técnica, tem a liberdade de adquirir arma de fogo.

  6. Renato disse:

    O Globo, fale logo claramente: vocês, brasileiros estúpidos, precisam ser abatidos sem direito a defesa, porque é assim que querem os que financiam as ONGs desarmamentistas, do qual somos prostitutas.

  7. Rodrigo disse:

    Os diretores da Globo, e seguranças armados, em seus carros blindados, não entram na estatística do aumento da criminalidade. No rabo do povo, é mole! Fim da paciência, com essa mídia porca .

  8. Vamos combinar ...TÔ FORA !!!! disse:

    Imprensa globalista mente e não respeita opinião da maioria em plebiscito realizado.. A democracia destes jornalistas é a democracia da minoria abobalhada por ONGs e políticamente corretos... Babacas

  9. Cyberwatch disse:

    Globo, you're fake news! Está na hora de começarmos a expor QUEM assina essas matérias. Mostrar quem são e qual o seu viés. Daí, cada um que tire suas próprias conclusões...

  10. PLESBICITO É A EXPRESSÃO DIRETA DA DEMOCRACIA disse:

    Não há mais o que falar ,o PLESBICITO É A EXPRESSÃO DIRETA DA DEMOCRACIA , O povo quer se armar e se proteger.

  11. grande imprensa: quer a ditadura do pensamento disse:

    É a imprensa querendo fazer a cabeça das pessoas. Para a grande imprensa democracia só existe quando as pessoas pensam exatamente como ela quer, ou seja, vivemos uma ditadura 'velada' do pensamento.

  12. yamazak1 disse:

    Para afirmarem isso, teriam que ter dados sobre apreensões de armas legais nas mãos de bandidos ou relacionar o aumento da violência com civis matando os outros. Nota zero para a lógica de O globo.

  13. Rir disse:

    Isso é a globo sendo a globo. Faz os trouxas de tonto. Acredita quem quiser nessa manipuladora.

  14. Lupo disse:

    Porte eh diferente de posse. O porte autoriza andar armado na rua. A posse permite apenas que se possua a arma em casa, não pode sair armado por ahi.

  15. Gutierrez disse:

    A oligarquia da mídia mainstream sempre quis o monopólio da propagação de fale news, occore q hj já não formam mais opinião nenhuma, RIP imprensa tradicional...

  16. Rir disse:

    Isso é a globo sendo a globo. Faz os trouxas de tonto. Acredita quem quiser nessa manipuladora.

  17. Alan Viana disse:

    A utilização da estatística unifatorial é o maior crime que a imprensa pode cometer. Ela pode ser manipulada falcimente e, quem não consegue fazer uma análise mais profunda, cai nesse conto do vigário

  18. Rir disse:

    É a globo sendo a globo. Sempre manipulou o povo. Só Bolsonaro salva.

  19. Antônio Dias Paes disse:

    Esquece, ainda, de considerar que a própria polícia, em alguns casos, tem fornecido arma a bandidagem. Se é pra morrer no meio de uma troca de tiro, melhor estar preparado também.

  20. Segundo o mantra da esquerda e da Globo disse:

    Somente os criminosos podem ter o monopólio legítimo do uso de armas, para poderem matar à vontade. Na Venezuela começou assim!

  21. Eric jose ventorim rubiale disse:

    Atenção Globo ..a o povo na Venezuela está totalmente desarmado aaaa...passa uns dias lá ...passa...

  22. Jayme Guedes Filho disse:

    Nos USA, onde a posse de armas é livre, a taxa de homicídios por cem mil é muitíssimo menor do que a do Brasil.. Inteligência não é coisa nossa.

  23. Paulo Timbo disse:

    Temos mesmo que levar a sério matérias da Globo?

  24. Indignado Patriota disse:

    Será que o jornalista ou a jornalista que escreveu ao artigo acha que eu nasci ontem e que meu tico e meu teco não fazem sinapses?

  25. Bolsonaro 2019 disse:

    Pois é neh, em 2017 o governo gastou R$10 bilhões em publicidade apenas com a Rede Globo, o dinheiro que poderia muito bem ter ido para o setor de segurança. Bolsonaro vai falir vocês, que dó. Manipul

  26. CARLOS disse:

    Eu li também essa reportagem, fiquei perplexo com a manipulação. Esse jornal tem feito isso sistematicamente, principalmente para atacar a imagem do Bolsonaro. Vou cancelar minha assinatura.

  27. Não mudo meu voto, #MitoPresidente disse:

    Só uma pessoa totalmente sem noção ou doutrinada ideologicamente para não enxergar o vertiginoso aumento dá criminalidade! Tenha santa paciência!

  28. Carlos Maia disse:

    A Globo, O Globo e boa parte da grande imprensa já não têm tanta credibilidade assim. Eu, particularmente, não conheço ninguém que tenha adquirido arma, muito pelo contrário.

  29. Bolsonaro2019 disse:

    Pois é neh, em 2017 o governo gastou R$10 bilhões em publicidade apenas com a Rede Globo, o dinheiro que poderia muito bem ter ido para o setor de segurança. Bolsonaro vai falir vocês, que dó.

  30. Toninho disse:

    Um cara de 60 anos ou mesmo um jovem que só pensou em estudar e trabalhar nas mãos de um “ menino” de 17 anos treinado para matar. Só um 38 bem “amigo” para equilibrar o jogo. NÃO ME SEPARO DO MEU

  31. MITO e MOURÃO neles disse:

    Pior que tem ingênuos e doutrinados esquerdistas que acreditam, sem questionar!

  32. vingador do povo brasileiro disse:

    Geraldo ORCRIM ORCRIMin, Geraldo PCC ORCRIMin, Geraldo Aécio ORCRIMin, Geraldo Temer ORCRIMin, Geraldo Lulalau ORCRIMin, Geraldo Centrão da corrupção ORCRIMin, Geraldo Paulo Preto ORCRIMin, Geraldo Se

  33. Cássio Crisp disse:

    Se (se!) um dia os socialistas tomarem o poder, tomara (tomara mesmo) que, primeiro, deem um jeito na Globo (em toda a Globo).

  34. preto disse:

    como sempre manipulando.....e um lixo mesmo

  35. Coroinha de Puteiro disse:

    Não considera tampouco que alguns não querem engrossar as fileiras dos 63.000 assassinados/ano. E nem querem marchar para o cadafalso, como queriam o PT e seu grande executor: Márcio Tomás Bastos.

  36. Patricia Campos disse:

    Parabéns, Antagonista!! É isto que esperamos de vocês: análises críticas contando a VERDADE das matérias tendenciosas da grande mídia. Não buscamos ventríloquos nem papagaios com resumos.

  37. Alejo disse:

    É a imprensa brasileira sendo imprensa brasileira: quando até Merval (na sabatina do Bolsonaro) adota o discurso mambembe de que o número de presos define se o país é violento (EUA pior que Brasil?).

  38. Victor disse:

    A Rede Esgoto quer ser as trombetas do apocalipse.

  39. Capixaba disse:

    Aí está a imprensa que reclama de "fake news" porque já não vende suas próprias mentiras como vendia antes.

  40. NOVA POLITICA disse:

    Pura estratégia para esvaziar campanha do BOLSONARO MAN! GO BOLSONARO, GO!

  41. espermatozoide sem rumo disse:

    Quem está se armando de verdade são os bandidos. Antigamente era apenas 38, agora é pistola 18 tiros, e está aumentando até as metralhadoras .50 que era difícil de ver no Brasil. TEM D ARMAR POPULAÇÃ

  42. José disse:

    Alguém sabe dizer o nome do jornalista que assina esta reportagem do o Globo? Para eu não ler mais nenhuma reportagem dele ou dela

  43. Capixaba disse:

    Essa é a imprensa que reclama de "fake news"? Reclama porque já não vende suas mentiras como vendia antes.

  44. LUXO E LIXO É GLOBO disse:

    .Os jornaleiros da Globolixo falando e um gato cagando, o produto do segundo tem mais valor para qualquer pessoa que presta para algo. Parem quiço.

  45. Martins Jr. disse:

    Rede Bobo, seguidores do Soros, comunas malditos, bandidos e papa hóstias: a partir de janeiro de 2019 será instalada a SUPREMACIA BOLSONARO. Vamos reaver o nosso direito de portar armas.

  46. TÁTICA COMUNISTA, DESARMAR A POPULAÇÃO disse:

    a CRIMINALIDADE aumentou após o DESARMAMENTO da população em que o Congresso MANIPULOU o resultado do PLEBISCITO no qual o Povo exigia que não houvesse desarmamento. SÓ bandidos tem armas hoje!!!

  47. Artur disse:

    Essa globo é um câncer p nosso Brasil!!

  48. Pitaco disse:

    Para calar a GLOBO-do-PSOL basta perguntar qual a relação de aumento de assassinatos versus aumento de armas REGISTRADAS. A grande imprensa é micro na ética.

    1. DIGO: aumento de assassinatos versus aumento de assassinatos por armas REGISTRADAS.

  49. ricardo disse:

    Das 63.000 mortes violentas registradas no ano passado, o jornal O Globo acaba de descobrir a origem de ao menos 33.000 !!!!!

  50. Especialista em Segurança disse:

    Armar a população não é a solução, é preciso fiscalizar as fronteiras para evitar a entrada de armas e munição.

    1. Vc é ¨especialista¨ em trollagens e conversa-fiada, isso sim!

  51. David disse:

    Isso é que é Fake News profissionais capacitados e com meios a disposição usam os meios para deliberadamente levarem a população ao engano. Possivelmente na intenção de desacreditar uma tese política

  52. Gorila Republicano disse:

    Quando a lei do desarmamento cair, a vendas de novas armas irá para a casa dos milhões. E esta bem que assim seja, para que marginais percam a segurança do roubo facil.

  53. Asteróide Silverio disse:

    Boa análise deve ter sido feita pela Miriam Leitão. A Globo está protegendo seus consumidores de drogas.

  54. emerson disse:

    E o medo do Bolsonaro ganhar e abrir a caixa de Pandora mostrando que os marinho devem mais do que possuem.....

  55. Bolsonaro é presidente disse:

    Fake-news da globo, 99% dos crimes são cometidos por bandidos com armas ilegais e contrabandeadas pelas longas fronteiras abertas do país

  56. Mais uma razão para votar BOLSONARO! disse:

    Será o fim da festa da Rede Globo, com suas MENTIRAS e bajulação de BANDIDOS!

  57. José Manoel disse:

    Até onde eles irão? Essa concessão é vitalícia? Quando isso acaba?

  58. Carlos Eustáquio de Almeida Pacheco disse:

    Ótimo! tem que se armar mesmo. É a única garantia de defesa da família numa ameaça de invasão do seu Lar.

  59. SYRHAAR disse:

    Armas compradas legalmente e registradas não matam por atacado quanto as que atravessam nossas fronteiras... É estupidez declarar isso, é o mesmo que dizer que um cidadão de bem é um matador

  60. Helô disse:

    Espero que Deus me permita viver até ver esse grupo jornalístico fechado, falido...Ninguém aguenta mais suas manipulações.

  61. Lauro Ferreira Melo disse:

    Meu Deus, só Bolsonaro conseguirá dar um basta nestas manipulações da mídia corrupta e de esquerda. São nojentos.

  62. Lewandonoroskówski disse:

    Putz, a fonte da pesquisa é O GROBO, Fakenews.

  63. opressor do interior disse:

    bandidos desarmamentistas (pt,psol,psdb,mdb) vao ser currados pela chapa opressora

  64. Lewandonoroskówski disse:

    Manda a Miriam Leitoa dar um abraço na lagoa, bando de idiotas.

  65. guilherme disse:

    É o que eu digo sempre. A Globo quer ter o monopólio das fake news - por isso, bate tanto nessa tecla de fake news. Só serve pra ela. Globolixo

  66. Globo é uma piada de mal gosto disse:

    Essa emissora cheia de comunas está cada vez mais ridícula. Faz campanha aberta e agressiva contra Bolsoanro. Os valores que passam em toda sua programação estimulam adesões a Bolsonaro! Hehehe

  67. Cacevo Loteca disse:

    Quanto mais armas nas ruas maior é a possibilidade de mortes por armas de fogo. Não há como fugir dessa premissa. Se há de fato um aumento de mortes por armas, é óbvio que há uma correlação direta.

    1. Quanta ignorância... as armas de fogo nas mãos corretas salvam muito mais vidas do que as que estão nas mãos erradas tiram. https://www.institutoliberal.org.br/blog/politica/quer-entender-porque-armas

    2. Leu direitinho ou só fingiu que leu? Conseguiu ver ali o "aumento vertiginoso da criminalidade"? Quer que os Antas destaquem pra você?

    3. Até porque toda arma é descartada após um crime, né?

  68. TODO DESARMAMENTO PRECEDEU UM GENOCÍDIO disse:

    Está aí fato histórico, que a esquerda teima em ignorar... Ignoram porque é você trabalhador quem está na mira.

  69. me ajuda aí, bolsonaro disse:

    eu só quero poder estourar o crâneo do vagabundo que vier me encher o saco

  70. Fredao disse:

    Tratam-se de informações parciais, pinçadas para demonstrar um "certo" efeito, quando a verdade é bem outra.

  71. Tinto disse:

    imagine armar um povo tão ignorante como o que temos aqui! seria o fim da picada!!

    1. Espero que você nunca compre uma arma, nesse caso.

  72. Fábio disse:

    A maioria das mortes e armas apreendidas são armas ilegais..... quem tem arma legal deixa em casa...

  73. Ana disse:

    Depois querem saber o porquê do apoio da população de bem ao Bolsonaro... realmente não dá para confiar na mídia. Temos que ler uma 3 ou 4 fontes, para sermos bem informados.

  74. Marco Antônio disse:

    Ao o globo falta inteligência, matemática, ou sobra má fé.

    1. Sobra má fé, na verdade ! São autênticos veiculadores de mentiras ideológicas. A tal Rede Goebbels...

  75. Aderval disse:

    Quero minha escopeta de volta, e sem burrrrocracia, viu @RedeGlobo ? Viu @MichelTemer? Viu lulaláu ? Crimes atualmente são resultado de lulaláu e sua corja no poder , do "podem tudo e eu posso nada"

  76. Bolsonaro Primeiro Turno disse:

    DESESPERADOS!!! A grande mídia, com sua Babilônia (GLOBOLIXO), vai finalmente cair.

  77. Isaque disse:

    como se o cara que tem todo o trabalho, custo e burocracia pra comprar uma arma legal o fizesse para sair matando indiscriminadamente... quem faz isso são bandidos que usam armas nao legalizada.

  78. Chris disse:

    A manipulação de informação favorece o discurso do bravateiro. Irresponsáveis, mais armas nas mãos de gente que não sabe atirar só serve pra aumentar a violência e o número de vítimas.

  79. Giusti disse:

    E há, ainda, 1 outro detalhe. Ao liberarem a posse d armas seria natural 1 aumento no número d mortes pois as pessoas passariam a reagir e abateriam alguns bandidos. Risco da profissão.

  80. Paulo disse:

    Mais uma prova de que a imprensa escrita está corrompida, fadada a desaparecer rapidamente, tornou-se folhetim ideológico partidário.

  81. Erigilson Goncalves disse:

    E as nossas fronteiras foram abertas para favorecerm dentre outras, a entrada em alta escala de armamentos

  82. Claudio Belodi disse:

    Seu Globo - por acaso comprar arma dentro da lei é proibido? Ou crime?

  83. Mauro disse:

    Ta morrendo os bois e as vacas que vão pro matadouro,de cabeça baixa.

  84. Mauro Alex disse:

    Está morrendo só gente de um lado, o lado das pessoas de bem. Precisamos equilibrar isso!

  85. O Ministério da Negação da Realidade adverte: disse:

    Não compre armas. Defenda-se cantando IMAGINE e soltando pombinhas brancas.

  86. lour disse:

    Após a cidade de Kennesaw, no estado americano da Geórgia, ter aprovado uma lei que obrigava cada casa a ter uma arma, a taxa de criminalidade caiu mais de 50% ao longo dos 23 anos seguintes.

  87. Oliveira disse:

    São os "especialistas" aos quais nós - os toscos - devemos dar toda a atenção e, como bons suínos, enaltecermos os veículos que reproduzem suas asneiras, segundo os esclarecidos nos orientam.

  88. maria cidadã disse:

    A grande mídia não vai parar com a baixaria. É o desespero por estar perdendo o controle sobre os eleitores.

  89. Seja BOBO! disse:

    Que jornal disse isto? Ahh bom... Este aí mesmo, da maior organização FAKENEWSZEIRA, manipuladora e distorcedora da realidade "defte paíf", com seu eterno papel de deserviço à nação.

  90. MARCELO 1968 disse:

    Globo a caminho do UOL e "FOICE SÃO PAULO"..... ou seuhja FAKE NEWS e FRAUDECarta Maior e Carta Capital são melhores por que servem para rir do fanatismo PTralha socialista. G1 Tenta armas paraguai.

  91. Renato45 disse:

    venda de armas facilitada: pessoas de bem se arma. bandido também se arma de forma facilitada. Na minha opinião, só seria permitido a posse de arma, a arma deve ficar em casa no caso de uma invasão.

  92. Cidadão Jauense disse:

    Foi uma dificuldade e burocracia sem fim obter o registro e a compra das minhas armas no ano passado. Mas, minha família e minha propriedade contam com uma segurança a mais.

  93. Ânsia por Venezuelização disse:

    A mídia progressista quer o povo se matando apenas com facões, porretes e pedras, como na Nigéria. Armas de fogo? Só na mão do Estado corrupto e opressor, como no "modelo de sucesso" venezuelano.

  94. Marcos Pereira disse:

    O Globo é um lixo! Como "inundar" o mercado com 33 mil míseras,caríssimas e limitadas armas. Nos EUA foram só 23 milhões. Os caras comprar milhões de armas no exterior e os crimes explodem aqui.FAKE

  95. VIVA BOLSONARO/MOURÃO 2018!!! disse:

    Pergunta pra rede globo se os seguranças de sua sede no Jardim Botânico ou do projac estão armados? Os guardas costas da família Marinho andam armados? O povo pode ficar a mercê da bandidagem, ?

  96. antonio junior disse:

    Globo é fake! A regra é simples: se a Globo diz, tenha certeza de que é o contrário.

  97. Jorene disse:

    É só O Globo sendo globolixo. Manipulações sem fim.

  98. Mauricio R. disse:

    O mais importante é criminalizar as armas de fogo, e também a sua posse. A moto serra, a furadeira elétrica, a serra circular, o cano de ferro, o porrete de madeira, as facas; agradecem!!!!

  99. Dr. Magrão disse:

    Sem censura, o Bolsonaro vai dar um jeito na globo, cobrando as contas do BNDES, impostos sonegados e vencidos, e suspendendo a irracional propaganda do governo.

  100. Celso disse:

    Globo fazendo "globices"...nada de novo...

  101. Conservador disse:

    Então quer dizer que os 30 mil novos proprietários de armas de fogo, com registro, mataram duas pessoas cada no ano passado...e não os marginais sem registro...só pra ver como a notícia é imbecil...

  102. José disse:

    Queremos o fim da ditadura do desarmamento! A partir dela, do desarmamento do cidadão, o número de homicídios triplicou! Dois em cada três brasileiros quiseram conservar seu direito à defesa armada!

  103. LOL disse:

    Esperar o que da Globo, é sempre assim, a culpa é dos caminhoneiros ... Fake news o dia todo.

  104. urubuservando disse:

    Se quando cometemos as mherdas de eleger fhc(2),lula(2)e dila(2),esses fdps bateram palmas,a nossa melhor chance hoje é ir contra o quê eles acham certo.Fato.Mentiram antes,mentem agora.

  105. Carancho disse:

    O Globo é tendencioso, essa informação não se sustenta.

  106. Carlos José Zilveti disse:

    Curioso em conhecer quem lidera esse departamento de manipulação de dados e estatísticas. E qual a finalidade. Isso não é jornalismo

  107. urubuservando disse:

    Eles se financiam assim,mentindo.Não corrigirão isso e vão sucumbir.Pura negação.Mortos vivos,não confiamos mais neles e falamos isso para tudo mundo a nossa volta,questão de tempo.Zumbis teimosos.

  108. bj disse:

    Quando se come algo que nos faz mal o que se fazer?Não comer mais né.Mídia é a mesma coisa. Cancele aquilo que faz mal,não assine, não assista e vá pro YouTube.Não colabore com quem te faz de IDIOTA.

  109. opɹɐnpǝ disse:

    E isso não é uma fake? mas quem tem saco roxo pra denunciar? o povo? coitado, esse luta para sobreviver. Como nos outros países comunistas a sociedade é desmotivada de lutar pela própria independência

  110. urubuservando disse:

    Vamos aproveitar esse tempo.Rir e se divertir com esses páteticos zumbis.Jogar na cara deles que seu joguinho acabou.Virou palhaçada.Vamos nos divertir as custas deles,esse é o momento.

  111. estado mínimo disse:

    Criminoso não registra arma, cidadão de bem as compra para se proteger. As pessoas sabem disso e por isso não acreditam na imprensa, que vive em sua bolha esquerdista e só prega para seus convertidos

  112. Julio Daniel disse:

    Será que as pessoas compram blusas porque o clima esfria ou será que esfria porque as pessoas compram blusa?

  113. Sergio disse:

    Falácia da correlação e causação. Depois a CNN brasileira, essa Globo, não entende porque é chamada de fake news.

  114. Priscila disse:

    A população brasileira aumentou dez vezes então antas? Porque não consideraram também a população quando há recorde de homicídios?