Manter Lula nas pesquisas é estratégia ou estelionato?

Leonardo Barreto, da Factual Informação e Análise, defende que é preciso fazer uma avaliação mais crítica sobre o trabalho dos institutos de pesquisa nas eleições deste ano.

“Sempre houve um debate a respeito das pesquisas de opinião nas estratégias dos políticos. [As pesquisas] sempre foram importantes para definir políticas de coligações e de financiamento por parte dos doadores de campanha. Mas, desta vez, as pesquisas estão sendo utilizadas de uma maneira nunca vista antes e desempenham um papel central na estratégia do PT.”

Para o cientista político, está evidente que “continuar testando cenários eleitorais incluindo o ex-presidente Lula, mesmo sendo muito improvável que ele concorra, é o jeito que o PT encontrou para se manter vivo no pleito”.

“Na teoria, as pesquisas deveriam buscar apurar o posicionamento das pessoas a respeito do cenário mais provável, ou seja, quanto mais realista é o questionário, mais credibilidade ele tem. Dessa forma, como o nome de Lula dificilmente estará nas urnas em outubro, os institutos parecem sacrificar um pouco esse rigor metodológico em função do ‘valor notícia’ que tem um resultado com o nome do petista.”

Barreto afirma que “os institutos continuam desempenhando um bom papel para o PT” e questiona se isso é “estratégia ou estelionato”.

“Existe uma estratégia que pode ser confundida como ‘confundir para vencer’. Tem até que se discutir se isso é estratégia ou estelionato.”

A presença de Lula nas pesquisas, reforça o especialista, é central para o PT.

“Sem uma alternativa que sequer se aproxime da densidade eleitoral do ex-presidente, é vital para o partido preservar a sua capacidade de transferência de voto. Segundo essa lógica, manter Lula como candidato virtual conserva o seu eleitorado fidelizado.”

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. M. Deolinda disse:

    Voces TODOS deveriam parar de falar do Lula !!!

Ler comentários
  1. Anne disse:

    Disto tudo só tenho a dizer que é uma vergonha incluir um presidiário e multiréu em pesquisas. Imoral e absurdo. Isto é baderna eleitoral.

  2. Pandeiro disse:

    Lá de onde eu sai não é uma coisa nem outra: é safadeza. Assim que a gente chama isso. Quadrilha de bandidos cheios de mimimi.

  3. Rialista disse:

    O Instituto Paraná provou mês passado que, com ou sem Lula, parcela significante do povo possui grilhões morais, intelectuais ou fisiológicos. E votarão nos seus feitores afins.

  4. Luciano disse:

    Ele denunciou claramente o estelionato do pt nas eleições de 2018. A PGR FALHA em não processar os institutos de pesquisa. Mas sabe como é, ela acha que o voto com comprovante impresso para auditoria é mais perigoso para a democracia...

  5. wanderlei lima disse:

    ...Dessa forma, como o nome de Lula dificilmente estará nas urnas em outubro, os institutos parecem sacrificar um pouco esse rigor metodológico em função do ‘valor notícia’ que tem um resultado com o nome do petista.” Qual o valor da notícia fundamentada numa fraude? O que existe é falta de honestidade na notícia atendendo interesses tendenciosos.

  6. Luiz Polins disse:

    o pt paga aos institutos de pesquisa pela inclusão de lula no pleito, embora sabendo que lula esta fora de combate, a fim de poder respirar, se manter vivo e não extinguir politicamente...

  7. x da questão disse:

    Não é a mais pura sem vergonhice descarada.

  8. ISSO É PT, ISSO É ESQUERDA disse:

    PT, sempre ENGANANDO O BRASIL, no governo, fora dele, e até de dentro do presídio!

  9. Soares disse:

    Essa ficção serve apenas para chantagear a boa-fé do povo que não acredita mais nas inertes instituições brasileiras.

  10. Cidadão atento disse:

    O TSE precisa acabar com isso, com urgência. E não é só com as pesquisas. É com a propaganda também.

  11. Marcelo Melo disse:

    O TSE vai combater as fakes news, mas quem vai combater as fakes pesquisas eleitorais e as fakes news publicadas por meios de comunicação oficial?

  12. Já vi esse filme disse:

    Eu fico me perguntando, o que leva um escritor, como o Fernando Morais, a fazer "propaganda" durante uma inquirição como testemunha, perante o juiz Sérgio Moro...

  13. Ladroagem disse:

    É uma ladroagem danada essas pesquisas. Pior, estão roubando o eleitor, que tem que se manifestar sobre esse ladrão preso, cumplice do datafolha, que não tem direito de se candidatar.

  14. databrigadefoicenoescuro disse:

    Deveria ser, no mínimo, apologia ao crime.

  15. NÃO PRECISA "DISCUTIR" O TEMA! disse:

    É ESTELIONATO! Se o partido precisa de mais uma mentira para se manter vivo, acredito que seja um problema exclusivamente deles! Se não tivessem feito a lambança que fizeram no país e com os cofres públicos, hoje não precisariam estar se escondendo atrás de pesquisas mentirosas, com cenários e resultados fictícios e até criminosos, talvez. É uma descarada enganação ao povo! Aliás, não entendo como é possível que algo como isso esteja acontecendo, assim, na cara dura e diante dos olhos e da inércia das autoridades. Se é pra ser assim, coloquem logo um Chico Picadinho, um Macarrão, um Beira-Mar e outros, tão criminosos quanto, nas tais "pesquisas".

  16. Jaime disse:

    Disse tudo que o povo gostaria de saber. É bem simples assim. É uma vergonha esses institutos de pesquisa continuarem a colocar o Luladrao como candidato. Pior ainda é o TSE não se pronunciar. Este país está fora de prumo. Não se respeita mais nada. É só trambicagem. Como diz o velho ditado: "aos amigos, tudo e aos inimigos, a lei".

  17. JACARÉ disse:

    Concordo. E vejo que a imprensa dá muita atenção com inutilidades lulistas.Esqueçam esse presidiário.

    1. É Ladora ou LADROA? LULADRÃO nunca mais, PT nunca mais, Comunismo nunca mais.

  18. Seria por... dinheiro? disse:

    Só uma perguntinha: por que “os institutos continuam desempenhando um bom papel para o PT”?

  19. PauloPedrantônio disse:

    Mas hoje em dia até mesmo essa pretensa "densidade eleitoral" do presidiário é discutível: o apoio do presidiário AFUNDOU a Kátia Abreu no Tocantins! A moral da história é que credibilidade de institutos de pesquisa - de TODOS eles - simplesmente não existe, como já demonstraram à exaustão os resultados das urnas!

  20. Ana disse:

    Estelionato! Estão forçando o povo a engolir , aceitar e finalmente exigir o criminoso de volta!

  21. É uma honra disse:

    Lula é o candidato do PT à presidência "honoris causa". Ele tem o "título" de candidato a presidente, mas não vai concorrer (e não pode concorrer) a nada.

  22. Giusti disse:

    E ainda mantém o nome do meliante no noticiário através dos militantes jornalistas. Nada como criar um factóide para alimentar os tlabóides.

  23. Geomático disse:

    Se ele tivesse 5% de eleitores dispostos, não teria sido preso e nem esquecido na cadeia. Luladrão só reina na parte de trás do camburão!

  24. walter benjamin franklin disse:

    "Eleitorado fidelizado" é algo que não havia nem há em Cuba: lá o ditador não precisa do eleitor. E a petralhada acha lindo.

  25. juliano disse:

    Só num país de zé ruela é que um condenado pode aparecer em pesquisa eleitoral e um ministro do STF libera 21 presos em alguns meses.

  26. Alex disse:

    Então vocês propõe censurar as pesquisas... assim que começa a ditadura.

    1. Não, o simples cumprimento da lei.

  27. Moritz disse:

    Com toda a cumplicidade do Datafolha e o PT ainda diz que a mídia é golpista...

  28. Aurelio Laborda Neto disse:

    Quem paga as pesquisa manipula a informação. Comunistas são bons nisso.

  29. José Carlos disse:

    Manter o condenado nas pesquisas é FAKE NEWS! Onde estão nossos ”vigilantes” fact checkers?!

  30. Ronaldo disse:

    Um Pais que não aplica as poucas leis que tem, um condenado que não deveria se quer ser entrevistado ou ter visitas periodicas, um ladrão sendo feito pesquisas, a justiça tinha barrar esses institutos de por os nomes de qualquer condenado nas pesquisas, virou farra do boi, aqui tudo pode, uma baderna chamado Brasil.

  31. Mauricio R. disse:

    Muito além de estelionato, manter o Apedeuta nas pesquisas é covardia mesmo.

  32. Marcos Pereira disse:

    E o Fux está preocupado com Fake News nas Rede Sociais. As pesquisas do D F são Fake News explícitas. Pode TSE! Não vão botar ordem na bagunça. Já não lhes bastam as Fake Urnas Elétricas Eletrizantes, com vontade própria?? Aliás: Sugiro a recontagem manual dos votos dos boletins de urnas do 2º turno das eleições presidenciais de 2014. Curiosamente o D F acertou o resultando final de 51,64% (D) X 48,36%(A). Suspeito não ? Existem fortes suspeitas de que a fraude ocorreu nas apurações!

  33. gilos disse:

    Claro que isto causa no mínimo confusão ao eleitor e claro favorece apenas o PT. A justiça eleitoral tem que intervir.

  34. Na mosca disse:

    Isso é coisa de paiseco de 193ª categoria!!!

  35. Luiz Fernando Novaes disse:

    Datafolha tem que ser extinto por ser um instituto fraudulento, há vários anos.

  36. Genromel das Pitangas Marolinha disse:

    É ESTELIONATO, APOLOGIA DO CRIME E CRIME DE APOLOGIA A CRIMINOSO CONDENADO! MAS AS ESQUERDOPATAS - AQUILO QUE SÓ SERVE PARA INVENTAR MENTIRA E ENGANAR A TODOS - CONTINUA A QUERER NOS DOMINAR POR MENTIRAS E MAIS MENTIRAS... POR QUE EXISTEM IDIOTAS ASSIM???!!!!!!!!!!!

  37. Guilherme disse:

    Análise muito interessante, que vêm de encontro ao que eu afirmo há anos: O DataFalha é a farmácia de manipulação, digo, instituto de pesquisas, à serviço do PT !

  38. AntagonistaSurtado disse:

    Cholaaaaaaaaaaaaaaaaaa Fatos são fatos!

  39. Marcelo Augusto Monteiro Ferraz disse:

    P E R F E I T O ! ! ! ! ! ! !

  40. INIMIGO DO PT disse:

    É UM ESTELIONATO. PRESO TEM QUE CUMPRIR A PENA EM REGIME FECHADO OU TRABALHOS FORÇADOS E PAGAR POR TODAS AS DESPESAS. PRISÃO NÃO É HOTEL..............É PRESÍDIO......

  41. Sackful disse:

    Pesquisas devem ser autorizadas e registradas no TSE. Se o TSE autoriza e permite que o nome de Lula continue nas pesquisas, o estelionato conta com a participação do TSE. Se algum instituto de pesquisa quisesse colocar outro caricato, o TSE autorizaria?

  42. Aden disse:

    É Fake news! Essa é uma noticia falsa que acaba induzindo o eleitor incauto ao erro.

  43. Revolução Liberal disse:

    BIDU. O DATA É ESPECIALMENTE ESTELIONATÁRIO.