Marco Aurélio garante a Mantega direito de se calar na CPI do BNDES

O ministro Marco Aurélio Mello deferiu liminar para garantir a Guido Mantega o direito de ficar em silêncio e de não se comprometer a falar a verdade hoje na CPI do BNDES.

O ex-ministro foi convocado para explicar os empréstimos do banco a empresas “campeãs nacionais” da era petista.

A defesa disse que ele já é acusado na Justiça por financiamentos concedidos à JBS e que pretende falar ao final do processo.

Marco Aurélio também proibiu a CPI de determinar a prisão de Mantega, mas negou pedido da defesa para ele pudesse ausentar-se.

O Antagonista+: podcasts exclusivos com os comentários e análises de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Diego Amorim e Renan Ramalho. CONFIRA

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. FFátima Casagrande disse:

    Pra que gastar com advogado, se Mantega tem o ministro MAM? A suprema defesa do ministro fez gol de placa contra a Justiça.

    1. " INOCENTE ÚTIL "....kkkkkkkkkkkkkkk Coelhinho da Páscoa e Papai Noel também o são....kkkkkkkkkkk

    2. Ernesto, você parece com outro inocente útil.

    3. Pereira, não se trata de esquema nenhum. Ele tem o direito CONSTITUCIONAL de não se incriminar. Tem esquema nenhum. Para mim o Mantega foi um inocente útil nas mãos dos dirigentes petistas.

    4. Ao querer se isentar, o Mantega faz uma confissão de culpa. E o Supremo Juiz, ao acatar o pedido, demonstra fazer parte do esquema.

Ler comentários
  1. AAIrtom Clerman disse:

    Altamente suspeito o despacho do MAM -" ficar em silencio e de não se comprometer a falar a verdade" Mais um tapa na cara do Brasil .Então para que comparecer à CPI?

    1. Se o cara foi convocado tem que ir. Ficar em silêncio é um direito constitucional . Marco Aurélio não inventou nada. Todos os caras que foram depor na CPI e quiseram ficar calados, ficaram.

    2. Filho de 17 anos, cobrando JUSTIÇA do pai, quando interpelado sobre um problema que ele trouxe para casa: "Pai, tenho o direito de ficar calado e de não me comprometer a falar a verdade".

  2. Paulo disse:

    O STF sempre justifica suas absurdas decisões alegando que obedecem a constituição, o que sempre favorece aos criminosos. O Brasil necessita urgente de uma NOVA CONSTITUIÇÃO !

  3. Má. disse:

    Ahahahahahahahaha quero um togado pra mim tb....

  4. Fatima disse:

    Pra que pagar advogados se Mantega tem o ministro MAM? Com essa suprema defesa, é gol de placa contra a Justiça.

  5. Antonio disse:

    Esse stf é muito bonzinho! a ptralhada não fala o tempo todo que são inocentes? porquê não falar então? quem cala consente.

  6. Marcia disse:

    nosso STF representa a maior vergonha brasileira. À serviço de quem esse bando de c4g4d0s age? Estão à favor do crime organizado. PQP só uma bomba p/explodir esse put&ir0

  7. ricardo disse:

    Esse STF é uma fantasia, uma piada, uma coisa insignificante mesmo... Será que mantega entregaria alguem do STF....

  8. Daisy disse:

    Que ridículo, Marco Aurélio... Só impôs despesas inúteis ao povo, protegendo um dos grandes culpados pelo aperto que passamos.

    1. Daisy, Daisy, give me an answer, do, I am half crazy... Falando sério, MAM seguiu a constituição que permite que qualquer sujeito se cale para não se incriminar. Nesta ele está certo!

  9. EMMANUEL disse:

    Por que Mantega ainda está solto? Porque se falar, mais gente vai para a cadeia ... é por isso que outro compadre lhe concedeu o direito de não falar nada! Falta cadeia nesse país.

  10. Tristão disse:

    Está com medo de ser relatado? Em que mundo de direito vivemos, uma corte suprema dá salvo conduto para investigado impedir que seja descoberto seus crimes.

  11. Illa disse:

    Foi chamado lá pra quê?Temos que ter paciência com uma coisa dessa!Não gostam que ataquem o stf!Mas tem jeito?Se ele é inocente que se prove o mais rapido possível!Assinaram seu atestado de cul

    1. Quem tem culpa prefere se calar. Essa foi uma demonstração de culpa. A intervenção salvará o Brasil desses ratos todos colocando-os no PAREDON. kkkk

    2. Nesta o MAM está certo. Ficar quieto para não se incriminar é um direito constitucional. Pode-se criticar MAM por outras coisas, mas não por esta decisão. É isto que se espera do STF. Seguir a l

  12. opɹɐnpǝ disse:

    A burrice é da CPI em chamar uma pessoa que já está em processo, é claro que ela alegará, como todos, que falará ao final do processo. Sejam mais criativos ao abrirem CPI'S, ASSIM "NUM GUENTA

  13. joaquim disse:

    Não temos um judiciario mas sim uma quadrilha de corruptos bancados pelo otarios pagadores de impostos. Ou o povo começa a se movimentar para tirar todos estes do poder ou sempre seremos gados.

    1. Todos concordamos com isso, a minha decepção é o posicionamento dos militares. No fundo são os guardiões da nação né? Como permitem uma quadrilha no judiciário? Lamentável!

  14. Darci disse:

    Pra variar, esse stfesinho, defendendo criminosos , quando teremos uma justiça que defenda as pessoas de bem , o fim da corrupção nesta republiqueta de 🍌

  15. Xavier disse:

    Esses sorteios no STF anda esquisito! Caem sempre na mão dos mesmos!!!coincidência.

  16. Rodrigo disse:

    Se não fechar o STF, não existe saída para combater a corrupção e a criminalidades dos poderosos no Brasil.

  17. Eugênio disse:

    Pq o STF insiste em não cumprir a independência dos poderes? Esse STF afinal é quem julga, cria leis e faz papel do executivo.

  18. Trump disse:

    Faz uma sessão de 16 horas e deixa esse imundo sem comer e sem água

  19. Rodrigo disse:

    Sem contar o trio dos infernos, ontem a Carmém Lúcia proibiu abrir o celular, hoje o MAM faz este gesto, me pergunto: Isto é ou não ataque ao país, ao governo? Pra quê serve a FFAA, só cantar o

  20. 3pinos disse:

    se alguém aqui não entendeu porque, veja a série mecanismo .........

  21. paulo disse:

    Piada,o cara acaba com dinheiro da instituição e depois tem um ministro para garantir que ele não precise explicar,POVO ACORDA,isto não pode continuar assim!!!

  22. Altair disse:

    Bandidos de estimação! São lacrados! Nada recai sobre eles! O crime compensa!

  23. ant!pet!sta disse:

    Qual a diferença de não se ausentar mas ficar calado. É por essas e outras decisões que o STF está na berlinda perante a opinião pública. Em verdade, o denunciado deveria ser obrigado a falar p

    1. Se ele foi convocado pela CPI ele tem que ir. Se for convidado, não. Simples. Ficar quieto é um prerrogativa dada pela Constituição. Cada coisa em seu lugar. Assim que funciona uma democracia de v

  24. Mello disse:

    Direito de ficar calado ele tem, não de não ser investigado ou preso.

    1. Certo. Os comentaristas do blog, em sua maioria, não estão entendendo nada. O sujeito pode ficar calado para não se incriminar. Quem tem que incriminar o sujeito é a Polícia com o Ministério Pú

  25. José disse:

    Ué mas ele tem foro privilegiado para ir assim direto ao STF? É só uma pergunta

    1. Ele não está sendo julgado pelo STF. Qualquer pessoa pode recorrer ao STF se julga que algum direito seu está sendo desobedecido. Calar-se perante a CPI é um preceito CONSTITUCIONAL.

    2. Essa passou desapercebido o supremo e pra quem tem foro

  26. Paulo disse:

    Ficar em silêncio = declaração de culpa... simples assim... nosso ordenamento jurídico e nossa justiça são ridículos!

  27. Felipe disse:

    O STF já deixou claro que é proibido prender corruptos..

  28. carlos disse:

    Mantega no khu dele. Não passa nem um fio de cabelo.

  29. Fernando disse:

    Tem de derrubar todo este sistema corrupto ! Vamos as ruas !

  30. Carlos disse:

    Como é isso? O possivel bandido está protegido antecipadamente ? CPI pra nada. E a independência entre os poderes ? BR já era. São $ó intere$$e$. $ó tem CANALHA...

  31. thelma disse:

    SEM MORAL pra nada, os ditos parlamentares brasileiros deveriam abster-se de cobrar RETIDÃO de quem quer que seja! DESMORALIZAÇÃO total! Parabéns ao Ministro Marco Aurelio!

    1. Mas NÓS cobramos. E um juiz do Supremo, ao autorizar esta confissão de culpa do Mantega, confirma que também faz parte da grande quadrilha que nos assolou.

  32. 3pinos disse:

    o garantismo é fundamentado na hermenêutica que iguala um ladrão de maça com um ladrão de bilhões do estado ... vejam a série mecanismo e não terão mais dúvidas .........

    1. Segundo este advogado, mesmo que você seja inocente, o que você falar NUNCA vai te ajudar, mas pode te mandar para a cadeia. Ele deu inúmeros exemplos.

    2. Não é garantismo. É a lei! Mantega está pedindo para ficar quieto em perguntas que pode incriminá-lo. Tem um video no U Tube americano onde um advogado aconselha suspeito a não falar NADA.

  33. Francisco disse:

    Mas que. Marmotagem é esta ministro???? Então é melhor desmarcar a CPI, o Mantega Larápio vai lá para que, para falar da taça libertadores???? Palhaçada total!!!!!!

    1. Ficar quieto para não se encriminar está na constituição!!! MAM não inventou nada. Aliás era apenas isto que se exigiria do STF, se ater às leis. Nesta eles estão certos.

  34. Morrowind disse:

    O juiz dando dicas pro réu. Generais melancia quietinhos enquanto essa pachorra acontece.

    1. MAM seguiu a constituição neste caso. Ficar quieto é um direito do cidadão para não se incriminar. Não é o "paciente" que tem que fazer provas contra si mesmo. É o ministério público.

    2. Pois é, dá vontade de começar a fazer justiça com as próprias mãos, ante a inércia das nossas FFAA! Nunca comi carne de pavão, mas sempre tem a primeira vez.

  35. Beto disse:

    E constituição garante ao criminoso não fabricar provas contra sí. Será q é por isso q ele pediu ?

    1. Beto, você está certo. Ficar quieto para não se incriminar é um preceito constitucional. Que ele tem culpa no cartório eu não tenho a mínima dúvida. Nem ele! rssss

  36. Decio disse:

    Já diziam meus avós, "Quem cala consente"! Dependendo da pergunta, ficar calado compromete mais do que dizer a verdade. Isso é "ação entre amigos", só isso.

  37. SPA disse:

    Temos 6 ministros perfeitamente alinhados com corruptos do colarinho branco e afins .

  38. Drummond disse:

    Pq um SINISTRO permitiria um corrupto se calar em um CPI? Oras,oq entregar seu nome entre outros da ORCRIM, seria pior q suicídio. Rssss. ..

  39. CesarB disse:

    Galera, Revolução, já...!!! Eu ñ trabalho mais para bandidos, digo, políticos, juízes ou empresários em conluio para nos enganar...!!! Escravidão da era moderna...!!!!

  40. Chrisoula disse:

    Qual a surpresa ??? MAM é o advogado garantista!

  41. JAMES disse:

    É só mais um criminoso sendo defendido pelo STF!

  42. LUIZ disse:

    me dê cobertura que na hora do aperto eu também te ajudo! é uma república de compadres!!!

  43. Edu_Brasil disse:

    De nada vale o esforço e o gasto de dinheiro público para apuração da verdade real.

  44. Sonia/SP disse:

    É inacreditáve!!! Numa CPI os parlamentares terem de aguentar o sujeito com HC para mentir ou se calar! Cambada de ordinários, esse stf quer respeito COMO??Mantega ja deveria estar preso!

  45. gilberto disse:

    Estaria Marco Aurélio cassando direitos da CPI ? Quanto a ficar calado, tudo bem, depois não venha com argumentos de foi tolhido nos seus amplos direitos de defesa.

  46. Jesus disse:

    Isso, e que se Fo...da, o quanto ele roubou do povo, este país é mesmo uma Mer......da!!!!! dirigido por insanos, la........drõs macumunados.............uns com os outros, Bora dessa Desgraça!!!!

  47. Heloisa disse:

    Quanto mais se cala, mais se incrimina! Quando MANTEGA irá PRESO?

  48. Paulo disse:

    Esse Mantega é um que vai morrer e não vai ser condenado nem preso.

  49. JOSE disse:

    Marco Aurelio está prevaricando. Ser bandido nessa p.orra de país, com esse STF podre e comprometido até o pescoço, vale a PENA.

  50. Nilson disse:

    Este foi outro incompetente da área econômica que afundou o país de tanta merd@ que fez a recessão, 14 milhões de desempregados, inflação, e um legado dos petralhas de muita roubalheira.

  51. Geraldo disse:

    Esse aí garante tudo. Roubem à vontade, que ele garante que não serão condenados.

  52. Jorge disse:

    Os corruptos estão sempre se protegendo para não serem presos e delatarem uns aos outros, se abrem a boca o B rfasil fecha.

  53. Cleide disse:

    Marquinho dear, o Mantega não precisa dar nem um pio. Os fatos e falcatruas falam por ele. Tem pinta de mafioso.

  54. Edilson disse:

    Quem cala concente. Bandido confesso!!! Manteiga ardida..

  55. Henrique disse:

    Então ficamos assim.i STF existe para permitir que uma pessoa minta sob juramento!

  56. João disse:

    Marco Aurélio é aquele que tem uma cobertura no Rio de Janeiro que ganhou de presente sentando em cima de processos de banqueiros e depois deve ter ganhado muito pixuleco blindando a turma do PT.

  57. GILMAR disse:

    Eu só acho um descalabro, é chamarem um sujeito desses de,ministro...

  58. julio disse:

    Depois o STF quer respeito. Este cidadão, que só é Ministro por que é primo do corrupto Collor está a serviço do crime. Bandidos se defendem...

  59. VCA disse:

    MAM é outro CÂNCER do Brasil......ele não pode a falar a verdade...só mentira. MAM vc é um traidor do Brasil.....tua hora vai chegar fd.....

  60. GAC disse:

    E o Arnô Agustim, seu comparsa no Tesouro ?????

  61. Evandro disse:

    Pergunta de Gleise. 1. No PT todos são honestos como o Sr? Resposta: Sim. 2. De outro deputado: O sr. sabe ou participou de algum roubo? Resp. Invoco o MS e mantenho calado. aprausos... fim.

  62. CesarB disse:

    O SS TF é o último bastião da OCRIM...!!! Nós temos q deixar claro para eles q nós já sabemos e q não mais obedeceremos este sistema mafioso...!!! Desobediência civil, já..! Somos nós q mand

  63. José disse:

    Chega de sacanear com o cidadão de bem, está na hora de irmos em massa para as ruas pedirmos um Intervenção Militar com máxima urgência sob pena do pais ir pra GUERRA CIVIL

  64. José disse:

    SOS FFAA, Intervenção Militar é a ultima esperança.

  65. M.T.Oliveira disse:

    Como esse Supremo trabalha contra o povo e o Brasil!!!!! Até quando o povo vai suportar essas injustiças?

  66. Pedro disse:

    O Pavão MAM está com tudo! Cuidado que os milicos te põem fogo no rabo!

  67. José disse:

    Isso é o MECANISMO !! vendo isso, pergunto: Qual seria a solução para o Brasil ?? Somente Robespierre poderia nos dar uma "solução" ...

  68. PEDRO disse:

    Aos leitores de O Antagonista: adianta a sociedade "pensante" espernear? Não! No Brasil, ser ladrão, compensa, se for de colarinho branco, melhor. A sensação é que não há solução! Não há

  69. CLÁUDIO disse:

    stf, o GARANTIDOR da corrupção. Socorro, FFAA!!! Derrubem este stf e prendam os 11 apátridas que ali habitam.

  70. Marcelo disse:

    Coisa do direito criativo modernoso garantista irresolvista.

  71. Maria disse:

    Que coisa, desde que acompanho CPI, os tubarãoes vão munidos de hc para ficarem calados. Os próprios membros vão esvaziando aos poucos. Lembram do CARF? DO HSBC? Prá que inisitir em cpi, com este

    1. As CPIs são um circo que parlamentares montam para aparecer. Quando começam a descobrir coisas elas envolvem todos os partidos e dai sai o acordão.

  72. Ernesto disse:

    Deixem de ser cínicos. Não foi Marco Aurélio. Foi a constituição que garante o direito de não se incriminar.