Marco Aurélio Mello e a porta dos fundos do STF

No Estadão, José Nêumanne se vale daquela liminar indecorosa de Marco Aurélio Mello, para escrever um artigo magistral sobre a raiz dos problemas no STF: a porta dos fundos do patrimonialismo exercido por meio do quinto constitucional e da Justiça trabalhista.

É preciso fechar essas porta.

Pedimos permissão para publicar o artigo na íntegra, lembrando que Nêumanne disse na cara de Marco Aurélio que não confiava no STF, durante uma entrevista do ministro no programa Roda Viva.

Leia:

“A lambança do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello a poucos minutos do expediente de fim de ano do Poder Judiciário, ao tentar soltar 169 mil presos condenados pós-segunda instância, entre eles Lula, despertou mais uma vez a fúria popular. E com ela emergiu também a criatividade das fórmulas desejadas para substituir a atual indicação de seus componentes pelo presidente da República, com aval do Senado Federal após sabatina. Eleição direta dos ministros, concurso público para admissão e indicação por notáveis ou mesmo associações da classe jurídica são, entre elas, as mais citadas.

Como dizia minha avó, ‘devagar com o andor, que o santo é de barro’. E seguindo instruções de Jack, o Estripador, ‘vamos por partes’. Quem tem conhecimento mínimo do resultado de eleições diretas, principalmente para ocupantes de colegiados, como o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais, não pode nutrir a mínima esperança de que o voto direto livre os tribunais superiores dos vícios de sempre com a escolha dos mais sábios e mais justos. Concurso público pode escolher mais membros com mais conhecimentos para lidarem com informações sobre determinada área, mas não há prova, oral ou escrita, que escolha entre os pares o mais habilitado a dirimir questões sobre a adequação de determinada lei ao texto constitucional vigente. Não há notáveis ou instituições isentas da interferência de lobbies e que tais na escolha de um profissional para ocupar um cargo de tal relevância e que representa o mais elevado posto na carreira de um profissional do Direito.

A vida do protagonista citado no início deste texto dá a oportunidade de indicar caminhos mais seguros para levar gente mais capacitada e equilibrada para ocupar o topo. Marco Aurélio Mello é o exemplo perfeito de como o patrimonialismo atravessou incólume todas as tentativas de superá-lo e resiste, como entulho, no terreno das instituições republicanas, acentuando suas imperfeições e demolindo a reputação de seus agentes. Ele entrou na carreira pública como procurador na Justiça do Trabalho, invenção de Getúlio Vargas depois da Revolução de 1930, para funcionar como elo no aparelho de poder de um tipo de populismo latino-americano, o trabalhismo. Uma espécie de fascismo cucaracho, também estrelado por Juan Domingo Perón, na Argentina, e Haya de la Torre, no Peru.

 O cargo não foi obtido por concurso público, mas por nomeação patrocinada pelo pai, Plínio Affonso de Farias Mello, patrono até hoje reverenciado no ambiente do sindicalismo patronal como uma espécie de benemérito da classe dos representantes comerciais. O prestígio de Plínio Mello era tal que o último presidente do regime militar, João Figueiredo, manteve aberta a vaga no Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro para o filho dele, Marco, completar 35 anos, em 1981, e com isso cumprir preceito legal para assumi-la. O prestígio paterno levou-o ao Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, onde Fernando Affonso Collor de Mello o encontrou para promovê-lo – tcham, tcham, tcham, tcham! – para o Supremo Tribunal Federal (STF).

Neste caso, em que se entrelaçam parentela, compadrio e interesses corporativos, Fernando merece citação especial, pois seu avô materno, Lindolfo Collor, revolucionário de 1930, foi ministro do Trabalho. É também uma história com marcas de chumbo e sangue: Arnon, pai do ex-presidente, irmão de Plínio e tio de Marco Aurélio, atirou em Silvestre Péricles de Góes Monteiro, seu inimigo em Alagoas, no plenário do Senado e matou, com uma bala no coração, o acriano José Kairala, que entrou na tragédia como J. Pinto Fernandes, citado no último verso do poema Quadrilha, de Carlos Drummond de Andrade: ‘que não tinha entrado na história’. É um caso comum na era dos ‘pistolões’ e pistoleiros.

No STF Marco Aurélio sempre foi voto vencido e um espírito de porco até que encontrou um rumo depois que a ex-presidente Dilma Rousseff nomeou sua filha Letícia desembargadora no Tribunal Regional da 3.ª Região, no Rio, demonstração de como o nepotismo se perpetua. Foi desde então que o campeão das causas perdidas abraçou cruzadas que atendem aos interesses petistas e aos de nababos da advocacia de Brasília, que defendem a troco dos dólares que ganharão, quando for, se é que vai ser, extinta a jurisprudência que autoriza a prisão de condenados em segunda instância. Foi em nome dela que cometeu o tresloucado gesto.

O antagonista no episódio, Dias Toffoli, presidente do STF, mas adepto da mesma cruzada, até tentou ser juiz por concurso, mas foi reprovado em dois. Como defensor de José Dirceu e do PT e advogado-geral da União de Lula, contudo, ascendeu ao cargo que hoje ocupa. O posto, aliás, já tinha pertencido antes, com graves danos para a Constituição, rasurada por ele na ocasião do impeachment de Dilma, a Ricardo Lewandowski. Este foi nomeado pelo quinto constitucional para o Tribunal de Alçada Criminal por indicação de seu então chefe, Aron Galant, prefeito de São Bernardo do Campo. Extinto o órgão, foi transferido para o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e chegou ao STF por mercê de suas ligações de compadrio e amizade com o casal Marisa e Lula da Silva. O monturo patrimonialista só será desmanchado se forem fechadas a porta dos fundos do STF, pela qual entram os quintos, e a Justiça trabalhista.

Este conto de trancoso terá um final feliz se loucuras como a de Marco Aurélio e do desembargador Rogério Favreto, do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região, em Porto Alegre, não forem sequer tentadas. Toffoli marcou a sessão plenária do STF para decidir sobre a jurisprudência da possibilidade de prisão em segunda instância para 10 de abril. Mas só haverá solução final se Bolsonaro e Moro levarem à aprovação do Congresso uma lei para determiná-la. O resto é lero.”

Temos uma chance única de começar a limpeza do Judiciário. LEIA AQUI

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Miguel disse:

    Este texto tem que ser lido por 200 milhões. À maioria sempre foi negado o segundo grau. Escrevam de forma mais simples. O Brasil vai ganhar.

    1. José Nêumannne sempre certeiro em seus comentários, aponta odefeito de nascença do Brasil: o patrimonialismo que assola todas as instituições e precisa ser superado.

Ler comentários
  1. Erivaldo disse:

    Eu assisti ao roda viva quando NEUMANNE disse na cara do BOCA MOLE quando foi perguntado por ele se nao acreditava no SUPREMO,quase tive um orgasmo naquele momento.

    1. O Brasil todo teve. Tanto que isso é verdade que é um dos vídeos mais vistos dos últimos 3 ou 4 anos...

  2. Waldomiro disse:

    Na mais alta corte de justiça de nosso País, o $tf, só temos inimigos da Pátria defendendo vergonhosamente todo o tipo de criminoso, bandido, ladrão, corrupto, o Brasil e o País se tornou refem

  3. Xavier disse:

    Parabéns Nêumanne, por dar luz as entranhas do STF imperialista!

  4. Homero disse:

    Antagonista, obrigado por compartilhar esse esclarecedor e matador artigo. Valeu, Nêumanne!

  5. O_Gravata_Vermelha disse:

    "Delenda Est $TF" ... Macus Aurelius - O Probo .

  6. Amapaense disse:

    Alguém dúvida que pelo menos metade dos juízes desse país entraram pela porta dos fundos? Todos sem capacidade alguma de serem juízes de carreira!

    1. Em que país tu vive? TODOS entraram pela porta dos fundos.

    2. Bolsonaro e os demais militares de seu governo tinham que tratorar todos esses que entraram pela porta dos fundos e colocar só juízes de carreira! Do contrário eles não conseguirão governar!

  7. Celso disse:

    Permitam-me uma correção, Antagonistas: É preciso fechar essa porra!

  8. edson disse:

    Celso de Melo já foi chamado de Juiz de meeeerda, pelo Advogado e Ex Ministro da Justiça, Saulo Ramos, quando tentava justificar um voto contra Sarney.

  9. Martins disse:

    Esse deveria ser exonerado a bem do serviço público. Ele e seus pares serão eternamente esculachados durante e após suas vidinhas mequetrefes. São TRAIDORES da pátria.

  10. Ulisses disse:

    A trilha de um boçal e seu DNA. Uma pena isto ser parte da história do STF.

  11. OBSERVADOR🇧🇷 disse:

    Por que tanta demora? Um mês esperando o Motorista Queiroz confessar tudo !!!

  12. Hudson disse:

    Jornalismo puro!!!!O Antagonista deveria convidar o JORNALISTA para escrever umas colunas na Crusoé.

  13. Luz disse:

    Ainda creio em um colegiado formado por pessoas íntegras, nomeadas por um presidente íntegro, para indicar o nomes cargos nos tribunais superiores. Bolsonaro poderia ser esse presidente, continua..

  14. Donizetti disse:

    Todos os Supremos tem que ser extintos, para o bem e saúde do Brasil, e esse MAM tem que ir para a cadeia pelo resto da sua indigna vida.

  15. Vitor disse:

    É phoda. É um duro caminho a percorrer, e sempre patinando, nos lodaçais que as castas corruptas premeditam. Que paisinho de b o s t a.

  16. Marlene disse:

    "História de trancoso ..." Quantas lembranças da infância! Quanto a MAM, ele precisa sofrer uma interdição, com urgência. Isso não é normal.

  17. josé disse:

    Estes tais "ministros" são aparelhados com e pelo crime.São colocados onde estão-sem méritos-pelos ladrões do povo.Existem,para defendê-los.Caso pensado.São aberrações em um país de ignora

  18. luis disse:

    Faltou citar Rosa Weber também da injustiça trabalhista imoral, todos incompetentes

    1. Os descalabros são tantos que até se perde a conta!

  19. TmT disse:

    Fui colega do Kairala Neto, filho do Kairala morto por Arnon pai do Collor, ainda no ginásio. Pouco se fala desse descalabro e das dificuldades financeiras que passou a família que se mudou para BH.

  20. Adriano disse:

    "Não confio"... Parabéns Neumanne...

  21. José disse:

    Neumane Pinto, sempre brilhando. Parabéns ao Antagonista por publicar esse lindo texto

  22. Anselmo disse:

    Esses comedores de dinheiro público acham que um pedaço de pano que chamam de toga os colocam ao nível de divindades e que podem tudo e que só nos resta obedecer. Vão para o quinto dos infernos!!

    1. Q vão para o quinto dos infernos mesmo, canalhas....

    2. Lamentável que não temos paredão, forca, cadeira elétrica, injeção letal.

  23. O_Gravata_Vermelha disse:

    Aos Bandidos Togadas do $TF : - "Bobeatus sunt enrabatu est" - Marcus Aurélius - O Probo.

  24. Petronilo disse:

    Um Ministro do STF semelhante ao Chacrinha. O Burlesco nessa posição é uma tragédia destrutiva da sociedade.

  25. Palao disse:

    Erdogan mandou prender 2.400 juízes além de 6 mil demissões. Reformulou o sistema e governa como quer. Jair teria peito ou vai ser o Mourão q agirá estilo Erdogan?

  26. Osvaldo disse:

    Este Jornalista tem o meu respeito "Eu não confio no STF", valou na lata do Marcas Aurélio, agora ele explica o porque.

  27. Maria disse:

    Beleza de texto!! Claro, bem redigido, bem fundamentado, esclrarecedor. Um primor! Os Ministros do STF deveriam ser como Nêumanne: profissionais isentos, preparados, competentes e sensatos!!

  28. Wagner disse:

    Falando nisso, onde estão o Marcão Laxantão? quis aparecer mas agora sumiu, onde está o laxantão?

  29. Implacavel disse:

    STF...vergonha...Presidente Bolsonaro e ministro Moro...coloquem imediatamente a lei a ser votada no congresso para evitar golpes destes canalhas de toga.

    1. Mais urgente que qualquer reforma, mais importante que a da previdência. Lei ou nada, a Lei vale nada no 'supremo' vergonhoso.

  30. Luix disse:

    Letícia, a filha de Marco A. Melo que foi presenteada com um cargo sem concurso, afinal, para ser aprovada tinha que ter conhecimento jurídico, está causando enorme prejuízo ao Brasil.

  31. Luiz disse:

    Não tem cabimento o Marco Aurélio estar solto, ele mandou soltar 169.000 criminosos condenado em segunfa instância, para com isto beneficiar o assaltante número um do Brasil. Seria o caos total.

  32. Palao disse:

    O judiciário logo começará a sentir os golpes. o AI5 volta e o estilo Erdogan será usado. Erdogan demitiu 6 mil promotores e juízes num ÚNICO decreto.

  33. Palao disse:

    Havia 3 pontos de conflito q ñ se mesclaram. o Político já foi destruído. Restou o embate militares x judiciário. Começou a campanha de desmantelamento do judiciário colocando o povo contra os

  34. LRC disse:

    Sem dúvida, o art. 94 da CF88, que trata exclusivamente desse quinto dos infernos, deveria ser DELETADO da nossa carta magna! Uma PEC resolve.

    1. Mafia MAÇONICA vai tentar manter esta sua porta secreta a qualquer custo. Nao se iludam simplório e ingênuos antag e brasileiros

  35. Ira disse:

    Excelente texto.Parabéns, José Nêumanne!! A composição do atual STF pode ser diminuída com a revogação da PEC da Bengala(Sairiam Celso de Mello, Marco Aurélio; Lewandowski e Rosa Weber)

    1. Versade, excelente texto, só faltou contar também a história do Beiçola. Mas eu entendo, ele é un ca$o a parte.

  36. Rumanettto disse:

    Acho q alem d denunciar os quintos dos infernos no qual as mafias ptrimonialistas querem manter o brasil o neumane vai ter q desenhar p vcs entenderem q MAÇONARIA é o maior cancer a atrasar o brasi

  37. Maria disse:

    Que país rançoso, meu Deus! Quando sairemos das capitanias hereditárias?

    1. Quando se enquadrarem e se limitarem as acoes nefastas sabotadorad criminosas e perniciosasdas máfias MAÇONICAs, opus dei e outras

  38. Maria disse:

    José Nêumanne sempre claro e preciso em seus comentários. Parabéns! O acompanho todos os dias em seu canal no YouTube.

  39. Amapaense disse:

    E pra completar, adivinhem só, o único juiz de carreira da corte foi assassinado, Teori Zavascki...

  40. Maria disse:

    A sujeirada, o paternalismo e o nepotismo na classe alta é de causar aberração ao povo. Gente sem a mínima condição nomeada para o STF e outros. E aina censura seus pares. Nojo, falta de vergonh

  41. Luiz disse:

    Infelizmente essa é uma prática que funciona também nas estatais e nos setores públicos. Em MG, o Pilantrel nomeou mais de 500 conselheiros para o Hospital Estadual. Por isso nada funciona direito

    1. Equivoco seu dizer que nada funciona.. . Pimentel quando MIC "solicitou" para um destes seus nomeados a elaboração da MP da MMC e CAOA que lhe rendeu prestígio junto a Dilma/Lula e muita grana. r

  42. JOSE disse:

    Gosto do Zé. Esse é cabra macho! Falou e dizeu.

  43. Mario disse:

    Com é? Entram pelos QUINTOS? Não seria pelos Quintos dos Infernos, melhor dizendo?

  44. Edson disse:

    As "bancas" de advogados do País vão ter de se reinventar caso a prisão em segunda instância torne-se lei. O POVO E OS GENERAIS ESTÃO DE OLHO!!!

    1. As bancas já tem u JUD@$$!ÁRIO NAS mãos com a tabela de preços 4 zeros nas comarcas e Dps 5 nos triboanais e 6 zeros nos fedemais

  45. athos disse:

    Que ASCENSÃO maravilhosa.-Procurador da Justiça do Trabalho, até que a brilhante carreira do apadrinhado,surgiu no STF.- Desconhecia..........

    1. Inocente e ingenuo deixe de ser alienado e ignorante por opção

    2. Inocente e ingenuo deixe de ser alienado e ignorante por opção

  46. Andre disse:

    Diferentemente do insuportável Lacaio Azevedo, esse não tem rabo preso e fala mesmo o que tem que ser falado.

    1. O garoto de recados do Gilmar perdeu toda credibilidade e não foi só por causa do chapéuzinho ridículo.

  47. Elias disse:

    Brilhante e pedagógico o texto de Nêumane Pinto. Acrescentaria apenas que para o povo do Brasil esta porta dos fundos do STF é na verdade a PORTA DO INFERNO.

  48. Marcelo disse:

    Estão felizes, Marco Aurélio, Toffoli e Lewandowski? Esse belo texto descreverá para sempre as suas biografias. Sei que para vcs tanto faz, mas seus descendentes carregarão este fardo para sempre.

    1. ... e o luxuoso adendo : gilmar mendes. Quatro ali, no mínimo, são totais deletérios. Indecentes. De olho no carecão do temer, claro.

  49. paulo disse:

    Excelente texto, perfeito, desnudando o rei. Podemos perceber como estamos à mercê, na mais alta instância judiciária do País, de cidadãos totalmente comprometidos. Não há justiça assim.

  50. tor disse:

    Se foi indicado pelos pares deve ser impedido de Julga-los , ex: LULA

  51. Walter disse:

    José Neumane foi certeiro neste artigo. O compadrio é a tônica no $TF.

  52. Gilberto disse:

    Imagino que a instituição STF não merece este desfecho enquanto um dos pilares de regimes democráticos. Se recentemente atuou mal ou bem para corrigir fraquezas do executivo . Agora Moro NELES!!

  53. Luiz disse:

    Nêumanne brilhante, como sempre. É ou não é para termos vergonha do STF ???

  54. Maria disse:

    É impressionante como esses juizecos (com poucas exceções) não sabem nada, não aprendem nada, o infalível é a pose de deuses que assumem logo que se tornam juízes do STF e outros tribunais.

  55. Fabio disse:

    sempre ouvi...."Lobo, não come Lobo" o STF continuará uma vergonha! isso nem Moro, nem Bolsonaro conseguirá resolver....pobre de nós!

  56. Marcelo disse:

    Artigo fabuloso !!!!!!!! É impossível ter esperança de melhora do Brasil se não ocorrerem mudanças profundas.

    1. Olhemos pra América(EUA)! Eles são e sempre serão o exemplo do que deu certo.

  57. Waltécio disse:

    Espetacular! Parabéns, Nêumanne!!!

  58. JAIRO disse:

    Parabéns ao Nêumanne, na íntegra sobre os membros da Organização no STF. E sobre o Gilmar, nada? Já sei a bomba vai estourar logo mais com a Lava Toga!!

  59. Walkíria disse:

    Vida longa a Nêumanne! Ainda há Jornalismo no Bradil! Bravo, bravissimo, grande Nêumanne! Suas palavras trazem luz às trevas reinantes!

  60. OBSERVADOR🇧🇷 disse:

    Fim da indicação de Advogados para os Tribunais !!!

  61. edson disse:

    O homem da mala deve andar livre-e-solto nesse lixo de Tribunal. Será pedir muito uns AVCs para esse bando de desonestos?

  62. Jalmo disse:

    Um artigo simplesmente magistral e merece ser enquadrado e pendurado na parede. Desnuda essas figuras horrendas do STF.

  63. edson disse:

    São muitos os desonestos no STF. Sem sombra de dúvida os lixos são: Celso de Melo, Marco Aurélio, Lewandowski, Toffoli e Beiçola Mendes. Deveriam estar na prisão de Bangu.

    1. Celso de Melo vem me surpreendendo! Pensei que fosse diferente! Enganei-me!

    2. Assusta-me o Celso de Melo. Sempre achei que ele estava acima desta corja! Enganei-me!

    3. E a Ex-procuradora mineira Carminha? A pior de todas!

    4. Concordo integralmente com os 5 + Rosinha a amiguinha fraquíssima, titubeante e incompetente da Dillma.

  64. Ronaldo disse:

    Este Ministro tinha estar na cadeia, mas não abusem porque os militares estão de olho em vocês, parem de soltar corruptos, bandidos e lad~roes.

  65. Cres disse:

    resumindo, estamos fud............, são todos amiguinhos ou meio parentes que nunca vão largar o osso,o povo é só para pagar impostos para sustentar esta cambada de vagabun..........

  66. Leitura disse:

    CORRIGINDO: Canal de Youtube do José Neumanne: (www.youtube.com/user/jneumanne) Lá tem vários vídeos elucidativos sobre o Brasil atual

  67. SPA disse:

    Que história terrível . Esses "notáveis " não preenchem as mínimas condições para ocupar um lugar na mais alta Corte . Tempos muito estranhos !

  68. Marcelo disse:

    Não precisa explicar mais nada. Bando de coronéis fdp. Por isso que esse país continua estagnado. Políticas e negociatas ao melhor estilo socialista, que não deu certo em lugar nenhum no mundo.

  69. edson disse:

    Vi agora em OGLOBO! Frase da juíza do Parana estampada na camiseta da mulher de Bolsonaro: se começar nesse tom comigo, a gente vai ter problemas. Essa mulher vai por para quebrar.

  70. Margareth disse:

    Correto, o resto é conversa para boi dormir, como dizia meu avô.

  71. Jorge disse:

    Gilmar, Lewandowski, Marco Aurélio e Toffoli são excrescência que compactuam com os corruptos. O último citado atualmente está mais comedido.

    1. Exatamente como o Eduardo falou. Tóffoli tá pianinho, pianinho. Tá com o c* trancado que não passa nem sinal de Wi-Fi com medo das FFAA. Ele pode não ter passado em concurso, mas não é trouxa.

    2. Comedido p... nenhuma. Ele está sentindo o bafo do cavalo na nuca e o bico do coturno na bunda. Só isso. A última palavra não é do STF, mas de quem manda.

  72. VANDERLEI disse:

    Parabéns Neumane! Antes fechar as portas dos fundos do que o próprio STF com dois soldados e um jipe. A responsabilidade pelas indicações é que deve ser cobrada.

    1. $TF é gasto público desnecessário e deve ser fechado para o bem da nação

  73. Nilton disse:

    Sensacional matéria! Parabéns Nêumanne, escancarou os fétidos anais do STF.

  74. Vicente disse:

    Fantástico o artigo do Nêumanne! Ele nos faz entender a razão do Brasil ser o que é: uma republiqueta, apesar do seu enorme tamanho! Última esperança: Bolsonaro/Moro?Generais!

  75. Eduardo disse:

    Impeachment para esse marajá! URGENTE!

  76. Jorge disse:

    Moro e Bolsonaro têm que lutar para a elaboração de uma lei que recomende a prisão após a segunda instância e altere a Constituição para tornar clara tal possibilidade.

  77. Vitória disse:

    Nêumanne, parabéns. O que eu sempre digo: STF vagas preenchidas por concurso público de provas e títulos e fim do quinto constitucional! Pasmem - No STJ 1/3 das vagas são preenchidas por indicaç

  78. CLs disse:

    Prática comum e nefasta.me parece que tem mais filhas de ministros desembargadoras,acredito que seja de fux...pessoas sem competência para ocupar cargos,quer seja na vida pública ou privada...

  79. Maria disse:

    Voces fecharam os comentários na matéria anterior sobre os ataques das páginas da direita? E não é a primeira. Só que eu contei foram censurados nas materias Frota 295 mil 18.12. e morte Sigmari

  80. Má. disse:

    Como nos sentimos... Sujeitinhos entrando pela porta dos fundos... Não me representam!

  81. zu disse:

    Ele citou poucos nomes de crápulas, bandid/os, canalh/as, assaltantes corrupt/os, assassinos. Faltam muitos que estão inscrustados nas quadrilh/as dos três poderes. Que as FA tomem providências ur

  82. Rumanettto disse:

    Os pais do patrimonialismo chaman se MAÇONARIA e outras mafias relugiosas. Ateasam brasil há séculos

  83. valmor disse:

    Tempos estranhos......Bandido dando emprego pra Bandido.....Bei$ola ...Lixovisky...PTofooli.....Mela Aurelio.....conhecidos como Turma de Segunda do Supremo Lixo Federal....

  84. Mind disse:

    Resumindo : Marco Aurélio, Beiçola, Lewandosvik, Celso de Melo precisam ser investigados, quebra do sigilo telefônico, é o COAF deve enviar o extrato de todos dos últimos 15 anos.

    1. Não somente deles.São espertos.Os contatos escusos estão com seus mais de 39 auxiliares e assessores.

  85. AAF disse:

    Artigo antológico... muitas informações úteis que devem ser lidas e relidas para nos lembrar sempre do "curriculum" desses canalhas.

  86. Jose disse:

    E quando lembram da piada do cabo e do soldado foi aquelle auê, não é, impren$a???

  87. smoker disse:

    o quinto constitucional [sic] é pra gente de quinta categoria!

  88. Antonio disse:

    Parabens muito bom mas e precido reformar nao podem continuar desprezando a constituicao como fazem

  89. Vicente disse:

    Fantástico, o artigo! De uma coragem impressionante e demonstra o porque do Brasil ser o que é: uma republiqueta, apesar do seu enorme tamanho. Até o Gal. Figueiredo envolvido! Valha-me Deus!

  90. Ernesto disse:

    Nem se for aprovada em plenário a prisão após condenação em segunda instância pode ser barrada no ... Supremo. Só cassando os malandros.

  91. JoãoI disse:

    Nêumanne excelente como sempre. Prestigiem seu canal no YouTube que é novo. Vídeos de dez minutos em média.

  92. magno disse:

    Min. Marco Aurélio se arriscou muito ao fazer tal pergunta a Nêumanne e ouviu o que não queria ficando sem palavras, justo ele que é dado a grandes arroubos de linguagem. Nêumanne, estou com vc.

  93. Coquinho disse:

    Resumindo:o STF não tem juízes de formação e sim advogados de políticos?

  94. wanderlei disse:

    Realmente muito bom o artigo do Neumanne, quanto aos citados membros do judiciário vê-se a incompetência aliada à leniência e ao cinismo. É preciso mudar isso e se possível enxotá-los de lá.

  95. Dora disse:

    Como gosto do Antagonista passei a gostas de Neumanne, recebo tos os dias o YouTube ,adoro eleve sincero e diz muitas verdades, parabens ao Antagonista que sabe quem são os jornalistas bons.

  96. Claudio-PE disse:

    MAM sabe que as delações dos que estão presos serão tsunamis nos “juízes” dis tribunais superiores, inclusive ele próprio.

  97. Gustavo disse:

    Neumanne é um exemplo do melhor jornalismo.

  98. NELSON disse:

    O remédio imediato para o mal causado ao STF pela liminar esdrúxula de Marco Aurélio,está em outro poder, no caso o Senado."Check and Balance".Deus nos ilumine e abraço fraterno em agnósticos

  99. William disse:

    Naquele RODA VIVA, Nêumanne realizou o sonho de milhões de brasileiros. Não atoa, aquela resposta autêntica e espontânea virou um meme. O STF é hoje o maior inimigo dos brasileiros. Salve Nêuma

  100. Eduardo disse:

    O Brasil nunca será uma nação descente e desenvolvida com este $TF! Ou nós acabamos com eles ou eles acabam conosco.

  101. Audrey disse:

    Temos é que botar essa corja pra fora... aliás não sobra um lá..

  102. Dias disse:

    Esse é JORNALISTA. Eu o acompanho a vários anos e ele nunca perdeu a coerência e o senso crítico. O resto é petralha infiltrado na mídia vendida.

  103. Samuel disse:

    Parabéns pela segunda vez ao grande de jornalista (dos poucos) Nêumanne. Espero que nosso Presidente e o Grande Juiz Moro coloquem ordem nessa corja!

  104. Fernando disse:

    Será que dá tempo do Congresso aprovar antes de Abril ?

  105. Osvaldo disse:

    A história de vida de Marco Aurélio é "assombrosa", não fazia ideia, grato, Nêumanne. Ainda, o grande jornalista dá o caminho, reduzir o estado e seu poder, ou seremos refém dos próximos not

    1. Como vc alienaldo a maioria dos brasileiros não quer enxergar o mal que as máfias cleptocratas causam ao Brasil. Tá na hora de acordar

  106. brazil-Livre disse:

    "Nobre ministro" , sua credibilidade tá zero, pede demissão, por favor...

    1. Tolinho isto é um jogo d poder !!! assim só recuam ameaçados do contrário prosseguem as infiltrações dominações esculhambacoes d mafias contra o brasil. Principalmente d MAÇONS e quadrilhas p

  107. Luiz disse:

    Esse merece ser enxotado o quanto antes. Um dos caminhos seria o da revogação da maldita PEC da bengala, que serviria para enxotar os três mais malditos da corte de uma só vez.

  108. VergonhaSTF disse:

    É bom não esquecermos do Gilmar Mendes , que com sua Dalide ainda vai ter que explicar muita coisa.

  109. eduardo disse:

    Nêumane, como sempre, muito lúcido, parabéns! A insanidade desses ditos ministros, levam o país ao mais profundo descrédito ético e moral. Um dos maiores problemas do Brasil se chama STF.

  110. Coroinha disse:

    Esse país tem traidores predadores renegados canalhas e outras mais sensíveis palavras ... mas tem também o Sr Nêumanne! Auguri! Bergamota da Falha ... lave a bunda!

  111. Airton disse:

    O STF é um órgão extra-constitucional, portanto, plenamente questionável sob a luz da própria constituição. Desejos arautescos e abruptos sob a ótica da manusealidade jurídica não lhe cabe.

  112. VergonhaSTF disse:

    O Brasil precisa lavar esse STF, que com sua imundície , atrasa o desenvolvimento do país.

  113. Neto disse:

    A fixação desse vagabundo do M Aurélio por soltar bandidos é impressionante!!!! Acho que esse verme na outra encarnação deve ter cumprido prisão perpétua!!!!! Que lixo de ser humano

  114. Klaus disse:

    Feliz texto sobre uma triste e imutável realidade.

  115. Trinity disse:

    Perfeito, Nêumanne!! Bravo!! Bravissimo!

  116. José disse:

    Alguns se tornaram advogados de portas do fundo de cadeias.Uma vergonha limítrofe com o crime.

  117. Mey disse:

    Concurso publico para o STF STJ TRF com mandatos de 8 anos. Limite de 65 anos para ocupar esses cargos. Depois de ler a matéria do José Neumanne mostra q tem q mudar isso pra ontem.Chega de compadri

  118. VELHO disse:

    Infelizmente os Ministros do STF, e os políticos, externam e representam a moral de muita gente no Brasil. É por este motivo que somos subdesenvolvidos, terceiro mundo.

  119. Rodrigo disse:

    Artigo sensacional. José Neumanne (ainda assino o estadão) sempre acrescenta.

  120. Bianca disse:

    Oa pais de Marco Aurelio tambem nao confiam nele.

  121. PAULO disse:

    Pc. Patrimonialismo, clientelismo e nepotismo: entulho a ser erradicado do Estado brasileiro. Até agora, NENHUMA instituição pública do Brasil está imune a esse mal.

  122. Estudante disse:

    este negocio de prisão em segunda instancia só acaba se todos os ministros do STF forem demitidos!

  123. Adalberto disse:

    O Nêumanne possui uma coragem e uma independência que a maioria esmagadora de seus pares da imprensa não tem. Aliás a imprensa é outro setor onde uma reforma profunda se faz necessária.

  124. Jerley disse:

    Parabéns ao Nêumanne, BRILHANTE com sempre!!

  125. Beth disse:

    paitrocínio e outras similaridades.... que nojo!!

  126. Brasil disse:

    Somente magistrados e promotores públicos concursados podem concorrer às vagas de tribunais superiores e regionais. O critério deve ser a meritocracia, com critérios objetivos.

  127. Ricardo disse:

    Quer dizer que desde a ditadura fascista de Vargas a família Collor/Mello está no poder e a hereditariedade permanece com o papai Marco Aurélio e a filhinha Letícia nomeada p/ Dilma e o PT

    1. Para preservar a hereditariedade de sua família faz qualquer negócio, vide o que tem feito na tentativa de soltar os canalhas e bagunçar o ambiente. Devia ir preso.

  128. Wander disse:

    Realmente magistral o artigo. Sigam o canal do Nêumanne no YouTube! Vale muito a pena!

  129. Juliano disse:

    Abaixo a PEC da bengala! Dilmanta, sua maldita.

  130. Lucia disse:

    Nêumanne, como sempre, direto ao ponto, de forma primorosa. Aplausos!

  131. Wander disse:

    Nêumane antológico! Dizendo na fuça de MAM que não confia naquele antro...kkkkk

  132. NELSON disse:

    Bravo Nêumanne!Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  133. Edison disse:

    Vale MUITO a leitura - grande Nêumanne.

  134. Carlos disse:

    Que bela análise! Bom ler um artigo deste nivel no meio de tantas asneiras publicadas pela capenga imprensa Brasileira. Quanto ao STF, nenhum dos que aí estão tem qualificação para o cargo.

  135. Mendes disse:

    Nêumanne,foi primoroso no tema.Literalmente arrasou.

  136. Tito disse:

    Já há um PL: 147/2018 tramitando no senado.

  137. Caco disse:

    Nêumanne irretocável! A imprensa decente e em frangalhos volta reunir seus pedaços e tomar a forma de corpo musculoso para exercer a nobre função ao qual é destinada. Parabéns para O Antagonist

  138. Fábio disse:

    Parabéns Nêumanne ! Soberbo texto. Há muito o Brasil precisa de limpeza geral.

  139. Leonardo disse:

    Que artigo sensacional. MAM e seus colegas não passam de sanguessugas, asseclas do patrimonialismo

  140. JoãoI disse:

    Um primeiro passo seria mudar a CF e exigir que indicados ao STF tenham, necessaria/e, exercido cargo de juiz CONCURSADO por, no mín., 10 anos. Promotores, procuradores e o karalho a 4 ficam excluíd

  141. Mara disse:

    E ainda se acham no direito de chamar a PF para prender quem escancarar a verdade da vergonha que aquele antro é.

  142. Victor disse:

    Sou fã do Nêumanne. Paraibano porreta! Lembro perfeitamente da martelada que ele deu no ministro no Roda Viva, e ele ficou querendo enfiar a cara no chão igual avestruz hahahaha

  143. luizantonio-rj disse:

    Brilhante! E depois de ter enfrentado aquele juizeco constipado, minha admiração aumentou

  144. MARCO disse:

    Nêumane já havia adiantado este artigo em seu blog. Vale a pena seguir. Magistral como classificou O Antagonista.

  145. Rogério disse:

    O Brasil precisa de mais jornalistas com a coragem e o talento do José Nêumanne Pinto para escrever sempre a verdade irretocável ou nunca se levantará da miséria que a tantos interessa.

  146. Carlos disse:

    O Nêumanne é um dos poucos jornalistas que tem coragem para dar porrada nos safados do STF. Só um ingênuo acredita que foi uma lambança a liminar do STF estava tudo combinado.., algo aconteceu kk

  147. Jose disse:

    Vamos aguardar, é muito lixo para pouca vassoura, se conseguirmos pegar um deles praticando um ato que se enquadre com um impeachment já esta de bom tamanho o restante dos ratos se retrairão.

  148. Luix disse:

    Comprar juiz sai caro, como nomear sem concurso e sem conhecimento jurídico a Letícia filha de MAM, o sindicalista Tóffoli, o padeiro de S. B. do Campo Lewandowski. Mas todos com credibilidade ZER

  149. Antonio disse:

    Esse stf tem tudo pra ser o pior órgão da Republica Brasileira.

  150. Alisson disse:

    Belíssimo texto, parabéns ao Antagonista (por publicar), parabéns Nêumanne. O mandato no STF (da vergonha) precisa ter data para começar e para terminar! Marco Aurélio é um advogado de toga, li

  151. Fernando disse:

    Texto correto e claro. O problema.maior é o senado (com letras.minusculas mesmo). Pode ver quantos senadores herdeiros votaram no dito cujo). Armado e tem que ser eleito e tem que acabar com o suplen

  152. Montaigne disse:

    Perfeito. Nao sei qual e o melhor metodo de escolha, mas certamente esse que esta ai nao e. Fim do 5 to constitucional e da justica do trabalho.

  153. carlos disse:

    Deus preserve a saúde de José Nêumanne Pinto, conterrâneo de meu avô, e guarde sua lucidez..., ainda vamos precisar muito dela !!!

  154. Marco disse:

    Só eu que sonho com um soldado e um cabo?

    1. Você e mais uma grande parcela da população. O cabo e o soldado limpariam em tempo record toda a sujeira nos três poderes e aí poderíamos com mais brevidade sonhar com dias melhores. B é o plan

  155. Tuiuiú disse:

    O Brasil é um país tão rico que não tem interesse em mérito, vocação e virtudes.

    1. So se for rico de safados corruptos e mafiosos. Riqueza na mao de ignorantes vale menos do que o gato enterra

    2. So se for rico de safados corruptos e mafiosos. Riqueza na mao de ignorantes vale menos do que o gato enterra

  156. Maria disse:

    Esse quinto é a prova do que sai dos quintos dos infernos. E Neumane é porreta.

    1. O quinto eh obra da MAÇONARIA ingenua mae de jesus. Estude para deixar de ser enganada

  157. LEONARDO disse:

    A firmeza de propósito de José Nêumane é uma benção pro Brasil. Jornalismo para mim é o que ele e O Antagonista fazem. Parabéns!

  158. Marco disse:

    Estou apostando com todo mundo que 2019 será o embate entre judiciário aparelhado x militares de alta patente. Esse será o duelo. Quem aqui duvida?

    1. Marco, sem o S final, sim. Já o Marcos com o S final, você está inventando, não conhece, denigre.

    2. Não duvido! Como igualmente não duvido que parte dos militares também seja parte do mesmo brasil do qual essa "justiça" faz parte. Isso parte nossos corações e nossos bolsos, principalmente!

  159. Maria disse:

    Por isso que em TODAS as esferas do funcionalismo público federal, estadual e municipal impera a mediocridade e ineficiência. Quem manda sempre está lá por compadrio e não por competência.

  160. Anne disse:

    De tudo isto, só há uma certeza. O STF, na forma arcaica que funciona hoje, não representa mais os interessses da sociedade. Infelizmente. A dinâmica tem que mudar.

  161. Petronilo disse:

    Basta uma lei que diga: -"Ministros magistrados deverão ser íntegros e honestos. Os polêmicos serão levados a referendo popular...". Vai ter uma limpeza no STF.

  162. José disse:

    Perfeito! Como poderia confiar no STF conhecendo suas nomeações e o ativismo de seus componentes?!

  163. edson disse:

    Os repórteres , tipo vaselina, da Globo e Globonews, não tem coragem de escrever como o Neumanne! São na verdade repórteres vendidos e escrevem o que o chefe manda. Bando de meeerdas!

  164. Arthur disse:

    Ainda bem que temos ainda bons jornalistas--Pena que não tenham força para acabar com este estado de coisas nojento---o negocio é roubar e ficar rico---depois estes juizes o liberam--Vide Lula

  165. JOTA disse:

    Tem que acabar com esses arranjos criminosos, de puro interesse desses bandidos, que nos representam nesses tribunais. O cara já tem que ser um juiz de conduta ilibada. Sem viés político.

  166. Patricia disse:

    Por tudo isso o stj e stf tinham que ser compostos por juízes de carreira...

  167. jg.xavier disse:

    Neumanne, como sempre, objetivo, criterioso, real e corajoso. Passo a segui-lo.

  168. Amanda disse:

    simplesmente perfeito! não conhecia toda a história de MAM, mas hj sei pq é tão incompetente e e serviçal

  169. luis disse:

    Só há um senão, o Lewando nunca ocupou cargo na AGU, mas o Mendes...

  170. Eduardo disse:

    Ou acabamos com esse $TF ou esses togados acabam conosco. Impeachment já desses juizecos!

  171. Jorge disse:

    Artigo corajoso, brilhante. Nêumanne, desassombrado, joga luz nas ligações sub-reptícias de certos togados. Texto para guardar e reler sempre.

  172. Beto disse:

    Se gostaram do texto inscrevam-se no blog dele ,é um prazer vê -lo todos os dias. Um dos poucos q vale a pena na mídia q se acha.

  173. Dorizete disse:

    O ideal seria o fogo - que purifica. Como o processo civilizatório ainda não nos contemplou com tal benesse, que morram, todos, na cadeia.

  174. EDSONCLAROMEDEIROS disse:

    Os petralhas v~]ao se surpreender a part

  175. Lúcia disse:

    Que maravilha de texto !! Mostra bem como funciona o Brasil do compadrio ! Não temos uma família real , temos inúmeras famílias « reais «  no Brasil . Basta !! É tempo de acabar isso !

  176. Jorge disse:

    Se não fosse permitido a prisão não teríamos milhares de pessoas presas nessa condição. Parece que alguns propositalmente tenta confundir prisão com culpabilidade provada.

  177. Euclydes disse:

    Nêumanne sempre atento e corajoso. Falou tudo que o povo pensa.

  178. Jorge disse:

    Lendo a lei e o texto constitucional com cuidado e usando a técnica do Jeck, com boa vontade, chega-se a conclusão que é permitido a prisão antes do "Trânsito julgado" desde que por ordem fund

  179. Aroldo disse:

    Belo artigo Nêumanne, jornalismo brilhante, parabéns. Que a partir de 2019 com o PR. Bolsonaro e o Min. Moro, todos esses males para o Brasil vá direto pro "quinto dos infernos".

  180. M disse:

    Só aplausos 👏👏👏👏👏👏👏👏

  181. Marcus disse:

    Parabens Neumanne. Como diria o ditado: “O rei está nú”. O STF está nú.

  182. EDSONCLAROMEDEIROS disse:

    Os Petralhas vão se surpreender pois não conhecem o limite da honestidade dos militares: ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah

  183. Aarao disse:

    Se o Senado não fosse dominado por corruptos cujos processos são julgados por essa corte viciada, a maioria desses juízes iníquos já estariam impinchados. Como temos Eunícios e Renans no Senado.

  184. Leitura disse:

    Entrem no Canal de Youtube do José Neumane Pinto: (www.youtube.com/user/jneumane)