Marco Aurélio se anima com possibilidade de o STF rever prisão na 2ª instância: “Novos dias virão”

Em discurso sobre os 30 anos da Constituição, o ministro Marco Aurélio Mello disse que o Supremo Tribunal Federal “retrocedeu” ao decidir pela prisão de condenados em segunda instância.

Ele dá a entender que acredita em reversão desse entendimento na corte: “Novos dias virão”.

Vejam trecho do discurso do ministro:

“No campo dos direitos dos acusados de crimes, o Tribunal assegurou a possibilidade de progressão de regime prisional em qualquer fase, mesmo nos casos de delitos graves. Proclamou a inconstitucionalidade da execução provisória de pena. O fez ante o princípio da não culpabilidade, da inocência.

Posteriormente, retrocedeu! Porém, novos dias virão, devendo haver sempre esperança para aqueles que têm direitos previstos expressamente na Carta!”

Marco Aurélio é relator de ações declaratórias de constitucionalidade que tratam do assunto.

Dias Toffoli, que tomou posse como presidente do STF há quase um mês, já avisou que pautará as ações no plenário após as eleições, provavelmente em 2019.

E se o poste ganhar? Relembre o que foi a era Lula AQUI

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Eu torço para que o Superior Tribunal Militar assuma a defesa da Constituição, feche o STF e prenda
    os seus prevaricadores. Precisamos de uma nova Constituição sem os antigos criminosos e seus

Ler mais 203 comentários
  1. Eu torço para que o Superior Tribunal Militar assuma a defesa da Constituição, feche o STF e prenda
    os seus prevaricadores. Precisamos de uma nova Constituição sem os antigos criminosos e seus

  2. Temos um encontro marcado para a próxima semana, a partir do dia 08, para falarmos em 2ª instância. Bandidos togados Lewandowisk – Marco Aurélio – Gilmar Mendes – Toffoli- são os convidados.

  3. Novos dias virao.. Bolsonaro será eleito presidente do Brasil e começaremos aos poucos conquistar uma vida melhor do que tivemos até agora. Marco Aurelio é amigo de Lewandowisk, toffoli, Gilmar…

  4. NOVOS DIAS VIRÃO para os ministros do STF que advogam para o crime. Seus dias estão contados. Não perdem por esperar. A Nação não suporta mais corrupção e impunidade. Não suporta mais o STF.

  5. Esse ministro quer apenas firmar sua vontade mesmo que não represente justiça efetiva contra os privilegiados que usam e abusam de recursos. É mais um que jamais deveria estar no stf.

  6. Com a nova presidência que imagino, vamos ver se essa espécie de ministro vai continuar falando o que fala, sabendo que a independência dos 3 poderes não é assim tão independente.

    1. Compl.: Além da impunidade, é causa de prescrição de crimes. Há inúmeros exemplos disso. MAM deveria se aposentar !

  7. O grande favor prestado à pátria pela TV Justiça foi mostrar a falta de caráter, hombridade, competência, moral e débil intelectualidade de alguns ministros para julgar as próprias leis.

  8. Sou completamente CONTRA a prisão em 2a instância. Acredito que o mais certo é a prisão após a condenação em PRIMEIRA instância. Afinal, como presumir inocência de um réu já condenado?

  9. Espero que esse Min. vire homem vote com desejo da sociedade, não podem acabar com prisão em 2 instancia, chega de impunidade, não vamos permitir, lugar ladrão na cadeia viu sr. Ministro.

  10. este realmente e um huiz cumplice de criminosos , pois dentre todos os cento e noventa paises da onu so tres prendem depois da segunda instancia , porem so o brasil tem chicanes e 4 instancias e moros

  11. este realmente e um huiz cumplice de criminosos , pois dentre todos os cento e noventa paises da onu so tres prendem depois da segunda instancia , porem so o brasil tem chicanes e 4 instancias e moros

  12. O pai da Letícia tinha “direitos na káárta”. Parece que a kááárta esqueceu dos direitos à segurança da pobre Letícia, 13 anos morta a facada em honra da káárta. Mas o assassino continua

  13. realmente os petistas e seuscumplices fazem questao que o brasil fique sempre em primeiro , nas piores coias , na lentidao da justiça , em sua aplicaçao e ate com prisao em segunda instancia soobras

  14. Bizarro esse bandido comemorar o fato de bandidos que cometem crimes graves como assassinato e estupro tenha progressão de pena. A menina que foi estuprada e morta pelo próprio pai agoniza

  15. Para a menina Letícia Lezi não virá mais. Soltaram o pai condenado a 8 anos por estupro, e ele saiu e matou a filha que também o acusou de estupro. Novo tempos virão, certeza, e serão negros.

  16. Esse Ministro tem razão quando afirma “novos dias virão”. Quando houver um Senado ALTIVO no Brasil, não haverá Ministro do STF que descumprem a Constituição em favor de BANDIDOS!!!

    1. E vários homens honestos vigiando cada um desse “homens” da lei$, sem dar trégua com apoi da população de bem.

  17. Este cidadão se veste de magistrado e, ao invés de agilizar seu trabalho para julgar em ultima instância, milita para soltar condenados pela justiça. Um militante politico partidário.

  18. Todo juiz estuda comparação das regras e leis aqui com outros países, nesse caso de revogar(o que já foi decidido) prisão após 2ª instância, estamos nos alinhando com qual países?

    1. Esses dias melhores ai virão… Tem q acreditar.. a 3 anos atrás achavamos impossível o impeachment e inimaginável o Mito presidente.. hj estamos reinaugurando o Brasil

  19. Como disse José Nêumanne Pinto, na cara desse ministrinho, o povo brasileiro não acredita no STF… São a escória do mundo… Mas, se tratando de “pessoas” indicadas pelo PT, não dá pra ser m

  20. Marco Aurélio, Marco Aurélio! Pelo visto o sr. E seus pares ainda não entendeu nada. Lembra manifesrtação 2013…Agora Bolsonaro! O povo é quem manda, e vai mandar sobre esse assunto. Acorda!

  21. Bolsonaro coloca,uma corte parar ela chamada SSTF,O supra sumo. Da justicamateceste pessoal ir saindo,e sem preenchimento. do cargo.Moro Bretas,Gebran,etc só pra começar.

  22. Nesses novos dias a banda podre do STF será uma lembrança de um passado onde Juízes Supremos eram submissos a uma pauta pró-impunidade em prol de corruptos de colarinho branco. HÁ ESPERANÇA.

  23. O mundo civilizado está todo errado. Quem está certo é o Deus do direito, a sumidade, o santíssimo, o especialista, Marco Aurélio Mello. Que sujeitinho asqueroso, dá nojo essa defesa de corrupto

  24. Novos dias virão para os Brasileiros, sem ele e os seus cupinchas do STF. Marco Aurélio, Toffoli (capacho do Dirceu), Lewandowiski (capacho do Lula), Rosa (capacho da Dilma). É só esperar.

  25. E “no campo dos direitos” das VÍTIMAS de crimes Sr. ministro?? Nesses o Sr. não está interessado, não é mesmo? Porque os “acusados de crimes” q o Sr. tanto se preocupa, têm ESTUPRADO este pa

  26. MAM, em conluio com a tríade do stf, quer soltar ladrões corruptos que dilapidaram as empresas brasileiras e os cofres públicos, além de milhões de famílias com os seus 14 milhões de desemprega

  27. “Direitos previstos expressamente na Carta”.Mas quem decidiu que sobre prisão na segunda instância não foi o STF?Se é uma questão de “entendimento” vão rever sempre que alguém discordar?Que

    1. Não é bem assim. Vão re-re-redecidir, só porque Lula é o CONDENADO! Não é na alta corte que a condenação será revertida, mas tudo é possível em cortes que absolvem por excesso de provas.

  28. MAM doido para soltar criminosos e ladrões corruptos que demoliram a economem conluiia da Pátria e de milhões de famílias brasileiras, com 14 milhões de desempregados. Ele e a tríade de togados

  29. Lugar de condenado é na cadeia, seja julgado em 1a ou 2a instancia. Com um possível governo de Bolsonaro, não serão aceitos conchavos desse atual STF, aparelhado e ACOVARDADO, segundo Lula.

  30. BOLSONARO prometa movimentar seus SENADORES para VOTAREM O IMPEACHMENT DE GILMAR MENDES. Com essa atitude você salva a LAVAJATO e enquadra os outros 2 ministros PTistas do stf bandido.

  31. Vai achando que vai ser facinho assim, principalmente com o JB como presidente ano que vem! Marco Aurélio, é melhor JAIR se acostumando com seus bandidos de estimação na cadeia!!!

  32. Nós aqui fóra tomamos na cabeça, o novo dono do país é um petralha de carteirinha, mesadeiro da esposa, e o quarteto infernal de deuses togados no STF ficou mais forte. Tomei, bicudo?

  33. Seu MA o melhor é fechar esta POCILGA e largar creolina. B17 nomear pessoas limpas. Ficar quieto é bom. Vá trabalhar as seg. e sextas-feiras. Todo povo trabalha.B17 vai mudar, com certeza.

  34. MAM não passa de um FDP canalha. Esse discurso viciado de direitos constitucionais serve apenas para proteger bandidos e garantir a impunidade, sobretudo dos “amigos”. STF vergonhoso.

  35. Há um sonho possível: Bolsonaro ganha no primeiro turno, o Congresso solicita ao Temer o fim da intervenção no Rio e vota a PEC que determina a prisão após condenação em 2a. instância.

    1. Ciumes nada.INVEJA mesmo, inveja pelo carater, pela competencia e reconhecimento da hombridade do Moro, coisa q o quarteto nunca terão. Esses 4 nao sossegam enqto nao soltar o molusco.

  36. Após o dia 1/1/2019 quero ver se atreverá a soltar bandido desta forma. Julgado e condenado e o togado quer liberar geral? Novos dias virão realmente. 🚓🚓🚓🚓🚓✝️✝️✝️✝️ 1

  37. Sim. Novos dias, Graças a Deus. Dias de mandar para a cadeia após a Primeira Instância. Lugar de bandido é na cadeia ou na guilhotina, cadeira elétrica, pelotão de fuzilamento. Basta de Impunid

  38. Esse é um dos piores ministros que existe. E se o PT ganhar, deve indicar pelo menos mais 3 ministros. Aí o aparelhamento estará completo. Venezuela instalada. Votar no Amoedo agora é burrice.

  39. Então o Sr. Ministro é a favor de soltar criminosos como o PAI QUE MATOU A FILHA A FACADAS recentemente? Foi solto para responder em liberdade o estupro da cunhada e tambem tinha estuprado a filha!

  40. Meloso ataca novamente! Este é o quarto elemento da turma de ministros bandidos, agarrados no STF! No YouTube passa um vídeo, onde prometem cassar os quatro e pendurar de cabeça para baixo!!!

  41. Pode tirar o cavalinho da chuva. Dias tóffoli, apesar dos pesares, nadará conforme a maré. Certo é que não baterá de frente com o #17, muito menos com a maioria que o eleger.

  42. Taí!! O BOLSONARO, para salvar a LAVAJATO e ganhar no 1º turno, poderia prometer movimentar o seus senadores para VOTAREM O IMPEACHMENT DO GILMAR MENDES, o homem mais odiado do Brasil.

  43. O Poder Emana do Povo, e parece que o povo quer menos tolerância com criminosos de todas as espécies. Emenda constitucional para extinguir a dúvida é missão para o (novo) governo e o [novo] congr

  44. Engraçado que para falar de constituição, enchem a boca, e como dominam assunto. A mesma não serviu pra nada no caso da cassação, foi simplesmente rasgada. Mesmo peso, duas medidas.

  45. Um ministro da Suprema Corte que tem ideia fixa por soltar criminosos, corruptos e garantir-lhes a impunidade. Tantas matérias tão relevantes na fila para apreciação… A insistência fala por si!

  46. Tudo isso por causa de Lula, o condenado? Retrocesso é deixar bandido desfrutar de liberdade, quando a culpa já está provada e, todos sabemos, não é a alta corte que mudará tal entendimento.

  47. Após condenação em primeira instância o réu é presumivelmente culpado. Após segunda instância é culpado, salvo se na terceira instância for detectada alguma inconstitucionalidade. Cadeia na

    1. O STF é o primeiro a dizer que o judiciário não é confiável, com essa balela sobre condenação em segunda instância. Assim, seria mais fácil abolir estas esferas e fazer um Super STF. SSTF JÁ

  48. Este velho gagá só esquece de informar que NENHUM país civilizado no planeta Terra tem entendimento diferente de prisão em primeira ou segunda instâncias! Porque será? JUSTIÇA X IMPUNIDADE! Car

  49. SÓ SE FOR TEMPO DE IMPUNIDADE… Absurdo brasileiro se falar em presunção de inocência depois da 2ª instância, tendo 2 oportunidades para se analisar provas e julgar. PIOR é deixar o RICO/LULA

  50. Deixe estar. Em 3 anos esse PICARETA será aposentado do STF e Bolsonaro nomeará para sua vaga um juiz com honra. Quero ver a cara dele quando a prisão em 2ª instância for confirmada em definitivo

  51. Está mais do que na hora deste ministreco ser aposentado, junto com o sacano, digo decano, Celso de Mello e mais Lewandowski. Aí Bolsonaro nomeia Sérgio Moro, Deltan Dallagnol e Leandro Pauls.

  52. Rogo ao Congresso que vote os inúmeros projetos que estabelecem a prisão a partir de condenação em 2º grau e acabem com essa ladaínha que aporrinha o cidadão de bem. Bandido NA CADEIA e cidadã

  53. Uai, quer dizer que quando o STF votou pela manutenção da prisão em 2a. instancia em out 2016, foi apenas para prender o Senador Luiz Estevão? Porque Cachoeira e José Rainha não foram presos?

  54. MARCO Aurélio Lula Melo é um ministro filho daPUTA que de tudo faz para manter a IMPUNIDADE da justiça brasileira e o sistema CORRUPTO. Principalmente mantendo a QUADRILHA do STF à serviço do PT.