“Marina fala como se o Brasil possuísse dois congressos”

Eduardo Oinegue comenta no Globo as críticas de Marina Silva, no debate da Band, à aliança de Geraldo Alckmin com o Centrão.

“Não exagerou ao descrever as práticas nocivas adotadas por vários dos integrantes das oito legendas que se juntaram ao PSDB. Só que Marina fala como se o Brasil possuísse dois congressos, um onde reina o centrão, e outro onde ele não manda nada.”

Eis a aritmética do artigo:

“Para aprovar uma emenda constitucional — e quem prega mudanças precisa aprovar algumas emendas constitucionais —, são necessários 308 de 513 votos possíveis. Os partidos que apoiam Alckmin reúnem atualmente 275 deputados. O MDB, que apoia o candidato do governo, tem 51. Como são todos fisiológicos e Marina não negociará cargos e favores, restariam 187 deputados dispostos a uma relação ética. Onde iria buscar os 121 votos que faltam para emplacar suas emendas? A eleição até pode mudar o tamanho das bancadas, mas a composição da atual legislatura dá a dimensão do desafio que aguarda o novo governo.

Marina teria dificuldades para comandar até mesmo uma votação de projeto de lei, pois a sessão só começa com 257 deputados federais em plenário. A matemática não vai mudar. A legislação não prevê concessões só porque os seis deputados de sua base cabem hoje numa van. E aí, de duas, uma. Marina pode ganhar, manter distância sanitária do centrão e fingir que governa. Ou chamar o centrão para um acordo, provavelmente nos mesmos termos empregados por Alckmin.”

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 46 comentários
  1. +Gostaria que a LULA de SAIAS explicasse o CASO USIMAR em que seu marido é RÉU em CONTRABANDO de MADEIRA ILEGAL e a acusação em PLENÁRIO do ex-Presidente da Câmara ALDO REBELO e da Revista ÉPOCA

  2. +Gostaria de saber de quem são os JATINHOS que a LULA de SAIAS utiliza durante a suas viagens? Qual foi seu trabalho nos últimos 8 anos? E qual a função do seu MARIDO PETISTA CORRUPTO na campanha?

  3. +Será que é CONFIÁVEL uma sujeita que foi 30 anos do PT, não tem trabalho e VIVE de POLÍTICA mesmo sem mandato, foi DELATADA na LAVAJATO e o marido petista é RÉU em contrabando de madeira ilegal?

  4. +A LULA de SAIAS é a MUDANÇA para ficar TUDO do mesmo jeito, LEI ROUANET, muita propaganda estatal para a GLOBO, farra no BNDES para as negociatas da Esquerda Caviar e PRIVILÉGIOS para os barnabés

  5. O apoio para Geraldo é para ter governabilidade a partir de janeiro. Nosso país precisa de um governo que coloque o Brasil os eixos novamente, acredito que só Alckmin é capaz de mudar o Brasil.

  6. Essa é a matemática do diabo, mas, no momento, é a que temos. Se não abraçar o capeta, sinto muito, não dura no cargo. (Já pensaram no futuro Presidente Mourão?) Niiiiii!

  7. O Recall é a solução para o fisiologismo (banditismo) do Legislativo, assim como para qq 1 dos 3 poderes. O eleitor tem d ter o Poder de Demitir quem não cumpre suas obrigações.

  8. Marina Silva, nada de braçada nas verbas da sustentabilidade alheia, conivente da extração de madeira ilegal, só aparece de 4 em 4 anos pedir voto, nunca fez nada pelo país, tem o que mesmo a dizer?

  9. populistas e demagogos acham que podem governar sozinhos. ditadores tem a certeza. até agora, a melhor governabilidade para o país é a que o Alckmin fez. até agora o mais sensato.

    1. “Chuchu” é bom de “governança” pois. – https://www.oantagonista.com/brasil/youssef-revela-no-inquerito-rodoanel-entrega-de-valores-da-oas/

  10. Só há um candidato capaz de votar com as regras constitucionais: Geraldo Alkmin., o único que aceitará o toma lá dá cá e a roubalheira. Por isso, votarei nulo. Seja o que Deus quiser.

  11. Só que o picareta que escreveu esse lixo 🗑️ esqueceu de mostrar a diferença entre quem tem dívidas e rabo preso e quem não tem ao negociar com o Centrão. Entendeu Santo 😇?

    1. Típico radical que pensa realmente que com seus meia-duzia de “puros” consiga aprovar quaisquer tipo de lei, a imbecilidade dessa galera é maior que a da petralhada.

    2. Típico radical que pensa realmente que com seus meia-duzia de “puros” consiga aprovar quaisquer tipo de lei, a imbecilidade dessa galera é maior que a da petralhada.

    1. Seu grande líder esquerdista-fascista, Getúlio Vargas, governou sem Congresso. Não sei por que esse ar de surpresa. Afinal, vocês esquerdopatas adoram uma ditadurazinha.

  12. Olha que artigo triste, tenta indicar que a democracia brasileira só funciona com corrupção e fisiologismo, mesmo na hora que as mídias independente deviam propor o contrário. Manipulação deslavada.

  13. Comentário pragmático! É matemática. Mudar o Brasil só porque o candidato quer, como o discurso de Marina, Bolsonaro e Ciro, sem o Legislativo, só serve para ganhar votos de gente mal informada!

    1. Quando há Legislativo. O que temos é um Legislativo que parece mais reunião de gangsters. De qual Legis vc fala, da Finlândia, EUA?? Se não mudar o sistema presidencialista e os “maus costumes”, fim.

    2. Concordo parcialmente. Bolsonaro em todas as entrevistas cita o congresso, o que pode e como pode passar e a necessidade de negociação.

  14. “Se todo mundo o disputou, segue-se que o apoio do centrão carece de conteúdo doutrinário ou ideológico. E, portanto, não servirá a um hipotético presidente Alckmin como espada das reformas.”

  15. Ela teve 4 anos para melhorar a bancada da Rede mas ao invés disso diminuiu. Na onda adianta se esconder na floresta e aparecer para o eleitor criticando adversários. Esse é o nosso Congresso.