Massa de manobra

“Ao chamar de idiotas os estudantes que fizeram o primeiro grande ato contra seu governo, Jair Bolsonaro talvez tenha comprado a pior briga possível contra a sua breve e precária administração”, diz Fernando Canzian.

“Ela poderá transformar um protesto que seria apenas legítimo e corriqueiro em uma onda de repúdio ao presidente e à reforma da Previdência, sem a qual Bolsonaro certamente será um tremendo fracasso.”

Na prática, o colunista está dizendo que os estudantes vão se transformar em idiotas úteis e em massa de manobra para os opositores da reforma.

Ele deve ter razão.

Maia e o Centrão querem que o Planalto se curve ao Congresso. Leia aqui

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. EEDUARDO MUNIZ VENTURA disse:

    Um comandante se notabiliza em batalha pela sua postura, que encoraja sua tropa e os leva à vitória.Não é o que se observa atualmente no comando do Brasil. ...os inimigos já perceberam isso.

    1. Hahaha! Bozoasno abrindo mão das 2 aposentadorias? Hahaha! Essa eu quero ver! Como se sabe,esse tipo de político só abre a mão pra TOMAR algo!

    2. Bolsonaro vai resgatar antiga e nobre tradição militar de liderar pelo exemplo: abrirá mão de suas duas aposentadorias em prol da nova previdência.

Ler comentários
  1. AADONIS SINICIO JUNIOR disse:

    O maior inimigo do governo Bolsonaro tem nome e sobrenome. É conhecido por Insensatez Combativa. Serenidade, inteligência e caldo de galinha seriam indispensáveis para evitar o desastre iminente.

    1. É isso mesmo VovoZona, eram os esquerdopatas defendendo suas boquinhas, o Ministro tem que desaparelhar as Universidades desses erquerdas ladrões.

    2. Desastre é o resultado dos 24 anos de governos socialistas tupiniquim. Tem uma dívida de 5 trilhões para 46 milhões de trabalhadores sem emprego pagarem. Bolsonaro é consequência

    3. Então seus problemas acabaram pois o Decreto da bala está em vigor!!

    4. Bolsonaro ainda se garante com a massa de manobra inutil e idiota de direita. Quem quiser fazer pesquisa que vá pra o exterior. A gente quer é dar tiro.

    5. O tal "protesto" parecia uma mescla de marcha da maconha com parada gay, com uma grossa cobertura de lulladrão-livre e um monte de bandeirinhas vermelhas da CUT e sindicatos espetadas em cima.

    6. o povão sabe a 100 anos que estudante de univers.pública, o grosso é playboy rico drogado inútil de esquerda. A imprensa não engana mais ninguém. "estudante" é coisa de 1960

    7. Ser combativo sim, mas ele deveria saber que marca importante de um comandante é escolher as suas lutas, e priorizar as que você pode ganhar o máximo perdendo o mínimo de força

    8. Ele tem de ser combativo para não deixar esta organização criminosa O mecanismo atropela lo

  2. AAngela Souza disse:

    Parecem ter esquecido que Lula cortou bilhões do orçamento, sendo a Educação foi a área mais afetada, perdeu logo 2 bilhões... Ele justificou: era preciso equilibrar as contas. Alguém chiou?

    1. Ou ANTAS247 são CANALHAS ou são IGNORANTES mesmo. Quem liga para esses PROTESTOS da Extrema-Esquerda?(iguais a TODOS dos últimos 3 anos) Preocupante é o CENTRÃO e IMPRENSA sabotando o Governo

    2. Luke, parece que voce é retardado. Contingenciar não é cortar, entendeu?

    3. Verdade Angela. E nenhum "inocente útil" fez manifestação naquela ocasião. Por que só agora? Esses protestos tem mochila de estudante, tem uniforme de estudante mas não engana ninguém. É a c

    4. Com jeitinho e carinho como cu de passarinho (já dizia o ditado) Agora além de cortar verbas ainda sai xingando! Tem mais que se phoder.

  3. MMarcos Burin disse:

    É uma pena que o Brasil depois de tanta M não tenha um período de estabilidade, mas q são uns idiotas estes estudantes não há duvidas, só não poderia falar né Presidanta!

    1. Desde quando o regime socialista (comunista) deseja aprimorar o ensino ??? ao contrário, investem tudo na desinformação e deseducação do povo, para que possam sempre estar manipulando a grande

    2. Estudantes tinha muito poucos, eu vi CUT, MST, MTST, Sindicatos etc muitos petistas desorientados gritando " Sempre Livre" até pensei que era anúncio de absorvente...kkk

    3. Pra que investir em estudante? Que pensamento comunista!! Só deveríamos ter escolas militares para filhos de militares. O resto tem de levar bala na cara! Não é capitão?

    4. Um dos provérbios mais antigos diz que o sábio cala. Vamos completar: o idiota fala.

    5. o BR hoje é dos velhos e não dos "estudantes", que não formam mais a base etária da pirâmide. Estudante não manda em nada, não produz nada. Ninguém liga.

    6. Será a primeira de muitas manifestações, o povo já esta cansado deste Zé Ruela, parece uma toupeira não sabe o que esta fazendo é um tremendo fanfarrão. Vamos voltar as ruas cada vez mais fo

    7. imprensa perdendo tempo, "estudante" é massa de manobra ultrapassada, a maioria do povo hoje é idosa. Esquerdistas paralisados mentalmente em 1950

    8. o povo tá careca de saber que estudante de univ.pública é um monte de playboy rico maconheiro inútil, Bolsonaro só falou o q todos sabem

    9. Que os estudantes (que não foram a totalidade) que ali estavam realmente sejam humilhados. São buchas de canhão para os poderosos ladrões.

    10. Problema nenhum, gentinha querendo assustar, a maioria nem era estudante, gente de sindicatos isso sim. Os estudantes foram enganados.

  4. Rui disse:

    Vamos voltar as ruas cada vez mais fortes até que este corte na educação seja suspenso. Greve geral já,

    1. No Brasil de hoje só vagabundo faz greve. Quem trabalha não tem tempo para fazer papel de otário da CUT, MST e dos corruptos.

    2. Tomara que o governo aumente os impostos para cobrir a suspensão no corte na educação que você defende. E que VOCÊ pague a conta, inteligentão.

  5. ROGERIO disse:

    Deixem a previdência estourar que esses I.D.I.O.T.A.S serão os primeiros a se fufu. Bando de lesados.

  6. Welles disse:

    Tese furada.Os deputados sabem bem que o que está em jogo na reforma é o futuro do país, não o do presidente.Que experimentem não aprovar a reforma para ver o que acontecerá. Será muito pior pa

  7. EDUARDO disse:

    Quem não dá valor ao meio ambiente, quem critica sociologia e filosofia, quem tem ministro acusado de ameaçar de morte, quem chama estudante de idiota, o que é?

    1. O Presidente não criticou sociologia e filosofia. Criticou as faculdades dessas ciências, que não ensinam, mas doutrinam seu alunos. Você mesmo parece ter sido doutrinado.

    2. Uma pessoa que enxerga o mal que 14 anos de PT fez ao país. Deixou de herança uma geração de idiotas úteis.

    3. E esses "estudantes" (?) das manifestações de ontem não são idiotas, não? O presidente apenas falou a verdade. E meio ambiente, sociologia e filosofia totalmente aparelhados não merecem respei

  8. thelma disse:

    Recomendo a publicação do video com a entrevista do Presidente para que todos vejam o MAL que a mídia podre tem feito ao nosso pais! distorcem na cara dura a fala do Presidente para inflar a galera

  9. Luiz disse:

    O Bolsonaro não chamou de idiotas. Ele descreveu o pessoal como idiotas úteis, termo cunhado por Gramsci e Leni, para categorizar as pessoas dos movimentos. Este jornaleco já era.

  10. Maria disse:

    O fracasso não será de Bolsonaro, sem a Reforma da Previdência o fracasso será do Brasil!

  11. wanderlei disse:

    Em perspectiva de a canalhada aproveitar situações pontuais para prejudicar o necessário andamento das reformas demonstra a irresponsabilidade e traição da pátria por esses maus brasileiros.

  12. julio disse:

    Só ver a foto das manifestações. Tudo vermelho. Os estudantes estão sendo usados pela esquerda sim. São INOCENTES úteis. A CUT e o PT perderam fortuna. Vão tentar inviabilizar o governo, todos

  13. M_Augusto disse:

    Bolsonaro é um político que nunca exerceu um cargo executivo. Como deputado, fazer um discurso já bastava. Pra piorar, tendo o Astrólogo como guru

  14. Alessandro disse:

    Jair tem as cordas vocais no fígado. Não pode ter. Um político não pode ter, muito menos o presidente. Quem arrumou a baderna foi o Weintraub, cada hora falando uma coisa — "corte" primeiro.

  15. Rene disse:

    "Quem fala verdade não merece castigo", já diziam os antigos.

  16. Manoel disse:

    Porque o povo pode se expressar livremente e os membros do executivo não. Parlamentares se arrepiam ao menor tom de crítica no entanto não reconhecem os próprios erros. Democracia.

  17. Josimar disse:

    EU SÓ NÃO SEI O MOTIVO DE o Anatagonista publicar esses falcatruas FALÁCIAS DE de esquerda disfarçadas o que pretendem com isso?

  18. José disse:

    A s universidades bastam 85% da sua verba com salários, tem 1 professor para 17 alunos e 1 funcionário para cada 3 alunos, e o MEC não tem autonomia para indicar o reitor, são governos paralelos

    1. Nossos Minions estão apavorados com essa briga com os milícianos ...temos que combater comunistas

  19. Edson disse:

    Quem é a favor do Brasil não vai ser intimidado por IDIOTAS ÚTEIS que não sabem escrever um cartaz, que queimam ônibus, que nem sabem o motivo por que estavam lá (Rede TV). Isto é piada.

  20. ISAYAS disse:

    Acontece que esses maconheiros inúteis já são massa de manobra pra qualquer coisa que os inimigos do Brasil precisarem, não vão se transformar, JÁ SÃO LACAIOS DOS INIMIGOS DO PAÍS

  21. Marcelo disse:

    Canzian acha que "tudo" aquilo é massa e tem vida própria.

  22. Serena disse:

    Qual o problema em utilizar o termo idiotas, tolos, birutas.... são mesmo idiotas. Com todas as letras o Novo Governo demonstra a falta de verbas e país quebrado. Prá que a baderna nas ruas ?

  23. Antonio disse:

    Mas ninguém comenta nada sobre a foto mentirosa de milhares de pessoas na Av.Paulista, totalmente falsa e NINGUÉM diz nada a respeito, imprensa-lixo.

  24. Heleno disse:

    Os idiotas úteis assumirão de vez o papel de idiotas úteis. Sem eles nem existiria oposição.

  25. Luke disse:

    Eu votei nesse bhosta e me considero traído! Um trapalhão, um arruaceiro sem organização, sem noção de nada!

  26. marcelo disse:

    Não, não tem razão. O que se viu ontem foram idiotas, e massa de manobra de fato.

  27. RoCS disse:

    Ao caos na Economia e, consequentemente, na Educação, foi absolutamente causado pela gestão do governo corrupto do PT. Bolsonaro está administrando o que sobrou, com muito pouca ajuda

  28. fabio disse:

    kkk estudantes da CUT , MST, PT e PCdoB. Vcs antas são ri di culos

  29. Henrique disse:

    por que breve e precária. Cedo de mais para ambas conclusões.

  30. Marcia disse:

    É verdade! Estudantes, que na maioria, só queriam fazer barulho! Foram na onda do PT. Essa manifestação foi puramente política. PT torcendo para tudo dá errado!

  31. Brilhante disse:

    Se alguns milhares não gostam, outros milhões adoram, é isso q o fez chegar onde chegou, sua franqueza em simplesmente dar os nomes aos bois...chora mídia...

  32. Rafael disse:

    Idiotas inúteis que ele se refere são os militantes embustidos de Lula Livre. Igual a distorção de nordestino deveria comer capim qdo afirmou que nordestino que vota no PT

  33. CELIO disse:

    Em primeiro lugar, todos os manifestantes eram estudantes? Se não forem , como deu para perceber, são, realmente, idiotas de esquerda usados como massa de manobra pelo PT, como falou Bolsonaro.

  34. Antonio disse:

    Os estudantes de verdade não estavam na manifestação...ali só tinha desocupados, militantes do PT, CUT, une, etc...juntaram todos os desocupados...a mortadela pegou frouxo...

  35. Roberto disse:

    Massa e idiotas úteis é o que são, e a prova disso é que, pelos cartazes, demonstra-se que sequer sabem escrever; a Gleise transformou tudo em ato pela soltura do marginal. A educação que se dan

  36. Daniel disse:

    Não pode baixar a cabeça para esse povo. Destruíram o país .

  37. disse:

    Essa é a nossa imprensa vigarista brasileira e seus jornalistas desonestos... Sempre distorcendo, dividindo, envenenando... É o retrato do Brasil que queremos deixar para trás!!!

  38. joao disse:

    bolsonaro errando tanto faz reduzirem-se as oportunidades de todo um país. o cara não consegue ficar em silêncio E TRABALHAR sem saber COMUNICAR adequadamente o que fizer. se fizer... se der tempo.

  39. José disse:

    Bolsonaro é um herói. Está cercado de opositores e traidores. Tem toda a mídia, todas as universidades, todos os drogados, traficantes, centrão, tudo contra. Do seu lado, parte do povo e a verdad

    1. Só nos resta partir para o ataque, mostrar que quem votou em Bolsonaro não vai deixar esse país virar uma Venezuela como querem os corruptos vermelhos.

  40. Thiago disse:

    Estudantes com bandeira do PT e Lula livre? Isso não é estudante.

  41. Nelson disse:

    Mas é exatamente o que já está acontecendo. Eu não diria "idiotas úteis" mas sim "inocentes úteis" para a causa petista e a dos sindicatos pelegos.

  42. Sarcástico disse:

    Diz o jornalista Fernando na UOL/Folha quem mesmo acredita neles? O que eu via das manifestações foram na verdade os mesmos de sempre do MST CUT PSOL etc etc estudante mesmo nem 10%.

  43. GersonM disse:

    Meus comentários estão sendo censurados?

  44. Tarcis disse:

    Se isso acontecer, em 2 meses serão 25 milhões de desempregados. O congresso será invadido e deputados esmigalhados. Esqueçam.

  45. Silvio disse:

    Erros de Português nos cartazes dos idiotas inúteis comprovam que o governo está certo !

    1. Podem ser tudo, menos estudantes. No meu tempo, estudantes ESTUDAVAM.

  46. Didi disse:

    Mais um babaca falando asneiras. Esses estudantes não sabem nem escrever, se é que eram estudantes que estavam lá

  47. GersonM disse:

    São idiotas mesmo e isso tem que ser dito. Manifestação politiqueira e sem vergonha. Qdo Dilma realmente cortou verbas da educação, ficaram todos caladinhos. Idiotas mil vezes.

    1. Meu comentário foi censurado porque contém criticas a Globo?

  48. José disse:

    Não tinha estudantes na causa. Tinha alguns que foram enganados pelos militantes da CUT, etc. A grande maioria eram os militantes do #elenão.

  49. Marcelo disse:

    A maioria dos jovens tá com o mito e ele sabe disso. Só os idiotas úteis que não

  50. Fernando disse:

    E maioria ali não era massa de manobra e idiotas não? CUT, MST entre outros eram professores e estudantes? Se eram, Bolsonaro fez milagres, transformou invasores rápidos em professores e alunos.

  51. Cidadão disse:

    Bolsonaro errou ao provocar e ofender os estudantes, protestos ainda maiores virão. O GIGANTE ACORDOU!

    1. kkkkkkkk... Os mesmo mortadelas de sempre. Cada vez que Bolsonaro mostra quem são seus reais opositores, mais tenho certeza de que votei no cara certo.

    2. Podem protestar à vontade. A reforma da previdência será feita. Outras necessárias virão. Enquanto isso, vocês, palhações da esquerda, podem continuar brincando entre si de fazer protesto.

    3. Deixa de conversa fiada, Cidadão. Tá ainda com o bonezinho da CUT?

    4. Que estudantes? Militantes vc quer dizer. São anões e não gigantes.

    5. Que gigante? Protesto pífio sem apoio. Cut, Mst, Mtst e os idiotas doutrinados nas universidades.

  52. Palao disse:

    O maior acerto do Bolsonaro se não for o único foi ter escolhido Mourão como vice. JÁ pensou que enrascada se fosse a Janaína ou o Magno?

  53. Curupira disse:

    Sai governo ladrão e será que entrou governo boçal? Pobre Brasil!

  54. Paulette disse:

    O exército de mortos vivos do "Gayme pf Drones se forma" gente feia e fedorenta se aglutina na massa folgada. Mirian Latão e filhotes em festa.

    1. São canalhas ladroes sindicalistas estudantes amestrados da Une pagos com nosso dinheiro !

  55. Elisa disse:

    Cala a sua boca presidente. Enfiando a faca em si mesmo.

  56. Raimundo disse:

    Que estudantes? Qual a pauta, Lula livre? Ora, os ditos movimentos populares foram desmontados pelo MBL e por pessoas como Artur Mamaefalei. Será que dessa vez a esquerda deixou a mortadela de lado?

  57. SPA disse:

    A Globo ,sem o pixuleco de outrora , embarcou na onda dos idiotas úteis .Tinha até "estudantes do MST" .Nunca no país se viu tanto empenho de estudantes .Por onde andavam enquanto o PT roubava?

  58. Reinaldo disse:

    Tem verdades que não se fala, se corrige. O presidente errou ao manifestar uma verdade que poderia ter sido calada e, aos poucos, resolvida.

  59. christhian disse:

    Massa de manobra e idiotas mesmo. A verdade têm que ser dita. Vai chorar com papai noel se ficou ofendido.

  60. Tiago disse:

    Teria sido melhor o Bolsonaro deixar isso morrer sem ter soltado essa verdade tão óbvia que nào precisava ser dita.

  61. Sandra disse:

    O mecanismo ! Estamos vendo a esquerda manipular o país junto com o Centrão. O Brasil vai voltar as mais dessa esquerda é vamos caminhar rumo a Venezuela que o PT idolatra. Estudantes alienados !

  62. Juvenal disse:

    - Se fossem estudantes seriam, sim, idiotas úteis. Mas, não o são, apenas militantes da CUT, MST, MTST e de partidos políticos cujo único interesse é a volta da baderna e anarquia que dominava

  63. oliveira disse:

    Que façam passeatas todos os dias e ficará provado que não são estudantes e professores mas apenas sindicalistas.

  64. Roberto disse:

    Vamos derrubar o Dilmo!!!! Tava lindo na Paulista ontem!!! Havia muitos eleitores de Bolsonaro como eu.

    1. Cara, por que mentir? Você está aqui no site há tanto tempo defendendo a esquerda. Agora vai pagar de eleitor arrependido do presidente? Os comentaristas têm memória.

    2. Eleitores de Bolsonaro como eu, não. Eleitores de Bolsonaro comem "eu".

    3. Roberto no meio dos maconheiros no desespero pra salvar a aposentadoria mamateira.

  65. Fernando disse:

    O que os professores e estudantes de escolas particulares estavam fazendo lá? Muitos pais dessas escolas particulares foram para frente das escolas cobrar explicações por pagarem altas mensalidades

    1. E nem uma linha foi escrita sobre isso pela "imprensa"...

  66. Lara disse:

    As universidades ñ preparam os jovens para resolver problemas e sim para sim para serem dependentes do Estado.

  67. Vlad disse:

    Bolsonaro, de forma surreal, compra sucessivamente brigas erradas. Agora comprou uma impossível dele ganhar e deve recuar. Ou tentar recuar. O Governo Federal precisa perceber isso!

    1. Briga impossível, você está de brincadeira, onde você já viu estudante no Brasil deixar de ser idiota inútil?

    2. Esses estudantes miolo mole, onde estavam que não se manifestaram defendendo o país contra a roubalheira dos petebas ??? Ah....é verdade... .eles votaram no professor apoiador de Maduro.

    3. Mavs canhotos que tentam tumultuar os comentários aqui há tempos. E continua. Kkkkkk

    4. O Bosalnaro é uma toupeira, um atraso de vida, fora Bosalnaro! Que venha o General Mourão.

  68. Chrisoula disse:

    Bolsonaro tem de pensar com o cérebro e não com o fígado ao falar. Isto não é postura de um Presidente da República. Falta-lhe assessoria !!!!

    1. Vivemos em um mundo em que a sinceridade e a verdade são execradas. A "postura" (hipocrisia) é considerada elegante...

  69. rindodosminions disse:

    Tchau, querido.... Presidente medíocre

    1. Mortadelas, vocês perderam a eleição. Aceita, que dói menos! O esperneio tá muito feio.

    2. kkkkkk. Que dó de vocês. Aceitem que dói menos. Acabou a balbúrdia com dinheiro público.

  70. Gladiador disse:

    Estudantes? A Marielle estava em todas as manifestações. Estudantes? A CUT/MST estiveram em todas. São os mesmos do #Ele não. Os estudantes foram usados.

  71. Eduardo disse:

    Obvio que tem razao. Quem protesta na rua é massa de manobra sempre. Quem é inteligente já tenta cortar o mal pela raiz na hora de votar. E vota de forma responsavel e consciente.

  72. Verdade disse:

    Bolsonaro falou a verdade! Mas há verdades que não se diz!!

    1. Toda verdade deve ser dita doa em que doer. Estudante no Brasil serve pra que? são idiotas inúteis manobrados por idiotas úteis.

  73. Marcia disse:

    Da mesma forma que serviram de massa de manobra os "idiotas úteis" que gritaram o nome de Paulo Guedes em protesto contra o STF, né?

  74. claudio disse:

    É só não dar dinheiro para a UNE.....que esvazia a manifestação dos idiotas.....

  75. Davi disse:

    Ele inclusive escreveu um texto apropriado para manobrar a massa

  76. egidio disse:

    Que absurdo, Capitão ! Úteis ????????

  77. Hélio disse:

    E Bolsonaro mentiu ? São idiotas úteis mesmo.

  78. Jose disse:

    Essas passeatas servem para fazer o que PT, Psol e PCdoB sempre fizeram até hoje que é desconstruir e enganar, lógico que com aval da imprensa, e são esses que estão articulando.

  79. Andre disse:

    Logo vamos sair as ruas cobrando as reformas. . . Os senhores vão saber que os eleitores de bolsonaro ainda são e serão a grande maioria.

  80. Vittorio disse:

    De Bolsonaro ctiticam até a posição das vírgulas ! E o Brasil é o país onde não se pode falar a verdade sem ferir suscetibilidades! Não tivesse dito nada seria omisso ! Tivesse respeitado de i

  81. Andre disse:

    Pelo jeito a mídia está tão aparelhada quanto as escolas. Criticar o presidente por dizer a verdade?! As universidades educam militantes! Esqueceram que nós, que o elegemos ainda estamos vivos?!

  82. JOSE disse:

    Chama gente alienada de idiota é quase que um elogio, pois só estudantes de verdade é que não foram participar da farsa armada pelo PT, UNE e CUT.

  83. Ronaldo disse:

    Estudantes que não estudam....trabalhadores que não trabalham......tudo certo né?

  84. Odorico disse:

    Só falou a verdade, são idiotas úteis mesmo, 99%da população concorda, só a elitizinha de jornalistas metidos a besta ficam horrorizados com a constatação de um fato, Antagonista virou Folha.

  85. Belodi disse:

    A e4statística de desemprego estão erradas, porque contam esse monte de vagabundos a procura do que fazer.

  86. ZZZ disse:

    Que nada! Os que ficaram ofendidos é porque vestiram a carapuça! Os estudantes inteligentes sabem muito bem quem são os idiotas!

  87. Gabriel disse:

    Um presidente q diz a verdade incomoda muita gente. Não estão acostumados..

  88. Wilton disse:

    Kkk... tiveram o maior trabalho para juntar pelegos, somando os sindicatos(pauta previdência) com estudantes(pauta educação) para fazer volume, imagina protestos maiores! Povo mesmo, não vi!

  89. Paulo disse:

    Bolsonaro fez o certo! Idiotas úteis, nas mãos de manipuladores esquerdistas, é o que são. Se o movimento fosse de fato estudantil, não haveria pedidos de Lula Livre!

  90. Eduardo disse:

    Eram os mesmo do #elenao. Não têm representatividade alguma. Zero à esquerda. O PR poderia ter sido ainda mais duro.

  91. Alcir disse:

    Jair Bolsonaro só errou ao chamá-los de idiotas úteis. Por para mim são idiotas inúteis.

  92. Cipri disse:

    Não sei se manifestação com bandeiras de partidos e lula livre pode ser consideradas manifestação de estudantes! Bolsonaro 2022, e pau nessa pilantrada.

  93. kenoneer disse:

    Pra mim ele jogou ali a pá de cal. Lamentável. E me avisaram antes: "É melhor jair se acostumando". Mas saiu pior que a encomenda.

  94. João disse:

    Idiotas úteis sim! Todos idiotas úteis!

  95. Paulo disse:

    Protestos financiados por sindicatos, partidos em defesa do presidiário condenado! Massa de manobra, idiotas e inúteis. O Brasil repudia estes protestos!

  96. José disse:

    Não tem como ser educado e polido no trato com comunistas que por sinal , além de destratar tem o máu hábito também de mandar matar os seus opositores. Bolsonaro está certo.

  97. João disse:

    Nós estudantes e, sempre fomos massa de manobra de políticos malintencionados; basta dizer que morremos em revolta contra a vacina obrigatória e contra a o saneamento do Rio de Janeiro

  98. majguerini@uol.com.b disse:

    Como se os estudantes fossem simples ignorantes e não soubessem o porquê de estarem protestando? Nunca vi tanta incompetência num só governo!

  99. ana disse:

    Num colégio religioso (particular) da Zona Sul do Rio de Janeiro, professores aderiram à greve. Os padres dizem que a responsabilidade é do Sindicato. Os pais de alunos querem a demissão de todos!

  100. Canuto disse:

    No Brasil é proibido falar a verdade, temos que ser todos mentirosos como a esquerda, se não COMPRAMOS BRIGA.

  101. Jose disse:

    Dois imbecis, o comentarista e esse Fernando (quem é?). Tem que ser precario mesmo pra lidar com essa máfia. Mafiosos.

  102. Hepson disse:

    Fernando Canzian, a onda de repúdio das organizações criminosas, surgiu no dia da posse do Presidente Bolsonaro e será encerrada somente após o mandato dele. O Congresso e a Câmara é que são p

  103. JOSE disse:

    Vcs continuam defendendo a Reforma da Previdência, um absurdo, agora, esse governo é e será um fracasso com ou sem esse assalto a previdência.

  104. Baldur disse:

    Mas já são idiotas úteis, analfabetos funcionais e massa de manobra...

  105. Carlos disse:

    I d i o t a s! Quantas vezes devo escrever? O molusco corou muito mais e ninguém se manifestou. Gado! Lembro quando eu era criança que os tropeiros viajavam quilômetros pra entregar gado.

  106. mariargimenes@gmail. disse:

    #Contra a reforma infame da previdência.

  107. mariargimenes@gmail. disse:

    E o presidente Bolsonaro ainda não viu nada! A reforma da previdência não passará. As ruas dirão! Não à essa reforma! Não aceitaremos! Quem votar a favor dela não se reelegera!

  108. Fabricio disse:

    Petistas são sempre petistas. Vivem num mundo paralelo.

  109. Leitor disse:

    Esse colunista é analfabeto funcional.

  110. Carmen disse:

    ah que bobagem e puritanismo! Massa inúti, sim! Pior do que está essa má vontade de gente sem moral, não fica!

  111. Fernando disse:

    Simplesmente Bolsonaro é um verdadeiro cidadão brasileiro e patriota ! O exemplo vem de cima...

  112. GCChaves disse:

    Quem é esse tal de Fernando? Alguém conhece? JAIR fica 8 anos e o EDUARDO fica mais 8, otário! Greve de maconheiros apoiados por bandidos defensores de corruptos. "O LULA TÁ PRESO BABACA".

  113. Paschoal disse:

    A verdade, nem sempre é recomendável. No caso, os professores maconheiros e os reitores que desviam verbas, usam estes pobres diabos da pátria educadora, para continuarem em suas zonas de conforto.

  114. TrHuMpH disse:

    Se Bolsonaro, o Burro, não conseguir a reforma da Previdência, ele será implacavelmente impinchado, como os vigaristas Collor e Dilma. E assim acaba a fugaz Era Bolsonaro.

  115. Junio disse:

    Só faço uma peegunta:Onde estavam todos esses,quando o Brasil era roubado pelo presidente cachaceiro e sem vergonha? Estavam em Marte? E quando a Anta da Dilma bagunçou a economia? E quando O PT ?

  116. Tiago disse:

    O Antagonista deve estar de sacanagem. Esse colunista é da Folha/UOL. Infelizmente são idiotas funcionais mesmo, talvez Bolsonaro deve-se falar de forma mais polite, mas no fim é isso mesmo.

  117. John disse:

    Quem é Fenando Canzin?? colunista de onde??

  118. Humberto disse:

    O presidente falou toda a verdade, esses estudantes que já são massa de manobra, não deixarão de ser, continuarão sendo imbecis inúteis a nação e úteis aos professores hipócritas e comunista

  119. Roberto disse:

    Está certo o Bolsonaro; a verdade é essa mesmo estes idiotas que fora pra rua, sai massa de manobra mesmo. Ou se diz a verdade ou faz de conta; chega de político hipócrita.

  120. disse:

    Essa é a nossa imprensa vigarista brasileira e seus jornalistas desonestos... Sempre distorcendo, dividindo, envenenando... É o retrato do Brasil que queremos deixar para trás!!!!

  121. ☣MAÇÃNARIAcancer disse:

    O tal Canzian realmente acha q todos estudantes do brasil foram n protestos? Ele tambem acha q dos que foram maioria votou no Capitão? Óbvio q nao!!canziam é mais um q qer fama falando erda s funda

  122. Apolinário disse:

    Esperar o que de um Olavista? A cartilha na qual Bolsonaro se inspira é essa mesma: concorde comigo ou se torne um idiota.

  123. Sérgio disse:

    Valeu Capitão. De idota inutil voce entende. So em casa tem três.

  124. Diogenes disse:

    Essa galera esqueceu da RevoltadoBusão, Nãoépelos$0,20, Jornadas de Junho d 2013, Black Blocs... Na época tb tentavam desqualificar as manifestações! Mas deu origem ao MBL, impichou a Dilma...

    1. ... e alavancou o próprio Bolsonaro! Os estudantes parecem ser convenientes a todos, não?

  125. Filipe disse:

    Fernando nome de remédio. Nunca ouvi falar.

  126. Afonso disse:

    Sem papas na língua. O Presidente sabe que é isso que pensa sua legião de seguidores e fala por todos. Há anos que eu digo essas mesmas palavras. IDIOTAS ÚTEIS IGNORANTES POLÍTICOS. Parabéns Pr

  127. TrHuMpH disse:

    O petralha torce contra! Esse aí é só mais um integrante da ORCRIM lulopetista que tenta ligar a reforma da Previdência à Bolsonaro e não a um projeto necessário para o Brasil e para o futuro.

  128. Massaaki disse:

    Ele se autodestrói. Não precisa de oposição.

  129. Andre disse:

    Ele quis dizer inocentes úteis como eram chamados os manipulados pelo comunismo no passado. Mas talvez tenham passado da inocência para a idiotice, não sei.

  130. Alberto disse:

    Tudo é desculpa para as cassandras justificarem sua repulsa pelo governo. Temem pela reforma da previdência equilibrar a crise fiscal do país.Desgraça do governo petista.NADAÉPIORDOQUEPT.

  131. MARRETA disse:

    Lula livre.... pra ser alfabetizado...............13 anus no podrer.. faliram o país e agora querem aparecer de salvadores da pátria... sofrem de mal de parkinson......

  132. Valdir disse:

    A imprensa falida quer ver o circo pegar fogo! E está caminhando a passos largos pra isso. Canalhas

  133. Pedro disse:

    O fumacê mudou, era de pneu, agora é BM, da boa como convém aos trenzinhos-de-cu. kkkk

  134. Jorge disse:

    E são mesmo,um bando de alunos e professores vagabundos,maconheiros,usados pelos deputados marginais do pt ,psol,pcdob,só olhar quem estava com eles e as bandeiras que eles carregavam.

  135. Caio disse:

    Querer dar alguma racionalidade a este governo é perda de tempo ,é um governo que não veio para governar e planejar um novo Brasil ,veio simplesmente como uma revanche de uma esquerda que esta no p

  136. Vanderlei disse:

    a "imprensa" comunista procurando pelo em ovo, quer fazer de uma gota(palavra)um tsunami, nos governos anteriores teve de tudo, aonde vocês estavam "imprensa"corrupta

  137. GonzagaBR disse:

    Só não entendi - ou não concordo - com o tempo verbal: VÃO SE TRANSFORMAR??? Como alguém pode se transformar naquilo que já era??? E discordo do termo IDIOTAS ÚTEIS: são idiotas, porém inúte

  138. Péricles disse:

    Na realidade são idiotas INÚTEIS, imbecís, retardados, analfabetos e comunistas do PT.

  139. Marcus disse:

    Os adivinhadores de plantão, já começam o seu trabalho de tentar transformar as manifestaçõs de ontem numa onda sequencial como a ocorrida contra o PT, em 2013. Ledo ngano. O PT jamais voltará a

  140. Jorge disse:

    Tudo vermelho, o aparelhamento foi muito grande durante os 16 anos, não será em 3 ou 4 mêses que se livrará desse lixo tomador de dedo no cú.

  141. Pedro disse:

    Um segmento da sociedade que recebe serviços sem pagar e reclama, são, de fato, idiotas "inúteis". Se não estão satisfeitos com ensino público, vão para a privada.

  142. Elias disse:

    O visitante indesejado, ridículo por sinal, mostra a sua verdadeira face. Aquele que nunca fez absolutamente nada no cargo que nunca desejou ter. Até quando suportar este desastre?

  143. Davi disse:

    E ainda tinha professor ameaçando tirar ponto de aluno que não fosse à manifestação. O aparelhamento petista nas universidades é imoral demais!

  144. Leovaldo disse:

    Bolsonaro está certissimo, estão sendo usados mesmo! Pelo PT, CUT, MST E DEMAIS COMUNISTAS. Será que não enxergam? São os estudantes que passam de ano apenas por frequência, cria do PT.

  145. RASC disse:

    Vamos imaginar um cenário extremo: greve geral e duradoura nas universidades. O que muda no Brasil?

  146. Cláudio disse:

    A verdade deve ser dita, são idi otas úteis, ficou bem claro, só estava ali quem perdeu a eleição pt, psol, pc do b, une, ubes, cut, Lula livre, o ele não. Educação passou longe.

  147. Júlio disse:

    Ele não disse nenhuma mentira,falou a verdade, e a verdade dói.Massa de manobra mesmo utilizado pelos sindicatos,partidos, os espertos, e os usados se sentem ofendidos, mas a forma de dizer n é ass

  148. Suelly disse:

    A tal frase dizem vem de um graúdo da mais antiga esquerda festiva o Lenin. A tchurma da tchutchuca deveria ter ficado vaidosa!!

  149. disse:

    isso mostra que quem votou no falastrão e for honesto se arrepende pelo que fez , caiu a casa do BOZOLULA

  150. Brasileiro disse:

    "O idiota útil, por definição, é idiota demais para saber que é útil e quem o utiliza." Olavo de Carvalho

  151. LEILA disse:

    Os estudantes sempre foram usados como massa de manobra. Vendo o que está acontecendo sou obrigada a concordar com o Presidente Bolsonaro.

  152. Roberto disse:

    O governo quer impedir que eu deduza despesas de educação e saúde do meu IR, capar minha aposentadoria, e ainda me chama de idiota! Tava lindo na Paulista ontem.

    1. Deduzir despesas de educação estudando na rede pública? Explica isso aí...

    2. Um pessoa com o minimo de cultura eue diante de todas as evidencias continua acreditando num corrupto preso não passa de um idiota completo.

    3. Roberto estava ontem na Paulista vestindo uma camisa vermelha escrito "Lulla livre". Não cansa de passar vergonha.

    4. Uai sô! Deduzir despesa da educação no IRPF? Você não estuda nas escolas maravilhosas da era PT não? Pagar escola para quê se o ensino público, segundo vocês, é ótimo.

    5. Parece que é sim como te chamaram, primeiro só tolo fala de si mesmo, segundo que só pensa no seu bolso quando o assunto é publico!