MDB tenta convencer Renan a desistir da disputa no Senado

Cresce no próprio MDB uma movimentação para que Renan Calheiros desista de tentar a presidência do Senado pela quinta vez.

O que está em jogo também, avaliam adversários internos de Renan, é a sobrevivência do partido.

Desde a redemocratização, praticamente, o MDB mandou e desmandou no Senado — veja aqui. Mas, em outubro do ano passado, a legenda sofreu um revés nas urnas: o tamanho da bancada caiu de 19 para 12.

Embora continue com o maior número de parlamentares, o partido chega à nova legislatura fragmentado, e sem caciques como Eunício Oliveira, Romero Jucá e Edison Lobão, que não se reelegeram.

Na semana passada, noticiamos aqui que Jucá — presidente do MDB — é aliado de primeira hora de Renan, mas tem dado sinais de que está disposto a buscar uma candidatura alternativa, caso perceba que o alagoano não conseguirá vencer as resistências ao seu nome.

Essa movimentação aumentou nesta semana, segundo o relato de dois senadores do partido.

“Essa movimentação existe e tem se intensificado. Havia, digamos assim, um certo entusiasmo em relação à candidatura do Renan, mas hoje há um certo medo de ele trazer desgaste para a presidência e, consequentemente, para o partido.”

“O MDB, muito inteligente que é, não vai querer perder a presidência e se desgastar mais com o restante da Casa. Acho que Renan nem chegará a ser confirmado como candidato.”

Até o ano passado, eram 14 partidos no Senado. A partir de fevereiro, com a renovação de 85%, serão 21 legendas disputando espaço. Blocões, como o de Cid Gomes, já estão sendo formados. E o MDB, nesse novo cenário, terá mais dificuldade para se impor.

Comentários

  • Willer -

    Imagine um botão vermelho, o nome dele é Renan Calheiros, está ligado a uma bomba que se chama MDB pronta a explodir. sentados encima da fatídica estão o bando de parlamentares gritando #forarena

  • Mario -

    Domingo próximo todos na rua para afundar esta candidatura de Renan. O Brasil não pode ficar refém de um personagem desses. FORA RENAN!!!!!!

  • Vlad -

    A candidatura de Renan vai afogar o MDB na lama. E ainda vai perder, pois a pressão popular vai ser muito grande. #ForaRenan

Ler 94 comentários