MEC bloqueia R$ 2,4 bilhões da educação básica

Um levantamento da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições de Ensino Superior mostra que o Ministério da Educação bloqueou pelo menos R$ 2,4 bilhões para investimentos em programas do ensino infantil ao médio.

Questionado pelo Estadão sobre motivo dos cortes, o MEC afirmou que “ainda não é possível informar quais áreas serão afetadas e nem em quanto” e que “estuda a melhor forma de cumprir a determinação do governo”.

Segundo o levantamento, também foram bloqueadas verbas de Pronatec e do Mediotec.

Este professor recomenda: "Fechem o MEC." Leia mais

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Beth disse:

    começo a me preocupar com tantos erros e tropeços nesse governo... Deus nos proteja!

Ler comentários
  1. Biofeminista disse:

    Fernando só falta sentar no cano de uma doze e se matar. Gargalhando. Fernando, pense na sujeira que seria. Eletrochoque é melhor.

  2. Nadir disse:

    Se tirou dos comunas das escolas públicas e universidades foi bom. Notícias diferentes aqui...chequem em outros lugares p/ confirmar. Ontem descobri q o Onix chorou em discurso,não outro dito aqui.

  3. Biofeminista disse:

    Mas, isso é tão a cara da direita indolente. Se disser ao Bozo que Einstein era ateu de esquerda ele manda acabar com a Teoria da Relatividade. Gargalhando.

  4. Isaias disse:

    A muito tempo Dinheiro não é problema, o Brasil gasta mais que muitos países, infelizmente como em quase tudo por aqui o desvio a corrupção, falta de respeito com o erário e grande.

    1. Primeiro há que se distinguir entre gasto e investimento. Vinhos caros prós togados, almoços para se ter porre de medalha, vaga pra o genro, em máfias partidárias, é gasto, ou investimento?

  5. Nadir disse:

    De onde mais o governo cortou verbas? A arrecadação baixou. A dívida pública explodiu com incompetência e robaleeira petralhia. A conta chegou! O que de bom o governo faz aqui se boicota!

  6. Nadir disse:

    Depois de uma década de desfaçatez com dinheiro público, política economica igual a Venezuela, e as contas que PT não pagou, além da crise econômica. Cortes chegaram!

    1. Deve ter sido rebaixado, ainda no governo Dilma, treze anos aqui de política econômica bolivariana estilo Venezuela...

    2. Volto a perguntar: o brazil não é mais a sexta economia? Foi rebaixado? Sabe informar?

  7. EDUARDO disse:

    Só consegue entender o significado da educação quem tem educação. Vemos que esse governo não dá valor à mais importante aula da civilização: A Filosofia. O presidente está nu !

  8. GCJ disse:

    Como ainda tem cretino do inferno que defende o canalha. Dinheiro da EDUCAÇÃO BÁSICA. CANALHA. Filho de demônio

    1. Lixão , vá estudar e pare de postar merd@s!!!

    2. Lixão , vá estudar e pare de postar merd@s!!!

  9. Marcos disse:

    POR RA ANTAGONISTA CARALH U, que jornalistas são vcs? quebrou o Brasil, só há dinheiro para alguns ministérios até agosto, e pode não dar para fechar o ano! QUEBROU vai lá atrás do furo

  10. GCJ disse:

    Dinheiro da EDUCAÇÃO BÁSICA. Que canalha. Deve ser para pagar o BOLSOLÃO. Dinheiro para comprar votos. Canalha. Canalha. Canalha. Canalha

  11. GCJ disse:

    BOLSONARO cortou o dinheiro da educação básica ao mesmo tempo que vai comprar voto por 40 Milhões. Acho que já passou da hora da nova política ir embora. Essa foi a gota d'água. Chega. LIXO

    1. Mata de raiva quem Biofracassada, eu me divirto com os absurdos proferidos por esquerdopatas imbecis. Por favor, continuem a defecar pelas pontas dos dedos,

    2. Esta no lugar errado fio... Mais da metade dos que estão aqui sabem o que esta acontecendo com as contas publicas. Não adianta forçar propaganda contraria aqui. Ninguem acredita mais em vcs.

    3. Recomece do zero na educação canhota e prove que comprou votos. Prove!

    4. Olha os jumentos da estrebaria dele parindo porco espinho aí em baixo. Com insistência a gente mata eles de raiva. Gargalhando.

  12. GILMAR disse:

    Devagarzinho vai acabando a mamadeira dessa turminha, vamo trabalhar gente, a mamata acabou.

    1. É isso ai, chega de creches e verba para pré-escola. Criança pobre tem é que ajudar a família na reciclagem, vender bala, movimentar a economia.

  13. GCJ disse:

    O banco do Brasil promoveu o filho do Mourão. O banco do Brasil bancou jantar para Bolsonaro no EUA, e apesar do gasto, o cara não foi. Dinheiro sempre tem. Mas sempre para as pessoas erradas

  14. Zaitsev disse:

    É só fazer arminha com os dedos que a educação vai melhorar ! Cambada de FDP do Karalho ! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  15. disse:

    Peraí... O "levantamento" foi feito pelos "dirigentes" de instituições de ensino superior público? KKKKKKKKKKKKKK!!!!! Estão tentando apenas criar tumulto!!! Acorda, Brasil!!!

    1. Não seu Ze buc..##, estar no SAGRES. Cegueira da desgraça!

  16. Biofeminista disse:

    Fernando anda com gente comendo os meios dele aonde vai, e a varia sou eu. Gargalhando. Cadê teu bruta mentes, Pit Fernando? Está te poupando as pregas?

    1. Toda vez que eu lia Fernando tinha alguém comendo ele. Que coisa!

  17. Odair disse:

    Com esse Orçamento Impositivo aprovado pelo Senado e aplaudido pelos prodessores em geral tem que cortar despesas, o governo está certo, existe a Lei de Responsabilidade Fiscal.

    1. Também existe clausula na constituição de garantir educação para todos........

  18. Freedom disse:

    Nem tudo o que é gratuito é valorizado. Tem que cobrar para as pessoas aprenderam dar o devido valor.

    1. Já se cobra. Chama-se imposto. Nada em Banânia é de graça.

  19. GCJ disse:

    Caramba. Agora a coisa ficou séria. Esse governo é o pior de toda história. Esse cretino vai acabar com o país.

    1. Pode espernear, esquerdopata... lula continuará preso...

    2. O governo determinou corte nas universidades e prioridade no ensino básico, mesmo não estando satisfeita com o voto que dei tenho que ser justa, este dirigente do MEC que não está cumprindo com o

    3. Educação deve ser só para quem pode pagar! GO Jair Go

    4. Não liga. DireitaMan aprendeu a juntar palavras pelo método Paulo Freire, mas isso não quer dizer que pense. Ele nunca leu Sócrates.

    5. O Brasil nem existe na educação mundial cara, a gente não está nem entre os 100 do mundo. Bolsonaro tem mais é que cortar tudo mesmo

  20. Francisco disse:

    Coitado do PR. Bolsonaro e Ministro da Educação, tratar com esta gentalha aparelhada que tomou conta do MEC apoiado com extrema imprensa é difícil... Mas confiamos em vcs. PRESIDENTE e ministro!

    1. Educação deve ser só para quem pode pagar! GO Jair Go!

    2. Leva esse trolha pra tu. Coitado é no kct. Os maloqueiros dele estudaram com verba de gabinete.

    1. Educação deve ser só para quem pode pagar. GO Jair Go!!

  21. Renato disse:

    Tá cortando em vários ministérios por causa do teto de gastos. Governo pediu suplemento de venda de títulos ao Congresso. Acredito que a educação básica terão recursos mantidos.

    1. Educação deve ser só para quem pode pagar!! GO Jair, Go

  22. Chrisoula disse:

    Acho que este ministro da educação não vingará!

    1. DireitaMan, o vosso ministro é professor na Universidade Federal de São Paulo, critica tanto os reitores e trabalha para um?

    2. Chrisoula, a questão não é o Ministro, mas falta de recursos. É vai piorar. Os gastos do judiciário e legislativo estão aumentando e arrecadação diminuindo. Nós pagaremos de um jeito ou de ou

    3. só de cortar 2,4 bilhões pra comuna inútil, e educação melhora sozinha, basta não idiotizar as pessoas nas escolas

  23. Biofeminista disse:

    Bozo, empenhado em ampliar o plantel nacional de jumentos. Mas, duvido ele cortar os vinhos dos togados. E você aí fica mesmo achando que esses vinhos tem origem em outra arrecadação.

    1. Educação deve ser só para quem pode pagar! Go Jair Go!!

    2. Eduardo, já nem considero bozonazi gente. Estão aquém de qualquer humanidade possível.

    3. É demais querer que não educados compreendam o valor da educação. Assim surgem os bolsopatas que só sabem chamar de petistas, petralhas e coisas assim. Extrema direita criou o nazismo.

    4. E agora dei uma pra entortar os cornos do Chico. Gargalhando. Pra que quer saber, Chico? Tu não come mais nem buraco na parede. Gargalhando.

    5. De revolta o Flavuxo faz Rachid, né, Dieitaman. Gargalhando.

    6. menos 2,4 bi indo pra professor drogado comunista. Viva Bolsoking

    7. 🇧🇷 Pergunta ao Lula o que ele fez com o dinheiro

  24. Marco disse:

    PARA investimentos? Bloqueou de quem para quem?

    1. E os mais de dois bilhões da educação básica, foi tirado das crianças comunista militantes?

    2. Direitamente. Acho que sua doença é grave, o texto está bem claro: educação básica. Deixa de ser vendido. Seu demônio

    3. o jornal omite que os 2,4 bi foram tirados da mão de comunistas doutrinadores das escolas e universidades, kkkkkkkkkk

    4. Tem que jogar luz no breu das tocas. Não compreendo. Se há algo errado Bozo quer proteger o PT?

  25. Paulo disse:

    Auditoria mais auditorias e mais auditorias, demora.

    1. Auditoria sem Consulta Pública? Quem tá fazendo? A que custo?

  26. José disse:

    Essa associação é comandada por quais partidos mesmo???

  27. Lúcia disse:

    Não dá para entender o motivo dessas medidas. Alguém poderia explicar melhor?

  28. Nadir disse:

    Os reitores X Bolsonaro, guerra anunciada! Japão não tem+ cursos de humanas em Univ, públicas, gov enviou cartas p/ reitores lá. Gov não financia ativistas lá, só profissionais de alta qualific

  29. REALISTA disse:

    Já tivemos a Jumentocracia Petralha durante 13 anos, introduzindo ideologia comunista. Agora estaremos pior ainda, acentua-se a Jumentocracia porém com ideologia jumetocrata de direita. Triste fim.

  30. Massaaki disse:

    Pois é... Eles estão se saindo uns tremendos manipuladores e mentirosos. Onde está o tal do foco no ensino básico?

  31. M.T.Oliveira disse:

    O Ministério da Justiça tem que confiscar todo dinheiro dos políticos que roubaram o país e aplicá-lo na educação e na saúde que estão falidas.

  32. Elaine disse:

    O Brasil está falido e JB precisa respeitar o TETO de GASTOS ou praticar PEDALADAS. Essa é a grande herança dos Governos Petistas. Esquerda ou Militares entregaram o País na mesma situação. FALI

  33. Pedro disse:

    Esta notícia precisa ser melhor investigada para avaliar realmente os motivos.

  34. Milena disse:

    Faz arminha que passa! Cade a foto de alunos das universidades e cursos técnicos fazendo arminha p o mito? Kkkkk

  35. Cristiano disse:

    Esse governo está se mostrando confuso, atrapalhado e precipitado. Pés no chão e bom senso tá OK!

  36. Nadir disse:

    Essa associação é séria ou vermelha como os reitores e professores comunistas que dominam as instituições? È verídico ou só marolinha aqui no site?

    1. A matéria relata cortes no ensino básico e médio! Entendeu???? É essa a importância da educação para o mito! Uma tragédia!

    2. 5-A pedofilia e suas narrativas: uma genealogia do processo de criminalização da pedofilia no Brasil. Dilma deu bolsa p/ milhares de estudantes e professores pesquisarem sobre ideologia de gênero.

    3. 2-Mulheres Pirigosas: uma análise da categoria piriguete. 3- A Zuadinha é tá, tá, tá, tá: representação sobre sexualidade e o corpo feminino negro.

    4. Os trabalhos científicos de mestrado e doutorado nas universidades públicas, pagas com nosso$$$: 1- Fazer Banheirão: as dinâmicas das interações homoeróticas na Estação da Lapa e Adjacênci

  37. Pragmático disse:

    Lamentável. Se acham que essa medida irá "desaparelhar" as Instituições de Ensino, não vai. Professores são concursados (boa parte) e normalmente só deseja ser professor pessoal de esquerda.

    1. O concurso p/ professor é o mesmo. São poucos os conservadores que desejam ser professor (e que passam no concurso, mesmo naqueles que sequer possuem fase de entrevista, como na edu. básica).

  38. Chris disse:

    Esse sujeito está acabando com o MEC. Não há nenhum pedagogo na pasta, nenhum técnico em educação, só gestores. Se a educação estava péssima nas mãos de Waltraud ficará muito pior.

    1. Cortou, por ex., 36% da verba de Federais por causa de eventos de "balbúrdia". Mas, na boa, nenhuma Federal gasta 36% de sua verba em eventos. Usa esse $ pra custear várias coisas básicas.

    2. Pessoal acha que isso vai desaparelhar as Instituições de Ensino. Não vai. Boa parte dos professores são concursados e não vão embora tão cedo. Agora, sem verba, o ensino vai cair mesmo.

  39. Morrowind disse:

    Quando Dilma cortou dinheiro da educação não vi nenhum esquerdista chorar. Quando o o judiciário gasta bilhões à toa, nenhum esquerdista se pronuncia. Curioso.

    1. Não viu nenhum esquerdista chorar? O impeachment foi porque ninguém chorou? Seja coerente....

  40. MARIA disse:

    Tem que cortar mesmo, acabar com esses comunistas de jardim de infância! Quer estudar, que pague por isso! Jardim Urgente.

  41. Maria disse:

    Ignorância e estupidez é o q estão fazendo com a educação.Vão afundar mais o pais.Como melhorar 1 nivel se os professores ñ se reciclam ou estudam mais?Dá p ver q Bolsonaro ñ entende nada de

    1. Então você está comemorando o corte na edução básica, Zé?

    2. Reclama com o congresso, esquerdopata... Você não comemorou o orçamento impositivo aprovado pelos congressistas?

  42. Maria disse:

    Bolsonaro e cia. ñ têm ideia da barbaridade q estão fazendo com o pais.:ignoram o q é educação de primeiro mundo e são tão restritos em sua visão de mundo q estão perdendo o apoio q tinham!

  43. TICO disse:

    Esse dinheiro vai fazer diferença na base, no ensino das nossas crianças. Precisamos melhorar o nivel e qualidade dos professores. Tem muita escola aparelhada, com imbecis sendo remunerados.

    1. Você entendeu que estão cortando da base???????????

  44. Sandra disse:

    Querem justificar a tal da cota, se tivermos um ensino de qualidade do jardim até o ensino médio todos irão concorrer em igualdade de condições, estão beneficiando as instituições privadas

    1. Com certeza. Ou querem acabar com o ensino público? Isso não é anti constitucional? Ou só vão provar que não se tem dinheiro para a educação, mas para outros setores sim?Tão ruins qto os peti

  45. EDUARDO disse:

    Próxima jogada é dizer que educação é deficitária. Começar a cobrar matrícula e mensalidade. Igual estão fazendo com a previdência. O presidente está nu!

  46. nery disse:

    A mamata acabou essa e a verdade maisde 90% por cento do dinheiro da educaçao era desfiada por governadores corruptos e quando cobravam prestaçao do dinheiro se diziam perseguidos ou comprova

    1. Então você admite que a educação sempre funcionou com pouco dinheiro e por isso é de má qualidade? E agora você concorda que a solução é tirar tudo que melhora?

  47. Janaína disse:

    E tira esse Guedes, que só sabe arrochar e cortar, e põe um que desenvolva o País como no governo militar. Precisamos de um Mario Henrique Simonsen, não de uma tchutchuca de mente miúda.

    1. Procure pela divida externa deixada pelos militares devido o "milagre economico" e inflaçao de quase 15%. Deixaram uma bomba do colo do Sarney corrupto.

  48. Carlos disse:

    Se não comprovar gasto vai perder verba mesmo, acabou patrocínio pra socialista ficar em rodinha enfiando dedo no kuh uns dos outros

  49. Janaína disse:

    Sério mesmo, Bozo. Larga na mão do Mourão antes que seja obrigado a isso. Está afundando o que sobrou do País após os desastres de Dilma e Temer.

  50. Nova disse:

    Obviamente. Corta tudo para depois redistribuir

  51. Jaci disse:

    Ontem assisti video na UFRN de mulher de calcinha com focinheira latindo como cachorro, dinheiro público não é pra isso, corta mais ministro.

  52. Marize disse:

    Outro perdido no desastre q é o governo Bozo! Chegou todo estiloso e fez porr@ nenhuma, 1° semestre sem livros pra ensinos fundamental e médio e agora bloqueia $$ de todo o MEC! + 1 INCOMPETENTE

  53. le disse:

    Justo, a corrupção corre solta à décadas na área de ensino. Todos sabemos, Enem, uniforme, merendas, financiamentos por sistema bancários, etc... Os canalhas ficarão fulos com o fim da dinheira

  54. CLECIO disse:

    Boa capitão!! Educação deve ser só para quem pode pagar!! Go Jair Go!!

  55. CARMEN disse:

    Pergunta ao PT porque o dinheiro acabou.

    1. Não somos mais a sexta economia mundial? Fomos rebaixados?