Meio bilhão na Antártida

De 2008 até 2017, o Brasil investiu 500 milhões de reais na Antártida, publica a Crusoé.

Segundo estudo do Ipea, o investimento trouxe retorno em forma de pesquisas que têm o potencial no desenvolvimento de novos medicamentos, herbicidas e até protetores solares.

Leia a íntegra da nota aqui.

2019 não será um ano para amadores. Conte com a ajuda de especialistas para chegar são e salvo a 2020 AQUI

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. $$ publico, se entendi direito, p/ desenvolver itens q serão comercializados pela iniciativa privada, e seus lucros q o vem do consumo cidadão! ‘ciclo’ tbm é suspeito: resquício da velha politic

Ler mais 96 comentários
  1. $$ publico, se entendi direito, p/ desenvolver itens q serão comercializados pela iniciativa privada, e seus lucros q o vem do consumo cidadão! ‘ciclo’ tbm é suspeito: resquício da velha politic

  2. Uma ” MISÉRIA ” em termos de custo/benefício. Deveriam ter investido 5 bilhões. Qualquer investimento é com retorno garantido em qualquer sentido que se olhe. Lamentável, tão pouco investimen

  3. Para as mentes impermeáveis, certamente apoiadores da “Pátria Emburrecedora” da Anta, procurem saber mais um pouco sobre o PROANTAR! Acesso à informação em: www.marinha.mil.br/secirm/proantar

  4. Espero que o Bolsonaro acabe com isso. Pesquisa é importante mas no Brasil, temos outras necessidades mais básicas que carecem de recurso. Foco e prioridade devem ser levado em consideração.

    1. Wolfpack é tão burrinho que não prestou nem para verificar se aquilo que afirma é verdade. Um médico ganha aprox. 75 mil libras/ano na Inglaterra. Como comparação um engenheiro ganha cerca de 3

    2. Os médicos são mercenários. Vai na Suécia, França, Inglaterra e veja quanto ganha um médico nesses paises. Fernandz deve ser do mais médicos formado na Bolivia. Pilantra!

  5. Raros são os veículos de imprensa que acertadamente nominam ANTÁRTIDA. Existe também o Círculo Polar Antártico, antagônico ao Círculo Polar Ártico. Já Antártica continuará sendo marca de c

  6. QUALÉ??? ….. primeiro gastam , depois justificam…. E o que falar do logotipo do correio, hein? Lembram? Governo do PT gastou 45 MILHÕES para alterar o desenho do logo do correio, 45 cara.

  7. Quanto comentário inútil. Pelo que li abaixo, o brasil precisa desistir da pesquisa. Então, como temos muitos assassinatos melhor desistir da policia tb. Temos muitos analfas, vamos desistir do ens

    1. Thiago, para produzir parafusos não é necessário pesquisa, pois já existem máquinas que os produzem automaticamente. Talvez o PT ainda não tenha descoberto isto e esteja pesquisando.

    2. Brasil não retorna o básico ao pagador de impostos, falar em P&D estatal pra meia dúzia de pesquisadores improdutivos e sem compromisso é cretinice.

    3. Só o maior telescópio do chile vai custar 5 Bilhoes ate 2024. 500 milhoes nao é nada para pesquisa de ponta principalmente quando senlida com trabalhos experimentais

    4. Bobagem, tu não estás argumentando com fatos. Faz um levantamento de patentes feitas nas universidades por ano depois volta aqui. Com certeza o Brasil nao revoluciona, mas a pesquisa aqui né inutil

    1. Tu acha herbicida sacanagem? Se melhorar a produção brasileira em 1% ja se pagaram 100 pesquisa dessas. Nao fala bobagem.

    2. Potencial desenvolvimento, nem existe o produto ainda depois de todos esses anos mamando, pesquisa infinita claro senão acaba a boquinha.

    3. Não sei?… Como tantos outros, são produtos necessários também. Me indica alguma pesquisa nessas áreas com custo barato e que atendem as necessidades desses mercados por exemplo?

    1. Famílias que não podem arcar com saúde privada choram a perda dos seus entes queridos pelo estado negligente e corrupto.

    1. Grana essa “gasta” que acaba seu percurso em paraisos fiscais: Panamá, Luxemburgo, Ilhas Seichelles, Uruguai , Suiça e até Cingapura

  8. As atividades científicas desenvolvidas pelo PROANTAR são propostas pelas universidades e instituições de pesquisa das diversas regiões do país, de forma interdisciplinar e interinstitucional.

    1. Ambas as formas são consideradas corretas! Antártida é a região gelada em torno do polo Sul. Antártica/Antártico em oposição ao Ártico!

  9. E assim vão aparecendo onde foram gastos os bilhões arrecadados. Quando cancelar todas essas bandalheiras vai sobrar dinheiro para investir em necessidades efetivas. Só em aposentadorias ????

    1. Se existe algum programa público onde não existem “essas bandalheiras”, o PROANTAR é um deles! Ele é gerido por uma parceria interministerial, a saber: CNPq, MCTI, MMA, MRE, MME e MD (MB e FAB).

    1. Muitos e diversos!Exemplo: avaliação prévia de impactos ambientais nos ecossistemas dependentes e associados que afetam saúde, segurança, bem-estar, atividades sociais e econômicas da populaçã

  10. O Brasil mandando os petistas passear de barco na Antártida, estão se tornando o maior país de tecnologia do mundo. É verdade ou não é? Só 1/2 Bilhão, não faz falta, só cobrar mais impost

    1. Acho engraçado defender programas de tecnologia sem frutos enquanto o povo morre por falta de saneamento e hospitais. Vamos passear na antartida enquanto o velinho morre na fila. Que legal.

    2. Observadores cegos de plantão, convém saber um pouco do PROGRAMA ANTÁRTICO BRASILEIRO (PROANTAR) desenvolvido pela Marinha do Brasil desde 1982! O Brasil assinou o Tratado da Antártica em 1975!

    1. Vá lá perguntar quanta vergonha ele passou na NASA por causa do calote do lularápio no programa combinado. Marcos Pontes cumpriu sua missão e pulou fora para não ser garoto propaganda de ORCRIM.

    2. Não produziu um parafuso, Brasil foi expulso de participar da estação espacial por não ter cumprido com sua tarefa de fabricar o vidro das escotilhas. Lula fez o povo pagar 30 milhões nisso.

    1. Eu vi um produto capilar sendo vendido no SHOPTIME por empresa privada dizendo ser fruto de licenciamento da pesquisa de universidade pública. Deve ser a empresa laranja de algum político.

    2. Se for para defender os incalculavéis recursos minerais e energéticos que dizem ali existir, incluindo petróleo e gas, a missão valeria a pena. Mas a reportagem não abordou tais vantagens.

    3. O Brasil se tornou o maior pais de tecnologia de medicamentos no mundo, não foi não? O importante é que essas pesquisas, salvaram 30 bilhões de vidas brasileiras. Esse deve ser o número dos pet