Ministério Público do Trabalho classifica crítica de Bolsonaro como “inadmissível”

O Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT) divulgaram ontem nota de repúdio à declaração de Jair Bolsonaro no sábado de que “um país que tem um Ministério Público do Trabalho atrapalhando não tem como ir para frente”.

A frase foi dita pelo deputado após contar ter conversado com um piscicultor em Catanduva (SP) sobre as dificuldades que enfrenta, citando “imposto, energia cara e licença ambiental”.

O procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, e o vice-presidente da ANPT, Helder Santos Amorim, afirmaram que as reclamações do piscicultor “não guardam qualquer relação com as atribuições” do órgão, que a declaração de Bolsonaro é “inadmissível” e que ela revela “desprezo institucional e preconceito contra os direitos sociais dos trabalhadores brasileiros”.

“O candidato demonstra descaso com uma das mais importantes conquistas do processo de redemocratização do país”, diz a nota, que destaca o combate ao trabalho escravo e infantil, e a promoção da liberdade sindical, entre outras atividades de procuradores que, “não raro, atraem a ira de parcela do poder econômico sem compromisso com os direitos sociais e individuais”.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 136 comentários
  1. A escravidão no Brasil acabou no fim do século 19 . Vocês não sabiam né MPT ???? E trabalho infantil é muito melhor que meninos de 10 anos com fuzil AK 47 ou AR 15 andando pelas ruas , praças e becos.

  2. Trabalho infantil: há pouco tempo o Trump apareceu no jardim da Casa Branco junto com um garoto de uns 10 a 12 anos que foi contratado para cortar a grama de tão ilustre endereço. Trabalho, orgulho!

  3. Vou acabar votando no Bolsonaro. Ele acertou em cheio ao dizer que o MPT atrapalha o desenvolvimento do país. Agora ele tem de prometer acabar com a Justiça do Trabalho, que é uma excrescência.

  4. Parece discurso da cut, falando em liberdade sindical, num país com milhares de sindicatos, e direitos e mais direitos, como se a constituição não tivesse cláusulas PÉTREAS. Jair Bolsonaro acertou.

  5. Como sempre, Magistrados e Promotores vivem em uma redoma de cristal. Uns acham que são deuses, os demais têm certeza. Privilégios mil para eles e produtividade esdrúxula. Cultores do corporativismo.

  6. A moral da história é que o Bolsonaro não fica em cima do muro, tem personalidade, fala o que pensa, e na grande maioria das vezes vai de encontro o que a grande massa pagadora de impostos pensa tb.

    1. Com o CAPITÃO não tem mimimi , chororô e nem o ” politicamente correto ” . Com Bolsonaro é assim , tacape e borduna neles !!!

  7. JUSTIÇA DO TRABALHO é um órgão criado para abrigar PARASITAS com altos salários pagos pelo sacrifício do povo brasileiro ,Questões trabalhistas relevantes podem ser julgadas peça justiça comum

  8. Teve safado esquerdnha que quebrou o braco e tirou o gesso para entrevista, passou e no segundo dia de trabalho (faltou no primeiro) fez denuncia que quebrou o braco no emprego e Ganhou indenização!!

  9. Direito o cacete! Quem nao conhece alguém que ganhou desonestamente uma causa trabalhista? Ninguem quer empregar correndo o risco de ter que pagar indenização por falsa denuncia! MPT nao eh honesto!

  10. Assino em baixo tudo o que o Bolsonaro falou…existem pra multar as empresas e atrasar o desenvolvimento do país…eles já chegam com a fiscalização pronta, e as multas também…

  11. Queria que estes caras abrissem uma empresa e empregassem umas 3 pessoas. Assim saberiam todo mal que causam a nação Brasileira. Bolsonaro 2018. Nossa última esperança de um Brasil melhor e justo.

  12. Tinha de extinguir mesmo! Pra que ter um MP do trabalho? Isto tudo que falaram que fazem poderia ser tocado facilmente pelo MP “normal”. Ter uma justiça do Trabalho separada é ineficiente e caro.

  13. Conquistas da Justiça do Trabalho: a) combate ao trabalho infantil = mão-de-obra para o tráfico; b) promoção da liberdade sindical = Paulinho da Força, Bob Jeff, Cristiane Brasil agradecem…

  14. O livre mercado com Estado mínimo também destrói o capital nacional que inclui estatais produtivas com sua rede de empresas privadas supridoras

    1. Falta acabar com TCU, onde ganha-se muito e só os paletós vão trabalhar. Mas claro que isso não vai dar p fazer afinal não é da competencia de presidente, mas vale a sugestão.

  15. Um bando de parasitas do estado com raivinha porque não conseguem contradizer com produção laboral aos reclamos da sociedade. Um bando de preguiçosos que teimam no anestesiamento dos pobres pra manter

  16. puz falou a verdade e os mamadores de sempre de algum sindcato associação representantews do outros vem classivicar como inadmissivel fora gangue socialista..mamadores

  17. Tenho que dar razão a Bolsonaro.Nada mais inutil, aliás, cabide de emprego, do que o tal MP do Trabalho, cuja função é acabar com a livre iniciativa.Inúteis, chupins.

  18. O pior é que o tal servente era vagabundo, ruim de serviço. Conclusão: seu Paulo nuca mais contratou servente. Quando precisava de ajuda para um serviço mais bruto, tipo encher laje, chamava parentes.

  19. A culpa direta do desemprego é desse ministérios que dizem defender o trabalhador. O pedreiro que reformou minha casa me relatou que um servente trabalhou para ele UMA SEMANA e já queria processá-lo.

  20. Irresistível esse discurso do MITO. Assim vamos pro primeiro mundo. Força Bolsonaro, Dr. Moro, PF e MPF de Curitiba, curem o Brasil do atraso e da maldita doença esquerdopata.

    1. O Lula disse e diz bobagem o tempo todo e tem 39 % de intenções de votos, um monte de intelectuais e jornalistas defendendo ele.

  21. Com essa retórica eles só deram mais força às críticas. Eles não conseguem nem fingir que a justiça do trabalho é ideológica, passando longe de um conceito equilibrado de Direito.

  22. O privilegiado “procurador”, com salário vitalício de marajá e os demais, deveriam ajudar os empreendedores e não prejudica-los, como fazem todos os órgaos ligados a justiça trabalhista.

  23. O MP é mais do que suficiente e competente para exercer a função de ” custos legis”. Fiscal de todas as leis. MP trabalhista é cabide de emprego p/gente s/concurso entrar pelo 5° constitucional

  24. MPT e JT não deveriam SEQUER existir! NÃO PROMOVEM nada pelo trabalhador, apenas multam, condenam e destroem economias, empresas e empregos. Aliás: MPT, JT e MTE são tem RIQUINHO que nunca trabalhou.

  25. Justiça do Trabalho é a justiça do trabalhador ou do vagabundo, tanto faz….não interessa.O que interessa nessa gentalha é foder com o patrão ou patroa…seja empresa ou seja uma dona de casa.

  26. Não é só o ministério publico do trabalho que atrapalha o nosso desenvolvimento. É o próprio ministério do trabalho que nem deveria existir. É uma das excrescências nacionais…

  27. Precisamos diminuir o tamanho do estado. Extinguir a justiça trabalhista e seus penduricalhos, Procon, decon, juizados especiais de pequenas causas e etc. Grite pela liberdade da Nação, Bolsonaro.

  28. Inadmissível é ter uma legislação trabalhista baseada na “Carta del Lavoro” de Mussolini. E toda uma corja ligada a uma das legislações trabalhistas mais antiquadas do planeta.

  29. Bolsonaro mandou muito mal, nessas críticas. Alguém precisa orientá-lo melhor. Por ignorância, ou por querer mostrar-se simpático ao poder econômico, acaba por meter os pés pelas mãos…é preocupante.

    1. Mandou bem. Veja o discurso escrito, cheio de expressões: “liberdade sindical”, num país de milhares de sindicatos inúteis que estão acabando devido ao imposto, e “direitos”, num mar de desemprego.

    2. qual foi e mentira dita pelo mesmo? energia, impostos estão extremamente alta. Hoje mesmo cerca de 200 cidades terá um aumento de 25% em residências e 26% em comércios e industrias.

  30. Renato disse: 27 de agosto de 2018 às 10:
    Por favor, não falem mal de meus cumpanheros. Vou para o trabalho quase toda semana, um dia, pelo menos. Moro longe. Tem q votar nos cara p manter isso viu?

  31. O Brasil é um dos pouco países do mundo que tem esta estrutura antiquada e atrasada chamado “justiça” do trabalho. 17 Bilhões se gasta com a estrutura, e arrecada apenas 8 bilhões para o trabalhador

  32. Se reclamações do piscicultor “não guardam qualquer relação com as atribuições” do órgão, Bolsonaro pode ter incorrido em erro, e não “desprezo institucional e preconceito contra… brasileiros”.

  33. Essa manifestação do MPT é inerente ao avanço do socialismo sobre o Brasil e demais países da América Latina e no mundo justamente para atravancar a prosperidade do capital nacional.

  34. A constituição de 1988 tem que jogada no lixo, a justiça do trabalho e ministerio publico do trabalho devem ser extintos e seus servidores incorporados pela justiça comum…cabide de emprego

  35. Quando o cara mete “conquistas do processo de redemocratização do país” tu já sabe para que lado o cara vai e o mimimi de sempre que sai do meio sindicalista vai aparecer no resto. Bolsonoaro 17 neles

  36. Bolsonaro acertou de novo! Min do Trabalho, da Previdencia, da Cultura, do Turismo, do Esporte sao cabides de emprego pra acomodar a escumalha de apoiadores, nunca serviram pra nada

  37. A Justiça do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho, os Fiscais do Trabalho, o Ministério do Trabalho só atrapalham quem quer produzir! São parasitas, inúteis, tem que acabar!

  38. O problema é ligar o discurso a prática. Nenhum empreendedor sério sai ileso. Quanto as instituições, “falta de vergonha” resume bem. Onde tem loteamento político dos cargos de decisão, estas já

  39. As leis do Ministério Público do Trabalho são tão boas para o trabalhador que LEGIÕES de trabalhadores AMERICANOS E EUROPEUS querem vir trabalhar no Brasil, já que no lº Mundo NÃO existe MPTrabalho.

  40. Bolsonaro fala o que todos gostariam de falar e nao tem coragem ou oportunidade de expressar. Concordo: A Justica do Trabalho alem de desnecessaria, anacronica serve para locupletar muitos.

  41. O procurador geral tem todo o direito de defender seu ganha-pão, mas o Brasil é campeão mundial em dificuldades para se empreender, e as leis trabalhistas é uma delas. O problema é que o direito do ca

  42. Sou um dos milhares burros de carga otários pagadores de impostos sustentador de castas nesse país. Bolsonaro me representa: Ministério do Trabalho, justiça do Trabalho, CLT devem ser extintas!

  43. A JTrabalho julgou procedente a reclamação de motorista do Uber. Motorista fica com 75% da corrida, trabalha se e quando quiser, trabalha para o concorrente, mas a JT acha q o cara é empregado.

  44. Parabéns, Capitão! A luta para fazer com que o governo pare de atrapalhar quem quer produzir não será fácil. Continue. O Brasil todo se beneficiará do aumento da produção. Mais produtos, mais empregos

  45. E como ! Atrapalha o crescimento do país. A CLT e todas as varas do trabalho, juntamente com os sindicatos, deveriam ser extintos. Antros de esquerdopatas e vagabundos. MERITOCRACIA.

  46. DemoIsto foi no Ministério do Trabalho, mas Bolsonaro fez críticas ao Ministério Público do Trabalho, que é uma instituição independente,com Procuradores concursados, sem interferência do Presidente!

  47. Fleury/Amorim, kkkkkkkkk só posso renome das figuras da para se ter a ideia do funcionamento do Órgão….. Não é mesmo, ninguém quer perder a boquinha,, é Bolsonaro

  48. Bolsonaro está certo! No ministério do trabalho foi descoberto recentemente casos de corrupção envolvendo Roberto Jeferson e sua filha! Esse ministério está cheio de esquerdistas!!!

    1. Fonte: https://www.infomoney.com.br/mercados/politica/noticia/7469413/filha-roberto-jefferson-alvo-operacao-contra-corrupcao-ministerio-trabalho

    1. Você está cometendo o mesmo erro tacanho que os petistas, nas últimas eleições, ao dizer que qualquer candidato fora do partido acabaria com assistencialismos. Isso é muito baixo.

    2. Ah vai, conta outra. Trabalhador terá liberdade, não ficará amarrado a um monte de regras escrotas. Trabalho escravo continuará sendo crime. Só não se pode criar analogias absurdas para tal.