Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Ministro determina afastamento de governador do Tocantins, alvo da PF

Relator Mauro Cambell quer afastamento de Mauro Carlesse por seis meses; decisão será submetida ao plenário do STJ; secretários também são alvos
Ministro determina afastamento de governador do Tocantins, alvo da PF
Reprodução

O ministro Mauro Campbell, do STJ, determinou o afastamento por seis meses do governador do Tocantins, Mauro Carlesse (foto). A decisão ainda será submetida ao plenário da Corte. O político é investigado por participação em esquema de corrupção e obstrução de investigações.

Mais de 250 agentes da Polícia Federal cumprem agora de manhã mandados de busca e apreensão em endereços de investigados, inclusive no apartamento do governador em Palmas e no sede do Governo. 

São duas operações simultâneas que investigam pagamento de propina relacionada ao plano de saúde dos servidores estaduais e obstrução dessas investigações. Também são alvos da PF os secretários de Segurança Pública, Cristiano Barbosa, e de Parcerias e Investimentos, Claudinei Quaresmim. 

As apurações indicam que o governo estadual tirou indevidamente delegados responsáveis por inquéritos de combate à corrupção conforme as investigações avançavam e miravam membros da cúpula do estado. Também apontam que houve produção coordenada de documentos falsos para manutenção dos interesses da organização criminosa.

Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro, organização criminosa, falsidade ideológica e documental e embaraço às investigações.

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO