Ministro, sobre Battisti: “Ele quebrou a relação de confiança para permanecer no Brasil”

Torquato Jardim conversou com a BBC Brasil sobre o caso do terrorista Cesare Battisti.

O ministro da Justiça confirmou que o governo decidiu mandar o italiano de volta ao país de origem e argumentou que se trata de “ato de soberania”.

Ele recomenda, porém, que Michel Temer aguarde a decisão de Luiz Fux sobre habeas corpus preventivo apresentado pela defesa de Battisti.

Veja a seguir algumas declarações do ministro.

“A Itália nunca abriu mão disso. Os italianos não perdoam o Brasil por não mandar o Battisti de volta. Para eles, é uma questão de sangue. É um entrave nas relações Brasil-Itália e na relação com a União Europeia como um todo.”

“A preocupação era que o presidente assinasse um ato que fosse posteriormente vedado pelo Supremo.”

“Ele foi parado pela Policia Rodoviária, verificou-se que tinha mais de R$ 10 mil. Mas não havia ordem de prisão. No que ele foi liberado, passou a ser acompanhado pela Policia Federal. Depois de alguns quilômetros, ele sai do carro, pega um táxi boliviano e é preso pela Policia Federal, agora com ordem do juiz Odilon de Oliveira.”

“Ele quebrou a relação de confiança para permanecer no Brasil. Tentou sair do Brasil sem motivo aparente. Ele disse que ia comprar material de pesca, mas quebrou a confiança porque praticou ato ilegal e deixava o Brasil, com dinheiro acima do limite, sem motivo aparente.”

“Há uma sutileza política também. A Bolívia é o único país de esquerda, além da Venezuela, que poderia fazer um grito anti-imperialista.”

64 comentários

  1. Questões como deste terrorista, das mais miseráveis e sem nenhuma importância para um país que vê sua cúpula política enlameada em seus proprios crimes e dela se quer ver livre, são assuntos que absorvem as autoridades máximas e criminosas do pais. É o cúmulo, do cúmulo: bandidos decidindo a extradição de um terrorista! Eta pais mais desgracado!

  2. Esperar a decisão do Fux no habeas corpus??? O Fux do STF?! Com muito otimismo, acho que esta ideia do ministro Torquato, é uma maneira para lavar as mãos, esperando que o Fux, no corpo do habeas corpus mantenha o assassino no Brasil. Por outra lado, será que a decisão para aguardar a sentença do Fux já não foi uma jogada marcada e o crápula acabar ficando no Brasil?

  3. Mandem esse lixo humano chamado Batistti o quanto antes para a Itália.
    Já temos muitos criminosos em nosso país.
    TOME ATITUDE MINISTRO.

  4. Ô Torquato! Desde quando há relação de confiança entre um assassino e o Brasil? Você é bem um ministreco do governo, para não dizer outra coisa.

    1. Uma declaração desta mostra bem a distância entre o que o ministro quer sugerir que é: um sábio, e o que de fato é: um estupido e idiota!

  5. É um verdadeiro absurdo que o Brasil mantenha esse terrorista a salvo da justiça Italiana, a italia é um país amigo e deve ser respeitado como tal. Esse sujeito é acusado de terrorismo e assassinatos na Itália. Que se defenda no seu próprio país! O BRASIL TEM QUE DEIXAR DE SER PORTO SEGURO DE CRIMINOSOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ASSINA LOGO ESSA EXTRADIÇÃO TEMER !

  6. Enfia logo esse verme dentro dum avião e manda de volta pra Italia, ninguém precisa esperar resolução nenhuma dum tribunal vendido quanto esse stf, caramba! Haja paciência viu…

  7. Até entre os comuns da mesma quadrilha tem jogo de empurra, enquanto se brica de batata quente por aqui, as famílias das vitimas sofrem sem a aplicação da justiça.

  8. Se ele não tem ainda um HC, nada impede que o Executivo extradite ele, não precisa esperara nada se o Fux engavetar este pedido e ficar a vida toda para resolver, vão deixar o Assassino terrorista aqui para sempre?

  9. Esse terrorista foi julgado e condenado por 04 homicídiods em seu PAÍS. Foi protegido pelos petralhas. Como brasileito de bem, que não têm bandido de estimacao, acho que já vai tarde.

  10. isso de ‘quebra de confiança’, foi a fábrica de cofres Confiança que faliu ?
    ou é mesmo desculpa de jacuh ?

  11. Que mentira deslavada! Se querem burlar as Leis pra Michel Temer puxar o saco da Itália, arranjem pelo menos uma desculpa melhor. Sabujos!

    1. Quem está quebrando a lei e o tratado de extradição do qual é signatário é o Brasil. E pra proteger um terrorista foragido condenado. Se tem alguma lei quebrada quem burlou não foi o Temer.

    1. Olha o fio de bigode aqui. Lei 9.474, art. 39, Item IV – Implicará perda da condição de refugiado: a saída do território nacional sem prévia autorização do Governo brasileiro.

  12. Justiça já!!!!!!!!!!!!!!!!!!! É o que este povo trabalhador sofrido do brasil espera… Chega de o país ser reduto de fugitivos…

  13. Relação de confiança quebrada? Faça o seguinte temer se não quiser mandar esse assassino embora. Promova um encontro entre as famílias destroçadas por esse marginal e ele. As famílias armadas até os dentes e o vagabundo pettratizzi desarmado. Vamos ver o que acontece? Uma baita economia de tempo e dinheiro.

    1. A idiotice não tem limites, ou a burrice.
      Quando alguém se chama por esse nome ou nick dá para imaginar a mente do idiota. O cérebro deve ser cheio de titica de político corrupto, que corrompeu o cérebro do indivíduo!
      Vai ser idiota nos porões do Jaburú!

  14. Está demorando muito para mandar esse vagabundo matador embora. Já bastam os lixos humanos que nascem aqui. Entreguem logo esse safado da mesma forma que fizeram com atletas cubanos desertores, quando o governo petralha os entregou de bandeja em Havana. E eram pessoas honestas e sedentas de liberdade apenas. Temer mande esse crápula para a terra dele, que morra na cadeia, lá não há moleza como nessa b(o)ata de pais.

  15. Se Temer deportar esse terrorista assassino dá uma demonstração ao mundo de que aqui a lei e ordem prevalece e que lugar de assassino é a cadeia!

    1. Se fosse assim esse governo atual estaria todo preso, ou você acha quer os que morrem na fila do INSS, nas estradas esburacadas ou pela violência atual é responsabilidade de quem?
      Batistti cometeu assassinato pessoalmente e estes políticos corruptos cometeram sentados em seus gabinetes roubando da nação o dinheiro que salvaria vidas! São assassinos também!

  16. A polícia federal rodoviária ou não, foi aquilo que sobrou de vergonha na cara, como instituição desta república BANANEIRA!
    Fico estarrecido, quando alguém consegue ser preso antes de praticar um crime, nesta nação de BANANAS!

  17. O Brasil precisa mostrar ao mundo que está mudando…. Desde que o bandido britânico Ronald Biggs, conhecido como o “ladrão do século” roubou um trem pagador e fugiu pra cá e aqui viveu sem ser incomodado, que virou mania bandidos do mundo todo fazer o mesmo.

  18. Ou seja, continuou a delinqüir, independente dos seus pais ou da sua patria… Logo, parece se tratar de um delinquente ideológico e global incorrigível!…

  19. Uma grande “coincidência” é que o advogado do terrorista Battisti é amicíssimo do Lula tendo, inclusive, sido advogado do Lula quando foi preso décadas atrás pelo Romeu Tumma.

  20. CRITICOU O LULA ==OS AMIGOS DO STF- SENTIRAM OFENDIDOS E O TEMER TAMBÉM

  21. Bateu o desespero no terrorista carcamano,saiu dando entrevistas a torto e a direito queimando mais ainda o filme.Tbm,depois de 10 anos de vida boa na banania,na praia,sustentado pelo pt,vendo a b unda da mulherada todos os dias,agora vai ter q encarar uma prisao na Italia.

  22. É um imigrante que entrou no país com documentos falsos.
    Felizmente para o Brasil, quando lula abraçou esse criminoso, o primeiro-ministro da Itália era um crápula sem nenhuma moral.
    Nosso país espera que o juiz Fux faça o certo.

  23. Que tanta conversa, meu Deus, para mandar um terrorista de volta para pagar seus crimes! No Brasil se fala muito e se age pouco.

  24. É A HERANÇA MALDITA DO PT SE MANIFESTANDO. UM PARTIDO QUE PROTEGE UM TERRORISTA INTERNACIONAL, SÓ PODE SER TAMBÉM UMA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA… CHAMADA PT, PARTIDO DAS TREVAS!!

  25. Todequatro é uma anta rosa!!! “batisti*quebrou* a relação de CONFIANÇA com o Brasil””” UM ASSASSINO???UM TERRORISTA??????Quebrou a relação de CONFIANÇA??????AH!!!seu tode4 vá para a P Q te P!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  26. O que falta é ter um que fale que quem manda nessa poha sou eu. Ficam todos dividindo a responsabilidade sem observar o prejuízo do país em relação ao resto do mundo.

  27. Jogando para a torcida como sempre. Depois, vem STF QUE NUNCA SE IMPORTOU COM A OPINIÃO PÚBLICA vem com aquela firula de que “de acordo com a lei ele não poderá ser extraditado porque responde processo aqui”, e fim. O bandido permance impune. Jamais o STF se colocará contra uma decisão de Lula!

  28. Ele mora na beira do mar mas foi pescar na bolivia.Vai ver q enjoou de comer robalo,enchova e tainha.Ou entao foi tentar conseguir uma bolsa-pescador do rio paraguai,pois la de cananeia ele ja deve ter uma dada pelo pt.

  29. AH TÁ! ENTÃO QUER DIZER QUE, ANTES DO BATTISTI DAR A DECLARAÇÃO, ESSE TERRORISTA TINHA UMA RELAÇÃO DE CONFIANÇA COM O PAIS?
    PQP!
    ESSE PAIS TÁ PIOR QUE EU IMAGINAVA!

  30. Esticam muito este assunto: Ele é terrorista, assassino e condenado na Italia, seu país! É para lá que ele tem que ir! O que é tao difícil de entender? lula, que é da mesma laia deu cobertura para ele, lula acabou!Ciao Battisti!

  31. Que novela demorada.
    Mandem logo ele pra Itália. Eles que resolvam o caso.
    Nós não estamos nem aí para Cesare Battisti.
    Que perda de tempo.

  32. Qualquer imbecil q defenda esse comunista assassino merece a morte!!!!!!!!!Saiu pra comprar vara de pescar????realmente,Cananeia é pertíssimo da Bolívia!!!!!!!Um pelotão de fuzilamento,nos moldes soviéticos( como o terrorista gosta) resolveria o problema!!!!

  33. Tá O STF faliu. Eis uma GRANDE oportunidade do sando da república, demonstrar que realmente é uma instituição capaz e que inicia um processo de recuperar a estima da população. manter o afastamento do Aécio é um GRANDE primeiro passo. Esperemos que não percam o bonde da história. 2018 está aí, será o momento de redenção da população. Eu acredito.

Comentários temporariamente fechados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.