Ministros do STF fazem votos maiores para “aparecer mais tempo na TV”

Os ministros do STF passaram a escrever votos maiores desde que as sessões começaram a ser transmitidas ao vivo pela TV, em 2002.

“Os acórdãos ficaram com 26 páginas a mais, em média, o que aumenta o tempo de leitura e prejudica a eficiência do tribunal”, disse ao Estadão o economista Felipe de Mendonça Lopes, da FGV, com base em pesquisa feita para sua tese de doutorado. “O motivo do aumento não é a dificuldade técnico-jurídica da questão, mas tão somente aparecer mais tempo na TV.”

A pesquisa usou todos os casos de controle abstrato de constitucionalidade julgados pelo STF entre 1988 e 2015, a maior parte Ações Diretas de Inconstitucionalidade (as ADIs).

Foram 1.680 acórdãos, ou 15 mil votos, pesquisados no site do Supremo.

Nem precisava tanto para convencer O Antagonista.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

  1. Essa tv justiça devia ser fechada, é mais um custo desnecessário com uma justiça que também não funciona. Esses ministros não estão em sala de aula para passar horas e horas defendendo uma tese, elevando sem necessidade o tempo de uma decisão quase interminável. Devia havel uma limitação de no máximo de 30 minutos e nada mais para que assim eles aumentem a produtividade e não acumulem processos na casa.

Ler mais 98 comentários
  1. Essa tv justiça devia ser fechada, é mais um custo desnecessário com uma justiça que também não funciona. Esses ministros não estão em sala de aula para passar horas e horas defendendo uma tese, elevando sem necessidade o tempo de uma decisão quase interminável. Devia havel uma limitação de no máximo de 30 minutos e nada mais para que assim eles aumentem a produtividade e não acumulem processos na casa.

  2. Tribunal tabajara. Ruim demais. Tem o filho da amiga da mãe do molusco de nove tentáculos, tem o advogado do pt, tem o esquerdinha-caviar-mor fala mansa e cheio de teses, tem a amiga da ex-marido da ameba doida, tem o procurador que advogava sem poder mas recebeu o aval da oab, tem o cabeleira papai de desembargadora novinha…enfim, um orgulho.

  3. Adorei esta citação….. Antigamente dava gosto assistir as Sessões do STF, hoje em dia tenho até nojo ver aqueles ministros lendo e inventando histórias para as moscas ouvirem…
    Se eles são tão sábios, deveriam ser mais objetivos porque sabem responder os seus pontos de vista.
    No momento, não perco mais tempo nessa turma do sabe tudo que até deixa o Lula com inveja.

  4. O motivo não é esse. Eles não querem que ninguém se interesse por nada disso, e como agora não tem como não televisionar, o único jeito é fazer tudo ser tão chato que ninguém consegue ver.

  5. SE sao votos “para encher linguica” ou como diz Dr. Joaquim Barbosa, voto “chicana”, e completamente dispensavel porque sabemos que e so para mostrar aquilo que nao interessa em nada a coletividade! Quem quer saber da capacidade, do “saber juridico” e “vida ilibada” de cada um, se sabemos que essas qualidades SERIAM obrigatorias para o desempenho dessa funcao, caso elas nao fossem IGNORADAS por politicos corruptos que governaram essa nacao desde os anos 90 e que NOMEARAM esses ministros pela sua INEFICIENCIA E SERVILISMO ao partido de plantao, PT, PMDB e PSDB? Portanto nao interessa a ninguem ESCUTAR MENTIRAS, tao repetidas que estao irritando mais do que informando.

  6. E o povo ainda tem que pagar aquele funcionário público ( que deve ganhar R$ 20.000,00 por mês ) só para empurrar a cadeira para encaixar a bunda dos ministros quando começa a Pantomima do dia .

  7. E depois dizem que não são políticos. Está na hora de acabar com aquela palhaçada que o pessoal de direito cisma em manter. Joguem a toga no lixo, falem português e não latim, aprendam a se comunicar com o povo, ao definirem algo com tantas justificativas legais, não retornem ao tema para mudar o que foi decidido sem que haja algo novo no processo e, acima de tudo, entendam que o povo quer justiça e não medidas políticas de acomodação entre os poderes.

  8. Não só querer aparecer mais tempo na TV, o que acho totalmente infantil considerando a importância do cargo e dos próprios processos, assim como todo o floreio e auto elogios, palavras e frases de efeito ao se citarem uns aos outros e aos “eminentes e saudosos” ministros de antigamente, totalmente descabidos nos dias de hoje, atrapalham a eficiência no julgamento dos processos pela enorme perda de tempo. Excesso de cordialidade e boas maneiras entre pessoas que se encontram todo santo dia para falar as mesmas coisas parece artificial e somente causa tédio e desinteresse de quem assiste pela TV. O Ego inflado dos magistrado é evidente, sem contar que cada um força um sotaque, pausas e jeitos de falar que beiram o ridículo

  9. Excelentíssimos Ministros(as) Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Celso de Mello, Marco Aurélio, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Luiz Fux, Rosa Weber, Roberto Barroso, Edson Fachin, Alexandre de Moraes. O “cara lá de cima” (DEUS) esta vendo tudo! isso que importa! Daqui uns anos quando essa vida aqui não existir pra vocês, é com “ele” (DEUS) que terão de se defender das boas e más atitudes. Então aproveitem as oportunidades do pouco de tempo que essa vida lhes presenteiam para fazerem o que realmente acham ser “bom” a se fazer. Certo e errado é relativo… o que esta valendo é “Bom e Ruim”…lembrem-se disso. e que Deus os abençoe.

  10. Realmente é a vaidade acima de qualquer outro motivo. Para dizer um SIM ou um Não, um a favor ou um contra, demorar quase 3 horas e a Globo News, a Band News, TV Senado, “guenta”, quando poderiam passar algo bem mais educativo e prazeroso, é de deixar cair a bolsa, já que o saco aguenta.

  11. No caso do rapaz Tofolli, a extensão de sua exposição na TV só aumentou a ojeriza e o asco que a população tem por ele. Em poses teatrais e afetadas, cheias de pura empáfia, o pequeno ministro constrói uma carreira desastrosa para o país.

  12. Deus me livre! Ninguém aguenta ver esses juízes falando muito! Eles falam,falam e no final dão um voto que não agrada ninguém! E ainda usam uma linguagem jurídica que é ininteligível portanto, proibida para a maioria dos cidadãos.E o empate sempre jogando a decisão no colo da Carmem Lúcia!

  13. Alguém poderia avisar que em tv, menos é mais.
    A partir do primeiro minuto de atenção, o telespectador perde a concentração e, às vezes, sai até da frente da tv.
    É preciso ser objetivo.

  14. Viram o tamanho do voto do Min. Fachin na ação que tratava do foro por prerrogativa? Foram cerca de 15 orações. Acho que vale a pena O Antagonista publicar uma notícia destacando isso.

    1. Bem lembrado, Alfredo. Uma das honrosas exceções. Poderia ser um ótimo exemplo para o desempenho dos outros ministros.

  15. A palhaçada de ficar 03 horas lendo um voto não é nada o duro é que ao final após utilizar vários causídicos para explicar o voto, o sujeitinho vota no compadrio para beneficiar um ou alguns políticos e empresários corruptos
    São atores sem graça graça e qualidade. O STF é um circo dos horrores

  16. São os desqualificados, nojentos, arrogantes, corruptos e boc@is da capa preta que patrocinam o desastre dessa nação. Ali estão indicados por criminosos e dão seu expediente exclusivamente a serviço deles. Os discursos, ah, esses sempre tão bonitos quanto falsos.

  17. Não deixa e ser interessante que alguém tenha observado que os votos se tornaram mais prolixos com a transmissão televisiva. Mas creio que houve um pequeno equívoco nessa análise. Se os Ministros estivessem preocupados com imagem, caprichariam no voto no conteúdo e não só na forma! Mas qual o sentido de duas horas de ladainha para depois defecarem no voto? Na minha opinião, o objetivo ÚNICO da lenga lenga é CANSAR O ESPECTADOR. Quem não se lembra do Professor Astromar de Roque Santeiro? “Acolhendo as contra-razões sobreditas, Vossas Excelências estarão resplandecendo o multissecular movimento constitucionalista…” E por aí vai. Alguém, aguentaria assistir horas e horas disso? Eles NÃO QUEREM ser assistidos!

  18. STF todos querem vitar “SuperStars” na TV, façam uma enquete popular para ver quantos Brasileiros assistem, ( eu não) o povo prefere a volta de algum Chacrinha, era bem mais alegre e divertido do que esses Exmos. Doutores, com suas Togas Pretas “a la Morcego Falantes”
    PURA PALHAÇADA, E SEM NENHUMA GRAÇA, no final o BOCAMOLE solta todos, que nem pum. Prefiro o JUSTO VERISSIMO DO ZORRA TOTAL

  19. Fazem votos maiores, para tentar exibir erudição (ou seria pseuda?????). Ou porque são vaidosos, narcisistas, megalomaníacos, deslumbrados, ENFIM, PORQUE NÃO PASSAM DE UNS BOBALHOES RIDICULOS, MEDIOCRES????

  20. BANDO DE BABACA PODE APARECER BASTANTE NA TV.
    EU VEJO SEMPRE TRAFICANTE NA TV.
    EU VEJO SEMPRE ASSALTANTES NA TV.
    TODOS COM CAMISA DO “FRAMENGO”, CORDÃO DE OURO NO PESCOÇO, PULSEIRA DE OURO E CHINELO NO PÉ.
    ENTÃO OS MINISTROS ESTÃO IGUAIS, 170 FUNCIONARIOS, TOGA, UMA POLTRONA QUE DEVE CUSTAR MAIS QUE UM CARRINHO POPULAR, E PÉS DE BARRO.

  21. HABEAS PROPINA.
    E o que é aquele iletrado Dias Toffoli tentando rebuscar o discurso?
    Lembra aquelas duplas sertanejas que escolhem palavras pela sonoridade e rima, sem saber o significado.
    Pior ainda repetir chavões que saem da boca do ministro chefo propineiro Gilmar Mendes.
    Estamos só aguardando o momento em que dezenas de PROCURADORES juntamente com a Polícia Federal divulguem a CORRUPÇÃO e PROPINAGEM do Supremo Tribunal Federal.
    Dilma a chefA do PU -teiro disse que tem 5 ministros CORRUPTOS do STF com quem ela é os PTistas podem contar.
    Entrou Alexandre de Moraes para o lado Temer.
    Que festa a chefA Cármen Lúcia pode promover.
    Habeas PROPINA.

  22. Precisamos nos responsabilizar mais e atuarmos conforme nossas crenças. Por exemplo, que banco financia psol, rede, partidos de esquerda comunista que está afundando o Brasil, sempre sabotado por elas e afligindo constantemente gerações? Boicotem. Que jornais não usam de INTEGRIDADE no ato e privilégio de dar as notícias? Boicote. Revistas, produtos, indústrias, artistas , teatros, músicos ,pessoas que ajudam a afundar e degenerar a nação? Boicote. A CNN está indo a falência, e pelo que ouvi a Globo idem. O Santander retirou cinicamente seu apoio a cu”r”tura pornográfica globalista por que? doeu no bolso dos banqueiros. Boicotem, cancelem contas e assinaturas. Chega de maldade, mentiras, manipulações dos que só querem dominar as pessoas sem se importar com nada exceto mais poder.

  23. “Aparecer mais pica na TV ???”
    Melhor seria ser como o nosso painho o biobichinha Louquinhas Silva!
    Esse, adora de verdade, tomar muiiitas picas sempre!
    Qualidade de tempo de pau no ku não é a mesma coisa que quantidade…

  24. “Aparecer mais tempo na TV ???”
    Ora, de que adianta aparecer na TV vomitando jurisdiquês por duas horas, quando o resultado final são apenas decisões que favorecem grupos de lobby, partidos políticos e empreiteiras ?
    Melhor seria ser como Moro, Bretas e Vallisney, que se juntar seus tempos na telinha não passam de uma hora em todas suas VIDAS ! E no entanto, eles são aplaudidos aonde quer que vão, ao contrário desses senhores e senhoras que fogem do convívio de pessoas comuns como o Diabo foge da Cruz.
    Qualidade de tempo na TV não é a mesma coisas que quantidade…

  25. E o Barbosa deu uma foiçada de volta que o Lewandowsky não falou mais nada. Pena que o Barbosa saiu. Nessas audiências deste ano eu acho que aquilo tinha virado um rigue de boxe com Joaquim Barbosa lá.

  26. No final das contas, a soberba e o grande problema do ser humano. Mesmo jornalistas se encantam com a fama. Tudo passa tão rápido e o corpo de um grande desse mundo como Stalin, Bonaparte, Lennon, reis e bilionários, deterioram em poucas horas como qualquer pedinte. Assim é a vida. A glorificação e ilusão. Só a sabedoria faz as pessoas entenderem que não somos melhores nem mesmo que o maior Zé Ninguém da África ou Índia ou Brasil.

  27. Quando vejo um desses sujeitos começar a falar e saio para cuidar de trabalhos e ao voltar ligo a tv eo mosto enganador continua falando e jesticulando as mesmas baboseiras o estômago não suporta vou direto ao banheiro vomitar é nojo demais para um ser humano normal única conclusão CANALHAS.

  28. Uma vez o Lewandowsky botou a boca no Joaquim Barbosa porque o Joaquim Barbosa estava fazendo votos de três linhas somente. Eu vi isso. Sem citar Shakespeare, Voltaire, essas coisas, rsrsrs.

    1. E o Barbosa deu uma foiçada de volta que o Lewandowsky não falou mais nada. Pena que o Barbosa saiu. Nessas audiências deste ano eu acho que aquilo tinha virado um rigue de boxe com Joaquim Barbosa lá.

  29. O BURRAV DOS ANTAS!
    Letra A2:
    ABSURDO
    ANTIPTRALHAS
    ANREA
    ANGELA
    AIIIIIIIIII
    A CASTANHA
    ANALU
    ANT@
    ALBERTO
    ALICE
    A ESQUERDA TREMEEEE
    ANTA GONISTA
    ANTAGONISTAS BURROS
    ALEX SANDRO SILVA
    ALLAN CARVALHO VILLEGAS
    ANTAS
    ANTAGONISTA BARNABÉ
    APOLÔNIO
    A BEM DA VERDADE
    ANTA GO LIXOS
    AIRTON
    ANTI-PT
    ANGEL
    ALUIZIO
    APARECIDO F.
    ABESTADO
    ARTHUR, O LEGÍTIMO
    AGENTE 86
    AU AU AU!!! GRRRRR!! AU!
    APOIADOR DE CORRUPTO
    ATILA
    AMICI
    AQUILO = STF É UM HOSPÍCIO
    ARROTO
    @A_BEM_D_VERDADE
    ALÉM
    ADÃO DELLAVEQUIA
    ARQUEIRO TRAPALHÃO
    ACABOU A MISTICA
    AMOK
    ADRIANO FREIRE RIBEIRO
    AGORA VAI
    ANA PAULA FORA ESQUERDA
    ASSIM COMO DIÓGENES PROCURAVA…
    ACORDA BRASIL !
    ALMANAKUT
    ALMANAKUT BRASIL
    ACORDA BANANEIROS
    AMIGO DA ONÇA
    ADELIA MAURICIO SILVA
    ANDRÉ WENZEL
    ALISON
    ALÔ, MÃE! TÁ ME VENDO? TÔ BONITINHO(A)?

    1. Cara, ao invés de trazer o seu besteirol aqui para os comentários, imprime para você, e lê várias vezes. É a mesma coisa, porque quem lê os seus comentários é só você mesmo, ninguém é tão tonto que vai perder tempo lendo o seu besteirol.
      Seja inteligente, se é para você ler, imprima e leia, é a mesma coisa. Ninguém lê comentários de gente tão tonta como você. Os tontos nunca aprendem.

    2. O STF também contratou o MAV que chama todo mundo que não é ele de Lucas Silva? Sabemos da decadência e indecência do STF, mas não imaginávamos que fosse apelar para esse babaca vomitador de idiotices.

  30. Transmitir os votos traz mais transparência, sem dúvidas, mas esse ego dos Togados precisa diminuir. Os tribunais já são ineficientes, se ficar querendo aparecer prejudica ainda mais a sociedade.

  31. atores mambembes ?
    Caipiras , idiotas vaidosos .
    Onde mais se v~e vaidade é no poder judiciário e mp .
    Para perseguir adversários e contemplar amigos , invariavelmente .
    E depois das sessões, como se sabe, assistem para melhorar a performance na próxima .
    Tudo ensaiado. Tudo fingido . Jogam para a torcida. E o bom direito ? Ah , e precisa ?
    Mias importa o teatrinho …

    1. Eles também são professores universitários e/ou têm contratos de sociedade em Universidades… Quanto mais aparecem, mais “consolidam uma imagem” para vender nesse mercado.

  32. Várias vezes já comentei neste espaço, que o STF é um grande lupanar. Lupanarbé simônimo de “puteiro”.
    Pois esta pesquisa acaba de provar que as “quengas” fazem de tudo para aparecer. Realmente este país somente com uma séria ruptura, tomara rumo.
    Com esses personagens que aí estão, a pouca vergonha só aumenta!!!

  33. Sao uns palhacos,acham q tao agradando com essas baboseiras juridicas q falam por horas e horas,ao vivo,tentando dar uma ar de sabedoria.Nao sabem q sao odiados pelo povo?Farsantes,vigaristas,a hora deles vai chegar.

  34. Votos mais longos pra quê? Só se for para cada um difundir sua própria mediocridade, má-intencao e safadeza.
    Nao é difícil de imaginar que, ao serem indicados por gente da pior laia (tanto em termos de conhecimento, mas especialmente em termos de caráter), deve haver alguma coisinha no histórico q inabilita cada um destes ministros.
    Só uma vaidade incomensurável fundamentaria a decisao de juntar-se a tais companhias e fechar as mentes e os coracoes pro q se trama aí dentro.

  35. Carminha gaguejante não tem preço, pode aumentar o tempo de TV pro povo ver ainda mais quem são os RATOS do STF. 26 páginas/voto é fato irrelevante qdo se derrubam as máscaras de “justiceiros sociais”.

  36. • “ONDE 3 PHODERES FODEM”
    • “SÃO MUITAS as BOLSAS “famílias” PARIDEIRAS JUNTAS”
    • “OU VC MUDA-SE PARA MIAMI”
    • “OU FICA SEM SAÍDA no PUTEIRO brasiLIXEIRO”
    • “A $$$–pumlitiCÚS–CRACIA–dos–$$$ –ROUBADOS CONDENA VC”
    • “A VEGETAR no STATUS QUO da PRISÃO DOMICILIAR”
    • “A TORNOZELEIRA ELETRÔNICA é 1 ARTIGO de LUXO”
    • “SOBRA a BALA PERDIDA na ESQUINA do LEBLON”
    • “OU o PEDIDO de VISTAS GROSSAS PARA a CORRUPÇÃO”
    ••••••••••••••••••••••”
    • “PLIM PLIM VEM AI MAIS 1 CAMPEÃO DE AUDIÊNCIA”
    • “VOSSAS 11 EXCRESCÊNCIAS”
    ••••••••••••••••••••••
    • “PLIM PLIM VEM AI MAIS 1 CAMPEÃO DE AUDIÊNCIA”
    • “VOSSAS 11 EXCRESCÊNCIAS”
    ••••••••••••••••••••••
    • “A $$$–pumlitiCÚS–CRACIA–dos–$$$ –ROUBADOS CONDENA VC”
    • “A VEGETAR no STATUS QUO da PRISÃO DOMICILIAR
    ••••••••••••••••••••••

  37. Acabou-se a pose já há bastante tempo. Todos já sabem que ali só tem amador que foi alçado à uma posição de defesa dos bandidos de colarinho branco. Os votos são feitos por assessores jurídicos sob medida!!! Nojo!!