Monopólio de refino da Petrobras pode estar perto do fim

O Cade vai determinar o fim do monopólio do refino do petróleo, registra Lauro Jardim em O Globo.

O órgão criou um grupo para acabar com esse poderoso monopólio, “que é inclusive um dos responsáveis pelos altos preços dos combustíveis no Brasil”.

Esse grupo foi montado depois da paralisação dos caminhoneiros. Em setembro deste ano, determinará quantas refinarias a Petrobras terá de vender.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. QUANTA GENTE DESINFORMADA!!! O MONOPÓLIO DO PETRÓLEO ACABOU EM 1998 COM A LEI DO PETRÓLEO. QUALQUER EMPRESA PRIVADA PODE CONSTRUIR UMA REFINARIA. O PROBLEMA É QUE AS EMPRESAS ESTRANGEIRAS QUEREM COMPRAR UMA PRONTA A PREÇO DE BANANA!! ACORDEM!!

Ler mais 60 comentários
  1. QUANTA GENTE DESINFORMADA!!! O MONOPÓLIO DO PETRÓLEO ACABOU EM 1998 COM A LEI DO PETRÓLEO. QUALQUER EMPRESA PRIVADA PODE CONSTRUIR UMA REFINARIA. O PROBLEMA É QUE AS EMPRESAS ESTRANGEIRAS QUEREM COMPRAR UMA PRONTA A PREÇO DE BANANA!! ACORDEM!!

  2. O problema é que existe uma fila de gringos querendo montar refinarias no Baziu pra vender derivados mais baratos para o polvo…. e que são impedidas por essas maUditas regras dos cumunistas!!!!

  3. Demorou demais. Mas essa é uma jogada de mestre. Os Reinaldetes vão dizer “olha só que governo bom.”, só vão omitir que só está fazer isso por ter uma faca no pescoço…

  4. Vai acabar com a corrupção e isto é muito bom, mas o preço do combustível para o consumidor não deverá baixar, pois a principal causa do preço alto é a carga tributária abusiva.

  5. O MONOPÓLIO DO REFINO JÁ FOI EXTINTO HÁ 20 ANOS! disse: 1 de julho de 2018 às 21:04
    Seus Antas, o monopólio da extração, produção e REFINO do petróleo já foi EXTINTO em 1997 com a LEI DO PETRÓLEO!
    Ô BESTA QUADRADA, O INTERESSE DAS PETROLÍFERAS SÃO AS REFINARIAS PETROBRÁS! ESTÚPIDO.

  6. Seus Antas, o monopólio da extração, produção e REFINO do petróleo já foi EXTINTO em 1997 com a LEI DO PETRÓLEO!
    O fato é que quase NENHUMA EMPRESA se interessou pelo REFINO; das 17 refinarias existentes hoje no país, 13 são da Petrobras e só 4 são de concorrentes privadas. (Fonte: Economia UOL)

  7. P. Parente iria tentar isso que seria um alivio para a segurança nacional que a maldita FUP pode paralisar todo o país assim como o locaute de caminhões. Só que o lewandomerda e sua máfia pt com a burguesia corrupta no congresso nacional vão reclamar.

  8. COM ABSOLUTA CERTEZA NOSSO PAIS IRÁ MELHORAR MUUUUITO !!
    ACABEM O MONOPÓLIO DO REFINO !!
    ( não precisa nem privatizar !!! pois ela vai DANÇAR no mercado !!)

  9. Esse é o ponto NEVRÁLGICO do problema desse MASTODONTE INÚTIL que atende apenas aos interesses dos seus MILIONÁRIOS FUNCIONÁRIOS !!!
    ACABEM O MONOPÓLIO DO REFINO !!!!

  10. Ue!? Mas acabar com o monopólio não significa vender as refinarias existentes. Basta deixar que outras refinarias se instalem no país e criem uma concorrência saudável. A competência é que deve determinar o sucesso das empresas, não a regulação estatal.

  11. Nao querem a privatização da petro, é como a idependencia do bc, nenhuma empresa vai bancar refinar com uma estatal destas…
    .
    So pra aliviar a pressão causada pelo massivo roubo do pt

  12. mas como vai haver concorrência? cada região do país é cativa de uma refinaria, se houver a venda de uma refinaria no RS por exemplo a empresa que comprar na verdade vai estar assumindo o controle do monopólio nesta região.Para haver concorrência é preciso ter mais de uma empresa.

  13. Boa notícia, contudo tão logo haja novos operadores no mercado, haverá acordo para manter os valores dos combustíveis altos. NO Brasil, sempre predominou capitalismo com elevadíssimas margens de lucro.

  14. Aleluia!!!! Ate que enfim uma noticia boa!! Nao precisa nem privatizar a empesa, basta deixar ela concorrer!! Ai eu quer ver quem e o grande administrador que ira assumir o controle, e realustar o preço diariamente…

  15. Meu Deus do céu que perigo, agora corremos sério risco de podermos pagar mais barato pela gasolina. E a nossa estatal do petróleo mais perigo ainda, a de mostrar que não é tão necessária assim.

  16. Continuando… Resumindo: nós, os tontos, continuaremos pagando os preços mais altos do mundo pelos combustíveis, majorados ainda mais pelos impostos em cascata que incidirão sobre tais preços. Ou seja, a venda das refinarias e da rede de dutos não nos beneficiará, mas prejudicará…

  17. Continuando… Ao vender as refinarias, ela fará caixa e se livrará do mico do refino. E quem comprar, vai refinar o que? Petróleo comprado dela AO PREÇO INTERNACIONAL! Então, o plano é que ela se torne fornecedora de óleo bruto e se livre da pressão para segurar os preços. Continua…

  18. os estados unidos somando as suas tesevas de aguas profundas ealasca sao as maiores reservas do pais , e tem toda sua exploraçao e refino nas maos de empresas privadas e isto simlesmente porque os americanos embora muito mais patriotas que os brasileiros nao sao burrose pgan trinta centavos de dolar

  19. ate que enfim ,ja passoudecadas , em que deveria ter sido tomada esta decisao , e e por isto que estes orgaos de controle tem que ser formado por tecnicos e nao por apadrinhdos politicos que sao meros uxa sacos e vassalos de seus patroes corruptos , que cntinue favorecendo a disputa e coibindo os mo

  20. Como são inocentes… Isso é para beneficiar a Petrobrás, tontos! Vamos lá: hoje o custo do refino é 20% ao preço internacional (volume que importa) e 80% ao custo de extração (volume que extrai). Só que ela lança tudo ao preço internacional. Continua…

  21. Ótima ideia, pena que nao vai sair do papel. Se sair, o que eu duvido e aposto com qualquer um de que nao vai, será em benefício de alguma(s) poucas empresas internacionais que vai comprar um punhado de congressistas e ai teremos um oligopólio… dúvida?

  22. Para brasileiro boçal MONOPÓLIO = concurso público, boquinha, estabilidade no emprego, altos salários, licenças remuneradas, 40 dias de férias, jornada de 6h, pontos facultativos, aposentadoria integral, penduricalhos e pouco ou nenhum trabalho pra evitar a fadiga.

  23. Não há monopólio de refino no Brasil, nem a Petrobras obtém margens de monopolista. O que acontece é o opsto, com o governo obrigando a empresa a acumular prejuízos para conter a inflação. Mercado mais livre implicará ptreços mais elevados. Esse Lauro Jardim é idiota. Ai que burro, dá zero pra ele!

  24. BOA DECISÃO. ESTRANHAMENTE FOI O MESMO CADE QUE AUTORIZOU O MONOPOLIO DO SETOR PETROQUIMICO EM FAVOR DA BRASKEM ODEBRECHT PT FORO DE SAO PAULO. JUSTAMENTE BENEFICIANDO A FAMILIA DE CORONES CANGACEIROS MAIS QUADRILHEIRA E MAFIOSA QUE ESTE PAÍS JA TEVE, DE TABELA O PT E O ACHAQUE AO BNDES

  25. • OS VERMES e PARASITAS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS
    • OS pumlíticÚS LADRÕES e CORRUPTOS
    • E os COMUNISTAS MELANCIA CAVIAR
    •••••
    • O PETRÓLEO é da CHINA, INGLATERRA e HOLANDA
    • O CURURU, a PAYdoRENTA PÉ na BUNDA
    • E o PALHAÇO do PLANALTO
    • JÁ VENDERAM 90% PARA os GRINGOS
    •••••

  26. O brasileiro boçal eleitor de Lula, Bolsonaro, Ciro, Marina, Boulos, Manoela e até do Alckmin odiaram com ódio de morte sta notícia.

  27. A idéia é ótima. Mas se é Lauro Jardim quem a noticia, é altamente recomendável esperar por confirmação de jornalista mais chegado(a) a verificar a veracidade da informação e confiabilidade e boa fé da fonte para se poder ficar alegre com ela.