Moody’s cogita rebaixar Brasil

Um rebaixamento da nota soberana do Brasil pela Moody’s – de Ba2, com perspectiva negativa, para Ba3 – “certamente é um possível resultado” depois da missão da agência internacional de rating ao país, que ocorrerá ainda no primeiro trimestre.

Foi o disse Samar Maziad, vice-presidente da Moody’s, ao Estadão.

“O progresso da agenda de reformas não aconteceu, o que era um componente muito importante para estabilizar o rating em Ba2. Agora vemos que as chances de aprovação da reforma da Previdência pioraram de forma significativa e num ano eleitoral é muito difícil ver uma reforma ampla ser aprovada. O governo tenta a aprovação, mas o fato é que ainda não possui os votos necessários para passá-la. E será que conseguiria os votos nos próximos dois meses para aprovar um grande pacote? É difícil ter certeza sobre isso. Há uma possibilidade de aprovar, mas as chances são pequenas.”

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joe disse:

    Reflexo de um governo fraco e desmoralizado . Credibilidade vem antes do investimento.

Ler comentários
  1. Negao do Tripe Economico disse:

    Pelo jeito esse ultimo voo de galinha foi bem curto.

  2. descamizado disse:

    É só falar com o LULA. Ele disse que tem a solução para os problemas econômicos do brasil. Chama o analfabeto, para ver se saimos do buraco, ou terminamos de se enterrar.

  3. Nós, os escravos. disse:

    A economia do Brasil é escravocrata. O Brasil deveria baixar os valores de impostos pela metade. E dar incentivos para empresas empregar, quanto maior fosse o número de empregados menos se pagaria impostos, um regra proporcional. No mais é só um.monte de mentiras

  4. Isaac disse:

    "É só falar com o Lula" . Brasileiro tem muita ironia e pouca solução efetiva. Do que adianta esta ironia "engenheiro de obras prontas"? Como se alguém precisasse de saber que Lula e o PT são culpados por toda esta crise? Menos, Mr. Ironia...Bem menos... É hora de seriedade e solução prática.

    1. Isaac, eu acho que tem que tem que enfatizar sim que foi o PT e sua base aliada que causaram essa recessão desastrosa que gerou 14 milhões de desempregados inclusive eu. A situação é altamente complexa, nossos jovens estão doutrinados a la Marx, a justiça sendo bombardeada a cada dia e quem vai empreender num País onde um condenado por corrupção tem a possibilidade de ser presidente? Solução?

  5. RESPONSABILIDADE DA CÂMARA! disse:

    Os políticos deste país precisam resolver o que querem da vida pública. Ou decidem por continuar trabalhando em causa própria, ou assumem de vez seus mandatos e retomem os trabalhos pelo país. Se continuarem nessa marcha de balcão de favores e picuinhas, o destino do país será de sucessivos rebaixamentos. É uma responsabilidade e tanto! E nós, povo, estamos de olho.

  6. Soropita disse:

    Numa República onde os três poderes vivem se digladiando; onde o Presidente da República, todos os dias, tenta provar que não é corrupto e que não cometeu crime algum, tem mais é ser rebaixada mesmo. Que rating? Só se for o rating das nações mais mais corruptas, injustas e instáveis do mundo!... rsrs

  7. Eduardo Garcia disse:

    Pronto, Antagonistas. Viram agora o resultado daquela maracutaia da Globo, do Janot, do Joesley Safadão e vários outros? Aquela que vocês apoiaram tão alegremente e depois de cuja derrora, e ´só de raiva pelo vexame dado, fizeram piadinhas sobre o atraso na reforma da Previdência? Pois é... Vão fazer alguma piadinha daquelas agora? Vão ter a coragem de fazer uma matéria sobre o quanto aquela brincadeira de péssimo gosto custou e está custando ao Brasil? Ou o melhor para vocês é o refúgio no silêncio para tentarem ver se ninguém nota o quanto aquilo contribuiu para este possível rebaixamento? É só uma pergunta...

    1. Muda o disco, cara! Essa história nunca colou e nunca vai colar. Temer é criminoso sim, como Lula, Sarney, Tenan, Collor, Dilma e FHC!

  8. Fá-lo-ia disse:

    Se o Brasil nas eleições ficar dividido entre Lula, Collor, Bolsonaro e etc, as agências vão rebaixar o país a zero.

  9. Daniela disse:

    Somos um país de terceiro mundo, novamente. Graças aos politicos e ao povo trouxa que aceita tudo.

  10. Brasileiro Olímpico disse:

    Tenho a solução para a Moody’s não rebaixar o brasil. Mostrar que somos orgulhos de nossas conquistas sociais e legados e cantar em coro ao pé dou ouvido deles: -EU, SOU BRASILEIROOOO, COM MUITO ORGULHOOOO... Apesar da corrupção desenfreada, apesar dos bancos estatais serem antros loteados e tomados por partidos politicos para desvio de dinheiro publico (PMDB, PSDB, PP, DEM), apesar dos impostos e preços regulados (combustiveis, energia, telecomunicações) subirem desenfreadamente inibindo e dessitimulando a livre iniciativa, quem sabe se uma boa cantoria convence os estrangeiros da mesma forma que convence facilmente os nativos?

  11. Todo povo tem o governo que merece disse:

    Percebe-se que as agências, claro, não estão preocupadas se a população que REALMENTE trabalha tem uma carga cada vez maior de impostos que serão sugados pelo ESTADO COMUNISTA DE DIREITO DOS CRIMINOSOS, mas apenas com o aspecto financeiro do DESgoverno dessa republiqueta conseguir honrar os compromissos e o pagamento dos JUROS da dívida, tal qual aquele devedor que apenas e muito mal consegue pagar os juros do cartão de crédito sem conseguir abater o montante principal. Se, para manter essa DITADURA CIVIL CORRUPTA CLEPTOCRATA for necessario que tenhamos que morrer aos milhares todos os dias assassinados nas ruas enquanto nos esforçamos ao extremo para viver dignamente sendo espoliados em impostos, isso não é problema deles. ELES NÃO QUEREM SABER SE O POVO É BOVINO E LENIENTE!

  12. Brasileiro disse:

    O Brasil não é um pais de futuro, mesmo com aprovação de reformas. Sempre vai haver uma desculpa para as palhaçadas dos que elegemos.

  13. mauro Barroso disse:

    A ditadura economica ,como estas mesmas agencias não fossem corruptas , são as defensoras do mercado desprotegido kkkk da um tempo, o mercado parece não ser flexível, e nenhum outro Pais tem interesse em ferrar o outro ,jogo sujo

  14. Denúncias disse:

    Se Temer tivesse sido denunciado na câmara, estaríamos elevando os ratings, com certeza!

  15. Mendes André disse:

    O GOVERNO DE "PLANTÃO",SE REBAIXAR NOSSO RATING ARRUMA QUALQUER DESCULPA ESFARRAPADA,COMO FEZ NA SEMANA. JÁ ESTAMOS ACOSTUMADOS NA BANÂNIA !!!!!!!!!!!!!!

  16. KA disse:

    A população brasileira já está tomando no rating, há duas décadas!!! Portanto, vai fazer pouca diferença!!!Perdido por cem, perdido por mil!!! A esperança acabou!!!

  17. Mendes André disse:

    BRASILEIROS E BRASILEIRAS,NÃO PODEMOS ESQUECER: ESTAMOS AO SUL DO EQUADOR !!!!!!!!!!!!!!!!!! , VIU?

  18. Yago disse:

    Depois de Trump ninguém leva sério o que essas agências dizem. Acabou mercado para essas agências

  19. Alcindo Silveira. disse:

    vá especular no quinto do infernos.

  20. tatu disse:

    O estado financeiro caótico da Previdencia é o resultado de uma causa maléfica simples : o Estado brasileiro é mastodóntico, destroi valor diariamente para o cidadão brasileiro e é usado por uma casta de privilegiados formados por agentes/servidores públicos que quando não assaltam os cofres públicos de forma criminosa, são estremamente ineficientes na gestão pública.

  21. OS BANQUEIROS QUEREM A REFORMA DA OREVIDENCIA, PRA VENDER COMPLEMENTO DE PREVIDENCIA PARTICULAR disse:

    OS BAQUEIROS QUEEM MAIS DINHEIRO--POR ISSO LUTAM POR ESSA REFORMA DA PREVIDENCIA QUE IRÁ DEIXA-LOS MAIS BILIONARIOS

    1. Mas pelo menos vão pagar o que contribui.Melhor banqueiros pagando a minha aposentadoria do que o governo corrupto roubar o que contribui, coisa que vão fazer nessa reforma!

  22. Somente jornalismo imoral, desonesto e intelectualmente corrompido apoiam a reforma de temer. disse:

    REFORMA DA PREVIDÊNCIA: Parem com essa idiotice de 65 anos! Façam opr equivalência de pagamento! Quem PAGOU POR CONTRIBUIÇÃO SE APOSENTA. DEIXEM TRANSFERIR O QUE JA PAGAMOS PARA PREVIDÊNCIA PRIVADA: Lá você tem uma conta, tem contrato, é fiscalizado pela SUSEP, você acompanha seu dinheiro E NÃO É ROUBADO POR GOVERNOS E POLÍTICOS DESONESTOS. Somente RÁDIOS COMO JOVEM PAN/ JORNAIS TIPO ESTADÃO E FOLHA / E ANTAGONISTAS apoiam essa reforma de TEMER: Porca , ineficiente, ineficaz que só vai provocar mais revolta a 71% da população! LIBERTEM AS PESSOAS E PRIVATIZEM O MÁXIMO! 65 ANOS? Porque se já pagamos para nos aposentar agora? Porque essa quebra de contrato, essa imoralidade, essa atitude ditatorial? Não é uma sociedade de direitos? Respeite o dinheiro de quem contribuiu até agora!

  23. Moody´s/Ficth/S&P falidas - perderam a força e a credibilidade. disse:

    As três agências de classificação de risco alertam os fundos capitaneados por países que já foram donos do dinheiro. Hoje além de não o serem, alagaram o mercado com Dollares inflacionados e sem valor. Quem realmente é dona do dinheiro é a CHINA a qual quer aportas mais de 300 BILHÕES de Dólares no Brasil em obras de infraestrutura. Os atuais donos do Brasil reagem (os que manipulam as agências de risco) , tentando rebaixar notas, mas o fato é que não mandam mais nada e a CHINA esta pouco ligando para agências de risco. O MERCADO SABE DISSO: Bolsa a 80.000 PONTOS. Um record!

  24. Alex disse:

    Uma nação que funciona a base de propinas, desde a independência, não deveria nem ter rating !