Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Moraes devolve para julgamento ação sobre operações policiais no RJ

Em maio, o ministro havia pedido vista do caso (mais tempo para analisá-lo). Até aqui, somente Edson Fachin, relator, apresentou seu voto
Moraes devolve para julgamento ação sobre operações policiais no RJ
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, devolveu para julgamento uma ação que discute operações policiais no Rio de Janeiro durante a pandemia. Em maio, o ministro havia pedido vista do caso (mais tempo para analisá-lo).

Até aqui, somente Edson Fachin, relator da ação, apresentou seu voto. A ação foi proposta pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB). O julgamento ocorre em plenário virtual e agora deverá ser retomado, mas ainda sem data definida.

Fachin votou para que o governo do Rio de Janeiro elabore e encaminhe à corte, em até 90 dias, um plano para reduzir a letalidade policial e controlar violações de direitos humanos pelas forças de segurança do estado.

Além disso, o ministro quer determinar que o Ministério Público Federal investigue alegações de descumprimento da decisão que suspendeu a realização de operações policiais no Rio, inclusive as relacionadas à ação que deixou 28 mortos no Jacarezinho, em maio. Leia mais aqui sobre o voto do relator.

Mais notícias
TOPO