Moro: “Ao Judiciário não cabe ser o guardião de segredos sombrios do governo”

No Fórum da Liberdade, em Porto Alegre, o juiz Sergio Moro — além de elogiar o voto de Rosa Weber no julgamento do HC de Lula — disse que os cidadãos têm, sim, condições de chegar a suas próprias conclusões.

“Governados têm o direito de saber como se comportam seus governantes e também têm direito de saber como se comporta a Justiça. Ao Judiciário não cabe ser o guardião de segredos sombrios do governo. A Constituição é mandatória de que processos devem ser públicos, segredo é excepcional.”

Ele ainda afirmou que existe diferença entre vazamento e publicidade.

“O que eu fiz em todos os casos foi deixar o sigilo legal levantado. Acredito que, abrindo os processos e as provas, as pessoas podem emitir seus próprios julgamentos.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 44 comentários
  1. Ouviram ”alguns ministros do STF” alegórico e alguns advogados. Temos o direito de saber o que realmente os ”nossos governantes” fazem e não esconder e passar a mão na cabeça. Parabéns de novo juiz Sérgio Moro.

  2. MAIS UMA LIÇÃO DE JUSTIÇA DO MORO.
    JUSTIÇA É A BUSCA PELA VERDADE, SEM ELA NÃO HÁ JUSTIÇA.
    ESCONDER PROVAS OU VERDADES, OU MESMO ANULÁ-LAS POR QUAISQUER MOTIVOS É FUGIR DA VERDADE QUE DEVE SER UM DIREITO DE TODOS CONHECEREM, NOTADAMENTE EM SE TRATANDO DE POLÍTICOS, QUE DEVEM EXPLICAÇÕES A SEUS PROCURADORES.
    SEGREDOS OU SIGILOS SÃO PRETEXTOS PARA ESCONDER A VERDADE.
    “e conhecereis a VERDADE e esta vos libertará”
    A VERDADE É O MAIOR, O PRIMEIRO E ÚNICO PRINCÍPIO CRISTÃO, O FILHO UNIGÊNITO, DA JUSTIÇA DIVINA, aquela que consagra o amor ou respeito ao próximo.
    AMOR > VERDADE > JUSTIÇA

    APRENDA A LIÇÃO SUPREMO TRIBUNAL DA MENTIRA

    1. “Prender o Lula só porque lavou dinheiro ocultando duas propriedades? Só porque ganhou imóveis e reformas de empreiteiras às quais tinha favorecido? Só porque recebeu propina fingindo que fez palestras que nunca deu? Só porque fez o BNDES emprestar 8 bilhões para Odebrecht fazer obras sem concorrência em países bolivarianos? Só porque comandou uma organização criminosa que quebrou a Petrobrás? Só porque contratou sondas superfaturadas da Schahim para receber comissões e dinheiro sujo para a campanha? Só porque mandou acobertar o assassinato do prefeito Celso Daniel pagando com dinheiro da comissão das sondas? Só porque fez a Petrobras fornecer nafta à Braskem abaixo do valor de mercado por vários anos, causando prejuízo superior a 5 bilhões segundo o TCU? Só porque… “

  3. Existem as ‘cláusulas pétreas’ na CF e existem as ‘palavras pétreas’, como essas proferidas por Moro. Desde a Antiguidade, são as palavras escritas, talhadas na pedra, em geral mármore ou granito e que devem seguir valendo através dos tempos, pela eternidade.
    Meu respeito e minha admiração eternos ao grande homem e magistrado Sérgio Moro.

  4. #PRISAOdosCORRUPTOS. Ao DD. Dr. Sérgio Moro, nossa eterna gratidão!!! Ao Dr. Dalagnol, Dr. Carlos Fernando, e a toda equipe da Lava Jato do MPF, da PF e da RF. Os senhores resgataram a dignidade do povo brasileiro de “bem,”, a crença na Justiça e a esperança de um futuro próspero do nosso amado Brasil!!!

  5. Moro é o CARA! Nosso salvador, pensem como estaríamos, se esse juiz(e que JUIZ) não tivesse aparecido. Não gosto nem de pensar…
    Obrigada juiz Sérgio Moro! Bora prender os próximos, a lista é grande!

  6. Ao judiciário cabe, e somente é cabido, ser o guardião da lei paratodos – o Guardião da Constituição. Fora disso, o judiciário, STF na suprema berlinda, será o guardião de uma justiça fajuta. E justiça fajuta escora regimes totalitários. E regimes totalitários produzem justiça fajuta.

  7. Ô Mônica Bergamo! Esta que se coloca como a porta voz do condenado e preso Lula da Silva na PF de Curitiba e apoia o espetáculo horrendo do PT e seus satélites, dentre outros da Globo, Band, Veja e outros que sofrem da síndrome de Estocolmo. A sua sabujice extrema poderá causar-lhe uma depressão profunda. Necessário se faz ponderar que o jornalismo não pode e nem deve ser reduto de indivíduos bajuladores, doutrinados e meros instrumentos de quem quer que seja. Mais inteligência, menos subserviência e acima de tudo, compromisso altivo com a verdade. Chega!

  8. Já é certo que o Sr. Juiz Sérgio Moro já passou para a História do Brasil como um grande vulto, um excepcional brasileiro. Em concordância com ele cito que os antigos já diziam que “A LUZ DO SOL É O MELHOR DESINFETANTE QUE EXISTE” ou seja que graças ao Dr. Sérgio Moro e a sua valorosa equipe foram trazidas ao conhecimento público as maquinações demoníacas que fizeram contra o Povo Brasileiro. Pouco a pouco ressurge a esperança de que o Brasil poderá ser saneado.

  9. NÃO PODEMOS BAIXAR A GUARDA. ESSES PETISTAS SÃO BANDIDOS, TEMOS DE FICAR SEMPRE DE OLHOS BEM ABERTOS, QUANDO MENOS SE ESPERA, ELES RESSURGE, COM ALGUM ARTIFÍCIO OU ARTIMANHA PARA BURLAR A LEI. ALERTA MÁXIMO!!!

  10. O maior mecanismo contra a corrupção não é a punição, é a transparência.
    Quanto mais luz no processo, menos desvios serão praticados.
    A transparência previne a corrupção.

  11. Perfeito como sempre, sigilo só qdo coloca provas em risco, na fase de investigação. Transparência é fundamental, é segurança jurídica de que todos somos iguais perante a lei.