ACESSE

Moro defende melhorar qualidade das prisões, 'para impedir crimes a partir da cadeia'

Telegram

Sergio Moro, como já registramos, voltou a defender no fórum do Estadão a prisão de condenados em segunda instância e a prisão preventiva em casos excepcionais.

Diante de declarações de Antonio Claudio Mariz de Oliveira como a de que “corrupção não se vence com cadeia”, o juiz precisou ser bem didático — o que não é esforço para ele — com o advogado de Michel Temer:

“A prisão não é condição suficiente para a superação de corrupção sistêmica. A efetividade do sistema de Justiça Criminal em relação à corrupção é necessária para superar o problema. Precisa-se mandar mensagem de que as condutas graves não ficarão impunes. Mas evidente que só punição não resolve o problema. São necessárias políticas públicas mais gerais, exemplos de lideranças com atuação íntegra, para que esse quadro de corrupção disseminada seja reconhecido.”

O juiz exemplificou que “é absolutamente necessário diminuir a influência política no loteamento de cargos” e disse ainda:

“Tem que haver reformas políticas mais gerais para a prevenção do crime. A punição pode funcionar porque neutraliza o criminoso apanhado cometendo o crime. Durante a prisão, se não cessa totalmente o crime, no mínimo gera grande dificuldade. E aí temos que melhorar a qualidade das prisões, para impedir crimes mandados a partir da cadeia.”

Comentários

  • Marco -

    A começar pela redução à metade do número de congressistas, de 90% nos aspones, de eleição distrital pura, de privatização das estatais, da eliminação das agências reguladoras e uma nova forma de controle, da meritocracia, da ficha-limpa, das 10 medidas etc. Mas principalmente EDUCAÇÃO!!!

  • Tiago -

    É preciso demonstrar que do crime resulta dor e da boa conduta resulta a paz. É preciso inculcar a certeza de que uma justiça infalível sobrepaira a justiça humana e que ela se cumpre após a morte. O argumento da lei do carma é, pois, o único apto a servir de base à Ética...

  • Lenha -

    Ao Mariz: Quem objetiva ou pensa em acabar com a corrupção com a cadeia? A cadeia é a punição prevista em lei para o infrator da lei, simples. Se outros se atrevem a cometer o mesmo crime, também irá pagar pelo crime e assim em diante. Afinal, todos somos responsáveis pelos nossos atos. ponto.

Ler 12 comentários