MORO VÊ ELO COM HOMICÍDIO DE CELSO DANIEL

No despacho em que determinou a prisão preventiva de Ronan Maria Pinto e Silvio Pereira, o juiz Sérgio Moro disse que, “se confirmado o depoimento de Marcos Valério”, a compra do silêncio do empresário “contribuiu para a obstrução da Justiça e completa apuração dos crimes”.

Ele também diz o seguinte: “É possível que este esquema criminoso tenha alguma relação com o homicídio, em janeiro de 2002, do então Prefeito de Santo André, Celso Daniel, o que é ainda mais grave.”

Vejam o trecho do despacho:

“Há, como visto, prova, em cognição sumária de que Ronan Maria Pinto foi o final beneficiário, por causas ainda não elucidadas, de metade do valor de empréstimo fraudulento, posteriormente quitado mediante direcionamento fraudulento de contrato público. Os valores lhe foram repassados mediante pessoas interpostas e simulações de empréstimos. Os fatos podem ser caracterizados como crime de extorsão ou de lavagem de dinheiro.

Há fundada suspeita de que os pagamentos em favor de Silvio José Pereira representem pagamentos de vantagens indevidas acertadas em contratos da Petrobrás, sendo oportuno lembrar que, segundo relato dos vários criminosos colaboradores, havia divisão das propinas, parte sendo direcionada aos agentes da Petrobrás e parte aos agentes políticos ou aos partidos políticos que os sustentavam.

A medida estaria, em princípio, justificada pela gravidade em concreto da conduta delitiva, aliada ao sucessivo uso de expedientes fraudulentos para encobrir os fatos, o que coloca em risco a investigação e sua completa apuração.

Além disso, ambos possuem registros criminais relevantes.

Silvio José Pereira foi denunciado pelo crime de associação criminosa na Ação Penal 470. Não foi condenado por ter aceito proposta de suspensão condicional do processo.

Já Ronan Maria Pinto foi, como adiantado, condenado criminalmente, sem trânsito em julgado, por sentença da 1ª Vara Criminal de Santo André, por crimes de extorsão e corrupção ativa, em continuidade delitiva, no aludido esquema de corrupção e extorsão na Prefeitura de Santo André. É ainda possível que este esquema criminoso tenha alguma relação com o homicídio, em janeiro de 2002, do então Prefeito de Santo André, Celso Daniel, o que é ainda mais grave.

Se confirmado o depoimento de Marcos Valério, de que os valores lhe foram destinados em extorsão de dirigentes do Partido dos Trabalhadores, a conduta é ainda mais grave, pois, além da ousadia na extorsão de na época autoridades da elevada Administração Pública, o fato contribuiu para a obstrução da Justiça e completa apuração dos crimes havidos no âmbito da Prefeitura de Santo André.”

Confira a íntegra do despacho de Sérgio Moro na Operação Carbono 14.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;

Ler 56 comentários
  1. Otima noticia. E bom saber que as informacoes corretas estao chegando la fora. So temos q atentar p n vangloriarmos opinioes de outros paises, como se fossemos subservientes, incapazes de nos autogerir e resolver nossas questoes domesticas. A soberania e um valor q deve sempre ficar no topo de nossa escala de… Alias, foi ridiculo a presidente mendigar apoio externo. Pos o pais em risco ao demonstrar tamanha fraqueza.

  2. Acho que vocês estão dando muito crédito para o Temer. PMDB é quase tão sujo quanto o PT e sempre trabalhou para a corrupção (e não para o país). Acredito que o melhor para o país, seria um administrador competente e não de carreira política, ou – como muitos clamam – alguém como Joaquim Barbosa e/ou Sergio Moro, pessoas que se mostraram preocupados com o futuro do país. Infelizmente nossas opções para substituir a dilma, são deploráveis! Só para complementar, acho triste o “O Antagonista” fazer campanha para o Temer.

  3. Não vou mais perder meu tempo explicando que esquerda não se endireita. Parece que pessoas são absolutamente cínicas em acreditar que um ex dono de cabaré vai fazer tudo o que nós queremos. ACORDEM, TEMER, AÉCIO, MARINA, N-Ã-O FUNCIONA! SÓ O BOLSONARO É O MAIS CONFIAVEL, NÃO É O CERTO, MAS É O ÚNICO QUE É O MAIS CONFIÁVEL. MAS QUE DROGA, TODA HORA TEM QUE REPETIR ISSO, QUAL É O CANDIDATO FICHA LIMPA VIÁVEL A PRESIDENTE? JAIR BOLSONORA, ENGULAM ISSO DE UMA VEZ! DANE=SE A MÍDIA, DANE-SE ESSSE SITE, SEJA AUTO CRITICO DE UMA VEZ E ARGUMENTE!!!!!!!!!!

  4. A ARGENTINA PODE ATÉ SER UM BOM SOLO PARA NEGÓCIOS, MAS O CONTINENTE BRASILEIRO É O ELES AINDA MAIS QUEREM. NÃO DEVEMOS ACHAR Q NÃO EXISTEM INFLUÊNCIAS ESTERNAS PONDO AS MÃOS NESSA HISTÓRIA, POR ISSO CABE A NÓS BRASILEIROS DETERMINARMOS OS RUMOS Q ACHAMOS CERTO PARA NÓS E PARA OS NOSSOS. PALPITE DE FORA NÃO PÕE O BICO NO MEU PRATO. ELES Q CUIDEM DE D. TRUMP Q É MUITO MAIS CERTO E NOS DEIXEM AJEITARMOS O Q É NOSSO DA MANEIRA Q NOS CONVÉM!!!

  5. Claro! Aqui os que apoiam são na grande maioria comprados. Iguais aos R$300,00 que estão pagando para a pobreza, que eles mesmos criaram, a irem contra o Impeachment no dia 31.

  6. É hora de apoiarmos o Presidente Temer quando ele assumir Apoiar os ajustes fiscais, a Reforma Previdenciária, Reforma Trabalhista Reforma política e o Semi-presidencialismo Redução da Maioridade Penal e Aumento de penas para crimes violentos Fim da contribuição sindical obrigatória Nova divisão orçamentária de Impostos com os Estados e Prefeituras Parcerias Público-Privadas, Privatizações e Redução do Estado Crianças, Idosos e Deficientes devem ser prioridade em políticas sociais Menos burocracia, mais SAÚDE, EDUCAÇÃO e SEGURANÇA PÚBLICA FORÇA TEMER! .

  7. Não sei as coisas estão muito difíceis, conheço várias empresas que demitiram metade dos funcionários, e pretendem cortar mais para que possam pelo menos sobreviver. O PT esta brincando com fogo. Se o pior acontecer alguém pode decretar a pena de morte a estes marginais do PT. Porque essa gente não deixa o Brasil em paz?

  8. A sra não se convenseu que alem de ser conivente com seus subordinados, arrebentou com os brasileiros? Tenha dignidade e saia com o mínimo de humildade. Imagine ficar na história do BRASIL, como a perda da Presidência por pura birra?

  9. angelo gil rangel menos de um minuto atrás creio que convenceu, sim, ao menos um: glenn greenwald. Não convenceu ele não. Ele já era “convencido”. Quanto ao Snowden ele já se manifestou contrário à arbitrariedade russa e à falta de liberdade de expressão. Sinceramente acho que se ele pudesse retroceder ele não estaria no limbo. Não tem passaporte. Não pode sair da Rússia. E está vendo in loco, como é a demo+cracia nos países “democráticos”. Aliás, como essa palavra está deturpada. Haja.

  10. Cruzes, Antagonistas… os militontos estão de-ses-pe-ra-dos, infestaram o post. Essa gente é nojenta, vcs precisam tomar uma providência… volta do Disqus!!! Militontos, vcs vão ter trabalhar, vagabundos. A boquinha tá no fim, viu. Tio Temer não gosta disso não!

  11. Eu acho que já fomos jogados no abismo no dia em que Lula foi eleito. Na beira estávamos há tempos. Agora o que se discute é: continuar caindo até o fim com Dilma ou tentar se agarrar a um galho qualquer, torcer para não quebrar e começar a escalar o paredão de volta para a beira?

  12. creio que convenceu, sim, ao menos um: glenn greenwald. este cidadão é correspondente para o jornal The Intercept e, na semana passada, deu uma longa entrevista que pode ser encontrada, em inglês, aqui (https://theintercept.com/2016/03/18/brazil-is-engulfed-by-ruling-class-corruption-and-a-dangerous-subversion-of-democracy/) e, em português, aqui (https://theintercept.com/2016/03/18/o-brasil-esta-sendo-engolido-pela-corrupcao-da-classe-dominante-e-por-uma-perigosa-subversao-da-democracia/). tentei encontrar uma área de comentários para rebatê-lo, mas não encontrei.

  13. Mas é o que sempre eu disse: deixe eles falarem porque quanto mais falam, com marqueteiro ou sem marqueteiro, é sempre, sempre, um tiro direto no pé. É sempre o efeito bumerangue, que volta com força dobrada sobre eles mesmos e os nocauteia. Mentiras só sobrevivem em quem sabe ficar calado, o que não é o forte deles. Sempre soube que quem acabaria com o PT seria o próprio PT com a sua tagarelice que, se um dia já enganou a muitos, hoje não engana a mais ninguém. São ruins demais de serviço!!!!!

  14. Enojado com este ACORDÃO para manter no poder os mesmos de sempre, e pior o coronelismo pmdebista. Nojo! Nojo destes políticos indecentes, mamadores do estado, desta imprensa imoral que quando não se vende pra ORCRIM petista se vende para os eternos donos do poder e temem mudanças profundas, e deste povo hipócrita e acomodado que voltará o b.undão para o sofá, achando que fez algo importante. O que tem em comum os políticos, imprensa, artistas e intelectuais? Todos querem que se perpetue a ignorância do povo para que possam continuar sendo domesticados, manipulados e usados por eles.

  15. Ah que legal! O TWP quer o Temer? Então não esqueçam de combinar com os brasileiros, este aqui não quer o Temer e pensa que o pmdb quando muito é um clube de cafajestes do mesmo quilate do pt, um pouco mais discreto mas com a mesma energia vigarista. O pmdb pertence à fase 2 de uma guerra que sequer começou direito.

  16. Essa abobada ainda não percebeu que o governo dela não tem mais conserto. Para ela e para o PT vale o bordão: de hora em hora a situação piora. A vantagem é que se ficar mais tempo vai destruir todo o comunismo no Brasil.

  17. Esquerda do meu Brasil não nos abandone! Dia 31 reavivaremos o golpe! Este bando de burgueses que foram às ruas querem os militares de volta! Eles querem por o exército contra nós que lutamos por “nossa justiça social”. Dilma é Jango! OOH! Combate a corrupção é coisa da direita religiosa!!…rs Voltamos a década de 60 com direito a tv preto e branco e Chico cantará “apesar de você” e Caetano “podres poderes”! E viva a corrupção!

  18. PARA PENSAR E REFLETIR E PENSAR ONDE ESTÁ O GOVERNO BRASILEIRO NESSE MOMENTO – Momento de crise no Brasil, a economia afundando de vez, o desemprego arrebentando com a vida dos brasileiros, políticos continuam roubando das Estatais e quando não estão roubando estão levando as mesma a falência com suas administrações incompetentes. E o PT, seus Ministros dona Dilma não fazem nada para mudar esse quadro triste de estruição social da Nação brasileira. Será que eles não estão vendo que tem que baixar os juros SELIC de 14,25% para 10%. Será que esses imbecis, esses incompetentes não estão vendo que

  19. O melhor do fim do lulopetismo é que foi fruto de um erro estratégico do reizinho fujão. Colocou no lugar dele uma zé-ninguém, só pensando em receber a bola na área em 2018 para marcar o gol. A intolerância, incompetência, arrogância e autoritarismo que grassam na prizidentA, sempre tratando a todos como subordinados, foi o que enterrou o projeto de poder do lulopetismo. Dirça, o criador dessa aliança pragmática e pornográfica com o PMDB, lá no inicio do primeiro governo do Brahma, deve estar agora inconsolável na sua cela na Papuda. Sua “companheira de armas” arruinou tudo.

  20. Dilma nunca pensou no Brasil, foi apenas um fantoche do partido. Não é patriota, merece tudo que está acontecendo e as coisas que ainda acontecerão. Fico feliz de como será lembrada. Uma pessoa fraca, que foi colocada como uma gerentona e não consegue terminar uma frase. Pessoa sem noção. Cúmplice de bandidos, ao tentar colocar o maior deles em um ministério para escapar de um juiz. Essa não vai querer largar o osso. Desejo que seja derrotada todos os dias até se retirada do governo pela porta dos fundos, despachada dentro de uma lixeira. Espero que não consiga dormir até lá.

  21. A coletiva foi eficientíssima. Conseguiu convencer parte da comunidade internacional de que o país está à beira do abismo, quando, na verdade, já se encontra em queda livre.

  22. E daqui pra frente temos que dar o “golpe” em todo e qualquer governo que se comporte como sofisticada organização criminosa. Precisamos fincar uma pedra de refundação do país e do jeito de fazer politica quando isso tudo acabar.

  23. INACREDITÁVEL. Lutamos tanto para isso? Entregar o país nas maos desse vampior oportunista que sempre esteve ao lado dos corruptos do país? Desisto , o povo realmente tem o que merece. Só vcs procurarem videos e documentos de 15..20 anos atras, todos repetindo os mesmos discursos, uns foram presos, outros denunciados, investigacoes e cpis das mesmas pessoas que se revezam no poder, defeinitivamente , pra mim nao dá. Felizmente tenho minha cidadania europeia e uma vida pra viver, fiquem aí no bananal…fiquem com as migalhas.. finjam que algo vai mudar, SÓ pq o vice da LADRA assumirá.

  24. INACREDITÁVEL. Lutamos tanto para isso? Entregar o país nas maos desse vampior oportunista que sempre esteve ao lado dos corruptos do país? Desisto desse país, o povo realmente tem o que merece. Só vcs procurarem videos e documentos de 15..20 anos atras, todos repetindo os mesmos discursos, uns foram presos, outros denunciados, investigacoes e cpis das mesmas pessoas que se revezam no poder, defeinitivamente , pra mim nao dá. Felizmente tenho minha cidadania europeia e uma vida pra viver, fiquem aí no bananal…fiquem com as migalhas.. finjam que algo vai mudar, SÓ pq o vice da LADRA assumirá.

  25. Lula não conseguiu passar sua lábia de malandro pra os gringos otários ? E a Dilma que banalizou sua tortura também não comoveu aos yankees? Como dizem o Simbá e Paulo Pimenta eles são da CIA, não merecem credibilidade…rs

  26. Se eu fosse reporter gringo teria perguntado para a Dilma como ela conseguiria esconder que aquela voz na conversa com o Lula não era dela. Ou ela acha que os gringos são iguais ao jornalistas brasileiros que nuncam quesntionaram como é que a Dilma era a chefona da Petrobras e nunca viu nada. Até o Fernando Henrique dizia que ela era uma senhora honesta. Não sei de onde ele tirou essa conclusão pois a mesma fez um dossiê falso contra a dona Tuth Cardoso. Gringo não é bobo.

  27. Quando o essencial já foi dito sobre um tema, ainda assim passo por aqui para prestigiar o que representa o melhor jornalismo político independente deste País. Parabéns a toda a equipe!

  28. Tenho minhas dúvidas sobre o comportamento da sequelada . Não sai porque é demente , fora do mundo real ou , quero crer , por medo de ser presa , uma vez que perderia a blindagem do Teori & cia .

  29. Espero que com o fim desse desgoverno tenha se encerrado essa fase de presidente andarilho. Nao tem cabimento presidente da Republica bater pernas pelo país para inaugurar metade de uma avenida, duas pilastras de ponte ou meia-duzia de casas mal construídas. Isso é tarefa para ministro, governador, prefeito. Espero que o próximo presidente recoloque o cargo no seu devido lugar, a altura da posição que ocupa na piramida hierárquica do poder.