Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Mourão diz que foi surpreendido com mudança na divulgação de queimadas

A atribuição foi transferida do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
Mourão diz que foi surpreendido com mudança na divulgação de queimadas
Foto: Adriano Machado/Crusoé

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) disse hoje que não foi consultado sobre a mudança na divulgação de dados sobre queimadas e incêndios em florestas brasileiras.

A atribuição foi transferida do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ligado ao Ministério da Agricultura.

Tomei conhecimento disso agora há pouco. Estou aguardando pra esclarecer essa situação, porque essa questão é acompanhada pelo grupo gestor junto ao Censipam, utilizando os dados do Inpe”, afirmou Mourão, que também é presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal.

“Nessa questão de queimadas, é importante que o número de focos de calor não significa incêndios. A análise de inteligência que vai dizer as áreas onde realmente estão ocorrendo os incêndios, para que o pessoal possa fazer a suas ações de combate. Fui surpreendido hoje de manhã. Quando eu tiver maiores detalhes, aviso”, acrescentou, mais cedo em Brasília.

Mais notícias
TOPO