Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Mourão, sobre caixa-preta bilionária das multas ambientais: "Vou procurar ver o que eu posso fazer"

Vice-presidente fez promessa depois de reunião do Conselho da Amazônia Legal, que ele chefia
Mourão, sobre caixa-preta bilionária das multas ambientais: “Vou procurar ver o que eu posso fazer”
Reprodução/TV Brasil/via Hamilton Mourão/YouTube

O vice-presidente Hamilton Mourão prometeu nesta terça (24) “ver o que pode fazer” sobre a caixa-preta bilionária das multas ambientais das Operações Verde Brasil, mantida fechada com aval da CGU.

“Eu não tenho acesso também a essa informação”, disse Mourão, em coletiva de imprensa após reunião do Conselho da Amazônia Legal, respondendo a uma pergunta de O Antagonista. “O que eu posso te dizer é o seguinte: é que existe um contencioso permanente em relação às multas [ambientais]. Não é igual multa de trânsito”.

E acrescentou: “A estimativa que nós temos aí é que tem alguns bilhões [de reais] de multas não pagas, né? Eu não tenho esse dado (…) então vou procurar ver o que eu posso fazer a esse respeito. Tá bem?”.

Como mostramos, o Ibama mantém uma caixa-preta bilionária das multas aplicadas nessas duas operações de GLO. A Verde Brasil foi encerrada em 2019, e a Verde Brasil 2, em abril deste ano. O Antagonista pediu, via Lei de Acesso à Informação, a relação das multas aplicadas e das pagas, mas o Ibama se recusou a responder.

Em resposta a recurso apresentado à CGU, o próprio Ibama reconheceu que a busca das multas por nome da operação não é possível.

Em janeiro deste ano, o Ministério da Defesa informou que só a Verde Brasil 2 já havia aplicado nada menos que R$ 3,3 bilhões em multas. Multar, claro, é bem diferente de receber.

Assista a Mourão respondendo à pergunta de O Antagonista:

 

Leia mais:

CGU mantém caixa-preta bilionária das multas ambientais das Operações Verde Brasil

Operação para inglês ver(de)

Fiscais do Ibama foram proibidos de destruir equipamentos, diz associação

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....