

O MPF no RJ enviou ofício ao Ministério da Saúde alertando para vários problemas na transferência de pacientes com Covid-19 de Manaus para o estado.
O ofício conjunto foi enviado na última quinta (11) e é assinado pelo MPF no Rio, pelo MP estadual, pelo DPU e pela Defensoria Pública do estado.
O texto cita “[i]ndícios da falta de planejamento prévio das transferências realizadas, sem comunicação com a antecedência necessária para a estruturação (inclusive relativa a medidas de segurança sanitária) das unidades federais receptoras (…) assim como para a proteção dos trabalhadores de saúde envolvidos no atendimento”.
Também registra “[i]ndícios da falta de articulação e coordenação das transferências juntos às autoridades sanitárias locais, que são as responsáveis pela regulação do acesso no Estado do Rio de Janeiro, inviabilizando a escolha da unidade de saúde com estrutura para o acolhimento e tratamento dos pacientes oriundos de Manaus”.
“Não se conseguiu obter documento direcionador formal de comunicação para articulação e organização de rede para o mínimo possível de construção de bases de apoio a rede de regulação de leitos no estado do Rio de Janeiro”, acrescenta o ofício.
Bolsonaro autoriza, e Saúde faz campanha por distanciamento e máscara
Sobre carta autorizando importação de vacinas, Ministério da Saúde deixa perguntas sem resposta
Saúde não tem 'vara de condão' para resolver problemas, diz Queiroga
Ministério da Saúde desiste de divulgar previsões de doses de vacinas
Ministério da Saúde exonera diretora de Ciência e Tecnologia