MPF alerta Saúde por falta de planejamento na transferência de pacientes de Manaus

MPF alerta Saúde por falta de planejamento na transferência de pacientes de Manaus
Foto: FAB/via Agência Brasil

O MPF no RJ enviou ofício ao Ministério da Saúde alertando para vários problemas na transferência de pacientes com Covid-19 de Manaus para o estado.

O ofício conjunto foi enviado na última quinta (11) e é assinado pelo MPF no Rio, pelo MP estadual, pelo DPU e pela Defensoria Pública do estado.

O texto cita “[i]ndícios da falta de planejamento prévio das transferências realizadas, sem comunicação com a antecedência necessária para a estruturação (inclusive relativa a medidas de segurança sanitária) das unidades federais receptoras (…)  assim como para a proteção dos trabalhadores de saúde envolvidos no atendimento”.

Também registra “[i]ndícios da falta de articulação e coordenação das transferências juntos às autoridades sanitárias locais, que são as responsáveis pela regulação do acesso no Estado do Rio de Janeiro, inviabilizando a escolha da unidade de saúde com estrutura para o acolhimento e tratamento dos pacientes oriundos de Manaus”.

“Não se conseguiu obter documento direcionador formal de comunicação para articulação e organização de rede para o mínimo possível de construção de bases de apoio a rede de regulação de leitos no estado do Rio de Janeiro”, acrescenta o ofício.

Leia mais: Crusoé revela documentos de leniência que a holding JBS omitiu da Justiça. Há ainda novos detalhes de repasses feitos a ministros do atual governo e ao Instituto Lula.
Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO