MPF denuncia Joesley, Palocci, Coutinho, Mantega e operador por aportes ilegais do BNDES

O MPF no DF acaba de protocolar na Justiça Federal em Brasília denúncia em relação aos aportes ilegais do BNDES no grupo JBS, entre 2007 e 2011, para apoiar sua internacionalização – a partir da compra de frigoríficos americanos.

Joesley Batista, Antônio Palocci, Luciano Coutinho, Guido Mantega e seu operador Victor Sandri, e outras sete pessoas, responderão pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, gestão fraudulenta, prevaricação financeira e lavagem de dinheiro.

Segundo o MPF, as investigações demonstraram que o esquema no BNDES deixou um prejuízo de R$ 1,8 bilhão em valores atualizados.

Além do perdimento desse valor, o MPF requer ainda o pagamento cumulativo mínimo para reparação dos danos de R$ 3,7 bilhões.

“A ação penal relata as manobras praticadas em um projeto que teria por objetivo a internacionalização do grupo JBS, com o fim de que a holding passasse a operar em novos mercados. Para isso, foi articulado um esquema alimentado por propina que garantiu decisões políticas e econômicas tomadas no BNDES em favor daquela que se tornaria a maior produtora de proteína animal do mundo”, afirma o MPF.

 Confira a lista completa dos denunciados:

Rol de denunciados: o empresário Joesley Batista, o ex-ministro Guido Mantega  e seu filho Leonardo Mantega, o operador Victor Sandri, o ex-ministro Antonio Palocci, o ex-presidente do BNDES Luciano Coutinho e os executivos Gonçalo Ivens Ferraz da Cunha e Sá, Eduardo Rath Fingerl, Caio Marcelo de Medeiros Melo, André Gustavo Salcedo Teixeira Mendes, José Claudio Rego Aranha e Fábio Sotelino da Rocha.

Lava Jato nas mãos do STF. Lula em casa... Prepare-se.

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 41 comentários
  1. BNDES pega dinheiro dos impostos brasileiros, fecha postos de trabalho no Brasil, abre postos de trabalho nos EUA. Mas ninguém percebeu que manteve/ampliou frigoríficos onde tem fazendas do Lulinha.

  2. Todo dia uma pessoa ou grupo de pessoas ligadas ao PT são denunciadas ou condenadas por corrupção, mesmo assim os discursos dos paladinos da moralidade continuam. Até quando ouviremos estes hipóc

    1. Terceira e última tentativa: peço aos gentis censores desse site que publiquem uma lista contendo as palavras INSENSÍVEIS que não agradam a editoria de respostas. Senão o leitor só perde tempo,

    2. Luis vou mais longe um pouco: nem quadrilha nem festa junina, é uma Escola de Samba completa, do mestre-sala aos passistas e ‘baianas’ envolvidos nisso. Que vergonha? É a turma do Lula, Dilma, Tem

  3. Se bolsonaro não convocar as ffaa e fazer uma varredura em Brasília e começar do zero sem corruptos e sem aliados de partidos políticos como disse wadir damus sobre gilmar mendes ser aliado do pt,

  4. Toda tentativa pra acabar com a Lava Jato até hoje foram frustradas, agora certamente vão conseguir seus intuitos. Brasil virou um circo e STF uma piada e o congresso um hospício.

    1. E o Luciano Coutinho hein?! Cara de seminarista, escorado num diploma e professor da FGV, ídolo da TV Cultura, amigão dos tucanos em decadência, de FHC e Serra a Alckmin e Aloysio… Agora vai!

  5. Aberta, a caixa-preta do BNDES desnudará bacanas. Uma bacanal, anotarão vocês para não perder o trem da suruba previsível. Ninguém segura tal locomotiva, muito menos a Justiça Eleitoral.