MPF vê possibilidade de reabrir a Satiagraha e a Castelo de Areia

Com a prisão dos maiores doleiros do país na Operação Câmbio, Desligo, a força-tarefa da Lava Jato vê chance de retomar investigações como a Satiagraha e a Castelo de Areia, registra o Painel da Folha.

“Para os procuradores, se novas provas sobre apurações já encerradas surgirem em eventuais delações, está aberto o caminho para revisitar antigas suspeitas.”

Tanto a Satiagraha como a Castelo de Areia foram anuladas porque a Justiça entendeu que houve irregularidade na coleta de provas ou falhas formais nos processos.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 69 comentários
  1. A Satiagraha, de 2004, foi anulada pelo STJ em 2015, por causa das supostas irregularidades cometidas pelo delegado Protógenes, condenado pelo STF em votação unânime. A Castelo de Areia foi anulada em 05/04/2011 pelo STJ, sob a alegação de que denúncia anônima não poderia embasar investigações. A decisão foi inédita, contrariando a jurisprudência da corte, cujo entendimento anterior permitia investigação a partir de denúncias anônimas. Em 07/04/2011, O MP recorreu ao STF, mas em 2015 o Barroso rejeitou o recurso. E os ladrões continuam livres, leves e soltos. Agora Palocci diz que subornou um ministro do STJ para anular a operação. Alguém duvida? Nem eu.

  2. Será excelente se conseguirem porque mais essas duas frentes não vão deixar pedra sobre pedra . Fará uma imensa limpa ninguém vai escapar . Vão ter que construir muitos presídios para abrigar tantos sem vergonhas .

  3. Qauntos anos de bandidadem e ladroeira, tantas operações com fianais compradas, e agora o resultado está aí , qume se locupletou livre , leve e solto, e o povo vítima em tudo isto, uma justiça com salários e brindes milhionáriaos numa país que o povo não quer mais esta gente. Funcion´rios público cancer do Brasil.

  4. Seria o mínimo a ser feito por um
    país decente. Ambas operações tiveram um fim trágico para qualquer país que sonhe ser uma democracia, com justiça. Agora investiguem porque as decisões do GILMAR MENDES ainda nao o levaram para cadeia. Peguem ele ou o travem. Ademais, o empréstimo do Bradesco de mais de 30 milhões para o GM é um absurdo! Tirem o câncer se não a Câmbio Desligo será mais uma destas incriveis operações sacaniadas pelo STF e esquecidas pela mídia. Onde tem doleiro e banqueiro a
    MIDIA do Brasil mostra por onde andava
    nas sombras.

  5. Tem que reabrir tb a Operação Pasárgada, aquela que investigava prefeituras sobre o recebimento de valores de dívidas com o INSS.
    Daí então, prende o João do PT, apaniguado e rato de sacristia da Arquidiocese de Pouso Alegre e ex-prefeito de Brasópolis, terra tb investigada na Operação Vícios, governada atualmente por Carlos do Posto parceiro dos Perrela, Dimas Fabiano e Bilac Pinto.
    Precisa mais …???

  6. UFA! Até que enfim vamos ver retomar a tempestade de areia ! Que venham tufões, terremotos e furacões de Curitiba ! Brasil precisa de mais emoção! Vai que é sua Moro!

  7. O fim da operação Satiagraha foi uma tremenda armação política, que envolveu o judiciário.
    Na época não havia a força da Lavajato. A população não estava mobilizada….
    Na realidade, foi ali que tudo começou………essa operação gerou pessoas interessadas em entender o que acontecia de tão errado…..
    Se retornarem à essa operação, será mais uma grande oportunidade de pegar os verdadeiros mentores do mecanismo!

  8. FHC COM GILMAR MENDES ,MOSTRARAM O PODER DE ROUBAR E MASSACRAR OS POLICIAIS FEDERAIS HONESTOS DAS INVESTIGAÇÕES UM DELES O DELEGADO PF PROTÓGENES

    1. Verdade absoluta… O protógenes virou bode expiatório….Ele mexeu em um vespeiro, sem ter proteção adequada…..Agora pode ser possível terminar o que ele começou…..Creio que ele está ajudando ou irá ajudar muito a PF…

  9. NÃO ADIANTA
    Tanto tempo depois certamente teremos prescrição.
    A única chance de colocar os larápios envolvidos naquela época na cadeia é provar crimes mais recentes.
    Que lástima.
    . .
    Brasil país do futuro que não chega e jamais chegará

  10. Quem não tem com o que se preocupar é o Sr. Dantas. Se for preso de novo, o Gilmar manda soltar, até mais de uma vez se necessário. HC apreciado a toque de caixa, até domingo de madrugada se necessário. Irrelevantes os motivos da eventual prisão.

  11. • QUANDO VC VOTA em 100% dos pumlítiCÚS LADRÕES CORRUPTOS brasiLIXEIROS
    • QUANDO a JOTA, LENTA, MOROSA da PRESCRIÇÃO da PENA
    • PERMANECE SEMPRE ao LADO das QUADRILHAS de pumlítiCÚS
    ••••••
    • VAI ACUMULANDO-SE 1000 ÂNUS LUZ de RETROCESSOS
    • COM o MUNDO MODERNO EFICIENTE, PRESENTE e SOLUCIONADOR de pô-BLEMAS
    ••••••
    • A DISTÂNCIA ASTRONÔMICA
    • DO paquidér–miCÚS MONSTRUOSO mastodôntiCÚS SEM GOVERNO
    • DA LATA de LIXO de 8.516.000 km², a PQP
    • CONDUZ TODOS a FOSSA SÉPTICA PROFUNDA
    • PARA a LAMA ASQUEROSA e FEDORENTA do ATRASO SEM SAÍDA
    • SEMPRE CAUSADA por pumlitiCÚS CANALHAS e CAFAJESTES
    ••••••
    • AS QUADRILHAS de pumlítiCÚS ULTRAPASSADAS de BARANGOS ANAL fa BETOS
    • 1 pó–OVO IGNORANTE de CABEÇA CHATAS , MOLAMBENTOS
    • E BAGULHOS MAL PARIDOS FORMA o CALDEIRÃO VERMELHO do CAPETA

    1. Em 7 de junho de 2011, a Operação Satiagraha foi anulada pelo Superior Tribunal de Justiça, acatando parecer do Ministério Público Federal, em razão de ilegalidades. No mesmo dia, o Conselho Nacional de Justiça arquivou os dois processos nos quais o desembargador Fausto Martin De Sanctis, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, era acusado de descumprir ordens do Supremo Tribunal Federal quando era juiz na 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo. O juiz Fausto Martins de Sanctis foi promovido a desembargador do TRF-3 no final de 2010. Se os processos tivessem sido julgados antes disso, ele teria sido punido com pena de censura por se negar a prestar informações pedidas pelo Supremo e por driblar a decisão do então presidente do STF, ministro Gilmar Mendes.

  12. Ontem na Record Heródoto Barbeiro entrevistou uma Procuradora que abriu o verbo , esmiuçou e explicou para os Brasileiros o maior roubo dos ptralhas e da história mundial .
    Os 50 bilhões que o Brasil emprestou fraudulentame para os países comunistas bolivarianos e ditaduras africanas , simplesmente não passaram pelo congresso o que é obrigatório , e incrivelmente o Brasil que emprestou também é o fiador , trambique inédito na história das finanças e contabilidade mundial .
    Juntando com fundos de pensão e campeãs Nacionais o desfalque passa de 1 trilhão .
    Quem vai puxar a pena da galinha ?
    Cadê o MPF , PGR , TCU , CADE , CVM , BC . PF ?

    1. A Operação Castelo de Areia foi uma operação da Polícia Federal do Brasil em 2009 que investigou supostos crimes financeiros e lavagem de dinheiro, tendo como centro as operações do Grupo Camargo Corrêa. Por investigar esquema de corrupção envolvendo políticos e empreiteiras é considerada antecessora da Operação Lava Jato. Em 5 de abril de 2011 a operação foi anulada pela 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sob a alegação de que denúncia anônima não poderia embasar investigações. Em 7 de abril de 2011, O Ministério Público recorreu da decisão ao Supremo Tribunal Federal, mas em 2015 o ministro Luís Roberto Barroso rejeitou o recurso. Em delação premiada, Antonio Palocci afirmou que subornou ministros do Superior Tribunal de Justiça para anular a operação.

    2. Nossa só de pensar da desespero, essa gente tem que ser enforcada em praça pública. Imagine quantas pessoas passam por dificuldades no Brasil, falta tudo.

  13. Acho que O Antagonista e a Crusoé tem um futuro promissora: eles têm material humano ou desumano dependendo de onde se olhe, e muito mistério sombrio para espalhar seu sal!

    1. Perfeita lembrança. Gilmar Mendes tenta destruir a Lava Jato, com o mesmo Modus Operanti, ou seja, ganhar no grito, chicanas, doações de habeas corpus, mudanças de tribunais, etc, como fez, e conseguiu, com a Castelo de Areia e Satiagraha.
      Os criminosos que Gilmar Mendes protegeu nessas operações que ele destruiu, são os mesmos que estão envolvidos, alguns já presos, na Lava Jato.
      Prendam Gilmar Mendes. URGENTE!

  14. Essas operações têm que ser reabertas, o MPF faz muito bem em burilar nesta seara.
    As operações foram “abafada$” e muito togado enriqueceu mai$ ainda.
    Na Satiagraha, Daniel Danta$ disse:
    “Levem o caso para o $TF que lá eu re$olvo…”
    E re$olveu me$mo.
    Não é beiçola ?

  15. SENSACIONAL
    IMPORTANTE CHEGA DE BANDIDO DE ESTIMAÇÃO
    CHEGA DE IMPUNIDADE
    O criminoso Gilmar Mendes que segue Impune no STF foi quem enterrou as operações. CANALHA .
    ACORDA BRASIL
    GILMAR MENDES NA CADEIA

  16. Gilmar Mendes chora com grampos em seu gabinete 10 anos atrás. Taí o esforço dele para barrar as investigações.
    .
    http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,supremo-quer-que-lula-esclareca-grampos-da-abin-diz-mendes,233437.amp

  17. A banda podre do STF deve estar muito preocupada com esta possibilidade. Afinal, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Antônio Dias Toffoli têm em comum a missão de defender bandidos de colarinho branco – sejam eles políticos ou não -, e atacar o Ministério Público e a própria Justiça, que eles um dia juraram defender.

  18. Uma familia de doleiros que há 30 anos já lavava dinheiro para bicheiros do Rio e tem digitais em cada grande escandalo destepaiz revelado nas três décadas, com operações plenamente do conhecimento da Policia Federal, “do nada” é chave para “reabrir” casos? O que aconteceu? Cairam os agentes publicos que protegiam esses doleiros? Ou serão usados para atacar quadrilha adversária?
    Dito isso, muito se fala da participação de doleiros em esquemas de corrupção, mas nada é dito na participação deles no bilionário subfaturamento de importações, o que parece não incomodar a Receita, a PF, o MP.

  19. As duas operações foram arquivadas porque pagaram muito, mas muito dinheiro para ministros corruptos do STJ e STF. Foram duas operações que iniciaram o desnudar esse mar de lama em que Banania está atolada. Se não fossem os arquivamentos comprados, A PESO DE OURO, todo esse lamaçal que vemos hoje teríamos visto anos atrás. Reabram essas operações e verão os mesmos envolvidos, os mesmos nomes, os mesmos processos, a mesma ladroagem, a mesma corrupção. Os agentes são os mesmos: empreiteiras, doleiros, politicos… Essa porcaria de país não tem mais jeito não, morreu moralmente. Para acabar com esse mar de ladroagem de 5 séculos, só matando todos os políticos vigaristas, os empresários corruptores, os malditos doleiros, esse tal de mercado financeiro, em resumo, limpar a área. É difícil….

  20. Se isso realmente acontecer será a redenção do Brasil. Colocar todos envolvidos na cadeia, inclusive o judiciário que melou toda operação. Seria a máxima “justiça tarda, mas não falha”. Vamos PF, MPF e justiça federal, o Brasil está com vocês.

  21. O nenê nasceu com uma pinta na testa e jogaram o pobre no lixo. O controle de qualidade do berçário é ISO 9000.
    Se revirarem o lixão acharão o esqueleto do inocente e ao seu lado a sua alma chorosa exigindo “justiça”. Jesus ressucitou os mortos e o que poderá no futuro se dizer do MPF sobre estes dois casos , milagres , milagres…..
    Eu acredito em milagres.

  22. AGORA fica fácil entender porque a Satiagraha não foi adiante ; a toga maldita se uniu e crucificou o Delegado Protógenes Queiroz , responsável pela prisão do banqueiro Daniel Dantas , em 2008 .

  23. Em um pais honesto, disse honesto, o chefe da receita federal seria exonerado.
    Não é possivel, disse não é possivel, a receita federal com todo aparelhamento não ter desconfiado de nada, disse de nada.
    Um idiota, disse um idiota, acreditaria que não sabem de nada ja um malandro, disse um malandro, tem convicção que fiscais, juizes, ministros, coaf, etc.. estão todos, disse todos, envolvidos e com lama até o pescoço.

  24. Essas duas operações foram canceladas porque houve negociação entre advogados dos politicos envolvidos e o pagamento de grande vulto, em dinheiro, aos integrantes do judiciário. Ex. César Asphor – ex presidente do STJ – no caso da Castelo de Areia.

    1. de PC Farias- é o que se dizia à época e até com menções pouco honrosas , possivelmente fake news .

  25. Vamos torcer para que novas provas apareçam (delações premiadas!), e que esses dois grandes erros da justiça sejam reparados.
    Havia rumores de um crime, resolvi averiguar os rumores para ver se era crime mesmo, achei provas contundentes de que o crime existia. Então passamos por todo um processo judicial regular e lá no finalzinho, porque não pedi autorização para averiguar se aqueles rumores procediam, os Ministros entenderam que, mesmo com o crime acontecido, o criminoso não poderia ser penalizado, porque não se poderia averiguar se aqueles rumores eram verdadeiros, e eram!, sem que esse juiz tivesse autorizado a investigação daqueles rumores. Eu, hein!?!? Vai entender e aceitar uma manobra vigarista dessas.

  26. Todos sabemos que a “injustiça” $$$$$ encontrou falhas=$$$$$ porque era interessante $$$$$$$ encontrar estas falhas, para proteger bandidos poderosos, em troca da liberdade destes, estes “justiceiros” levaram muita $$$$$. Márcio Tomaz Bastos que hj está no inferno deve ter feito parte desta trama.