MPF: PROVAS APONTAM QUE RECIBOS SÃO FALSOS

O MPF enviou a O Antagonista uma explicação resumida das razões que levaram à abertura de uma investigação paralela sobre a falsidade dos recibos apresentados pela defesa de Lula…

“O MPF afirmou, já na denúncia, que há provas substanciais que demonstram a falsidade do contrato de locação referente ao imóvel atribuído ao ex-presidente. As provas também apontam que os recibos de supostos pagamentos da locação simulada, que foram apresentados pela defesa somente após mais de nove meses da tramitação da ação penal, são igualmente falsos.

Além de evidências apresentadas na acusação original, Glaucos da Costamarques, o subscritor dos documentos, relatou em audiência que não recebeu valores a título de suposto aluguel de 2011 a novembro de 2015 e que somente passou a receber valores em espécie como suposto aluguel após ter sido procurado por Roberto Teixeira durante internação hospitalar, em dezembro de 2015, em momento que corresponde à prisão de José Carlos Bumlai.

Glaucos afirmou em recente petição que todos os recibos do ano de 2015 foram assinados em um mesmo momento, no leito hospitalar, e não há fluxo financeiro que comprove a relação de locação. Ou seja, as provas demonstram que o contrato e o recibo são papéis criados para disfarçar a real titularidade do imóvel usado pelo ex-presidente, que foi comprovadamente comprado com recursos oriundos da Odebrecht.

Embora a falsidade das informações contidas nos recibos já esteja evidenciada em provas, razão pela qual o incidente é desnecessário, a produção de provas adicionais em incidente pode agregar para corroborar o que já existe, esclarecendo alguns pontos específicos, como se houve alguma adulteração também dos próprios papéis, por quem e quando estes recibos foram feitos e onde estavam, já que não foram encontrados em diligências de busca e apreensão anteriores.

O incidente de falsidade é um procedimento que corre em paralelo a um processo penal e que pode ser instaurado para verificar da falsidade de provas apresentadas, embora em muitos casos, como no presente, não seja imprescindível, mas possa ser complementarmente útil, para a demonstração da falsidade.

O incidente começa com um pedido que indica a falsidade de provas e pede a produção de novas provas que possam contribuir para evidenciar a falsidade. Este tipo de procedimento é sempre apresentado e tramita em apartado.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

  1. Dá um alívio , parece que se abre uma porta da esperança , onde a justiça ainda existe e que os espertinhos são desmascarados . Como educadora fico feliz, e começo a levantar a cabeça, pois me sentia totalmente desmoralizada perante meus alunos , quando afirmava para eles que existem a verdade e a honestidade. Obrigada , Brasil ! Confiamos em VOCÊ!

Ler mais 36 comentários
  1. Dá um alívio , parece que se abre uma porta da esperança , onde a justiça ainda existe e que os espertinhos são desmascarados . Como educadora fico feliz, e começo a levantar a cabeça, pois me sentia totalmente desmoralizada perante meus alunos , quando afirmava para eles que existem a verdade e a honestidade. Obrigada , Brasil ! Confiamos em VOCÊ!

  2. Não entendi até agora por que o Ministério Público não meteu um processo penal contra esse Glauco C. Marques por participar como laranja consciente dessa farsa. Tenho certeza que o velhinho não dura meia hora no chilindró para aceitar um acordo de delação que revelará que o apartamento é propriedade do Lula mesmo. MP, estão esperando, o quê? Fogo no véio!

  3. O incidente de falsidade pode ter tramite simultâneo (sem suspender o trâmite do procedimento principal) com o processo principal, e se dar nos mesmo autos, não necessariamente apartados.

  4. o bunlai velho tava dando uma volta no primo laranja e ficando com a grana até ser preso; aí o advogado merd procurou o hospitalizado para ver se ele receberia pelo que foi preso; então o laranja disse que agora era a vez dele se vingar e começou a ficar com o aluguel; depois os merds obrigaram o laranja devolver tudo (se gritar pega ladrão não fica um meu irmão)

  5. O Bunlai velho dava uma volta no primo laranja e ficava com a grana até que foi preso
    e então o advogado merd tentou levar a grana pro hospitalizado. (se gritar pega ladrão não fica um meu irmão) o

  6. E os ministros do STF ainda continuam , como DEUSES que acham que são, com a tese de que os condenados em PRIMEIRA e SEGUNDA instâncias devem ser sltos para respoder por seus crimes ? Quem tem mais vergonha, os criminosos, os seus advogados, os ministros impunimente que não deixam que acreditemos na mais ALTA CORTE DE NOSSO PAÍS, ou nós sociedade brasileira?

  7. São notoriamente tão falsos que até os chineses já demonstram o interesse de como piratear essa obra prima da ocultação de crimes. Dizem que estariam de “zóio” na célula-mater da engenhoca: um tal de Zanin.

    1. É mentira, é mentira, é mentira , é mentira , isso é perseguição , isso é coisa da veja, rede Globo , polícia federal , rede Bandeirante , Antônio Palocci , Léo Pinheiro , MPF , juiz Moro e todos os brasileiros de bem os que trabalham de verdade . Tchau querido !

  8. Vai dizer que não sabia que os recibos eram falsos e não sabia que não sabia de nada.
    LULA ETERNAMENTE IMPUNE e ainda criticam os mais de 30 milhões de pessoas desesperançosas que irão votar no Bolsonaro, qual a esperança em 2018?, se não for algo que venha das FFAA nada mudará.
    Tudo isso e nada acontece com Lula, mas se um cidadão esquecer de colocar um recibo na declaração, a malha fina pega e multa sem dó, enquanto isso, um bandido que acabou com o Brasil usa de recibos forjados e ainda irão verificar quem fez a adulteração e com qual intenção para ver se isso pode ou não ser usado contra ele no processo.
    UMA PALHAÇADA…LULA NÃO SERÁ PRESO NUNCA!!!

  9. ACHO QUE A DEFESA DE LULA QUER QUE O MORO PRENDA ELE ANTES DA DECISÃO DO TRF4 PARA TER UM MOTIVO DE COLOCAR OS MILITANTES CONTRA A JUSTIÇA…POR ISSO MONTARAM UM ESQUEMA DE OBSTRUÇÃO DE JUSTIÇA PARA QUE ELE SEJA PRESO E PODER DAR COMO JUSTIFICATIVA DA PRISÃO A “TAL PERSEGUIÇÃO POLÍTICA… ”
    É O ÚNICO CAMINHO PARA A SUA DEFESA PORQUE A CONTESTAÇÃO DAS PROVAS DA JUSTIÇA FEDERAL NÃO EXISTE…
    LULA FOI PEGO COM PROVAS DE QUE É CRIMINOSO DA PIOR ESPÉCIE E QUE MONTOU UM ESQUEMA DE CORRUPÇÃO QUE DESESTABILIZOU O BRASIL LEVANDO A UM CAOS INSTITUCIONAL…E TUD DE BAIXO DOS OLHOS DO STF….POR 14 ANOS….

  10. Nossa! Se essa foi a explicação resumida que o MPF enviou para o Antagonista, imaginem como deve ser a explicação sem resumo. Sobra convicção do MPF para dar tantas voltas sobre um recibo falso. A prova material da falsidade de um documento pode ser comprovada por uma simples perícia grafotécnica, sem maiores rodeios. Já a prova testemunhal da falsidade depende de mais elementos. Pelo visto o MPF não tem a prova material nem a testemunhal da falsidade. Mas insiste na narrativa, pra ver se cola. Assim, fica difícil prender o Lula.

  11. Orienta esse Cláudio a disfarçar o mínimo possível nas falas dele, todo Brasil já percebeu o ódio e o rancor que ele nutre por lula, 100% do que ele falou até hoje, ele cita Lula ou ele acha que só quem o escuta é imbecil.

    1. Tem imbecil defendendo Lula e eu fico lendo pacientemente o que eles escrevem. Você acha que o Lula e a Gleisi morrem de amores pelo Brasileiros?…Eu não odeio o Lula, só quero que ele pague pelo que fez.

    2. Tem que falar 200% de quem destruiu o Brail economica e moralmente.(e quer, como o chavismo, continuar a destrui-lo). Sabe nada de lulla.

    1. nao há quem possa com essa horda! fundei militei, embalei e paguei ate 2003 pra ver o que sabotam e aparelham na Universidades Federais e esse canalha botou os já aposentados pra voltar pagar previdencia. Sao jns escroques. Cadeia neles..