MPF vai pedir perícia de ‘recibos’ de Lula

O Ministério Público Federal deverá pedir perícia dos “recibos” de aluguel do apartamento de São Bernardo do Campo apresentados pela defesa de Lula.

Escreve O Globo: “A perícia que será pedida pelo MPF pode verificar a autenticidade dos documentos. Em casos como esse, peritos conseguem fazer exames para determinar se todos os recibos foram assinados no mesmo dia, por exemplo, ou se foram impressos pela mesma máquina”.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;

Ler 91 comentários
  1. se derem para aquele perito barbudinho de campinas que falou que o PC Farias foi morto pela apaixonada namorada que se matou depois(KKKK), com certeza vai atestar que que os recibos são ORIGINAIS, se for com outro qualquer a verdade aparece.

  2. Vai precisar mais do que isso. Primeiro, ninguém perguntou ao Glauco se ele assinou os recibos; ele só declarou que não recebeu os aluguéis, apesar de ter declarado ao IR seu recebimento. Se ele tiver assinado recibos, há de ter sido entre dez 2016 (quando a justiça pediu) e antes de ele decidir contar ao Moro que havia mentido sobre receber aluguéis (há pouco). Nesse caso, a forja fica mais razoável, pois teria a assinatura dele. Se por outro lado depender de datação de papel (que pode ser antigo), de impressão ou tinta de assinatura, não é muito preciso.

    1. Não.. perícia vale como prova documental.
      Se ficar comprovada a falsificação, é TANTO agravante no processo atual (aumento de pena) como também OUTRO crime a ser processado.

    2. Duvido que datação de papel e tinta não seja preciso. E, mais uma vez, deve-se seguir o caminho do pagamento. Quando foi feito ou quando foi sacado e efetivamente pago. Se não tiver como rastrear mais um indício de que houve algo errado. Afinal, para quê tanto mistério? Qualquer pessoa normal faz questão que seus gastos sejam rastreáveis, até memso para protegê-las de que alguém reclame de débitos que já foram pagos.

  3. Não acredito que os advogados do Luladrão sejam burros para forjarem estes recibos, acredito que o Laranja assinou recentemente, como deve ter recebido uma grande soma em dinheiro, seu crime em mentir em Juízo, é muito pequeno em relação ao que o Luladrão pode pegar.

  4. Fosse o Moro, determinaria a imediata condução do Glaucos perante à Polícia Federal para que ele confirme ou negue ter assinado os recibos, e quem os elaborou. Se negar a assinatura, não será necessária a perícia, se disser que assinou estará mentindo porque já declarou que não recebeu os aluguéis. De outra forma ele, Lula, o advogado e o compadre RT estarão zombando da Justiça…..

    1. Ele declarou o seguinte:
      MP: O senhor declarou à Receita o recebimento desses aluguéis?
      Glaucos: Declarei. Declarei.
      MP: Era uma declaração falsa, portanto? Era uma declaração falsa à Receita Federal que foi feita?
      Glaucos: É, mas acontece o seguinte: eu tinha um contrato de aluguel. Como é que eu ia fazer se eu não declarasse, entendeu? Eu declarei que eu recebi os aluguéis, mas eu não recebi.
      Ele pode muito bem dizer que da mesma forma que declarou ao IR, emitiu recibos, embora não tenha recebido os aluguéis. Nesse caso só a perícia decide, e é imprecisa sendo a assinatura dele.

  5. A análise do processo de inventário (espólio de Augusto Moreira Campos ) que corre na 2a. Vara da familia de São Bernardo do Campo tornaria desnecessaria a pericia dos recibos, pois desnuda a grande farsa produzida pelos advogados, o que parece já ter sido pecebido pelo juiz local. Segue o numero do processo no TJSP 0005268-80.2009.8.26.0564 .

    1. Eu não entendi esse processo de inventário! A pessoa não tinha morrido? “Frisando que não restou demonstrado o falecimento da inventariante e a herdeira não se manifestou nos autos para assumir a inventariança”?

    1. Jovem, quando a justiça solicita comprovante, no MÍNIMO é cópia autenticada em cartório e na grande maioria dos casos, apenas o original. Nesse caso, isso não é uma simples cópia, teoricamente esses são os “originais”.

  6. Esse advogado do Lula é, de fato, um personagem engraçado, que chega a ser cômico. Engomadinho, usando gel no cabelo, adora dar uma entrevista, de preferência para a Globo, adota um estilo agressivo, porém, esse episódio dos recibos o desmoralizou totalmente como profissional. Não que ele tenha criado os recibos, longe disso. Mas não percebeu minimamente que eram estranhos e que por isso não poderiam ser juntados aos autos? Foi mais uma que seu cliente aprontou contra ele. Agora, acaso confirmada pela perícia que se tratam de documentos falsificados, seu cliente dirá que foi orientado pelo advogado, porque petistas, nessas horas, só pensa em si próprio.

    1. Lanterna, Roberto Teixeira e seu genro Engomadinho Zanin jamais deixarão o compadre na mão. RT é um advogado de um só cliente, laranja e defensor oficial ad eternum. Vão juntos para a cova.

  7. O BRASIL ESTÁ UM DESASTRE TOTAL
    NEM OS BANDIDOS SABEM MAIS SE SAFAR COMO DEVERIAM

    JOESLEY ENTREGA SUAS GRAVAÇÕES CLANDESTINAS PARA A POLICIA

    ZENNIN ENTREGA RECIBOS FALSOS

    TAMÚ FUD…..!!!

  8. GALERA VAMOS APLAUDIR O “ZENNIN”
    NUNCA EXISTIU ANTES NA HISTORIA DESTE PAIS UM ADVOGADO TÃO COLABORATIVO COM AS INVESTIGAÇÕES CONTRA SEU CLIENTE.
    PALMAS PARA “ZANNIN” AMIGO DO POVO….AMIGO DO MORO

  9. Repetindo :…O locador declarou não ter recebido aluguel entre 2011 e 2015 no depoimento ao Juiz Moro. Como pode ter passado recibo e declarar não ter recebido aluguel. Tem que chamar um médium e fazer perícia no Locador pra ver se é ele mesmo ou algum fantasma.

  10. Qual vai ser agora a próxima pérola do molusco?
    É ridículo ainda mais com a participação desses ‘adevogados”!
    Chega né! Tá na hora de prender esses farsantes e a “OAB” se manifestar à respeito né!

  11. Nunca pensei que chegaria o dia em que agradeceríamos aos “brilhantes” advogados de defesa do Molusco Larápio Mor pelos serviços prestados… no caso, serviços prestados ao País, para acabar com o Bandido Máximo mais rápido do que imaginávamos. Continuem dessa forma, Zanin e companhia ilustre, o Brasil vai aplaudir a derrocada do Comandante da Quadrilha antes do previsto.

  12. Agora a casa vai cair!! Triste Lula que, apesar do patrimônio que amealhou, contratou profissionais sem a experiência necessária para conduzir processos dessa envergadura. Se for comprovada a falsidade documental, isso apenas irá corroborar essa tese e demonstrar o quanto são despreparados, porque, ainda que se alegue que os recibos fornecidos pelos seus clientes, os defensores deveriam ao menos realizar uma análise perfunctória desses papéis, porquanto saltam aos olhos a irregularidades dos recibos.

  13. Isso se eles tiverem acesso aos “recibos” originais. É só dizer que assim que os recebiam, Marisa, muito organizada que era, digitalizava-os e destruía os originais.

    Pode usar essa desculpa, Zanin. É de graça.

    1. PRESUNÇÃO DE FALSIDADE – Quando há pedido de perícia que necessita dos originais por motivos técnicos, havendo negativa injustificada da parte de juntada dos originais PRESUME-SE FALSO O DOCUMENTO. Lembrando que ao digitalizar-se um documento entre as informações que ficam registradas no arquivo digital (PDF no caso) constam A DATA DA DIGITALIZAÇÃO e o equipamento utilizado!

  14. Acho que é possível também verificar a datação do papel e da tinta. Outro ponto que também precisa ser investigado é o da fonte pagadora, isto é, de onde veio o dinheiro para pagamento. A quantia do valor do aluguel, quase R$ 4.000,00, seria paga por qualquer pessoa normal via cartão débito ou crédito, ou, mais comum, por transferência bancária. Para os mais conservadores, ainda, cheque. Todos estes são facilmente rastreáveis, aliás, poderia representar importante e talvez definitivo argumento da defesa. Mas, se vier com o besteirol que pagou em dinheiro em espécie, vai complicar e muito. Por que escolher um meio de pagamento tão trabalhoso, inseguro e inconveniente? Mesmo se a defesa alegar pagamento em espécie, pode-se confrontar o último saque realizado e o pagamento executado, no caso, seria a data do recibo. Se não houver como rastrear nada disso, a situação se complica e muito para o acusado. Mais uma vez!

    1. Esse besteirol é o q estão usando. Não tem fundamentação nas contas bancárias. A partir de 2015, quando o Bumlai foi preso, há depósitos compatíveis com o valor, mas não identificados.

  15. Sapo barbado FRITO
    Ingredientes
    – 500 g de perna de sapo barbado
    – sal com alho a gosto
    – 2 limões
    – 2 colheres de (sopa) de trigo
    – 500 ml de fubá
    Modo de Preparo
    1 – Tempere as pernas do sapo barbado com sal, com alho e limão a gosto.
    2 – Misture as colheres de trigo e fubá
    3 – Esquente em uma panela o óleo, passe as pernas do sapo barbado na mistura do trigo com o fubá
    4 – Frite até dourar.
    Está pronto para servir!
    Cada porção dá até para 3 comparsas de cela

  16. sugiro que Moro vá a um Centro Espírita ‘ouvir’ Marisa Letícia !
    Se ela não puder ”comparecer”, que possa ‘prestar esclarecimentos’ na forma de uma carta precatória devidamente criptografada…duro é achar quem queira incorporar a extinta !

  17. Comprovada a fraude, a prisão preventiva do chefe da quadrilha tem que ser decretada imediatamente por obstrução de justiça!
    Peço aos Antagonistas que pesquisem junto aos juristas e especialistas no direito penal esta possibilidade.

  18. Se tivessem apresentado estes recibos há algum tempo, poderiam jogar a culpa na defunta (novamente), mas desta vez vao responsabilizar o contador. Aí, o cara tem de optar: entregar a falcatrua (e correr risco de vida) ou ir em cana.

  19. Inclusive conseguem determinar a idade do papel. Também se todos eram do mesmo pacote. Vão saber se todos os recibos forma assinados na mesma época, por tempo de ressecamento da tinta…

  20. Perai! PRECISA DE PERÍCIA??? Ou, vão instituir como oficiais os dias 31 de junho e 31 de novembro? Bom, parece que Julio Cesar conseguiu o 31 de agosto… Eles não são todos divindades? Pois então…

  21. O apto. estava sendo inventariado ( espólio de Augusto Moreira Campos ), via judicial, junto com mais bens e dividas . Daí a inventariante sumiu (morreu?) , daí foi nomeado um inventariante dativo, daí o advogado Eduardo Fernandes de Miranda “dá assistencia” em uma escritura de inventario extra-judicial, daí o juiz denuncia ao MP a conduta imprópria do advogado. Ou seja, se aparecer qualquer ato de venda ou promessa ou cessão para Glaucos, vai ser invalidada. Segue o link do TJSP…….https://esaj.tjsp.jus.br/cpopg/show.do?processo.codigo=FOZ09042C0000&processo.foro=564&uuidCaptcha=sajcaptcha_0e7622e790944468907e1107af09f48f

    1. E advinha quem aparece como advogado do “de cujus ” … Cristiano Zanin Martins. E advinha quem eram/são os advogados do Glaucos da Costamarques (como simples “interessado”): Roberto Teixeira (o compadre do Lula ) réu na mesma ação na lava-jato e seu genro, CRISTIANO BRILHANTINA MARTINS. A casa caiu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    2. Estarrecedor!! Toda a farsa cai por terra ao consultar o processo de Inventario de Augusto Moreira Campos. Todos envolvidos deverão se manifestar e dependendo da participação responder por FALSIDADE IDEOLÓGICA E OUTROS CRIMES SE FOR O CASO.

  22. Essa perícia é muito importante pois só ela pode derrubar a força probatória desses “recibos”. Erros de grafia ou de datas não valem de nada, são comuns. O fato do cara tá viajando no dia que emitiu o recibo não quer dizer nada, o recibo tem que estar com a data em que houve o pagamento e não com a data que alguém chegou de viajem, ex: se fiz o depósito bancário, não importa se meu credor está no meu lado ou na China, o recibo tem de estar na data que eu paguei. Uma perícia para saber quando e como esses recibos foram feitos e esclarecimentos como foi pago e para onde foi o dinheiro é que vão desmascarar essa farsa.

    1. Só tem um detalhe, o aluguel não foi pago via depósito bancário, foi em “cash”, grana, moeda sonante, compreendes? E que para isso seja possível, o credor (locador) teria que estar presente, não achas? A data, concordo que tem que ser a data do pagamento. Lembre-se que esses bandidos não fazem pagamentos pelo meio bancário.

    2. Concordo paulão, tanto que o caso do depósito bancário que escrevi foi só um exemplo para ilustrar a questão de datas.

    1. ganhou 10 % pra falar isso… pois ele tem que pagar a Veruska.. ou vc acha que alguém da pra um velho comuna daquele de graça apenas pela causa ??

    2. Acho q boechato é um cumuna da laia de um chicú buarque!!!!Eita geraçãozinha de mierrrrda!!!Está no mesmo nível da tv globo….tudo pra proteger a esquerdalha!!!Até ontem metia o malho na polícia,deve ter levado uma chamada da direção…dava muuuito na pinta!!!!!!!

    3. Não, não acaba. É necessário verificar se houve efetivo pagamento.
      Se o locador disse que não recebeu…ele tem meios de provar, certo?
      Os recibos podem ser até verdadeiros, mas uma fraude.
      Algo como nota fria. A nota é verdadeira mas a operação é falsa.
      É por aí.

    4. Fernando….é CUMUNA mas rico!!!Veruska não é burra!!!E o lance do BTG pactual???Será q foi ali q ele enricou!!!VENDIA NOTINHAS???????DEFENDEU LULADRÃO o quanto pôde ,o hipócrita!!!!!

    5. Além do Boechato agora tem aquele R.A. todos contra o Moro e Mourão. Band está parecendo Carta Capital. Bom só o Simão.

    6. Boichato esquece do passado. Foi secretário do Moreira franco quando este foi governador do Rio de Janeiro. Mais uma prova inequívoca que comunista gosta de uma teta pública para mamar. Naquela careca dele faltam dois chifres.