MPF VAI RECORRER PARA AUMENTAR PENA DE LULA

A força-tarefa do MPF em Curitiba divulgou nota dizendo que a condenação de Lula a nove anos e meio de prisão, além do ressarcimento de R$ 16 milhões corrigidos aos cofres públicos, foi possível graças a um conjunto robusto de provas.

E avisou que vai recorrer para aumentar a pena de Lula e por discordar da absolvição sobre o crime de lavagem envolvendo o armazenamento de bens da presidência em depósito da Granero.

Leiam:

A força-tarefa da operação Lava Jato do Ministério Público Federal no Paraná (MPF/PR) vem a público reconhecer que a sentença que condenou o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva ostenta robusta fundamentação fática e jurídica, tendo analisado todo o enorme conjunto de provas apresentadas na denúncia e nas peças das defesas e produzidas na instrução da ação penal. O processo tramitou às claras, com transparência, e permitiu amplas possibilidades para a defesa produzir provas e apresentar argumentos, os quais foram analisados detalhadamente pela Justiça.

Com base nas provas, as quais incluem centenas de documentos, testemunhas, dados bancários, dados fiscais, fotos, mensagens de celular e e-mail, registros de ligações telefônicas e de reuniões, contratos apreendidos na residência de Lula e várias outras evidências, a Justiça entendeu que o ex-presidente Lula é culpado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro de que foi acusado pelo Ministério Público Federal.

A sentença não só reconheceu que o ex-presidente recebeu o valor correspondente ao tripex e as reformas feitas nele a título de pagamento de propinas pela OAS, que totalizaram mais de 2 milhões de reais, mas também que o ex-presidente Lula é responsável pelo esquema de corrupção na Petrobras. O caso focou especificamente nos crimes relacionados à empreiteira OAS.

As robustas provas levaram à condenação do ex-presidente a cumprir 9 anos e 6 meses de prisão e a pagar, a título de indenização, 16 milhões de reais corrigidos desde dezembro de 2009. Também foram condenados os ex-executivos da OAS Agenor Franklin e Léo Pinheiro. Como efeito da condenação criminal, nos termos da lei, da mesma forma que em casos similares, a Justiça decretou sua interdição para exercer qualquer cargo ou função pública pelo dobro do tempo da condenação, isto é, por 19 anos.

Mais uma fez, fica manifesto que os constantes ataques da defesa do ex-presidente contra o julgador, os procuradores e os delegados, conforme constatou a respeitável decisão, são uma estratégia de diversionismo, isto é, uma tentativa de mudar o foco da discussão do mérito para um suposto antagonismo que é artificialmente criado unilateralmente pela defesa. Nenhuma das autoridades que atua no caso o faz com base em qualquer tipo de questão pessoal.

A atuação da instituição é apartidária, técnica e busca investigar e responsabilizar todas as pessoas envolvidas em atos de corrupção, além de devolver aos cofres públicos os valores desviados nesse gigantesco esquema criminoso. A ação penal contra o ex-presidente Lula é uma dentre várias que foram propostas na Lava Jato contra centenas de pessoas acusadas por corrupção. As investigações revelaram a prática de crimes por integrantes da cúpula do poder econômico e do poder político, envolvendo diversos partidos, sendo necessário que todos os responsáveis sejam chamados a responder perante a Justiça.

O Ministério Público Federal tem cumprido seu papel constitucional no combate à corrupção, ainda que envolva os mais importantes líderes políticos do país. É importante que outras instituições, como o Congresso Nacional, também exerçam seu papel contra a corrupção, para que a Justiça possa funcionar plenamente e em relação a todos aqueles contra quem pesam provas da prática de corrupção.

Tudo reforça o caráter apartidário, técnico e minucioso do trabalho desenvolvido pelo Ministério Público Federal. Como ressaltou o eminente Juiz Federal na sentença condenatória, “Não há qualquer dúvida de que deve-se tirar a política das páginas policiais, mas isso se resolve tirando o crime da política e não a liberdade da imprensa” – e complementamos, isso se resolve sem retirar a independência do Ministério Público e a possibilidade de o Poder Judiciário examinar graves acusações independentemente de quem seja o investigado.
Por fim, a força-tarefa informa que vai recorrer da sentença, manifestando a sua discordância em relação a alguns pontos da decisão, inclusive para aumentar as penas.

59 comentários

  1. ASSIM COMO MUITOS DE NÓS O MPF FICOU DECEPCIONADO COM O CANALHA NÃO SENDO ALGEMADO E PRESO, E TAMBÉM COM A PENA BRANDA DE 9 ANOS. CORRETAMENTE IRÁ RECORRER, QUEM SABE ASSIM A ju$tiça FINALMENTE E DECENTEMENTE FAÇA A SUA PARTE.

  2. ***************************** Parabéns à força-tarefa! Vocês tem total amparo na legislação, bem como, o apoio de todos os brasileiros idôneos. *****************************

  3. Não deveriam acrescentar a condenação posse ilegal de arma de fogo de uso restrito das forças armadas? Aquela AK lá não é dele? Só uma dica…

  4. Só porque o molusco foi presidente, a justiça fica cheia de melindres? Ninguém está acima da lei, nem mesmo o que foi presidente.

  5. MORO FOI MUITO BONZINHO COM O LULA! APLICOU UMA PENA PEQUENA PARA QUEM TINHA O DEVER DE AGIR COM CORREÇÃO PERANTE O POVO E O PAÍS. PERMITIU QUE LULA POSSA RECORRER EM LIBERDADE, SÓ PORQUE O SUJEITO JÁ FOI PRESIDENTE E PODERIA SER “TRAUMÁTICO”(?). FOI PRESIDENTE, MAS DESONROU O PRÓPRIO PAÍS E O POVO. É ESSE MESMO POVO (QUE O FEZ PRESIDENTE) QUE SOFRE OU MORRE, DISPLICENTEMENTE JOGADO NOS CHÃOS DE MUITOS HOSPITAIS DA REDE PÚBLICA. QUAL EXPERIÊNCIA É MAIS TRAUMÁTICA, SENHORES?

  6. O nove dedos condenado e mortadela mordendo fronha é uma farra. Aumentem a pena e prendam o bandido.

  7. Vocês não têm ideia do mal que estão comemorando. Em 2018 a fúria de Brahma Todo Poderoso cairá sobre todos vocês com uma VITÓRIA de 90% das urnas!

  8. Provas forjadas e/ou imprestáveis juridicamente!!! O POVO fará justiça a Lula, elegendo-o NO PRIMEIRO TURNO em 2018!!! Todos os PERSEGUIDORES pagarão caro pela ousadia de condenar SEM PROVAS, um homem INOCENTE!!

  9. Decepcionado com a duração da pena e com a afinada de Moro ao estabelecer a pena para o ex presidente, supressão de direitos políticos? se a pena tivesse a extensão merecida não careceria desse penduricalho.

  10. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏😂👏😂😂👏👏👏👏👏👏👏😂😂😂😂😂😂👏👏👏👏👏👏👏👏👏😂😂😂😂😂😂👏👏👏👏👏😂👏👏👏👏👏😂😂

  11. Molusco, está na hora de “negociar” com o Marcelo uma reforma da cela (elevador panorâmico, cozinha kitchens, adega, etc,etc,etc).

  12. Obrigada, Moro!!! Vc mudou tudo. Mostrou que o conformismo anterior com a corrupção pode ser debelado. Lutou por uma mudança de paradigma frente a esses políticos cruéis que desviam dinheiro público. Haja coragem! Poderosos podem hoje condenados, ao contrário do que ocorria no passado. Mudou o ritmo da sua vida e de sua família para cumprir , e honrar, as prerrogativas do seu cargo. Obrigada obrigada, obrigada!!!….

  13. À Equipe da Força Tarefa da Lava Jato, deixo aqui expresso meu respeito, carinho e orgulho de uma brasileira quase desacreditada na justiça. Vocês trouxeram o sorriso da esperança de volta. Aos “meninos” de Curitiba e ao Dr. Sérgio Moro meu muito obrigada. AVANTE LAVA JATO!!!!!

  14. NOSSOS ” MOLEQUES” DE OURO COLOCANDO EM PRÁTICA O DESEJO DE CADA BRASILEIRO DE BEM !!! B R A V O !!! 👏 DE PÉ !!!

  15. O “tripex” tá abandonado, o sítio de Atibaia ficou pros gambás e o jatinho envelhece estacionado no aeroporto. Mas claro, tudo é dos amigos!

  16. O taradão pegou 180 anos e não matou ninguém, aconselhado pelo Maluf : “estupra mas não mata”. Pois quantas pessoas morreram por falta de um atendimento médico decente, e que poderiam estar vivas se a cornucópia de dinheiro roubado a mando deste canalha do Lula, tivesse sido aplicada na saúde dos brasileiros? A pena deveria ser até maior do que a do taradão!

  17. Para mim, Moro foi um frouxo. Não condenou o maior bandido da humanidade para segundo palavras dele ” prudência e por se tratar de um ex presidente evitar certos traumas. E o povo batendo palmas? Sinto muito hoje é dia de lamento. E se os juízes do TRF-4 usar a mesma desculpa frouxa para manter lula solto?

  18. peçam 30 anos! valeu maravilhoso juiz Sérgio Moro, gratidão infinita por ressuscitar a justiça!!!

  19. ESSE FDP TEM QUE SER CONDENADO A 100 ANOS DE PRISÃO EM REGIME FECHADO E AINDA, DEVOLVER TODO O DINHEIRO QUE ELE SURRUPIOU DA NAÇÃO BRASILEIRA.

  20. “No começo, não tínhamos uma meta definida (quantos anos seriam de cadeia para Lula). Agora que atingimos a meta. Vamos dobrar a meta.” 19 anos de cadeia no mínimo. E para começar…

  21. Ele é tão baixo nível que roubou,imaginem um presidente da república,roubou peças do acervo do palácio. Atitude que se equipara a qualquer assaltante que está nas ruas.

  22. Parabéns Juiz Sérgio Moro O maior brasileiro dos últimos tempos Faz tempo que não tínhamos um brasileiro para nos orgulharmos Parabéns também para a Força Tarefa de Curitiba da LAVAJATO representando a Policia Federal e o Ministério Público Federal do Paraná Conseguimos desmantelar a ORCRIM que governou o país nos últimos 13 anos e condenar seu CHEFE, o político mais corrupto da história Mas ainda temos que ter cuidado com o TRF4 e o STF Bolivariano com 7 nomeados pelo PT JANOT&FACHIN desmoralizaram a LAVAJATO e tiraram os processos do MORO por pura inveja CHUPAA JANOT_`

  23. Em uma entrevista com uma das maiores especialistas sobre corrupção, a americana Susan Ackerman há um trecho que fala das consultas de Deltan Dallagnol a ela sobre a sofisticação dos crimes de lavagem de dinheiro. Esse grupo junta preparo, experiência, coragem e capacidade de comunicação em tempos digitais. Com certeza, a operação “Mãos Limpas” trouxe um norte para corrigir os defeitos quepoderiam repetir, enquanto isso nossos políticos tentam, inutilmente, imitar os corruptos italianos que sem saída politizavam seus crimes. Seu líder morreu no exílio, aqui isso não cola!

  24. Dominó japonês a partir de agora: cai Lula, cai Temer, cai Aecio, cai FHC, cai Dilma, cai Collor, cai Sarney, cai tudo! Vai ser lindo de ver!!!!!!!!!!!

  25. TÁ CERTO, A ROUBALHEIRA E MUITO MAIOR QUE SÓ ESSE TRIPLEX, SE FAZER DE ZONZO SÓ VAI SERVIR PRA CORRER O RISCO DESSE VERME SER SOLTO PELO STJ.

  26. A sentença de Moro é brilhante!!! Mas concordo totalmente c o M P quanto ao absurdo armazenamento de bens na Granero, até porque apropriou-se indebitamente de bens públicos. Já nove dedos e meio, digo, anos, está bom. Será condenado por outros crimes, e a pena será muito aumentada. Viva a Lava Jato!!! Orgulho do Brasil!!!

  27. ÓTIMO, O VELHACO CANALHA MERECERIA PRISÃO PERPÉTUA E AINDA, ACHO QUE 16 MILHÕES É TROCADO PARA O LESA-PÁTRIA.

  28. Eu também achei pouco tempo de prisão. Mas acho que Moro está querendo dividir a responsabilidade com o TRF4. Afinal, até agora, foi ele quem deu a cara a bater. Acelera, Lava Jato!

  29. PMDBistas… Não há qualquer dúvida de que deve-se tirar a política das páginas policiais, mas isso se resolve tirando o crime da política e não a liberdade da imprensa” – e complementamos, isso se resolve sem retirar a independência do Ministério Público e a possibilidade de o Poder Judiciário examinar graves acusações independentemente de quem seja o investigado. INDEPENDÊNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO INDEPENDÊNCIA DO JUDICIÁRIO Isso também vale para Michel Temer, VIU?

  30. @Patrulha Anti-Petismo 2 minutos atrás Enfim, podemos ter orgulho do MP e justiça federal de Curitiba. Eles são exemplos do estado que funciona. Eles são um grão de areia no deserto estatal, mas é assim que as coisas podem começar a mudar.” CLAPCLAPCLAPCLAP AVANTÍSSIMO REPUBLICA DE CURITIBA! SEUS LINDOS!!!! E EU JA VOTEI EM LULA! BURRA! ACREDITEI NAQUELE SAFADO!COMUNISTA!

  31. Enfim, podemos ter orgulho do MP e justiça federal de Curitiba. Eles são exemplos do estado que funciona. Eles são um grão de areia no deserto estatal, mas é assim que as coisas podem começar a mudar.

  32. Concordo e Apoio o MPF! Os procuradores estao cobertos de razao, onde só visam que se julgue Lula como qualquer pessoa que tenha praticado tamanhos ilicitos! Isso é fato, nao perseguicao!

  33. Contagem regressiva! ROJÃO ROJÃO ROJÃO ROJÃO ROJÃO Gastem seus rojões! Pelo menos soltar rojão de onde estamos não é o mesmo que ter obediência a lideranças de movimentos cooptados! Condenação histórica!

  34. esse luladrão devia andar nas ruas–ir no bar da esquina -seria ótimo pra nos o estraçalhar-Seus guarda costas tem familia ? degolem esse monstro

Comentários temporariamente fechados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.