Mudar jurisprudência em função do réu é ‘Estado de compadrio’, diz Barroso

Em palestra no 3.º Simpósio Nacional de Combate à Corrupção, Luís Roberto Barroso abordou o tema da mudança de jurisprudência enquanto falava sobre a possibilidade do cumprimento da pena após sentença em segunda instância.

“Não há razão para mudar jurisprudência. Um país que vai mudando sua jurisprudência em função do réu não é um Estado democrático de direito, mas um Estado de compadrio.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Fabio disse:

    Enfim Barroso falou algo merecedor de louvor.

Ler comentários
  1. Alex disse:

    Isso faria sentido se a jurisprudência tivesse sido sempre essa e não era. A verdade é que o STF legislou onde o congresso não teve coragem. Assumam logo que o STF impos uma ditadura judiciária.

  2. Paulo Boccato disse:

    concordo ! linda frase !! mas é só isto mesmo, uma frase na boca do Barrosao!!Afinal, o que é e o que foi este monte de indicações de copadrio p. o STF feito por Lula e Dilma ?Toga de bolso...

  3. n.l disse:

    Não SR Barroso! Uma instituição que molda seu parecer conforme o réu é ilegítima e criminosa, Cabe ao senhor e seus companheiros incomodados se insurgir contra a quadrilha,que nós sabemos existir.

  4. Alberto disse:

    Ainda tem IDIOTAS ou mavs(???) que tem coragem de dizer: "RA tem razão" esse sujeito é cafajeste provado, ao falar pra Andréa Neves. "Se precisar de um texto pra ajudar vocês é só avisar" Chega? ⛏️

  5. MARAJÁ AYATOLLAH MARACUJÁ e PINGA na BUNDA disse:

    •É na Carniça de Mainha Lindu Seu FDP, Puteiro Tem Lei: "SEMPRE ABERTO" •NÃO FECHA NUNCA. Relaxe, as Meninas da Casa da “Luiz” Vermelha • VÃO Lavar a BO CE TA Melecada da SOPA de Espermatozóides

  6. Celsius disse:

    Vamos votar no Cabo Daciolo, está ganhando fácil. Pesquisa sem o bandido Lula — https://www.ferendum.com/pt/PID171463PSD36692 Pesq. com o bandido Lula - https://www.ferendum.com/pt/PID171122PSD73801

  7. Alex disse:

    O Reinaldo Azevedo escreveu a verdade na Folha. Recomendo que leiam. Ele tem absoluta razão. Eu não achava no início, me dei conta quando começou o oba oba de prender Lula, e agora é tarde

  8. Getulio P. Carvalho disse:

    Certo. É um estado jogado às baratas. Sendo o estado obeso, diabético e disfuncional, os compadres se unem para sugar o erário, converter estatais em suas vacas leiteiras e controlar a fábrica de HC.

  9. Simples assim. disse:

    Não é compadrio, não. É CORRUPÇÃO TOGADA e INSTITUCIONALIZADA. É a imoralidade escancarada, afrontando a sociedade. É a imundice do andar de cima jogada no ventilador .

  10. Mario disse:

    O Fatiamento do Impeachment de Dilma que o diga!

  11. Paulo Boccato disse:

    No mais, queria saber ja que estamas na era de cobrar moralidade daqui e de lá, como Barrosao pode ter um apto. em Miami no valor de 15 milhoes de dolares em Miami registrado em nome de uma off-shore?

  12. Democracia e mercados disse:

    Ohhhhhh...... finalmente o comunista desde a infância BARROSO fala como um adulto sábio: ora, os comunistas não podem atropelar a LEI DA FICHA LIMPA e uma jurisprudência pacífica do SUPREMO p/paciente

  13. JUSTIÇA PARA TODOS ( Até p/poderosos ) disse:

    Boa Barroso o Supremo precisa de mais 10 com esse raciocínio, porque mudar agora pós lava jato???? querem ajudar a quem ????

  14. Marco disse:

    E quando mudam jurisprudência para beneficiar ORCRIM, temos um Estado de crime, criminoso.

  15. Sidney disse:

    Bla blá bla Óbvios neeee !!! Pq n serão ou dão logo uma pernada nesse Abjeto q está preso ....pq será mesmo ? Di grátis eee q n foi neeee ; tem uma montanha de Prova$$$$$

  16. 🇧🇷 PATRIOTA disse:

    🇧🇷 Mais é só o que acontece no judiciário, fazem o que querem, vide o que canalha do Gilmar fez tirando o criminoso barata da cadeia três vezes.

  17. July Falcão disse:

    Jurista diz que esticar ‘candidatura’ de Lula é tentar fraudar a democracia.Adriano Soares vê descaramento em forçação de barra do presidiário. https://diariodopoder.com.br/jurista-diz-que-esticar

  18. A. disse:

    A arte de dizer o óbvio e não fazer nada a respeito!

  19. Ronaldo disse:

    Junto Carmem, Rosa, Fachin, são dos melhores Ministros que Pais ja teve, julgam com competencia, com as leis, ainda tem melhorar tem, mas ja é um caminho, parabens.

  20. Em nome do Brasil disse:

    Perfeito! Agora falta decidir e publicar.

  21. Paulo Boccato disse:

    A mesmissima toga de compadrio que salvou Dilma do impedimento total criando a figura do impeachment 'fatia de bolo'...tá impichada mas nao esta !

  22. Pedro disse:

    Não entendi, ele está dizendo que foi errado mudar a prisão após trânsito em julgado para 2a instância como era antes? Ou mudar a mudança agora? Parece-me que ele agiu de compadrio então.

  23. Willian disse:

    Isso é o que o stf mais faz. E aqueles ministros que assim não agem, mas que permitem que os outros façam, são no mínimo cúmplices.

  24. Cirval disse:

    Perfeito. É o que todos gostaríamos de ouvir, diariamente, em contraste com as obscenidades críticas do Gil e amigos da Segundona. Em países sérios inexistem panelinhas como na nossa Corte maior.

  25. Alguém tem que dar jeito no STF sem voto disse:

    O maior cancro que está corroendo a sociedade e as instituições Brasileiras chama-se JUDICIÁRIO. Um antro de canalhas, vagabundos, pilantras e comunistas. A começar por esse STF sem honra e probidade

  26. Réu de Estimação disse:

    fica curtindo as delícias de Cananéia e não tem instância no mundo que o prenda , né não , Barrosão ?

  27. Mesmíssimo Compadrio disse:

    das nomeações para os tribunais . Como vai o Battisti ?

  28. O disse:

    quem tem juízes como gilmar, toffoli, levando e MA, certamente não é um estado democrático de direito.

  29. Soltadores de traficantes disse:

    Minustro Barroso. Tem todo meu respeito. Gil. Tof. Lew e Mam. LIXO

  30. GILMAR MENDES disse:

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1816189638424611&set=a.471094396267482.105276.100001007760519&type=3&theater

  31. Coroinha de Puteiro disse:

    Quem pode acabar com o triunvirato GM - Leva - Mefistóffole? Bolsonaro neles. Chega desses três poderes (ou poderosos) nefastos ao país!

  32. Cláudio disse:

    É o Estado Tri: Gilmar, Toffoli, Levandowisk!!!

  33. UBIRATAN disse:

    SUPIMPA BARROSO! Os esquerdopatas e os petralhas chefiados pelo BOSS LULARÁPIO querem transformar o Brasil num país de CUMPADRIO ENTRE PETISTAS E LADRÕESCENTRÃO. NÃO PASSARÃO!

  34. Máxima potência disse:

    Dossiês e maletas em mode on. Máxima potência.

  35. Paulo disse:

    Barroso, parabéns, ao lado do Fachin, são os dois mais declarados combatentes da corrupção. Ambos, indicados por Dilma, não se curvaram como Toffoli e Lewandowski (Lula).

    1. Detalhe, Fachin até em palanque do pt subiu, mas o compromisso com o dever tem se mostrado maior.

  36. Maurício disse:

    Mas é o que é. E o povo que se dane. O próprio Barroso quer impor o aborto na marra, sem participação do Congresso e do povo. É diferente do Gilmar e sua turma?

  37. SPA CURITIBA disse:

    Nunca vi uma" indireta tão direta" . Direta no crânio do trio : Gilmar, Toffoli e Whisky.

    1. SPA CURITIBA: Na MOOCA, ops, na MOSCA meu rei. Bom final de semana.

  38. nilo Queiroz disse:

    Se esta jurisprudência for alterada para tirar o Lula da cadeia, a cor da Bandeira do Brasil deve ser alterada para vermelho, por coerência.

  39. CheioAtéATampa disse:

    Não acredito em N A D A do que esses caras falam, pq eles se alternam no morde e assopra. Eqto uns falam o q queremos ouvir, os demais aprovam o que eles querem. Quero viver pra vê-los todos caírem.

    1. Certo, é uma técnica de interrogatório, muito popular no EUA!

  40. GILMAR E SEU CRIADO DEFENDEM O ESTADO DE COMPADRIO disse:

    Gilmar Mendes e seu criado Reinaldo Azevedo defender o Estado de Compadrio!

  41. Jânia Paula disse:

    O Estado ñ importa, decisão fundamentada na jurisprudência é ferramenta Common law. Nosso sistema é Civil law, decisão só pode ser fundamentada na Lei, até na ausência. Isso crime art. 16 L7170 🤤🙅‍

  42. Abestado disse:

    Alex além de petista safado(redundancia) e mal informado. A prisão em 2 instância sempre foi aceita, depois por um breve período o STF revogou e posteriormente voltou a aceitar.

  43. GILMAR E SEU CRIADO DEFENDEM O ESTADO DE COMPADRIO disse:

    Gilmar Mendes e seu criado Reinaldo Azevedo defender o Estado de Compadrio!