Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Museu alemão se recusa a devolver fóssil de dinossauro do Brasil

Paleontólogo britânico zombou do esforço de repatriação: "Agora todos eles estariam reduzidos a cinzas após o trágico fogo que destruiu o maravilhoso Museu Nacional do Rio"
Museu alemão se recusa a devolver fóssil de dinossauro do Brasil
lustração: Bob Nicholls/ Paleocreations.com

O Museu de História Natural de Karlsruhe, na Alemanha, anunciou que não vai devolver ao Brasil o fóssil de um dinossauro. A reportagem foi publicada neste domingo (12) pela Folha.

O fóssil do Ubirajara jubatus, primeiro dinossauro não-aviário encontrado com as penas preservadas na América Latina, foi retirado do Ceará em 1995, com autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DPNM), órgão já extinto e hoje substituído pela Agência Nacional de Mineração (ANM).

O paleontólogo britânico David Martill debochou da tentativa de repatriação do fóssil, em e-mail ao jornal:

“Eu ficaria muito feliz de ver todos os fósseis brasileiros ao redor do mundo devolvidos ao país, como eu já disse muitas vezes. Felizmente, isso não aconteceu dois anos atrás, pois agora todos eles estariam reduzidos a cinzas após o trágico fogo que destruiu o maravilhoso Museu Nacional do Rio”.

Desde 1942, o Brasil considera os fósseis como patrimônio nacional. A venda é proibida, e é obrigatório ter uma autorização para tirá-los do país.

Mais notícias
TOPO