“Não existe a menor chance de haver ruptura institucional”

Em entrevista ao Estadão, o general Joaquim Silva e Luna, ministro da Defesa, disse que não há “a menor chance” de haver uma ruptura institucional do país por causa da ascensão do protagonismo de militares no processo eleitoral.

“O protagonismo dos militares tem a ver, sim, com o fato de um dos candidatos bem posicionados, o deputado Jair Bolsonaro, ser oriundo das Forças Armadas e defender valores fundamentais para os militares como ética, moral, honestidade, respeito às pessoas, às leis e à família. Também tem a ver com o fato de as pesquisas de opinião mostrarem que as Forças Armadas têm alto grau de confiabilidade. Há um grande número de militares disputando as eleições. Vale lembrar que o comandante supremo das Forças Armadas é o presidente da República, eleito democraticamente pelo povo, não importando seu partido ou origem.

Não existe a menor chance de haver ruptura institucional. Até porque, uma das missões que a Constituição atribui às Forças Armadas é a garantia às instituições”.

Só um desses dois caminhos vai selar seu destino pelos próximos anos. Mas a velha imprensa não conta isso para você. Confira AQUI

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RENATO disse:

    E se o PT ganhar na mao gde eles vao ficar assistindo?

    1. O cerco deles já fechou faz muito tempo, só podem escolher agora se é com vaselina ou sem. Porque entrar, agora vai entrar, ah se vai.

    2. Vão não. Tá planejado já. Tudo pronto. Pode escrever.

Ler comentários
  1. Guilherme.S.D. disse:

    O que há no Brasil é apenas o chilique de um esquerda corrupta, totalitária e decrépita.

    1. Exatamente! A esquerda e a imprensa veem imaginários fascistas por toda parte. Acabei de retornar da maior carreata da história e só vi famílias e crianças e idosos na paz e tranquilidade. #B17

  2. EUGENIO disse:

    Está falando de qual país, general? Se for do Brasil, acho que a ruptura está por um fio caso as urnas repitam as fraudes anteriores.

    1. Pior que como o povo vai reagir, desarmado? Tem gente que acha que arma é só contra ladrão. Mas é tmb contra a possibilidade do comunismo. Os EUA jamais subjugarão ao comunismo!

  3. Marcos disse:

    Há quem diga q as instituiços GILMAR estão funcionando muito bem. E outros que acham isso DIVERTIDISSIMO

  4. Lucas disse:

    General, já ocorreu uma ruptura institucional quando 3 canalhas do stf(ricardinho vermelho,toffoli deixa comigo e gilmar pulha) deram um golpe e tomaram o poder, é eles é que mandam de fato.

  5. Antonio disse:

    Acho que esse general ainda não se deu ao trabalho de ler o tenebroso programa totalitário de governo do PT, aquilo sim é o a verdadeira ruptura institucional, da democracia e do Estado de Direito.

  6. alexandre disse:

    quem é do bem nao teme ffaa...mas vc....hummmm....mete o pé,,,,e logo hein....

  7. Ullysses disse:

    O que o senhor foi fazer na Venezuela dias atrás, num encontro fora da agenda com o ministro da defesa venezuelano?

  8. AM disse:

    Concordo em parte, porquê?, o stf vem sistematicamente rasgando a constituição, liberando criminosos devidamente comprovado suas culpas.

    1. AM, até final de 2019 o Jair vai trocar 3 ministros do STF: Gilmar, MAM e Rosa. Aí fica melhor.

  9. Antonio disse:

    Se prepare comuna vagabundo de Caracas, ou aceita a derrota ou vai pra Venezuela chorar por onde não bate a luz do sol, mas leva bastante papel higiênico, ok? Nossa bandeira jamais será sangrenta

  10. Marcus disse:

    Perfeito... resumiu tudo... o objetivo primordial das forças armadas é proteger o Brasil!... mesmo que tenha que continuar o socialismo/comunismo já instalado e decadente... vamos mudar... B17

    1. Comunismo ja morreu, faz tempo...soh existe na K do norte...e Cuba...que tb ja faliu.......vote 30.

  11. Cino disse:

    Idiota...aprenda a ler...e respeitar as leis...ou vai pra venezuela criada pelo Chaves..elogiada pelo mito.

  12. alexandre disse:

    sai daqui marginal,,,,,,ta com q idade? ja ta perto de ir pro inferno?

  13. El disse:

    Alguém sabe onde está Temer, qual general que está ao seu lado, tem 2 generais ao lado do Bolsonaro, tem 1 general ao lado do Tofolli, tem 1 general no RJ. Legal...os generais dando cobertura.

  14. GIOVANI disse:

    Abaixem o app "COLINHA DIGITAL ELEIÇÕES 2018". Já dá o ranking de todos os cargos. Bolsonaro disparado na frente......

  15. Inácio disse:

    Amigos, pensem se Amoedo teria chance contra a artilharia nefasta do Malddad? Estaríamos ferrados. O Jair chegou no momento certo pra evitar a venezualização do Brasil.

    1. Amoedo seria triturado pelos macacos velhos do Congresso. Nosso presidente já está vacinado contra essa gente.

  16. Ricardão disse:

    eu também quero Bolso presidente mas não há a menor chance do presidente da república interferir no STF

  17. Ricardão disse:

    kkkkkk diarréia mental ??? kkkk Haddad não ganha nem eleição pra miss caipirinha.. kkkkk

  18. alexandre disse:

    Bem feito vc ser o q é,,,,já já estará no inferno com dona Marisa....

  19. José disse:

    Agora assistindo a globo news difícil aguentar aquela jornaslista elogiando o PT o tempo #Voto17

  20. EUGENIO disse:

    Você prefere deixar os vermelhos fazerem a ruptura deles, né general? Nesse caso, vai estar preso ou num gabinete bem confortável?

  21. OBSERVADOR🇧🇷 disse:

    Bem vindo à nova área de comentários! Está ficando restrito, mas estamos sempre participando!

  22. JULIO disse:

    Desde que não haja fraude nas eleições pelo TSE, não é General? Joice Hasselmann acaba de denunciar possível fraude no sistema do TSE em postagem no Youtube! Vale conferir!

    1. Va ao site fiscaisdojair.com.br e se cadastre para ajudar a fiscalizar as eleicoes.

  23. Marcos disse:

    isso precisa ser lembrado aos petistas que se cagam de medo quando veem uma farda verde chegando perto. tão com medo do que comunistas?? #elesim

  24. Luiz disse:

    Se se milhões forem as ruas protestar contra um eventual governo do retardado, qual será a reação do aloprado e seu vice?? Kkkkk é só uma pergunta

    1. Vai dar uma coça em comunista como vc..respondido? ou tenho q desenhar? O Brasil do bem agradece! Um dia vcs se fizeram de santos e olha no q deu..e sao os mesmos...

  25. NATHAL disse:

    Só um cego não vê que quem disputa as eleições no Brasil são: Comunismo e seus protagonistas, Lula, Fidel, Maduro etc contra o Exército Brasileiro. Não haverá ruptura mesmo

  26. Antonio disse:

    Esses generais da ativa sempre com discurso ambíguo, simpatizam com Bolsonaro mas tem que seguir o script imposto pela mídia do politicamente correto. Cuidado general, olho vido nessa turma.

  27. Maria disse:

    Se os militares quisessem ditadura, ñ estariam disputando eleições.Mas o medo da esqurda é q os milit/s façam o q ela tentou fazer:usem da democracia p/ implantar DITADURA BRANCA.Quem usa,cuida!

  28. Marta disse:

    Já houve a ruptura constitucional com a compra das eleições pelo PT. Taí a delação do Palocci.

  29. Indignado disse:

    Interpretei o que o general quis dizer: Ele acha que não há a menor possibilidade de Bolsonaro não ser eleito presidente.

  30. OBSERVADOR🇧🇷 disse:

    Vejam no Youtube: como a Maçonaria mudou o Bolsonaro!

    1. Daciolo? É você? Ou deixaram o Adélio fazer comentários?

  31. eder disse:

    Estadão anda muito preocupado com reformas, ruptura e verbas públicas gordas pra publicidade blá blá...E Ética? Interesse Público? Isso na próxima eleição.

  32. OBSERVADOR🇧🇷 disse:

    Não confio nas Urnas Eletrônicas SmartMatic!

  33. Lucio disse:

    Vejam o vídeo do Jaques Wagner....e verão quem planeja um Golpe Estado....

  34. LRC disse:

    Só quem vive com a palavra "golpe" na cabeça são os mesmos que praticam violência e assassinatos e odeiam a democracia. Os de sempre, os vermelhos!

  35. Vania disse:

    Ruptura institucional vivemos agora, c eleições compradas, fraudadas, n cumprimento de leis e c bandidos sendo soltos todos os dias pelo STF.

  36. Paolo disse:

    Sim, General, então vamos acabar com a impunidade sistemática da ladra gentalha patrocinada pelo $TF.

    1. Paolo, cabe ao Senado destituir Ministros do STF, nao ao Exercito. Se votarmos em bons Deputados Federais e Senadores, nosso desejo de mandar o STF pro cacete sera realizado.

  37. alexandre disse:

    Deixe de ser RECALCADO, vá se informar, quem mandou parar no tempo e viver as custas de quem produz? O Povo agradece as FFAA por mais uma vez ir atras dos Comunistas, mas dessa vez pra sempre!

  38. Mariza disse:

    Esses “valores fundamentais para o militares” também fazem parte do sonho da população consciente e do bem. Por isso, Bolsonaro lidera disparado! Amanhã pela volta da dignidade! Bolsonaro! É

    1. Verdade. Os valores do povo brasileiro sempre foram ridicularizados pelos maconheiros da Glob, que agora não entendem a popularidade sem paralelo de Bolsonaro. #VaiSerNoPrimeiroTurno

  39. Luíz disse:

    Eu, o ministro e o Brasil votaremos 17. O ministro deveria encerrar dizendo: "Não existe a menor chance de haver segundo turno."

  40. Adilson disse:

    A maioria não coloca o problema onde realmente está.O perigo institucional decorre da retirada do pt do poder.Para petista isso é inadmissivel,pior do q perder dinheiro.São totálitarios.

  41. Antonio disse:

    Ponho mais fé nos militares do Pentágono do que nos nossos, se dependesse exclusivamente deles os comunas tinham tomado o poder lá em 1963.

  42. Amilcar disse:

    Isso é o desespero de quem já perdeu antes do jogo começar. Lógico que tem o direito de espernear e xingar, mas isso não vai leva a nada, na pior das hipóteses uma guerra civil onde serão exter

  43. Eric disse:

    Sabe como chama essa sensação da Esquerda? Cagaço.

  44. Bigorna disse:

    Bolsonaro já levou no primeiro turno. BRASIL 🇧🇷

  45. Fábio disse:

    Ruptura institucional já houve, e sem Bolsonaro. Olha o circo que é a nossa corte suprema.

  46. Glauco disse:

    esperemos que os militares eleitos devovam o patriotismo aos políticos e imponham a moralidade dando o exemplo. O CAPITÃO MORO E MOURÃO, são o exemplo q o Brasil precisa.

  47. Bigorna disse:

    Ok. A missao das FFAA é garantir as instituicoes. Hoje as instituicoes estao corrompidas. Basta olhar para o stf amigo dos corruptos. Pois bem. As instituicoes estao em perigo e precisam de ajuda.

  48. José disse:

    E se o partido vermelho que assume o poder é uma quadrilha,sem ética, sem moral,ladrões totalitários, assassinos que não tem pudor nenhum de usar a democracia para seu projeto de poder?

  49. Napoleon_Solo disse:

    Eu fico preocupado é com uma ruptura institucional por conta do plano de governo do PT.

    1. Exato. Essa é uma das preocupações dos que votam no Bolsonaro.

  50. cristian disse:

    E quando a Dilma mandou o exército contra as manifestações? E se o general tivesse acatado está ordem? Seríamos hoje uma Venezuela.

  51. Niina disse:

    Ruptura institucional haverá se fraudarem as urnas, não deixando o povo eleger o Bolsonaro já. Aí a guerra se instala. O PT quer criar uma ditadura no Brasil igual as que financia mundo afora.

    1. Eu acho que, por via das dúvidas, precisamos todas começar a providenciar a posse de armas. Só acho.

  52. Samia disse:

    O povo QUER, deseja, anela, sonha, roga por isso há anos! Que os militares voltem pra refazer o serviço começado em 64. Desta vez, olhando a cultura bem de pertinho.

  53. Jose disse:

    Depois que CF de 1988, foi rasgada várias vezes, uma delas com o impedimento da Dilma, tudo pode acontecer. Eu acho que não precisa uma ruptura, apenas usar o que está previsto nela. Estado de siti

  54. Amilcar disse:

    General acredita em coelhinho da páscoa. Quem acredita que as esquerdas vão aceitar a derrota numa boa, sem tentar tumultuar o país, é muito inocente, desde 1970 esquerda está com o narcotráfico

  55. LUCAS-SILVA disse:

    URGENTE!!! O vidente Robério de Ogum, que previu o ataque às torres gêmeas e a eleição de Trump, confirma: "Haddad será o futuro presidente do Brasil". Haddad já aprece na frente do Bozzo.

    1. Quem tirou seu pai de você Brasil ? Não chore... daqui uns 12 anos ele sai .....quer um lencinho?

    2. Robério de Ogum, aquele que garantiu que Luciano Huck seria candidato e venceria as eleições? Acredito, ô se acredito.

    3. Papai Noel apareceu pra mim e disse que isso não ecxiste

    4. O que escreveu não tem nada a ver com o texto acima. Quer que eu desenhe para vc compreender melhor?

  56. Dirce disse:

    O povo respeita as Forças Armadas, o que o povo não aceita mais é "C O R R U P Ç Ã O " !!!!

  57. Ivo disse:

    Ruptura institucional é implantar um regime comunista chamando-o de democracia! Olhem para os lados e vejam Bolívia, Venezuela e a mãe de todas as democracias na cabeça desses bandidos psicopatas:

  58. João disse:

    Risco de ruptutura existe sim e é muito grande. Chama-se projeto bolivariano narcopetista. Fora esse movimento extremista apoiado pela imprensa não há risco nenhum à democracia.

  59. Jayme disse:

    Esses alertas vêm de quem disfarçadamente torce pelo PT. A única ameaça que vejo hoje é a continuidade da corrupção que quebrou o Brasil em 16 anos de governo petista.

  60. NATHAL disse:

    A primeira coisa que farão, já na madrugada de domingo, será instituir a baderna. Ai o pau vai comer, a cobra vai fumar e eles vão reclamar que o exército é BRUTAL. Nocújacú

  61. Wilson disse:

    So essa esquerdalha acha que eles não vencendo haverá quebra da institucionalidade. Pobre coitados! Quem acredita nessa cretinice? Órfãos do petismo.

  62. Adriano disse:

    Chora esquerdopatas... Vão se fuder...

  63. Lidia disse:

    Estranho esse comentário nessa hora!! Como se preanunciasse a fraude nas urnas.

  64. OBSERVADOR🇧🇷 disse:

    No Youtube, Dom Werneck confirma que amanhã não haverá eleição.

  65. Dinea disse:

    Os esquerdistas da GN agora ao vivo falando contra a ditadura e associando-a a Bolsonaro. Cambada de covardes, nós não acreditamos mais em vocês.

  66. Bigorna disse:

    Os comwntaristas vendidos da RED globo estão metendo o pau em bolsonaro na globo news. É no primeiro turno!

  67. Ricardão disse:

    Bundãozinho... vc já viu a votação do Bolsonaro em comparação com o Andrade ??? kkkkkkk

  68. Paula disse:

    Caríssimo General, tudo bem, mas chegamos no limite, Jamais Podemos Aceitar A MAIOR QUADRILHA DO UNIVERSO acabarem com o resto do nosso País.

  69. Amilcar disse:

    Exatamente a "constituição"é que por nos levar a uma ruptura institucional, pois às forças armadas também cabe a garantia da lei e da ordem.

  70. Romao disse:

    A ruptura não vai acontecer simplesmente porque ela acontece diariamente há pelo menos 16 anos por obra do STF e seus puxadinhos. Pergunte ao Gilmar...

  71. forbidden disse:

    Obviamente que mesmo entre os militares existe os simpatizantes do comunismo, está muito claro ao ler e entender alguns "estrelados". Agora, o jogo é; a ORCRIM continua no poder, ditando ordens???

  72. OBSERVADOR🇧🇷 disse:

    São Paulo tem 33 milhões de eleitores!

  73. forbidden disse:

    O jogo é entre a direita liberal e o comunismo, corrupto e retrógrado com Lula assassino e condenado, e o outro Bolsonaro/Mourão.Quem o Brasil escolheu??? BOLSONARO/MOURÃO, 1º TURNO.

  74. OBSERVADOR🇧🇷 disse:

    No Youtube, Dom Werneck disse que não vai haver eleições amanhã.

    1. O observador era alckmin, depois marina, depois ciro e agora apelou pro dom werneck.