O senador Oriovisto Guimarães (Podemos) discorda de Major Olímpio, para quem Jair Bolsonaro está “em uma sinuca de bico” diante da decisão de vetar ou não a Lei de Abuso de Autoridade.
“Respeito o Major Olímpio, mas ele está enganado, ele construiu um falso dilema. Não existe sinuca de bico coisa alguma: se Bolsonaro vetar integralmente, o veto não cairá”, disse ele a O Antagonista.
Guimarães lembrou que se o presidente da República vetar integralmente a nova lei — o que líderes de seu partido já disseram ser impossível –, o veto será avaliado, primeiramente, pelo senadores, uma vez que o projeto nasceu no Senado. Se o veto for mantido, conforme o regimento, ele nem precisará ser analisado pelos deputados.
Avançam no Congresso projetos para impedir humilhação de vítimas de abuso sexual
"Não se pode combater crimes cometendo crimes", diz Barros
Para Ajufe, post de Bolsonaro é ameaça ao ministro Celso de Mello
“Um baita retrocesso para o nosso sistema anticorrupção brasileiro”
Moraes vai levar ao plenário ações que questionam Lei de Abuso de Autoridade
Um detalhe importante: votação de derrubada de veto é nominal.
“Bolsonaro pode vetar tranquilamente a nova lei que o veto não será derrubado. Se houver maioria, entre os senadores, para manter o veto, a Câmara nem vota. A votação é nominal: todo mundo que for contra a Lava Jato terá de deixar sua digital. Ou seja, não há sinuca de bico, não há nenhum dilema.”
Comentários