“Não há censura ou ódio do bem”

Do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, sobre a pancadaria iniciada na noite de sexta-feira por militantes de esquerda contrários à simples exibição de um filme sobre o autor Olavo de Carvalho:

“Lamentável o que aconteceu há pouco na Universidade Federal de Pernambuco antes da sessão do filme ‘O Jardim das Aflições’, de Josias Teófilo. Militantes tentaram impedir a exibição e o debate previstos, valendo-se de violência, coerção e ofensas. Houve agressões físicas. Há feridos. Trata-se de um comportamento inaceitável num país democrático.

Filmes devem ser exibidos livremente (com a devida classificação etária). O mesmo vale para exposições, peças de teatro e outras manifestações culturais. Como já escrevi aqui… Não há censura, intolerância, totalitarismo, ilegalidade ou ódio ‘do bem’. Viva a liberdade, a diversidade, o estado de direito, a tolerância e a democracia. Esta radicalização autoritária não interessa à cultura, à sociedade e ao país. Há uma Constituição. Há que respeitá-la!”

 

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;

Ler 90 comentários
  1. Exibir filme de Olavo de Carvalho em Universidade Federal gera reação violenta da esquerda. Os mesmos sujeitos que lutam com unhas e dentes pelo direito de um peladão ser tocado por criança de 5 anos agora usam até porrada para impedir que um filme seja exibido.
    Esse episódio não irá gerar protesto de “artistas” contra a censura ou editoriais inflamados. A esquerda quer a liberdade e tolerância apenas para os seus. Para os opositores, censura, porrada, prisão e morte.
    Quem não consegue perceber os desejos totalitários dessa gente é muito burro ou canalha mesmo.
    L. Ruschel

  2. discordo do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão
    universidades públicas não são o lugar para o debate de filmes ou peças de teatro ou debates democráticos
    universidades públicas são o lugar perfeito para a exibição do nu artístico e da doutrinação ideológica

  3. “Não quero o Lula preso, quero Lula julgado”
    ___________________________________________________________________________

    Jair Bolsonaro disse isso e é mais um que faz parte da corrente de apoio a Lula. Não acredita??? Veja ele dizendo isso no video, minuto 25:05!!!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=QlJ7fCst1cg

  4. A radicalização interessa muito aos governos que limitam com isso os jovens os impedindo de ver a realidade alem de seu mundinho e o que se passa do lado de fora das Universidade e das Escolas.
    São armas da Nova Ordem Mundial muito bem aceitas por aqui.

  5. Se a Constituição foi desrespeitada, como ficam os agressores? Não vão responder judicialmente pelas agressões? Não serão processados? Ou vai ficar como se não houvesse acontecido nada? Se assim for, será mais um incentivo para que ocorram outros episódios degradantes como este.

  6. “Não quero o Lula preso, quero Lula julgado”
    Jair Bolsonaro disse isso e é mais um que faz parte da corrente de apoio a Lula. Não acredita??? Veja ele dizendo isso no video, minuto 25:05!!!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=QlJ7fCst1cg

    1. Julgado e preso, ele disse. Não igual a um certo tucano que disse que acharia um “erro histórico” Lula fora da campanha de 2018… disso você não lembra, né? Vou dizer uma coisa, vocês “liberais” são um peso morto na contra-revolução cultural, moral, educacional, e de políticas anti-agendas de esquerda, e anti-globalistas. Se tira a maquiagem do economês, nada sobra de vocês. São esquerdistas que estudaram economia, mas que não tiraram mais que 5,5 ou 6 na hora de fazer a prova. E só pra completar, Bolsonaro queria o impeachment de Lula na época do mensalão (tem até foto famosa dele segurando o balão “mensalão do lulão” quase sozinho, no auge de Lula), enquanto seu candidato (pela sua insistência em copiar nicks de apoiadores de Bolsonaro, eu presumo ser tucano) não queria o impeachment de Lula em 2005 na época do mensalão, assim como o partido. Pensa antes de falar besteira., tá ok?

    2. Eu vi o video e o Bolsonaro nao falou nada de Lula ser preso. Só falou julgado e disse que não quer que o Lula seja preso. É só ir ver no video. Bolsonaro deu uma de Joao Doria

  7. Sim, filmes e outras obras artísticas devem ser exibidos livremente, desde que produzidos unicamente com dinheiro privado e devidamente exposta ao público e ao fisco a fonte de recursos, em qualidade e quantidade. Parece que esse é o caso do filme “O Jardim das Aflições”, homônimo ao título de um livro do protagonista, Olavo de Carvalho. Infelizmente não posso concordar que sejam exibidos livremente filmes produzidos com o dinheiro público, sem a autorização ou clamor de quem paga os impostos, mediante a liberação de recursos à revelia destes por parte de um técnico, de um funcionário que, sob a orientação de uma chefia política, decide ao seu bel prazer o que é bom e o que é ruim para a “Cultura”, quanto, quem e como receberá o dinheiro dos outros . Isso é o que acontece na realidade e, como não podemos garantir a lisura do processo, ao contrário os exemplos fáticos são de utilização político-ideológica, de bestialidade contrária ao senso comum, de crimes previstos no CP e atentados à religião Cristã, maioria e tradição do povo brasileiro, o melhor a fazer é derrogar a tal lei Roaunet e deixar que os “artistas” enriqueçam de acordo com seus méritos e interesse do mercado.

    1. Vejam aqui:
      https://www.criticanacional.com.br/2017/06/07/o-jardim-das-aflicoes-critica-do-filme/
      O filme teve financiamento privado. Por crowdfunding. E é um filme muito bonito, até nesse aspecto de quem financiou.

  8. Sabe o que esses esquerdistas fracassados conseguirão com isso? Hematomas, processos nas costas, e irão ser ridicularizados na internet, virando memes, memes criados com muita maestria pela turma zueira de grupos de direita e apoiadores de Bolsonaro. A esquerda tá perdendo no mundo real e virtual. Eles estão que nem barata tonta ao ver a contra-revolução acontecendo a plenas vistas nessa era digital da comunicação, de troca de informações. O conservadorismo é a nova contra-cultura, como dizem. A reocupação de espaços está acontecendo. E a eleição também ocorrerá ano que vem, tal qual vem acontecendo nos EUA, na Áustria, e em outros países. A direita é o resgate cultural, educacional, e no campo das políticas externas anti-globalistas, e anti-agendas de esquerda, que vem se fazendo necessário em cada nação, cada vez mais.

    1. Não sei se ele disse com essas palavras, mas costumo pesquisar a fonte, ao me interessar por algo que dizem que ele falou, e repetidamente chego à conclusão de que Olavo tinha razão. O problema é que se Olavo diz que uma parede não foi pintada de branco, trocentos caras repassam que Olavo disse que a parede pode ter sido pintada de vermelho, o que absolutamente não corresponde à verdade sobre o que ele falou. Posso estar enganado, mas creio que ele tenha falado que o Ciro Gomes é melhor preparado que o Bolsonaro. Veja bem, eu mesmo obedeço à lisura de dizer que não tenho certeza se foi isso, entende? Aí está um dos ensinamentos do Olavo para quem o lê, não ser leviano. Voltando ao assunto, dizer que Ciro é mais bem preparado não é o mesmo que dizer que seja o melhor candidato, tampouco que vai votar nele, muito menos admitir que faz campanha para o Ciro. Ele é um estudioso, analista, e possui vasto conhecimento sobre muitos que estão na política. Se fosse minha opinião, diria que o melhor preparado é Lula, putz! No aspecto de experiência, retórica, capacidade de enganar, mentir etc. De forma alguma votaria num cara moralmente incapaz, comprovadamente ladrão, mas é esperto…

    1. É bom não levar muito a sério nem a si mesmo.

      “Dê-me um cigarro
      Diz a gramática
      Do professor e do aluno
      E do mulato sabido
      Mas o bom negro e o bom branco
      Da Nação Brasileira
      Dizem todos os dias
      Deixa disso camarada
      Me dá um cigarro.”
      Oswald de Andrade

    1. Olavo de Carvalho tem uma excelente cultura, conhece como ninguém filosofia, história, política e etc., mas quando entra no campo da ciência e da religião só fala asneira, melhor seria não opinar. Mesmo assim, embora não o idolatre como seus seguidores, curvo-me diante do seu saber.

  9. Ministro seja claro, preciso e conciso. São os esquerdopata, os petistas, os adoradores do cachaceiro lula, que são verdadeiros bandidos, truculentos, bastardos, adoradores da violência, é isso que nossas universidades estão formando?…………………………..

    1. Já passam de 106.000 assinaturas pela extinção da Lei Rouantet. Já assinou? #Compartilhe
      https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=89939&voto=favor/

  10. É bem interessante ler O Antagonista fazer esse tipo de crítica a censura visto que , não raro, seus leitores e participantes desse site, têm suas opiniões REPROVADAS aqui. Saliento, que as opiniões por vezes reprovadas, não são depreciativas nem portadoras de palavrões. Expressam simplesmente uma opinião que diverge da do O Antagonista.

    1. Caro jumento, o site O Antagonista não censura nada. Como toda área de comentários de todos os sites, esta é provida de um filtro, com palavras pré-armazenadas e quando um comentarista palerma como você usa uma dessas palavras, o comentário não é publicado. Digamos que é um filtro anti-idiotas, o qual te detectou algumas vezes.

    2. Pior que um jumento, é uma Anta metida que não sabe que a filtragem é um controle a escolha e adoção dos donos do site, procedimento considerado indevido quando se trata de sites de opiniões. É claro que seria inviável comentários por individualizados por parte do site. Por isso, recorrem a filtragem . Apesar e no entanto, não deixa de ser responsabilidade do site a escolha do tipo de filtragem, voltada em especial, para comentários que critiquem o site. Entendeu ANTA?

    1. • “FDP VC ME FEZ DAR GARGALHADAS”
      • “OS COMUNISTAS QUE MORRAM”
      • “MAS o CARA QUE COMIA o SEU RABO FOI BEM CRIATIVO”
      • “TE ASSUTOU PARA KCT”
      • “QUE VC PENSAVA no COMEDOR de CRIANÇINHAS”
      • “ENQUANTO o LAZARENTO”
      • “COMIA a SUA CRIANÇINHA REDONDINHA”

  11. “Não quero o Lula preso, quero Lula julgado”
    Jair Bolsonaro disse isso e é mais um que faz parte da corrente de apoio a Lula. Não acredita??? Veja ele dizendo isso no video, minuto 25:05!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=QlJ7fCst1cg

  12. “Não quero o Lula preso, quero Lula julgado”
    Jair Bolsonaro disse isso e é mais um que faz parte da corrente de apoio a Lula. Não acredita?? Veja ele dizendo isso no video, minuto 25:05
    https://www.youtube.com/watch?v=QlJ7fCst1cg

  13. “Não quero o Lula preso, quero Lula julgado”.
    Jair Bolsonaro disse isso e é mais um que faz parte da corrente de apoio a Lula. Não acredita??? Veja ele dizendo isso no video, minuto 25:05
    https://www.youtube.com/watch?v=QlJ7fCst1cg

  14. “Não quero o Lula preso, quero Lula julgado”
    Jair Bolsonaro disse isso e é mais um que faz parte da corrente de apoio a Lula. Não acredita??? Veja ele dizendo isso no video, minuto 25:05
    https://www.youtube.com/watch?v=QlJ7fCst1cg

  15. Eu me pergunto: por que tanto medo de um filme? Estes esquerdistas, que consideram apenas as suas verdades, tem algum receio de que este filme possa “cooptar” companheiros? Quem vai assistir a este filme já é um simpatizante. Esta insegurança dos esquerdistas só demonstra o quanto os argumentos deles são fracos. Nem eles mesmos confiam na solidez de suas doutrinas.

    1. NEM ELES SABEM OS MOTIVOS PELOS QUAIS ESTÃO LUTANDO. SABEM APENAS REPETIR….REPETIR…E REPETIR OS MANTRAS: ANTI-CAPITALISTAS, MAS VIVEM APEGADOS AO IPHONE E AOS E.U.A, ANTI-ELITE, MAS A MAIORIA É MORADORA DOS BAIRROS DESCOLADOS E CLASSE MÉDIA-ALTA DE SP, COMO higienópolis, VILA MADALENA, ECT. PREGAM A APROVAÇÃO CONTINUADA NAS ESCOLAS PÚBLICAS, MAS COLOCAM SEUS FILHOS NOS COLÉGIOS PARTICULARES MAIS CAROS, COMO SANTA CRUZ, BANDEIRANTES E OUTROS. A HIPOCRISIA ABUNDA ESTA GENTE. NEM ELES SABEM O QUE ESTÃO FAZENDO ALI. O OUTRO GRITA FASCISTAS E NEM SABE AS CARACTERÍSTICAS PRESENTES EM UM REGIME PARA SER CLASSIFICADO COMO FASCISTA. PARA ELE, SÓ HÁ FASCISMO DE EXTREMA-DIREITA…. O DÓ, DÁ ATÉ PENA. FICO PENSANDO NESSA GENTE AO ESCREVER UM TEXTO DISSERTATIVO E OS DESVIOS DA NORMA CULTA….PREFIRO UM METEORO CAINDO NO BRASIL A TER O PT GOVERNANDO NOVAMENTE ESTE PAÍS!!!!!

  16. ·
    O Brasil já acabou! Não existe mais a Nação Brasileira!
    O Brasil está sendo esquartejado e suas partes sendo vendidas pelos sórdidos traidores da Pátria que estão no poder.
    ·
    Somente os imbecis e os débeis mentais ainda crédulos na validade do pleito eleitoral “democrático” de 2018 via Smartmatic, ainda não perceberam e não entenderam nossa horrível e depauperada realidade.
    ·
    Não há tempo a desperdiçar com vaidades estúpidas e egos inflados.
    Brasileiros de bem devem reagir agora, ou não haverá mais esperanças.
    ·
    INTERVENÇÃO MILITAR JÁ !
    _

  17. Não sei porque a esquerda se preocupa tanto com Olavo de Carvalho, um velhote insano que de 10 palavras 9 são palavrões cabeludos e não fala mais coisa com coisa. Virou personagem cômico que nos faz rir. Deixem o velhinho falar. Daqui a pouco morre de câncer, pois fuma como uma chaminé.

    1. Para você saber por que a esquerda se preocupa tanto com ele, necessário seria ler pelo menos parte da obra (livros) do filósofo. Teria de, igualmente, acompanhar boa parte das matérias em jornais, entrevistas, debates etc. realizados durante décadas, que culminaram na estratégia de “esquecimento” por parte do grupo dominante (esquerda). Assim sendo, Olavo, de sujeito respeitado pelo conhecimento e solicitado a aparecer e emitir opinião sobre assuntos diversos, passou a ser absolutamente ignorado por toda a Imprensa e instituições diversas ligadas à Cultura a ponto de as pessoas mais novas não conhecê-lo. Como a verdade sempre aparece, ainda que tardia, Olavo ressurgiu das cinzas e com mais vigor, posto que alicerçado em todos aqueles que vêm acompanhando o seu pensamento, com o intuito sincero de aprender, de crescer intelectualmente, sem as amarras ideológicas e políticas, ao contrário do que tentam divulgar os seus detratores. A certeza do uso da razão e do conhecimento para a finalidade do bem e não da escravidão do pensamento, de que se convenceram os seus simpatizantes, é de onde advém toda a preocupação dos graúdos da esquerda, que não admitem perder a hegemonia do discurso.

    2. Procure outra tática mavzinho inútil. Seja pelas palavras ou pela força, a esquerda sempre fracassará, mais cedo ou mais tarde. Seja a esquerda ativa ou passiva, sejam os tucanos ou os petistas (no caso do Brasil). Então não aidanta insistir em usar nicks de apoiadores do Bolsonaro. Vai o conselho pra outros apoiadores de Bolsonaro e outros verdadeiros outsiders da política que tenham os nicks que usam copiados por esses trollzinhos ginasianos.

  18. Grupo de extrema direita invade palestra sobre 100 anos de Revolução Russa da UERJ https://jornalggn.com.br/noticia/grupo-de-extrema-direita-invade-palestra-sobre-100-anos-de-revolucao-russa-da-uerj
    Pois é, pelo jeito a resposta pra direita fascista agora vai ser na mesma moeda.

    1. Prezada Sara, eu até te dei um crédito e fui ver o vídeo em que você compara com o que foi feito com o evento do Olavo, em que vi uma turba da esquerda partir para a briga de fato. Ok, um simpatizante da direita se levantou e repreendeu os professores, e expôs a sua opinião. Embora eu desaprove ele ter interrompido a professora, ele não partiu para o ataque e a baixaria. O pior é que o vídeo só reforça a intolerância esquerdista, pois se continua a assisti-lo, vê-se que quem partiu para a violência física foram novamente os esquerdistas. Começaram a gritar palavras de ordem, chamando de fascistas e tentaram expulsar aos empurrões os direitistas.
      A propósito, o fascismo é um regime de esquerda “tudo do estado, tudo pelo estado, tudo para o estado”. Exatamente o que a esquerda prega. Exatamente o oposto do que a direita prega.

    2. Sara, há apenas direita fascista? Ou há também esquerda fascista? Se responder apenas a direita fascista sugiro que vá estudar as características do FASCISMO. ITÁLIA E ALEMANHA ESTÃO PARA COMPROVAR OS DOIS LADOS PSICÓTICOS DAS TAIS IDEOLOGIAS DE EXTREMA – DIREITA E DE EXTREMA – ESQUERDA. É COMO DIZER QUE O CAPITALISMO É NEFASTO AO MUNDO E INJUSTO SOCIALMENTE E OS TAIS SOCIALISTAS VIVEREM DE FORMA NABABESCA USUFRUINDO DO CAPITALISMO, DE SUAS RIQUEZAS, ASSIM COMO NÃO DESAPEGAREM DO PAÍS MAIS CAPITALISTA DO MUNDO, OS E.U.A. A VENEZUELA VIVE SOB A ÉGIDE DE UM FASCISTA?

  19. Exposição do mal e filmes marxista pode! bando de FDP mau caráter, não tem argumentos bando de animal só sabem ser violentos, deviam prender todos num manicômio, lá q é lugar desses sem noção.

  20. ·
    O Brasil já acabou! Não existe mais a Nação Brasileira!
    O Brasil está sendo esquartejado e suas partes sendo vendidas pelos sórdidos traidores da Pátria que estão no poder.
    ·
    Somente os imbecis, crédulos no pleito eleitoral “democrático” de 2018, ainda não perceberam e não entenderam nossa triste e depauperada realidade.
    ·
    Não há mais tempo a desperdiçar com vaidades estúpidas e egos inflados.
    Brasileiros de bem devem reagir agora, ou não haverá mais esperanças.
    ·
    INTERVENÇÃO MILITAR JÁ !
    _

  21. ·
    O Brasil já acabou! Não existe mais a Nação Brasileira!
    O Brasil está sendo esquartejado e suas partes sendo vendidas pelos sórdidos traidores da Pátria que estão no poder.
    ·
    Somente os imbecis, que acreditam no pleito eleitoral “democrático” de 2018, é que ainda não perceberam e não entenderam nossa triste realidade.
    ·
    Não há mais tempo a desperdiçar com o desfile de vaidades e egos inflados.
    Os brasileiros de bem devem reagir agora, ou não haverá mais esperanças.
    ·
    INTERVENÇÃO MILITAR JÁ !
    _

  22. .
    “É isso aí_!”
    .
    Militantes, MST, MTST, sindicatos, CUT e assemelhados, partidos, lideranças, . . . . , mostrem as suas VERDADEIRAS FACES para que o povo reconheça o quão Vcs. são danosos ao Brasil_!
    .

  23. e sem a obrigatoriedade da frequência de menores da escolas , enganado aos pais .
    “Filmes devem ser exibidos livremente (com a devida classificação etária). O mesmo vale para exposições, peças de teatro e outras manifestações culturais. Como já escrevi aqui… Não há censura, intolerância, totalitarismo, ilegalidade ou ódio ‘do bem’. Viva a liberdade, a diversidade, o estado de direito, a tolerância e a democracia. Esta radicalização autoritária não interessa à cultura, à sociedade e ao país. Há uma Constituição. Há que respeitá-la!”
    nas 3 de POA, de SP, BH CRIANÇAS ERAM LEVADAS DE SUAS ESCOLAS E OS PAIS NADA SABIAM.

  24. NÃO HÁ DESCULPA ,MEIO TERMO OU JEITINHO…A VERDADE É UMA SÓ ; AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS (E AS CATÓLICAS PRIVADAS) TORNARAM-SE ANTES DE LUGARES ESPECIAIS ONDE O BOM DEBATE DE TODAS AS IDÉIAS DEVERIAM SER DISCUTIDAS EM VERDADEIRAS MADRASSAIS DO PENSAMENTO DE ESQUERDA ONDE QUALQUER DISCUSSÃO SE NAO TRAFEGAR PELA ESQUERDA, É SABOTADA DE PLANO .

  25. Oportunidade pro antagonista questionar aonde estão os “artistas e caetanos” contrários a censura !! Infelizmente a agenda desse site é comprometida DEMAIS com a Quadrilha do psdb , que NÃO OUSA questionar os movimentos esquerdopatas, por mais hostis à civilização que eles possam ser !! Senhores Mainardi e Sabino , saibam que vcs DECEPCIONARAM muitos brasileiros ….

  26. Isto acontece em muitos lugares diferentes, sempre vindo de militantes de esquerda! A direita está sendo agredida diariamente, seja fisicamente, seja por força de censura. Em redes sociais, nas faculdades, nos grandes grupos de notícia.

    Isto tem que ter um fim!

    1. vc é meio burro né?
      tipo assim
      acho que se vc cair de quatro no chão, não levanta nunca mais?
      se for num gramado então…

      risos