“Não há espaço para o novo”

O diretor do Instituto Locomotiva, entrevistado pelo Estadão, disse que o Brasil pode estourar depois de 2018:

“De um lado nós temos a população querendo algo diferente da política tradicional. Do outro, tem a política tradicional tentando a todo custo manter-se no poder. Não há espaço para o novo nos métodos tradicionais da política, em algum momento isso vai estourar. Então, tem manifestações, tem desilusão, tem o crescimento continuo de votos nulos, brancos e abstenções. Esse movimento de desilusão, que aumenta graças à polarização política que se deu na sociedade nos últimos dois anos, faz com que a crença dos governados nos governantes se perca e que se crie um cenário de completa incerteza nas próximas eleições.”

A falta de perspectiva é sintetizada por um número:

“84% dos brasileiros não sabem dizer o nome de ninguém que conseguiria tirar o País da crise. E sabe quem lidera entre os 16% restantes? O papa Francisco.”

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler comentários
  1. Verde e Amarelo disse:

    A polarização é o efeito cuja a causa foi os 13 anos de roubalheira que veio quando esquerda Brasileira substituiu o convencimento pelo discurso pela compra de apoio político.

  2. bette disse:

    Infelizmente e tristemente, o problema do Brasil é o brasileiro. Vou começar a comprar dólares.

  3. Marco Antônio disse:

    O Bolsonaro pode tirar o Brasil deste caos...vai ter apoio do povo honesto que deseja sair do buraco que nos meteram.

    1. E ainda digo que as condenações do Bolsonaro não são por falar demais, mas por serem HONESTAS DEMAIS.

    2. Salvo engano, as condenações são por falar demais, e não por roubo de dinheiro público. Não que seja mérito é o minimo necessário de um candidato que se prese.

    3. Para muitos que se beneficiam do que aí está, não é interessante a mudança, daí o desespero, os obriga a alardear que o Brasil não sobreviverá a mudança. Quem não quer a mudança para melhor são eles mesmos, juntamente com a Orcrim canhota

    4. “Condenação”? Vai estudar, acéfalo. Os comunistas “condenam” o Bolsonaro com inversão da realidade. O sujeito luta pra castrar os estupradores e é condenado por uma FALA por “apologia ao estupro” sendo que o mesmo nunca fez apologia ao estupro. Só retardados que ainda acreditam nessa mídia 100% comunista cai nessa esparrela. A mídia toda está contra o Bolsonaro por puro medo de perder os BILHÕES do Governo Federal, não passa de um monte de sanguessuga rouanet!!!

    5. Condenação feita por judiciário comunista que inverte a realidade pra condenar as pessoas mas nunca condena ladrões de bilhões como Lula é uma medalha no peito, significa que você é mesmo a solução. PETRALHA DETECTADO

    6. Alto lá! Eu sou honesto e justamente por isso não voto no Bolsonaro que coleciona três condenações judiciais. Pense antes de dizer besteira e deturpar o debate público.

  4. agata disse:

    QUER DIZER... QUE UMA OPÇÃO SERIA O TEMER?? OU SEJA...CONTINUAR COMO ESTÁ??? VOTO NO SKAF... OU DORIA...

  5. Helder disse:

    As ORCRIMs cooptaram ou eliminaram as possíveis novas lideranças em seu nascedouro (não estou falando dos MBL ou Vem pra rua).

  6. ora disse:

    E claro, Padre Cícero, em grafia do sudeste.

  7. Caio disse:

    Ué? Não tem gente falando que candidato fulano já tem 60% dos votos e que ganha no primeiro turno? Essa pesquisa já mostra o lado diferente do brasileiro. Até o Papa? É de chorar isso aí! Não é para rir.

  8. Bruna disse:

    Papa Francisco? Segundo os tresloucados bolsominions é o papa comunista kkkkkkkkkkkkk Eu me divirto com a paranoia desses comédias! Eles acham que o mundo ainda vive na guerra fria e que todo mundo que não apoia o populismo histriônico e tragicômico do condenado Bolsonaro é comunista. Os bolsominions enxergam comunista debaixo da cama, dentro do armário, imaginam até que a esposa está cometendo adultério com um comunista enquanto trabalham.

    1. o Ricardão Escarlate Amante da Bruninha está papando o Maridinho dela também, que eu já soube disso. disse:

      Como é que é mesmo ? Bruninha Mi-mi-mi. "Os bolsominions enxergam comunista debaixo da cama, dentro do armário, imaginam até que a esposa está cometendo adultério com um comunista enquanto trabalham." ...e depois ainda você ainda tem o desplante de escrever :"Diante da ausência de argumentos xingam." Cáspite!, sua mal-acabada!, Vai tratar de rezar pra a santinha nossa-senhora-de-modo-geral, ajoelhada aos pés do Xiquinho Maradona.

    2. Nova tática da esquerda: querer igualar petralha ladrão e psicopata com as pessoas lúcidas que desenvolveram a inteligência ao máximo a ponto de perceber que mídia e governo são o mesmo balaio de lixo esquerdista querendo unicamente sugar os pobres pra viver uma vida de drogados homossexuais dando o fiufó no meio da rua. Não vai colar, é mais uma tentativa tosca de universiotários de botequim que cursam filosofia e nunca trabalharam na vida.

    3. Há anos faço o bom combate aos petralhas na internet e, sinceramente, não há diferença palpável em relação aos bolsominions. Diante da ausência de argumentos xingam. Desqualificam o judiciário e tecem loucas teorias conspiratórias para não assumir que ferem a ética na defesa de um condenado. São suscetíveis a um tipo de demagogia e populismo muito semelhante. Enfim, bolsominions = petralhas. E agradeço aos que me xingaram, deixaram bem claro a ausência de argumentos. Quer votar em um antipetista de verdade? Escolha um candidato que seja a favor do livre mercado. Isso sim é fazer oposição ao PT. Não é como o Bolsonaro que compartilha a mesma visão estatista de economia da esquerda.

    4. Bruninha, brurrinha o papa é um comunista ao quadrado - franciscano e gringo (arrentino), leva pra tua cama bruninha surfistinha.

    5. Burrinha, ops, Bruninha, vc é mais uma esquerdiota desesperada com o crescimento Doutrinador do Bolsonaro. Chorem mais. Adoro isso !!!!!!

    6. Carlos Henrique, até gosto do Bolsonaro, mas não começou vocês.

    7. Como diria o Romário, mulher calada é uma poetiza.

    8. Carlos Henrique, Também existe o ideário monarquista, feudalista e a cientologia, nem por isso precisamos viver na paranoia divorciada da realidade de que essas ideias estão para dominar o mundo. Essa visão dos bolsominions de que quem não está ao lado deles é comunista é tão maluca quanto a dos petralhas, de que quem não está ao lado deles é inimigo dos pobres e toda aquela bobagem.

    9. ah Bruninha. Vai dar a bun*inha pro seu comunista de base...

    10. O bolsominion Cassiano ficou irritado rsrs Liga não, Bruna! Continue batendo forte nos seguidores do condenado Bolsonaro. É um dever ético e estético.

    11. Ah sim o ideário comunista não existe mais.. É por isso que a Venezuela é aquela máquina de prosperidade econômica

    12. Inclusive você que adora o manjiba de um negão comunista!!!!!

    13. Os "comédias" também se divertem com sua ignorância, Bruninha! Continue pastando, idiota útil!

  9. Lucas disse:

    "Então, tem manifestações, tem desilusão, tem o crescimento continuo de votos nulos, brancos e abstenções". Essa propaganda dos nulos, brancos e abstenções tem por objetivo disseminar ainda mais a principal arma da Nova Ordem Mundial. Vejam (principalmente a partir de 51'00"): https://www.youtube.com/watch?v=Mgo48gDefh4

    1. Eu tenho 71 anos de idade, lúcido, ainda meio atleta, desde sempre inimigo de lulla e PT, e não deixo de votar de jeito nenhum. Quem tiver um pouco de brio, em qualquer idade, deve JAIR se acostumando.

    2. O pior que essa formula de "Anestesiar " o povo tem dados resultados expressivos, acredito que alguns idiotas úteis fazem isso sem saber o que estão fazendo. Já outros ditos intelectuais por parte da imprensa o fazem cinicamente, por exemplo quando culpam o povo pela corrupção dos políticos. É tudo armação para derrubar nossa autoestima e nos manter quietinhos na frente da TV.

  10. Xiquinho Maradona ?:...são os 16% de Petistas ! disse:

    -" Vixe!, minha nossa... Pela santa madre igreja da Cruz, Foice e Martelo !!!" === Se assim fosse, távamo fú. === o Bolsonaro ainda é muito mais jogo.

    1. Fernanda. Não somos todos assim como você narra. Eu , certamente desde criancinha sou contra comunismo e comunistas. Mas no caso aqui, a ojeriza e desprezo é pelo PETISMO, PSOLISMO, PDTISMO e também como não, do PCDOBISMO. Porque ?? Porque quem não sabia, que não é meu caso, agora já tomou conhecimento do que é o poder , a desonestidade, a traição, a incompetência e a burrice de um governo composto de PETISTAS. São 95% de ladrões, e 100% de sonhadores , burros incompetentes e ignorantes. Já tivemos 14 anos de experiência nesse excrecência fedorenta.

    2. Fernanda Matos, sai de trás da moita. a crise na nossa Educação foi meticulosamente desenvolvida pela sua Patota "Nem-nem".

    3. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Esses bolsominions são uma piada pronta! Tão tresloucados quanto os petralhas. Enquanto os petralhas enxergam influência do império ianque em tudo, os bolsomions vivem na paranoia do comunismo em pleno 2017. A nota triste é pensar que essas corjas histéricas e ignorantes dominam o cenário eleitoral. A crise em nossa educação é palpável por esse tipo de coisa.

  11. Borges disse:

    O que vai estourar é o "canto dessas aves de mau agouro".

  12. OLS disse:

    Bolsonaro e Lula representam mais do mesmo: políticos profissionais, condenados, com visão econômica antiliberal. Esse é o perfil de políticos que sempre elegemos e nunca deu certo. Por que seria diferente agora?

    1. "Condenação"? Vai estudar, acéfalo. Os comunistas "condenam" o Bolsonaro com inversão da realidade. O sujeito luta pra castrar os estupradores e é condenado por uma FALA por "apologia ao estupro" sendo que o mesmo nunca fez apologia ao estupro. Só retardados que ainda acreditam nessa mídia 100% comunista cai nessa esparrela. A mídia toda está contra o Bolsonaro por puro medo de perder os BILHÕES do Governo Federal, não passa de um monte de sanguessuga rouanet.

    2. Esses tucanóides, petralhas, isentões esquerdistas são a turma mais desonesta intelectualmente. Com a palavra, Felipe Moura Brasil: - http://bit.ly/2z9kBw7 http://bit.ly/2yQtreb http://bit.ly/2hFHb8d ----- http://bit.ly/2hE3JGo (Clodovil uma vez falou que moças bonitas se ofendem se disserem que elas trabalham na prostituição, e disse a uma certa petista que ela não precisaria se preocupar com isso por ser feia.) - Como podemos ver em todos esses links, Bolsonaro é um alvo preferencial do pt, e está no caderno de teses do partido. Isso é pra lisonjear qualquer pessoa honesta. E um desses processos de militantes de toga, foi iniciado por pressão de uma ex-vice PGR, que inclusive foi flagrada em uma manifestação, segurando cartazes, ao lado de petistas, em Portugal.

    3. João, Bolsonaro possui três condenações, procure se informar. Desonestidade intelectual é desmerecer o judiciário para defender condenado, é o auge do relativismo moral. Os petralhas têm o mesmo papo, também não reconhecem as condenações do guru. E corrupção está longe de ser o único crime, a menos que queira reescrever o direito penal para assim poder adular melhor seu líder.

    4. Lula foi condenado a PRISÃO por CORRUPÇÃO, Bolsonaro foi condenado por """"apologia ao estupro"""" (uma condenação muito duvidosa, diga-se) Colocar os 2 no mesmo saco é muita DESONESTIDADE INTELECTUAL. Típico de bananeiros xucros, como você.

    5. Porque tu não te candidata Dr. Sabichão. Aí tu mostra pra BUGRADA como se muda um país cheio de imbecis.

  13. Apocalipse disse:

    UM ESTRAGO SEM PROPORÇÕES ATINGIRÁ ESSE PAÍS APÓS A ELEIÇÃO DO TERCEIRO REICH DE LULA, QUEM PUDER, QUE VÁ PARA O PARAGUAI OU CHILE. SOLICITE O VISTO MERCOSUL. NÃO HÁ EXIGÊNCIA DE INVESTIMENTO. O BRASIL IRÁ IMPLODIR. SALVEM-SE

  14. Arthur, o legítimo disse:

    Existe um caminho certo para a catástrofe: votar em Lula ou Bolsonaro, de visão econômica estatista, inimigos do livre mercado. Em ambos os casos haveria uma fuga de capitais, pois aquele modelo econômico da Dilma estaria de volta. Além disso, na condição de condenados, a eleição de qualquer deles seria um duro golpe na ética e um sinal positivo para a velha política corrupta.

  15. p disse:

    Quem vai tirar o BRASIL da CRISE BOLSONARO, o Congresso vai dar Base de Sustentação , sim ou Não, a Base maior de Sustentação sera a FFAA!!

  16. Brasileiro da Silva disse:

    BOLSONARO. Eia aí o único nome viável para 2018. O ÚNICO, pois o resto (e bem resto mesmo!) faz parte da Grande Loja do Corruptos de Todos os Pontos Cardeais (Oriente, Ocidente, etc.).

    1. Desonesto esse troll que respondeu ao Brasileiro da Silva. Provavelmente um tucano, petista, isentão esquerdista pró-establishment. Bolsonaro já colecionou vitórias impossíveis até no STF, depois de longos e ridículos processos contra ele. Com a palavra, Felipe Mouta Brasil: - http://bit.ly/2z9kBw7 http://bit.ly/2yQtreb http://bit.ly/2hFHb8d ----- http://bit.ly/2hE3JGo (Clodovil uma vez falou que moças bonitas se ofendem se disserem que elas trabalham na prostituição, e disse a uma certa petista que ela não precisaria se preocupar com isso por ser feia.)

    2. Peraí, esse tal de Bozonaro não tem três condenações judiciais e é cria política do Maluf?

  17. Funny boy. disse:

    Comprar dólares . Se preciasr abandonar o barco , mas com moeda forte.

  18. jzetexeira disse:

    Esse filme já tá manjado.... Catástrofe a cada eleição 1 Turno Bolsonaro 2018

  19. Morte ao Comunismo disse:

    Tudo que a mídia publica é pra influenciar cérebro de idiotas... "todo mundo tá votando nulo, vote você também, seu trouxa, aí a gente elege o Lula porque somos todos esquerdistas que votamos sempre nos mesmos caras, queremos dividir o voto de vocês, vamos inventar 50 candidatos pra tirar o voto do Bolsonaro, e ainda dizer que você deve votar nulo pra jogar seu voto fora". Tá bom!!!

  20. O Olho do Observador disse:

    Esse diretor do instituto locomotiva só pode está de brincadeira, deve está sendo pago pelo psdb e pelo pt. A crise será superada com a vitória de um candidato com apoio popular forte, nas regras morais e éticas, e este candidato, ainda é o BOLSONARO.

  21. SATISFAÇÕES AO POVO. disse:

    Desde que Guido Mantega deixou a presidência do BNDES, em 2006, e se tornou Ministro da Fazenda, em 2006, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social tornou-se peça chave no modelo de desenvolvimento proposto pelo governo. Desde então, o total de empréstimos do Tesouro ao BNDES saltou de R$ 9,9 bilhões — 0,4% do PIB — para R$ 414 bilhões — 8,4% do PIB. https://raymundopassos.jusbrasil.com.br/noticias/177552720/a-bomba-do-bndes-esta-para-estourar-20-obras-e-3000-emprestimos-a-outros-paises E NINGUÉM DÁ A MÍNIMA SATISFAÇÃO AO ELEITOR BRASILEIRO, CONTRIBUINTE DOS SALÁRIOS DOS CRIMINOSOS PARASITAS DO ESTADO.

  22. Nelson disse:

    MESMO O POPE POP COMO PRESIDENTE, TORNAR-SE-IA MAIS UM CORRUPTO DENTRO DESSE SISTEMA MALDITO QUE OS CANALHAS LEGISLARAM E APROVARAM PARA SE MANTER NO TOPO DA DOMINAÇÃO. O SISTEMA É CONTROLADO POR ELES, OS LADRÕES, AO INVÉS DOSISTEMA CONTROLA-LOS. ASSIM VAI ESTOURAR MESMO, CONCORDO PLENAMENTE!!!

  23. O Dia D disse:

    Não deixe de votar. O brasileiro, já cansado de ver o que não quer, sabe bem agora o que quer e quem quer. Bolsonaro. Por que? É O ÚNICO CANDIDATO QUE NÃO É COMUNISTA.

  24. Mardinho disse:

    A única forma de tirar o Brasil da lama republicana é o retorno da Monarquia Parlamentarista. Só um monarca pode vigiar o legislativo. Deixar que o legislativo se vigie é entregar as ovelhas aos lobos. A república se deu por um golpe, não tinha planejamento para o Brasil (diferente de Dom Pedro II), e continua na mesma barca há 200 anos. Ou apoiamos o retorno monárquico ao Brasil ou afundaremos em um mar de sangue e miséria.

  25. Van/1 disse:

    Papa Franc/ Q despreza o povo brasileiro? Q não veio na festa da santinha Aparecida?? Q povo idiota Merece sofrer.

  26. eduardo disse:

    O nobre entrevistado erra ao apontar como motivo para o desalento do eleitor: "a polarização política que se deu na sociedade nos últimos dois anos", com todo o meu respeito discordo plenamente pois a verdadeira causa é a IMPUNIDADE. Ao perceber que a justiça não alcança os poderosos que atacam juízes (os honestos, ainda há juízes honestos), promotores, testemunhas as leis, ministros do STF fazendo malabarismos jurídicos pra proteger "amigos". Estas são as verdadeira causa.

  27. Sr Saraiva disse:

    Com o congresso e povo que temos, nem Jesus daria jeito!

  28. Rita 2 disse:

    Dizer que 84% dos brasileiros não sabem quem poderá tirar o Brasil da crise é falácia para enganar o eleitor. O candidato Bolsonaro é o único que conseguirá moralizar o país destruído pelos corruptos de todos os partidos ,principalmente o pt, chefiado pelo maior ladrao universal.

    1. E vc acredita nesse tipo de pesquisa? A nova narrativa é falar o brasileiro está desiludido e vai votar em massa no nulo/branco ou praticar abstenção. Esse número já é alto faz anos, a diferença é que agora as pessoas escolheram um candidato (Bolsonaro) para votar. Essa pesquisa é só mais uma armadilha do status quo.

  29. Conspiração disse:

    PODEM OBSERVAR, VÃO COMEÇAR A FALAR MUITO DE DESESPERANÇA E VOTOS NULOS, EM BRANCO E ABSTENÇÕES. NÃO CAIA NESSA! VOTOS NULOS, EM BRANCO E ABSTENÇÕES SÓ INTERESSAM AO SISTEMA, AOS GLOBALISTAS E AOS COMUNISTAS! SE VOCÊ É CONSERVADOR, LIBERAL, DE "DIREITA", NÃO DEIXE DE VOTAR! REPITO: NÃO DEIXE DE VOTAR! É ASSIM QUE OS GLOBALISTAS E COMUNISTAS TÊM GANHO ELEIÇÕES NA EUROPA! SEUS VOTOS NULOS, EM BRANCO E ABSTENÇÕES FARÃO COM QUE ELEJAM UM SOCIALISTA/COMUNISTA GLOBALISTA! NÃO CAIA NESSA!

    1. Essa é uma verdade que nenhuma mídia relevante informa.

  30. Brás Cubas disse:

    O papa Francisco é um grande papa, de ideias progressistas e muita coragem e habilidade política. O grande inimigo do papa Francisco é o capitalismo, esses sistema desumano que reduz tudo ao lucro, às vantagens imediatas e ao deserto moral e intelectual. Verdade seja dita, não temos candidatos anti-capitalistas com chances de eleger-se. Votarei em Guilherme Boulos no primeiro turno, mas no segundo turno serei obrigado a escolher dentre dois males aquele que represente a menor ameaça ao nosso povo sofrido e ao futuro de nosso eco-espaço.

    1. E aí você bota um revólver na cabeça, grita VIVA STÁLIN e se suicida pra ajudar no comunismo, porque você estando vivo ajuda a incentivar o consumo capitalista. O bom é toda a humanidade morrer e os passarinhos dominarem o mundo no nosso lugar, né?

  31. Sandra disse:

    Me interessa muuuito saber: O que este diretor falava na época da reeleição do Lula e eleição da Dilma? Alguém sabe? Só pra saber se este diretor tem alguma credibilidade ou é mais um pau mandato que ganha para dar voz a outras vozes.

  32. Maira Trindade disse:

    O país sabe que não existem líderes honestos no país. Grandes empresários são sócios dos políticos. Dos políticos já é sabido que ninguém se salva. O país dominado por psicopatas por dinheiro, so e somente só. Claro, sempre com as bênçãos do $TF.

  33. Roberto F disse:

    Mais um ataque "especialista" na tentativa de desqualificar e desinformar. Podem bater à vontade. O que está para acontecer, vai acontecer.

  34. Morte ao Comunismo disse:

    Tudo que a mídia publica é pra influenciar cérebro de idiotas… “todo mundo tá votando nulo, vote você também, seu trouxa, aí a gente elege o Lula porque somos todos esquerdistas que votamos sempre nos mesmos caras, queremos dividir o voto de vocês, vamos inventar 50 candidatos pra tirar o voto do Bolsonaro, e ainda dizer que você deve votar nulo pra jogar seu voto fora”. Tá bom!!! Só MOCORONGO ainda cai nessa.

  35. Amém disse:

    É parar de votar. Chegou a hora de se por um fim no voto obrigatório e na corrupta urna eletrônica.

    1. Que percentual lindo... 84% dos brasileiros ! Uau !!! Podem informar de onde tiraram tal estatística ? Por que se não responderem, vai ficar claro que tiraram do brioco da mãe de vocês !

    2. Este é o ponto. Os petebas e linhas auxiliares são fanáticos, nunca deixam de votar. As pessoas que não tem noção de nada e vedem o voto também não. Deixar de votar é servir à preguiça, é covardia e só ajuda à ORCRIM.

    3. Os petralhas não vão parar de votar. E segundo a nossa Lei Eleitoral, 1 voto x 0 voto elege quem recebeu o voto. A campanha pelo voto nulo é propagada por esquerdistas, pois estes nunca deixam de votar. Quem vota nulo e branco é burro demais, ajuda a eleger os bandidos.

  36. Janut disse:

    Pura conversa fiada. O Brasil confia e torce pra que Bolsonaro mude essa realidade.

  37. Morte ao Comunismo disse:

    Nova tática da esquerda: querer igualar petralha ladrão e psicopata com as pessoas lúcidas que desenvolveram a inteligência ao máximo a ponto de perceber que mídia e governo são o mesmo balaio de lixo esquerdista querendo unicamente sugar os pobres pra viver uma vida de drogados homossexuais dando o fiufó no meio da rua. Não vai colar, é mais uma tentativa tosca de universiotários de botequim que cursam filosofia e nunca trabalharam na vida...... BOLSONARO 2018. Esse cara aí é o legítimo "isentão" socialisa fabiano do PSDB querendo amolecer a população pra jogar o voto fora.

  38. Adam disse:

    Papa Francisco para presidente do Brasil! Ou seria da Argentina??

  39. Rápido! disse:

    Todos comprando Seguro-Catástrofe. Urgente!