Nem Dilma, nem Renan

O Estadão, em editorial, pede a degola de Renan Calheiros:

“O presidente do Senado, Renan Calheiros, é a versão moderna do bigorrilho. Extraído de uma marchinha de carnaval dos anos 60, o termo serviu na época para qualificar os políticos que tinham especial apreço pelo governismo, mesmo que seu partido fosse da oposição. Pois o senador alagoano, contrariando decisão de seu partido, o PMDB, vem se esforçando como poucos para dar conforto à presidente Dilma Rousseff neste momento de grande aflição.

Renan é um personagem emblemático da profunda crise moral pela qual passa o País. O senador tem contra si quase uma dezena de inquéritos que apuram seu envolvimento no petrolão, e seu passado não muito remoto inclui outras traquinagens de semelhante jaez, e mesmo assim ele não se constrange em se apresentar, de cara limpa, como um campeão da democracia e do equilíbrio institucional. Sua participação no intrincado jogo do impeachment não deixa dúvidas de que, malgrado seu discurso de total isenção, Renan trabalha exclusivamente para se abrigar do vendaval da Lava Jato (…)

Renan também tem trabalhado com afinco para sabotar o empenho do vice-presidente Michel Temer para unir o PMDB. A multiplicação dos bigorrilhos é uma ação crucial para o governo, porque a fragmentação do PMDB indica aos demais partidos da base que talvez não haja consenso em torno do impeachment – e, portanto, seria imprudente abandonar o governo e seus preciosos cargos e verbas neste momento, quando a contabilidade dos votos contrários a Dilma ainda não está clara (…)

Com a Lava Jato e o Supremo Tribunal Federal em seu encalço, Renan decerto espera que seu investimento na operação de salvamento de Dilma frutifique, na forma de alguma proteção contra aqueles que pretendem obrigá-lo a finalmente prestar contas à Justiça. É por essa razão que, conforme diz a marchinha do bigorrilho, “ele tem que sair/ele tem que sair/ele tem que sair/ele tem que sair”.

A Folha de S. Paulo diz: Nem Dilma, nem Temer.

O Estadão responde: Nem Dilma, nem Renan.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;

Ler 132 comentários
  1. Meus caros editores do Antagonista, longe de mim qualquer tipo de censura em relação aos assuntos a serem publicado nessa conceituada página, mas, publicar essa “M…” que esse tal de Barroso vomitou, vocês se arriscaram muito em serem contaminados pelos vírus e bactérias expelido no tal pronunciamento, o risco é muito grande tanto para os ilustres editores como também poderia travar tudo sistema. Resumo da ópera, “MEU DEUS!” digo eu, será que ele esqueceu que está ministro de STF graças ao PT e PMDB, se êle fosse melhor que os políticos não teria aceito a nomeação ou já teria renunciado.

  2. Considero natural , o manifesto do dr. fraudoso, obediente e leal servo da orcrim. Ele deve estar rezando sua oração de cabeceira: Ave Dilmaria cheia da grana, o tesouro é convosco, bendito é o depósito em nossa offshore, em dólar. Santa Dilmaria dona da grana, depositai prá nós seus defensores, agora e na hora de nossa fuga, também! Em nome do Lula, da Dilma, Renan e Sarney.

  3. Perguntar não ofende… O Ministro​ ​​ Luis Roberto​ Barroso do STF teria se assustado com a foto onde integrantes do PMDB ​aparecem de mãos dadas​, após reunião do partido, ​ exclamando​: ​” Meu Deus do céu essa é a​ nossa ​alternativa ​de poder”… Da mesma forma não poderíamos exclamar: “Meu Deus do céu​,​ es​se é um Ministro do STF???​

  4. Tudo que o Min Barroso falou é verdadeiro. Mas resultou muito feio quando ele perguntou: Foi gravado? Ah entao … só vale se estiver gravado. Porque se nao estiver gravado eu posso reverter com posterior explicacao adicional. Noooot.

  5. O pmdb sempre vai estar no poder…. O que vai mudar e” trocarmos o parceiro, sai o projeto criminoso petisto-venezuaelano, extremamente inconsequentes e Imcompetentes,…… para entrar os tucanos (santos podem nao ser, mas muito Mai”s trabalhadores, muito Mai”s competentes na gestao publica)

  6. Infelizmente a cada dia que passa vejo que a única solução é uma intervenção militar com prazo de seis meses e novas eleições gerais. Neste tempo, uma reforma politica, acabando com os partidos e que ningém destes políticos atuais tenham foro privilegiado!

  7. Esse homem não tem a menor condição de continuar como ministro, muito menos de participar do julgamento dos corruptos do Petrolão. A gravação mostra que, ao criticar o PMDB como eventual comandante do Executivo, é um petista disfarçado. Faz, de antemão, um prejulgamento. Por isso, torna-se suspeito. Não há como se confiar numa Corte com elementos como esse.

  8. Quando foi que o Juiz Sérgio Moro fez um comentário tão pouco republicano para um Ministro da tal Suprema Corte como esse. Isso é pré-julgamento e lhe tira toda legitimidade para julgar o que e quem quer que seja. REVOLTANTE!

  9. Ele, como sacerdote-mor do neoconstitucionalismo entre nós, ajudou a levar-nos a isso. Em livros, não se cansou de ensinar à esquerda o imoral método dialético de, perante o STF, interpretar a Constituição conforme seus caprichos. Lembro-me da reprimenda de Peluso a ele endereçada, a quem uma “gestação de anencéfalo se compara a uma lesão corporal à mulher”: certos conceitos constitucionais, como “vida”, não se prestam a relativização, sob pena de conduzirem a monstruosidades jurídicas (eugenia, sob Hitler). Ideias têm consequências: tal, nem um livro à esquerda poderá lhe ensinar, acadêmico..

  10. É hora de apoiarmos o Presidente Temer quando ele assumir Apoiar os ajustes fiscais, a Reforma Previdenciária, Trabalhista e Tributária Reforma política e o Semi-presidencialismo Redução da Maioridade Penal e Aumento de penas para crimes violentos Fim da contribuição sindical obrigatória Nova divisão orçamentária de Impostos com os Estados e Prefeituras Parcerias Público-Privadas, Privatizações e Redução do Estado Crianças, Idosos e Deficientes devem ser prioridade em políticas sociais Menos burocracia, mais SAÚDE, EDUCAÇÃO e SEGURANÇA PÚBLICA FORÇA TEMER.!!!

  11. Se eu tivesse lá teria dito na cara dele: – Falou o sujeito que aliviou a barra dos mensaleiros (já estão quase todos livres), recebeu milhões do governo via seu escritório de advocacia, tem uma offshore em nome da mulher, acha que se combate a criminalidade batendo papo com o criminoso e sabe-se mais o quê. Poupe-nos.

  12. Para um ministro que só está no STF porque se comprometeu a julgar favoravelmente aos mensaleiros e aos demais interesses “não republicanos” do PT, Barroso está mais cínico do que o habitual. Espero que o PMDB abra processos de impeachment de ministros como esse.

  13. Tudo é muito lamentável. A insegurança é generalizada. O país está parado por causa da corrupção escancarada. E ainda tem loucos que dizem ter golpe, quanto a única saída é resgate da responsabilidade democrática com a saída de uma presidente que no mínimo está louca.

  14. NÃO BARROSO, As coisas acontecem por 1 conjunto de circunstâncias: – Populismo – A aceitação do populismo pelos vulneráveis – A aceitação do populismo pela acomodação. – A aceitação do populismo pela conveniência e por fim… e talvez a mais grave: – A FALTA DE UM JUDICIÁRIO HONESTO, q não permita falcatruas, q defenda a CONSTITUIÇÃO e não a interprete à sua vontade, q fique atento aos desvios da lei, q não se proteja ( como está fazendo em ralação à grampos onde seus nomes estão fartamente evidenciados), q não proteja alguns em detrimento de outros ( como O deus lula)…

  15. A meu vet, nada impede que o juiz Moro, vá pra cima no núcleo duro, como aquele tal Okamoto, Clara Ant, filhos , e o tal de Léo Pinheiro, tem que dizer claramente que o a tal triplex, é sim daquele set abjeto, que contará aos netos que um dia colocou o STF, no bolso, e ele foi quem fez isso.

  16. Se esse Supremo deixasse à cargo de Moro a operação Lava jato, Lula já estaria preso e o governo já estaria madurinho para cair. Do jeito que vão as coisas cada vez fica mais difícil, sobretudo com esse STF.

  17. A Justiça morreu, por que nós temos um STF que não tem um mínimo de legitimidade, eis que foram nomeados ministros pessoas sem os requisitos exigidos (reputação ilibada e notório saber jurídico) e que agora estão de joelho para o nomeador.

  18. É memo, é ? Nossa, que notório saber ! Sabia que eu não tinha notado isso ? Que tal o ministro e seus colegas começarem a mandar prender os ladrões, hein ? Só me lembro, sempre vem a mente, de Eliot Ness, com o Kelvin Costner no papel, numa certa cena… Aí meu Deus…

  19. Antagonistas, se em vez do Eduardo Cunha tivesse sido eleito o Arlindo Chinaglia para presidente da Câmara dos Deputados, alguém acha que estaríamos votando o impeachment de Dilma? Bestalhões ficam atacando o Cunha que, de fato, foi quem propiciou tal avanço democrático. Os petistas têm mais discernimento ao patrocinarem uma guerra fundada no mais puro ódio ao presidente da Câmara.

  20. O que esse cabra disse,e olhando pra ele, nos autoriza , povo que paga as contas, a dizer tambem: – “Meu Deus do CéU. Essa é a nossa alternativa de JUSTIÇA? ..Estamos F.U.D.I.D.O.S.

  21. DR MORO, MPF E PF, TODO APOIO!!! AMOR E LUZ!!! DEUS ESTA CONOSCO E VAI NOS AJUDAR!!!! MARCO AURELIO MELLO ,BARROSO, LEW,TEORI,FUX , SÓ UNS RELES NOJENTOS TORPES E VIS ,VCS TEM, QUE ACORDAR COM VCS MESMOS TODOS OS DIAS, QUE DES GRA ÇA!

  22. Mas não deixa de ser uma constatação verdadeira. O tal do quociente eleitoral, que permite que pessoas com pouquíssimos votos cheguem à condição de deputado federal (e tb dep estadual e vereador) distorce qualquer mecanismo de representatividade política. É a concretização do risco de captura na relação principal-agente.

  23. Lamentável… estou perplexo e com sentimento momentâneo de impotência! Esse desfecho nos dá a impressão de que Lula caminha para a absolvição no STF, mesmo sendo flagrantes os seus crimes! Brasil, o país da impunidade… até quando?! Bem, prefiro não apenas lamentar, pois pacificamente levarei meu manifesto às ruas, levando e encorajando todos aqueles que eu puder! Espero que reunamos multidões ainda maiores que as observadas em 13 de Março, pois é plenamente viável, caso queiramos! Não sei se haverá exito, mas, tenho a convicção de que eu darei minha contribuição…

  24. NOSSO SISTEMA POLÍTICO ESTÁ ASSIM POR CULPA DE MINISTRO DO STF COMO VOCÊ QUE NÃO JULGA E PUNE OS PROCESSOS CONTRA NOSSOS POLÍTICOS LADRÕES. O MORO JÁ ESTAVA CONDENANDO E PRENDENDO O LULA. SABE QUANDO O SEU COLEGA XAVASCA VAI MANDAR INVESTIGAR E QUIÇÁ PRENDER O LULA? NUNCA, ministrinho Barro. O que que esse moço estava deseducando na Fundação Lemann?

  25. Sob as barbas da alta magistratura que faz vistas grossas para os malfeitos palacianos, e não responde ao achincalhamento de um investigado da verdadeira Justiça, a quem chama de covarde. Pelo contrário, acolhe e concede foro privilegiado ao qual não tem direito por ser um reles mortal.

  26. Peraí !?!?!?!?!? Qual seria o propósito de replicar, aqui, uma noticia veinculada em outro veículo de comunicação ????? E, ainda por cima, sem comentário adicional algum ???? Virararm chapa-branca também ????

  27. Copio o comentário que fiz na notícia dada: “Oh!!! Não, ministrinho Barro!!! Essa (o PMDB que abandonava o governo) NÃO é a alternativa de poder desejada pela maioria dos brasileiros que querem o IMPEACHMENT. Não, mas é o que temos. Mas não entendo seu espanto, pois é esse mesmo poder que o SEU GOVERNO ESTAVA AGARRADO E SEM QUERER LARGAR. Oh!!! Você é um magistrado COM LADO e seu lado é o podre.” Complemento: SÓ TEMOS ESSA BAGAÇA DE ALTERNATIVA POR SUA CULPA, ministro barro, E DE SEUS PARES QUE ENGAVETAM PROCESSOS CONTRA ESSA TURMA. Vocês não os prendem.

  28. @Vitor 1 minuto atrás É hora de nos indignar ao dobro, tomar as rua com mais fervor, exigir mudanças políticas e judiciárias, principalmente no STF, a fim de que este órgão seja composto unicamente por magistrados isentos, coisa que demonstram não serem. Vamos pra as ruas!!!” CLAPCLAPCLAPCLAP TENS TODA RAZÃO!!! FORÇA TOTAL! O MAL TRIUNFA QUANDO OS BONS SE CALAM!!!! NAO NOS CALEMOS!!!! RUA RUA RUA!!!!

  29. É hora de nos indignar ao dobro, tomar as rua com mais fervor, exigir mudanças políticas e judiciárias, principalmente no STF, a fim de que este órgão seja composto unicamente por magistrados isentos, coisa que demonstram não serem. Vamos pra as ruas!!!

  30. O STF tem ajudado bastante na roubalheira no Brasil desde 2003, essa roubalheira GENERALIZADA tem as Mãos sujas do STF visivelmente dando COBERTURA aos maiores esquemas de corrupção e propina com centenas de processos que estão sentados em cima !!!!

  31. “Uma decisão do ministro do STF Marco Aurélio Mello sinaliza que o ex-deputado de Mato Grosso José Riva, conhecido por ser o maior ficha suja do país, respondendo a mais de 100 processos, deve ser solto nos próximos dias. Mello analisou um habeas corpus apresentado pelo advogado de Riva, Rodrigo Mudrovitsch, e sequer adentrou o mérito.”RADARONLINE

  32. Para que o STF chame a si o processo há de reconhecer que houve suposta pratica de ilícito pela autoridade envolvida e que merece apreciação pelo STF ! Portanto STF vê a pratica de suposto ilícito nas conversas de Dilma! Os atos da Presidente cooperadora com a tentativa de obstrução da Justiça passará a ser investigada pelo STF? OU Se comprovará a presente tese o membro da Corte Bolivariana em que se transformou o STF de circunstâncias ?

  33. Que é tudo a mesma porcaria, evidentemente que todos concordam. Isso não quer dizer que devemos deixar a roubalheira Petralha prosseguir por falta de opções. Joguemos o PT no lixo, e em seguida partimos para o próximo, um de cada vez. Se o PMDB for a bola da vez da Justiça, tem todo o meu apoio.

  34. . Vai nada, Aparecido. A população é um rebanho muito bem pastoreado. A baixa autoestima faz o indivíduo excessivamente vaidoso, no sentido de compensar a opinião que tem de si, com a imagem q tenta ostentar p/ os demais, em busca de opinião favorável alheia, já q não possui a própria. A vontade de ser valorizado é EXATAMENTE a VAIDADE. Porém através de uma “MASCARA”, usada por aquele q sente-se feio e busca na opinião alheia o conceito que não tem de si. Daí a ÂNSIA de OSTENTAR e até EXAGERAR a fim de chamar mais a atenção: “BONZINHOS e DEMOCRATAS” EXAGERADOS.

  35. Voto distrital pleno. Não é a solução de todos os males eleitorais, partidarios, políticos, sociais, etc, mas é o caminho para aproximar eleitores e eleitos e reduz a necessidade de aporte financeiro. Leva o político eleito a sair da nossa distante Ilha da Fantasia (Brasília) e encarar a nação real.

  36. O referido MAGISTRADO luís barroso é muito complacente ao analisar a atual situação política brasileira no MENSALÃO ele devia estar nos bancos da faculdade de direito em qualquer lugar desse PÁIS ou fazendo especialização em CUBA ou na RUSSIA em “PRÁTICAS OBJETIVAS DE IMPLANTAÇÃO DO COMUNISMO” NAS REPUBLICAS DE BANANAS . NO ANO DE 2002 O POVO BRASILEIRO ELEGEU O MAIOR VIGARISTA DEPOIS DE LECH VALESA , O “MOLUSCO” NOVEDEDOS PARA IMPLANTAR O COMUNISMO NO BRASIL .AS AÇÕES ADOTADAS SEGUEM ESTRITAMENTE AS RECOMENDADAS PARA FAZER VIGIR NESSE PAIS O COMUNISMO . CHEGA!”CHEGA!CHEGA!

  37. o estado da arte em cinismo? BARROSO E MARCO AURELIO MELLO NOJO ABSOLUTO!! VIVA DR SERGIO MORO!!! VAMOS PRA RUA E GREVE GERAL!!! PRA CIMA DESTA CORJA PREZADOS! FORÇA TOTAL!!! ESSA CORJA NOJENTA NAO VALE NADA!

  38. E o barroso tem legitimidade no STF? Nunca vi um beija mão tão escancarado como deste senhor, nem Fux foi tão explícito, fiquei com vergonha por ele. O mais engraçado é que agora ele vem falar dos políticos, políticos que ficou beijando a mão, se curvando, se ajoelhando até conseguir a nomeação, agora vem falar de poder econômico? Barroso, tenha paciência, vá catar coquinho.

  39. Luís Roberto Bostoso, vc. acaba de descobrir a pólvora! Parabéns! Como está a off-shore de sua querida esposa? Muito lucro? E o escritório de advocacia? Muitos contratos com o governo íntegro do PT?

  40. Verdade Ministro. Se todos passassem pelo processo seletivo do concurso público como vocês passaram…. Peraí …o STJ é indicação política !!!! Meu Deus, são os mesmos políticos corruptos que indicam. Será que as criaturas refletem o criador ??????

  41. Infelizmente no Brasil a política é podre!!! Não tem mais jeito,precisamos começar do zero e quem pode fazer isso é os militares. Um dia o povo vai cansar de manifestar e voltará a pedir eles. Que prendam todos esses políticos corruptos já! !

  42. As pessoas de bem desse pobre paîs tem duas opcções : ou primavera árabe ou o aeroporto pois os nossos militares a tudo assistem e acham normal essa organização criminosa fazer o que bem entende e ser apoiada pelo STF.

  43. Vamos passar tempos dificeis…sem intervenção estrangeira teremos gu..erra civil…o Supremo peitando 90% da população brasileira…o p..au vai co..mer…o violento desemprego gerado pela crise politica vai gerar a fome no país… e então o p..au vai co..mer…

  44. Isso é um documento válido? Como ele chegou a essa conclusão? Não foi por causa da Lava jato? Deve ter tantas provas lá no processo que deve assustar mesmo. Pode um simples mortal cidadão ter acesso ao processo? Eu gostaria de ver o que tem ali.

  45. O Cunha já pode exigir que o Ministro se diga impossibilitado de julgá-lo, uma vez que o presidente da Câmara estava na foto referida. Outrossim o PMDB, que é o maior partido do Brasil, tem que pedir o impeachment desse suspeitosíssimo ministro.

  46. É difícil acreditar que um homem estudado seja petista mas quando interesses pessoais entram em jogo, cachaceiro vira estadista de primeira linha e ministros do STF como o Luís Roberto Barroso viram pelegos.

  47. Aqui no Brasil Sr. BARROSO a politica morreu rapidamente em 2003. Principalmente quando presidente escolhido pelo povo, passou a cuidar de apadrinhar juizes para o STF! De lá pra cá virou a Casa da MÃE JOANA !

  48. A narrativa deste Barroso vai na seguinte direção: se a legitimidade democrática foi destruída por causa da centralidade dada ao dinheiro, necessário para financiar as campanhas que buscam os votos dos eleitores, a solução estão em matar o mal na sua origem. Não havendo campanhas, cessa a necessidade de dinheiro. Como tornar as campanhas dispensáveis? Tornando dispensáveis as eleições. Vamos ficar de olho, vem golpe bolivariano por aí…

  49. será q esses birrentos do Supremo, chamaram as atenções pra eles, só pra mostrar q eles q decidem ??? e depois fatiar e quem não tiver foro q nem o Ladrão do molusco, mandar de volta, para as mãos do moro…é sonhar muito.??

  50. E o STV, se tornou o que? Não defendo essa corja de políticas, muito pelo contrário, mas que moral tem o STV para criticar alguém, ainda,nais esse tal de Barroso? Ora, poupe- nos!