Nem na Idade Média havia encarceramento como hoje no Brasil, diz Toffoli

Durante evento sobre os 30 anos da Constituição, Dias Toffoli voltou a falar em adotar medidas para diminuir a população carcerária do país e afirmou que nem na Idade Média havia uma filosofia de encarceramento como há hoje no Brasil.

O futuro do Brasil: venha discutir com DIOGO MAINARDI, MARIO SABINO, CLAUDIO DANTAS e convidados. AQUI

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jeferson disse:

    Na Idade Média não havia encarceramento como hoje no Brasil porque muitos criminosos recebiam a pena capital. E os criminosos apodreciam nos calabouços sem cama, sem privada e amarrados a grilhõe

Ler comentários
  1. Raimundo disse:

    típico comentário de uma pessoa inculta e preconceituosa.. não existiam meios de comunicação de massa, a burocracia era fraca e não ia muito além dos muros da cidade, viajar era sinonimo de ass

  2. José disse:

    Quem não se arrepender de seus crimes não merece compaixão. Cadeia é pouco!

  3. Caio disse:

    Cala boca seu estúpido, incapaz de passar em uma prova para juiz. Se bem que hoje, nem na da OAB passaria.

  4. Beto... disse:

    Primeiramente nota zero em conhecimentos de História. Em segundo em países sérios e desenvolvidos como os EUA é fácil um estelionatário reincidente (por exemplo) pegar prisão perpétua vide cas

  5. Louis disse:

    Estou aqui torcendo para que parentes do Toffoli sejam vítimas de assaltos / sequestros, pra ver se este imbecil acorda para a realidade da população.

  6. Ryu disse:

    Se for para diminuir, é da cadeia para o cemitério! Sem contar que ainda falta você mesmo e a sua turminha de bandidos togados. Mas é melhor Jair se acostumando com o aumento de criminosos presos.

  7. Adenilson disse:

    Cala a boca Toffoli! Porque o senhor não sugere a construção de novos presídios? Se o problema é a super lotação, a solução é aumentar o número de celas. Simples assim!

    1. Alojem os presos em barracas se for o caso. Que plantem para comer. Recrutas do EB nada fizeram e passam coisas piores

  8. Cristiano disse:

    Esse aí é integrante de uma casta de privilegiados existe em nosso país hoje, que praticamente não sente os efeitos da criminalidade. Tem carro à disposição, motorista, certamente seguranças a

  9. RSantos disse:

    Na idade média não havia encarceramento algum, havia execução.

  10. José disse:

    Os picaretas são assim: comparam alhos com bugalhos. O que tem a ver uma coisa com a outra? Bandido tem que ir para a cadeia. Tem um lugarzinho para você.

  11. Jardel disse:

    Na idade media nao existia cela 5 estrelas como a do Lula.

  12. Glaucio disse:

    O que me consola é que o povo que acorda cedo para trabalhar, que paga suas contas, honesto, cumpridor de seus deveres apoia com ênfase esse tipo de iniciativa. Para suas excelências os carros blin

  13. Fernando disse:

    Tiraram o Gal que tomava conta dele e colocaram num Ministério...Precisa colocar outro no lugar senão ele vai fazer merda!

  14. Rubilac disse:

    Seu cárcere será a doença Velhaco !

  15. Claudia disse:

    Suspeito. Eu acho melhor juizes falarem nos autos e nao ficar dando uma de politico. Quer ser politico vai se candidatar nas eleicoes. Essa estoria de ficar dando pitaco na politica eh deselegante!

  16. marcelo disse:

    é muito, mas muito calhorda, anda pela rua sem segurança e veja se dá para não encarcerar.....cara esse pais é surreal é de mentirinha, que horror isso como autoridade...um bos

  17. José disse:

    Por que você não pôe todos na sua casa?

  18. Alex disse:

    esse canalha esta insinuando o que ?? vai soltar seus companheiros de profissão, seu cafajeste corrupto!?

  19. Lúcia disse:

    O ministro da ignorância e da desinformação! Quero ver os parentes dele mortos e ele soltar os criminosos para acabar de matar o resto.

  20. Sérgio disse:

    Até porque o objetivo não era manter presos, era queimá-los.

  21. Joao disse:

    Façam mais presídios. Pra isso é o Estado.

  22. Antonio disse:

    Isso tudo foi mais uma obra-prima do PT.

  23. Paulo disse:

    Esse bosta é só mais um lacaio dos operadores internacionais da criminalidade. Canalha.

  24. E disse:

    O Toffoli é tudo de contra o Brasil novo. O fdp vai ganhar carro blindado porque vai soltar bandido? O cara deve ser afastado, é comuna infiltrado, câncer plantado pelo Dirceu.

  25. José disse:

    Isso é para tirar o Bandido maior da cadeia, Preparando o caminho para soltar Lula.

  26. João disse:

    solte todos, seu cagão, mas leve alguns para sua mansão pra comer sua mulher, filhos e até voce mesmo...

  27. Mara disse:

    Vamos ver quantos dias o larapião reivindicará por ler e fazer resenhas. Se for menos de 750, é brincadeira. Aí, já dará pra ir para o semi-aberto, num sábi.

  28. Luiz disse:

    Nem parece um ministro do supremo pra fazer uma comparação estapafúdia dessa, ou melhor, só um ministro do supremo do Brasil pra fazê-la.!

  29. Luis disse:

    Falou o animal que anda de carro blindado e cercado de seguranças.

  30. Nolan disse:

    Vocês confiam em Toffoli? Eu não! Toda essa suposta "aproximação" dele com Bolsonaro visa unicamente a um esforço de salvar a própria pele e não entrar em confronto com a nova diretriz Moro!

    1. Toda à esquerda mais o PT está revoltada com a traição de toffoli com lula. pois segundo eles o ministro já devia ter soltado o molusco, fato que ainda não ocorreu! todos sabem toffoli tem uma c

  31. Alessandro disse:

    Sem falar que prisioneiros dessa época morriam de fome, doenças ( como a peste negra) ou por torturas que eram muito comuns e lembrando que direitos humanos não existia!!! Sabe nada de história

  32. MARCO disse:

    Em quais documentos históricos o ministro se baseou para tal afirmação? Havia ciência estatística naquela época? Crônicas apaixonadas escritas e protegidas do poder de monarcas e déspotas em g

  33. Cino disse:

    Dizem que tem mais de 320 mil presos preventivamente, sem qualquer condenação, mais da metade com prazo ja vencido, isso é um tremendo de um abacaxi, separar o joio do trigo.

    1. Errado os tais 320 mil é o total dos encarcerados com julgamento e preventivamente.

    2. Contrate mais juiz, é simples, mas esses vagabundos preferem soltar os vagabundos da sua laia.

  34. JOSE disse:

    Dessa anta chamada Toffoli só se espera comentários nesse nível de estagiário, respeitados aqueles que aprendem nessa fase. Não é o caso do charlatão e mistificador que foi empurrado pro STF.

  35. CésarB disse:

    Me desculpe o linguajar, mas este cara é um bosta...!!! Vai a merda, seu usurpador do Poder público e pau-mandado do seu ex-chefe...!!!!

  36. marcelo disse:

    Dias Toffoli parece falar de um Brasil, que Ele e seu PT não ajudaram a DESTRUIR. ! Um dissimulado BANDIDO. Não esqueçamos do Beiçola, Lewandowski e os Mellos. PQP

  37. KKKKKKKKKK disse:

    Ainda bem que evoluímos, assim como o Direito, deixando as impunidades do passado no passado, mais precisamente na Idade Média. Ou iremos resgatá-las? PT é mesmo a essência do retrocesso!

  38. José disse:

    Imagine o que aconteceria com o Lula sendo julgado na Idade Média.

    1. Não aconteceria nada. Naquela época, os donos do poder (e seus companheiros) estavam acima das leis.

  39. Gilson disse:

    Só disse lugares-comuns e platitudes de terceiroanista de direito.

  40. Marcos disse:

    Se estamos piores q na idade média, será que não estaria a faltar por aqui uma REVOLUÇÃO FRANCESA? Quando a BASTILHA TUPINIQUIM vai cair? Quantos séculos ainda serão necessários?

  41. Andreas disse:

    Maravilha! Liberdade pros bandidos, os queridinhos da esquerdalha! Claro que se fossemos um país sério, esse advogado de porta de cadeia não estária em um dos cargos mais poderosos da República.

  42. Julio disse:

    Claro que não tinha... Na Idade Média tinha fogueira, decapitação, desmembramento por cavalos, forca... Cada comentário imbecil!

  43. Oswaldo disse:

    Na idade média se resolviam mais facilmente as questões com criminosos. Existiam as forcas, decapitações, torturas e muito mais. Que comparação idiota. Por isso, nunca passou na prova de magistr

  44. Adélio disse:

    Com esse STF, ESTAMOS na idade da Pedra.

  45. July disse:

    Eu morro e não leio tudo. Quanta barbaridade- É ignorância explícita em estado avançado.

  46. Andreas disse:

    Antes de falar uma besteira dessas, esse senhor deveria GARANTIR que nenhum brasileiro fosse vitima de violência. Dá nojo esse tipo de declaração vinda de um autoridade importante como essa.

  47. Roberto disse:

    Na idade média não existia nem STF para fazer as cagadas que fazem.

  48. CésarB disse:

    Este sujeito é um perigo para o Brasil! É um malandro no Poder...!!! Muito grave!! Reforma , já, na escolha dos membros do STF, nada de indicação política...!!! Só por mérito (concurso interno

  49. Adriano disse:

    A solução para o problema carcerário é simples: penas alternativas (delitos triviais) ou tratamento compulsório (consumo de drogas)... e pena duríssima para bandidos e colarinho branco.

  50. Homero disse:

    Comparando o Brasil com países do primeiro mundo, nós ainda estamos na idade média. A prova disso é o Toffoli na presidência do STF e seus comparsas falastrões.

  51. Claudio disse:

    A justiça prevalecia naquela epoca, portanto, a motivação para o crime não eram encentividas, façam o trabalho que o povo lhes paga e o crime vai diminuir, soltar meliante só agrava a situação

  52. Marcilio disse:

    Fala para essa coisa que brincadeira tem hora, daqui ha 40 dias o ano termina vamos ver quantas mil pessoas foram assassinadas no brasil.

  53. EMMANUEL disse:

    É o que dá colocar o elemento errado no lugar errado e para o qual não estava preparado! É bom que ele mude o discurso, porque o povo quer mais gente engaiolado, inclusive, os de boa estirpe ....

  54. Roberto-Força.e.Hon disse:

    Esse adEvogadozinho virou historiador?! Em ambos os casos o "nível" de profissionalismo está o mesmo; próximo ao nulo!

  55. MARCO disse:

    O ministro-pavão não se contém. Assumiu o protagonismo de Gilmar. Tudo um teatro para enganar incautos. O currículo mais tíbio do STF. Estamos muito mal nesse campo.

  56. Sidnei disse:

    Seo Toffoli, adevogado do PT, simples é só não cometer crimes, ou temos que sustentar quem mata, rouba, desvia e se enriquece com bens dos outros?

  57. MARCO disse:

    Não é a sua cara que é dada para receber a bofetada, afinal de contas, é fácil discursar em gaiola de ouro.

  58. Rômulo disse:

    🇧🇷 Com as vítimas nem uma palavra? Sinceramente quero pena de morte para corrupção envolvendo dinheiro público, latrocínio, estupro e tráfico de drogas.

  59. Guinter disse:

    Claro que não havia tantos encarcerados, o criminoso perdia a cabeça. Hoje a pena é a cadeia. Que solução esse cara sugere, para diminuir o crime deixar de considerar roubo um crime? Liberar drog

  60. Maria disse:

    É mesmo? Que peninha ,em amigão? Está animado , apressado em livrar o bandido sonso e enganador. Vocês não enganam ninguém.

  61. Sarcástico disse:

    Claro que na idade média não se tinha os encarceramentos de hoje, naquela época criminosos era executados sumariamente.

  62. rodrigo disse:

    Verdade Sr Toffoli. Como também precisamos admitir que não temos o mesmo nível de Juízes da idade média.

    1. Juízes da idade média? Não adevogados apadrinhados. Esse nunca foi juiz, faltava capacidade.

  63. Rose disse:

    Socorro! Temos que gritar por socorro! Olhem bem o nível de ministro que pagamos para ter, e no Supremo! SOCORRO!

  64. Presidente-XVII disse:

    Vai falar besteira esquerdista noutra freguesia. Tá ruim é pra quem tá no cemitério inocentemente, pra quem foi roubado, assaltado, pra mulher que foi estuprada, não pro preso.

  65. Aarao disse:

    Porque na Idade Média a justiça era justa e rápida, e não era parceiro dos criminosos como essa corte é. Só estão presos os que não são vossos amigos, os pobres. Os ricos vocês soltam! Iníq

  66. Fora_Comunas disse:

    --- O menino do Beiçola é tão bonzinho, se tá falando dos PRESOS em suas próprias casas por causa do criminosos nas ruas, tá certo! Só a eleite tem carro blindado como os urubus do STF

  67. Marcos disse:

    Na verdade, depéndendo do país, ainda estamos aquém da idade medieval! A maior prova disso são as tentativas desesperadas de tirar o chefão da cadeia, além da liberdade de Dirceu. Nem isso acon

  68. Rose disse:

    E os brandidos da idade média são s mesmos de hoje... mas faça-me o favor... a quem esse servidor da justiça quer convencer? Vive em um mundo à parte.

  69. AM disse:

    Estamos sendo levados pelo judiciário a uma revolução, rasgão a constituição, liberam criminosos, aumentam os próprios salários, querem desesperadamente liberar o maior criminoso do mundo. etc

  70. edson disse:

    Mas o Brasil tem suas particularidades: Ministros do STF que adoram liberar políticos e empresários ladrões, um ex presidente preso, um presidente indiciado e inúmeros políticos ladrões presos.

  71. Rodrigo disse:

    Mais um falando em Idade Média . Isso tudo é medo inconsciente do Rei Jair Arthur , e de Sir Heleno , Sir Moro , e Lady Guinevere Hardt , não??

  72. Goretti disse:

    Existe mesmo é brincar de justiça. Faz que faço de conto que puno. Pois é muito seletiva a justiça! Basta ser colarinho branco que o STF dar um jeito mágico para justificar o injustificável.

  73. Hlkunst disse:

    sim naquela época ladrão. assassino, e outros bandidos eram mortos mesmo, por isso não tinha tanto marginais nas masmoras da época

  74. Vitor disse:

    Preparando o terreno para o indulto? E usando um argumento desses, é mais que um insulto. Me falta o termo justo, pra qualificar devidamente essa sandice que proferiu o digníssimo.

  75. Vinicius disse:

    Simples, de cada 10 presos, fuzila 6. Deixa preso os menos perigosos. Mas aviso que a honra de ser o primeiro será do Lula, em seguida Dilma, Haddad, Gleisi e etc.

  76. Almeida disse:

    Bem lembrado! Talvez na época tivessem soluções melhores que foram perdidas. P . ex.: havia muitos hospícios e os delinquentes mais perigosos eram executados ... olha ... coisas p se pensar!

  77. Yan disse:

    Vai acabar na forca... Seu grupo não manda mais, Vagabundo!

  78. Helô disse:

    E também não havia, naquela época, tantos criminosos como agora. Até porque, criminosos eram exterminados. Toffoli deveria estudar história mundial.

    1. claro que existia impunidade, não havia meios de comunicação eficazes, ordens se perdiam ou demoravam anos pra chegar nos locais de destino.. fora da cidade reinava o caos

    2. Perfeito Helô, porém esse pessoal da esquerda não lê nada. Vivem repetindo bordões idiotas. Antigamente não existia a impunidade. A regra era olho por olho, dente por dente, e quem tem c... tem

  79. JULIO disse:

    Esse papo tá muito estranho!! O que as ratazanas de toga estão planejando?

  80. Zilda disse:

    Esse não é o mesmo Tóffoli advogado daquele PT que não assinou essa Constituição??? Só uma pergunta!

  81. Beto disse:

    Então dá para se concluir que na idade média não haviam tantos criminosos como existem hoje no Brasil.

    1. É isso aí. Adivinhou até porque não existia essa tal esquerda maldita....

  82. Daisy disse:

    O contorcionismo é evidente. Toffoli está preocupado é com o encarceramento dos corruptos poderosos de Brasília. Afinal, ele nunca antes havia demonstrado tanta preocupação com o tema.

  83. Antonio disse:

    Conversa fiada pura isso faz de algum plano

  84. João disse:

    Para ele e Quele bando de pilantra do STF que tem segurancas , carros blindados e moram em locais seguros è facil falar. Nso è ele que vai levsr facada nas ruas por um celular . Saouns FDP. paredão

  85. Gargantua disse:

    Tá cada vez mais amaciando. Pensa que tá falando para imbecis.

  86. Luiz disse:

    Solta todo mundo! A impunidade e a criminalidade são bandeiras do STF. Aos bandidos tudo, à sociedade o medo, o encarceramento.

  87. TOMIO disse:

    Seu babaca, na Idade Média, crápulas eram ENFORCADOS, não ficavam muito tempo na prisão. Outra coisa, a população mundial é infinitamente maior, sabia?

  88. JUNIOR disse:

    Sempre com a mesma conversa, não muda. Gosta de bandido, leva para casa.

  89. Ivo disse:

    Onde existe ordem e se respeita as leis não precisa fazer cadeias, o problema é que esses imbecis criaram o caos e não sabem a causa.

  90. Wilton disse:

    Na idade média, quem não era nobre ou do clero, era prisioneiro da terra e de seus proprietários. Quer prisão pior?

    1. Você diz, mais ou menos como acontece hoje? Se você acha que é dono de alguma coisa, experimente ficar sem pagar o IPTU para ver o que lhe acontece.

  91. Fora_Comunas disse:

    --- Na idade média todo mundo era encarcerado vivendo em feudos produzindo pro senhor feudal. Alguns viviam na solitária, isto é masmorra

    1. parece com hoje.. somos presos aqui e entregamos para o senhor feudal estado mais do que na idade média.. na época as armas de um camponês eram as mesmas do senhor feudal, e hoje?

  92. SPA disse:

    A população carceråria deveria sim aumentar, com prioridade para os crimes do colarinho branco, sem distinção .

  93. Leopoldo disse:

    Quem fará isto será o ministro Moro e não o Dias Toffoli endurecendo as regras e leis e acabando com a sensação de impunidade que todo bandido tem. Com isto os bandidos vão pensar duas vezes mai

  94. Jorge disse:

    A única forma possível de diminuir a população carcerária é a redução da criminalidade. Qualquer outra iniciativa aumentará a violência.

  95. Adriano disse:

    Não havia mesmo. Na idade média eles matavam depois de grande tortura. Aqui o Marin e o Carlos Gosh estariam soltinhos frequentando os restaurantes da moda, já nos EUA e Japão, estão em cana.

  96. CARLOS disse:

    As leis eram mais duras, quem cometia crime morria.

  97. carlos disse:

    Na Idade Média eles matavam os criminosos. Forca ou até fogueira.

  98. Zaga disse:

    É porque tinha pena de morte em massa ( milhares ).

  99. Erika disse:

    Pena de morte para "autoridade" corrupta e traficante esvaziava a cadeia rapidinho.

  100. Carlos disse:

    Na idade media nao tinha tantos bandidos como agora e de tantas variadas espécies . ESSE VAGABUNDO petista esta preparando o terreno pra soltar o patrão .

  101. José disse:

    Ele esta amaciando para tirar o Lularápio da cadeia......

  102. Gomes disse:

    Porque na idade média tinha pena de morte, FILHO DA PUTA !

  103. José disse:

    Menas, companheiro: vá estudar a História para depois abrir a boca mas só quando tiver certeza...

  104. Carlos disse:

    Até porque bandidos que cometiam crimes como os do lula eram enforcados . Este verme petista esta fazendo palanque pra soltar o patrão corrupto lavador de dinheiro .

  105. Jackson disse:

    Um cara falar isso morando num país com quase 70 mil homicídios por ano é um afronta. nunca morreram tantos policiais num país como morre aqui. Números de guerra e o cara acha muitos presos.

  106. Evaldo disse:

    Vou ter de concordar com o ministro. Na idade média 80% da nossa população carcerária teria sido executada sumariamente pelos seus crimes.

  107. Maria disse:

    Não somos Alienistas do Machado de Assis, fio! A maioria da população é honesta!

  108. Luiz disse:

    Por pensar assim ele nunca passou em nenhuma prova.

  109. Rumanettto disse:

    Toffalido sabe ler? Pensei que usava ponto eletrônico nas audiências. Acho que não. deve ter visto alguma reportagem na Globonews.

  110. Flávio disse:

    Esse Babaca é um tremendo "cara de pau" e desqualificado!!!

  111. ribeiro.js@hotmail.c disse:

    Nem na Idade Média tinha tanto corrupto assim no poder.

  112. Goreba disse:

    Não é o que o ELEITOR pensa! Bandido bom é BANDIDO PRESO! Quem "pecou" que vá buscar o PERDÃO DIVINO, aqui não é o lugar para pedir PERDÃO. Prisão é lugar para servir de EXEMPLO para quem

    1. Prisão é lugar para servir de EXEMPLO para quem está fora e não PECAR, pois lá é um lugar NADA ACOLHEDOR!!!

  113. Alessandro disse:

    Sr ministro, na Idade Média grande parte dos crimes que hoje dão cadeia eram solucionados por uma fogueira ou por guilhotina, o senhor não estudou isso na escola?

  114. DireitaMassiva disse:

    São Toffoli do Satanás virou o santo(?) dos presidiários presos por corrupção e lavagem de dinheiro. VOCÊS FIQUEM DE OLHO, HEIN?!

  115. Paulo disse:

    Sempre dizendo merda, acho que está com vontade de acompanhar o patrão.

  116. Alt disse:

    Quando o Brasil chegar à Idade Média essa declaração poderá ser considerada. Mas pra isso acontecer ainda tem que encarcerar muita gente...

  117. Gazpar disse:

    Mais uma falácia esquerdopata!!! Na idade média cadeia era só pra rico!!! Pobre virava cinzas!!!!

  118. Antonio disse:

    Resultado do excesso de Estado esquerdista e do caos econômico em que conduziram o país. Insegurança, educação precária, desemprego etc conduzem o indivíduo ao crime, pois tira-lhe a racionalid

  119. Mrs.Robinson disse:

    Toffoli pensa que os brasileiros que não são petistas são idiotas e acreditam nesse blá blá blá . Da mesma forma que derrubamos Dilma e elegemos Bolsonaro , lutaremos pela prisão de Lula !!!

  120. Jota disse:

    Não é o estado que encarcera! É o bandido que quer ser encarcerado, vida melhor la dentro e lei que não são cumpridas, é o sonho de qualquer bandido, faça as leis funcionarem senhores pra você

  121. Tiago disse:

    E nada disso se aplica ao padrinho dele, que é um corrupto condenado e está preso quase que num "quarto de hotel", com direito a receber visitas todos os dias.. cadê a igualdade com os demais pre

  122. Luiz disse:

    Está pavimentando a via para soltar o maior corrupto do mundo e os amigos bandoleiros de estimação!

  123. agregador disse:

    Os 140 mil mandatos de prisão em aberto estão nessa conta? Trabalhar pra se manter na prisão, cairiam as mãos? Essa "preocupação legítima" emergiu pós Lava Jato? São só três perguntas.

  124. valmor disse:

    PT TTOFOLLI.....em desespero pra soltar a Quadrilha....Presidente analfabeto..... deveria vir a publico e explicar a mesada que recebe do Banco MERCANTIL.....

  125. Marcos disse:

    TOFOLI esta deliberadamente sabotando o Estado brasileiro, e tem plena consciência disso. Esta fazendo política e criando uma percepção falsa da realidade é engenharia social, o nº de encarc é

  126. Eduardo disse:

    Lá vem o golpe! O juristas, cadê o pedido de impeachment deste sujeito?

  127. CLAUDIO disse:

    Muito disso é culpa da justiça que não julga acusados que não deveriam estar na cadeia fazendo curso ministrado pela Orcrim!

  128. Marcelo disse:

    Naquele tempo era a forca ou a decapitação.

  129. nery disse:

    Nossa como ele a bonzinho so que soltar toda a bandidagem fala serio ok esse cara anda cheirando ou ele pensa que o povo e otario.

  130. Glaucio disse:

    Esse tipo de declaração bem explica a nababesca aquisição de carros blindados pelo STF. O povo de bem? Que se dane na mão de bandidos.

  131. José disse:

    É interessante a contradição que existe nessa comparação. Lá atrás existiam muito mais miseráveis porém muito menos crimes, porque será??? Resposta. porque hoje em dia a impunidade é muito

  132. Valdemar disse:

    não é so direito não, ele também precisa estudar história!

  133. José disse:

    Já foi advogado defensor do indefensavel PT. Esperar o quê?

  134. Francisco disse:

    Ponham os presos em Penitenciárias-Acampamento e faça-os trabalhar oito horas por dia e é garantido que a população carcerária cairá dramaticamente. O ócio e a vagabundagem é o pai e a mãe d

  135. Glaucio disse:

    É só vocês tomarem vergonha na cara e aprender a serem patriotas. Não surrupiar o dinheiro do estado e aprender que são funcionários do povo. Aí o imposto pode passar hj dos 47% para 10% .

  136. Carla disse:

    Tem razão, não tinha. Mas estamos chegando lá: tá faltando o poço dos esquecidos. Tenho uma lista pra jogar lá...

  137. Maria disse:

    Esse senhor deveria se preocupar em agilizar os inúmeros julgamentos da Lava Jato que estão parados no STF. Isso sim deveria ser a sua prioridade, se deseja resgatar a credibilidade da suprema corte

  138. Maria disse:

    Está louco pra soltar o seu cliente, LULADRÃO. #ForaToffoli

  139. wanderlei disse:

    Porém canalhas travestidos de impolutos existem desde antes da Idade da Pedra.

  140. Maria disse:

    Também não havia tanta bandidagem e corrupção comendo solta. E a peste aprisionou para sempre muita gente.Se conseguir soltar apenas um ,acaba o problema.

  141. Dirceu disse:

    O ministro Toffoli fala em diminuir a população carcerária...sobre diminuir a maior criminalidade já registrada no Brasil desde a idade média ele não fala nada, não é?

    1. Eu não estava lá na IM, então não me interessa, quero saber do aqui e agora e no Brasil, vai cuidar da gatunagem e para de bla. bla.bla, para isso que pagamos tudo isto, e pela Lei...

  142. Izaque disse:

    Sempre em busca de indiretamente favorecer o criminoso Lula

  143. PAULO disse:

    No STF não tem ninguém escolhido pelo povo, portanto; eles não nos representam. Eles tem é que julgar de acordo com a constituição Nós escolhemos Bolsonaro com o discurso de mais cadeias se for

  144. Mineiro disse:

    Putaqueospariu! Novamente a propaganda esquerdopata do excesso de encarceramento. De onde tirou então o procurador do RJ os números que mostram que as prisões no Brasil são mínimas?

  145. Giusti disse:

    Mentiroso deslavado. Proporcionalmente ao tamanho da população o Brasil encarcera pouco. Além disso só a metade do nr. d encarcerados está atrás das grades d fato. Até tornozeleira conta como c

  146. Paulo disse:

    Tu tem que se preocupar com os habeas corpus dados a rodo pelo STF. Vc ainda ñ notou q o povo já ñ aguenta mais tanta roubalheira. Vagabundo tá metendo a mão, pois ninguém de cima é preso.

  147. Alexandre disse:

    Não existia tanto encarceramento porque a pena era a morte. Ou porque se morria rapidamente quando encarcerado em calabouços e masmorras. Um ministro do STF fazer essa comparação é ridículo.

  148. Carlos disse:

    Claro, naquela época não tinha justiça. Aqui tbém não tem. Soltam odo mundo. Principalmente o STF.

  149. Cacevo disse:

    Como já se sabe, prisões são escolas do crime. Não faz sentido prender pessoas que cometem crimes com pouco ou nenhum poder ofensivo. Custa caro e não resolve o problema da (in)segurança públic

    1. Simples. Foi condenado e preso, trabalha para pagar despesas.

  150. Antonio disse:

    mas na idade media havia tanto bandido, corruptos e vagabundos como na idade petista?

  151. Adamastor disse:

    Vagabundo safado. A quem ele defende?

  152. Marcelo disse:

    Declaração inacreditável. Por quê nossa população carcerária é "grande"; 1) somos o 5º país mais populoso do mundo; 2) comete-se mutos crimes aqui; 3) Privatização da gestão carcerária

  153. Marcelo disse:

    Privatização da gestão carcerária já, via concessão! Muito se fala em falta de dinheiro. Essa gestão também gera receita. Botem os presos para produzirem e trabalharem na manutenção da cadei

  154. Rosana disse:

    ele vive encerrado em muralhas que o defendem da criminalidade existente no Brasil. é muito cômodo dizer isso e viver em uma outra realidade.

  155. Andreas disse:

    Pra que tem um cargo vitalicio com mil regalias, ganha cem mil mensais de mesada do escritório da mulher, anda com carro blindado e mais um exército de seguranças, fica fácil defender bandido.

  156. OBSERVADOR disse:

    O ministro mente. No brasil a população carcerária é pequena. Tem que fazer mais presídios. Tem que haver penas mais duras. Tem que haver prisão perpétua e pena de morte para crimes hediondos.

    1. PERFEITO, so que passa por uma situação de roubo a mão armada onde os miliantes são jovens fugitivos, nas 06 concessão de onde o retorno não existe e a policia não prende é quem pode dizer.

  157. J.BRASIL disse:

    A Idade Média fazia era matar criminosos às pencas; além de usá-los em trabalhos forçados. Esse ministro não foi feliz nessa fala. Não se compara a vida de bandido daquele tempo com hoje.

  158. Marcelo disse:

    Mas que Antaaaaaaa. Na idade média, ja matavam o criminoso antes de encarcerar!

  159. Mendes disse:

    É por que aqui,seu ministro,os ladrões pululam exponencialmente,e a impunidade campeia.Cria tipo !

  160. Jorge disse:

    Ele esqueceu de dizer que na Idade Média ladrão era morto.

  161. Marco disse:

    .... nem na idade média se roubava e se deixava roubar tanto como no Brasil do PT ...

  162. Jorge disse:

    Esse aí não passa nem em concurso para merendeira, sem desmerecer as merendeiras.

  163. Fernando disse:

    Então coloque os bandidos em sua casa, petralha safado.

  164. João disse:

    Enquanto eu quero a PENA DE MORTE o Tofolli quer que as prisões sejam esvaziadas e os que ficarem passem a se sentir em um SPA .

  165. Ricardo disse:

    Tofolli talvez esteja se referindo aos pequenos crimes. Em compensação, tem muito petista solto ainda.

  166. Alexandre disse:

    O FDP com esse discurso, quer soltar mais BANDIDOS! C A N A L H A!

  167. Antonio disse:

    Toffoli não conhece as prisões americanas, russas, chinesas. Quer vender a idéia de BANDIDO LIVRE preparando terreno para soltar LULA. Isso se chama PICARETAGEM. SÓ.

  168. Mario disse:

    Naquela época havia forca, fuzilamento e quartejamento

    1. Fuzilamento ??? Quartejamento(!) ?????????????? Na Idade Média ????

  169. Marçal disse:

    Na verdade falta encarcerar muita gente. Corrupção na pratica é igual a assassinatos.

  170. Afonso disse:

    Esse ministro petista reprovado 2 vezes no concurso de juiz substituto, pode levar a bandidagem para casa, pois recebe mesada de 100 mil por mês, não é mesmo Sr. TÓFFOLI ???

  171. Rene disse:

    Ele tem razão. Na idade média liquidavam logo com o malfeitores.

  172. Nilton disse:

    Ô (Bos)Toffoli, nem na idade média havia tantos crimes como hoje em dia no Brasil... Faça um favor, o problema NÃO É o volume de prisões... É o absurdo VOLUME DE CRIMES...

  173. João disse:

    Havia a forca! Havia a fogueira! Havia o estrangulamento! Havia decapitação! Não se prendia muito. Mas este juizinho, reprovado em concurso, não sabe disto!

  174. Goreba disse:

    Não é o que os COMUNISTAS (pt, psol, rede, psdb, pcdob, etc) DIZEM! Em conjunto com os ARTISTAS rouanet e a ACADEMIA do pixuleco afirmam que a BRUTAL DITADURA de 64 foi pior!!!

  175. Mário disse:

    98% dos crimes não são investigados. Dos 2% investigados, 90% não há identificação do autor. Dos 10% identificados, 99% não são condenados, saindo da delegacia antes dos policiais. Façam as c

  176. elisabeth disse:

    Vamos mandar os encarcerados para a casa deste Juiz, abra suas portas Toffolli.

  177. egidio disse:

    Por falta de conteúdo, só fala abobrinha. Os números provam que encarceramento em massa é uma falácia. Por que não se limitam a cumprir o dever de julgar ? Há milhares de processos esperando so

  178. Mary disse:

    Ah é! Ora pois! Vamos deixar os bandidos soltos então? Ou o Ministro Toffoli vai levar para a casa dele?

  179. João disse:

    Ora, Sr. Ministro, que tal o STF dar exemplo de honestidade para com as leis? Exemplos falam mais do que conselhos...

  180. ARNALDO disse:

    O marco antonio villa disse que o toffoli é totalmente ignorante e o josé neumanne disse na lata do marco aurélio mello que não acredita na corte suprema. Hummmm, estou em dúvida.

    1. Gostaria de ter meia duzia de seguranças, carro blindado. Tudo isso ainda sem prestar concurso público. Dessa forma, concordo que se diminua a população carcerária.

  181. Ivan disse:

    Parafraseando Cid Gomes, as prisões estão precisando de muito mais vagas pelo aumento impressionante do número de criminosos babaca!

  182. Luiz disse:

    É verdade, vamos fazer como na idade média, mata direto...

  183. Claudio disse:

    Repetente da OAB, o "pistolado" presidente do STF, ignora que o Brasil tenha a maior população carcerária do planeta? Ficam presos em casa e os bandidos soltos. Então é simples "GÊNIO", solt

  184. Jo disse:

    Meu caro ministro, na Idade Média não havia um líder de Partido, que fosse tambem chefe de uma organização criminosa. Não seria melhor "fechar" os dois, o Partido e o chefe?

  185. Jo disse:

    Meu caro ministro, é bom lembrar dos bons tempos de faculdade, quando os bandidos, traficantes tinham medo da Justiça. Agora eles matam o policial e continuam livres. Lembra ??

  186. João disse:

    soltar os traficantes, assassino e estupradores e colocar lá mais políticos!

  187. Insensível disse:

    É que o Toffoli não sabe que NA IDADE MÉDIA a pessoa IRIA PARA FOGUEIRA!!! Carceragem?? Era para esperar o momento de ser queimada a pessoa!!!

  188. Rosa disse:

    Durante a idade média, não se prendia, se matava.

  189. Lucia disse:

    Quem sabe se ele estudar um pouco, vai descobrir que nesta longa era ( +_1000anos, a solução era o cadafalso, Machado e mais tarde galés. ..e havia bem menos gente, graças às pestes. Faltou as au

  190. Roberto disse:

    O bosTofolli, Desencarcere e leve o anjinhos para a casa de tua mãe!!

  191. Armando disse:

    Esse malandro está preparando-se pra soltar o lula...

  192. Célia disse:

    Santa inteligência! Comparar a Idade Média, com a população daquela época, com o Mundo globalizado de hoje e sua população... Quanta asneira!

  193. José disse:

    É uma total asneira essa comparação. Na idade média executavam-se os desafetos sem qualquer consequência. E é presidente da Suprema Corte ...

  194. Jose disse:

    Havia pena de morte!...e execução sumária.Não dava tempo!...

  195. alvarinalmeida@camam disse:

    Solte todos, como ao Dirceu, para irem lhe fazer companhia aí no STF!

  196. Jose disse:

    Mas,não justifica a liberdade do Zé!...;

  197. Lucas disse:

    Ele bem que podia então mandar os presos pra mansão dele! Mas não. quer resolver o problema dos presídios soltando a bandidagem enquanto ele anda com carro blindado e seg armado. Aí é mole!

  198. Emanuel disse:

    Nem na idade média havia tantos traficantes, usando fuzil e dando tiros a esmo na população. Na Idade Média, os bandidos tinham algum valor moral e ainda eram tementes a DEUS. Muito ruim sua compa

  199. João disse:

    A liberdade Sr Juiz não está fora das grades, mas dentro da consciência do cidadão. Eduque-o e será livre.

  200. GLAUCO disse:

    Dias Tófolisssssssssssssssssss... Advogadozinho de merda !! Como é possível este petralhinha ser o o Presidente do STF !!

  201. Abel disse:

    imaginei que o indigitado senhor pecasse, somente, em razão de suas deficiências jurídicas. Seu desconhecimento da História Geral também é gigantesco.

  202. josé disse:

    Não dá para acreditar,que um traidor da pátria e do povo é o presidente do STF e não foi eleito pelo povo...Nunca conseguiu passar em concurso para juiz.Absurdo isso...

  203. Paulo disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkk ..... esse cara quando abre a boca, é uma garantia de baboseiras para a media !!!

  204. JOSE disse:

    Lá vem com o falatório para justificar a soltura dos corruptos. Nunca confiem num petista de carteirinha.

  205. Vlad disse:

    Tem que colocar todos os presos para trabalhar o mais rápido possível.

  206. José disse:

    Na idade média o criminoso ia pra guilhotina?

  207. Freedom disse:

    Ele quer que os crimes continuem valendo a pena.

  208. Luis disse:

    Tenho que concordar com o ministro, na idade média eles matavam, não tinham muito o que prender.

  209. Renato disse:

    Sim, na idade média os súditos jamais temeram andar nas ruas das cidades! Idade média... Newton, Galileu, Algarismos, Agostinho, metalurgia, circunavegação, agricultura, Monarquia, São Gregório

  210. gilberto disse:

    O que o ministro tem que entender é que na idade não havia tanto bandido como existe hoje no Brasil. Bandido tem que ser preso. Exemplo Japão que acaba de prender Presidente da Nissan.

    1. Será que Japon tem senha para o presidente da Nissan? Será que na terra onde ministros cometem harakiri pela vergonha de serem pegos em corrupção, Lula e Dirceu seriam apenas pecadores?

  211. Anderson disse:

    É verdade, na idade media, se enforcava, degolava e se esquartejava criminosos. Inclusive reis, rainhas e ministros. QUE SAUDADE!

  212. RENATO disse:

    Cara-de-pau. O STF nao sao LEGISLADORES PORRA! Nao podem LEGISLAR. Nao devem ser tratados como "imperadores". Aceitem sua atribuição constitucional seus arrogantes de merda!

  213. GCChaves disse:

    Eu entendo ministro da sua dificuldade de raciocinar. Raciocínio não é pra qualquer um mesmo não. O problema é de densidade demográfica! Será que o ministro sabe o que é isso?

  214. agricio.balbi@gmail. disse:

    Sabe nada DiasTofoli, e nunca leu historia...

  215. Emerson disse:

    Nem na idade média haviam tantos homicídios de pessoas inocentes, fruto - entre outros fatores - da mentalidade de impunidade que reina no Brasil!

  216. Maria disse:

    Fazer o quê. Soltar assassinos confessos, estupradores, ladrões de primeira linha, corruptores, etc.. Vão voltar a praticar os mesmos crimes. Tá cheirando a soltar Lula e cia. ltda.

  217. Thel disse:

    Não tinha mesmo não. Na Idade Média a justiça era feira, hoje a justiça está de mãos dadas com os criminosos.

  218. Nelson disse:

    Pode ser, mas para compensar havia jogar aos leões, desmembramento, escaldamento, funeral vivo, bala de canhão à queima roupa e apedrejamento. e naquela época não se roubavam bilhões.

  219. HajaSaco disse:

    Qual é a dificuldade em nomear juiz de carreira para essa porra de STF? Imparcial, sem viés ideológico, focado na aplicação do Direito e leal ao cumprimento de seus deveres. É só isso, caraca!

  220. João disse:

    Coitada da idade média. É o patinho feio da história na mente dos analfabetos que não estudaram o período. Garanto, senhores, que foi muito mais pacífica que o mortífero século XX.

  221. Heloisa disse:

    Toffoli, o penitente! O que você fez para resolver o problema na sua condição de sempre petista??? Não existe bondade em sua natureza, mas muita ardil sem-vergonha!!!

  222. Luiz disse:

    Na Idade Média, os encarcerados não viviam muito tempo, Toffoli, muito menos juízes de meias palavras.

  223. July disse:

    Esse cara calado, é mais do que um poeta.

  224. Hammer disse:

    Pilantra, vocês do stf não prendem ninguém, apenas soltam,vocês querem inviabilizar o país de vez aumentando os níveis de violência urbana enquanto gozam de seguranças e carro blindados pagos

  225. Wolfface disse:

    Diretamente proporcional ao número de bandidos e vagabundos à solta em cada época.

    1. Tô começando a acreditar que será mesmo necessário. Tá osso de aguentar"

  226. EDSONCLAROMEDEIROS disse:

    Já está na hora dos 57 milhões de brasileiros que votaram em BOLSONARO voltar às ruas e pedir o fe4chamento do STF ou a sposentadoria dos Ministros 102 65 anos. Abrem 04 vagas para nomear.

  227. Paulo disse:

    Na idade média boa parte dos encarcerados e também dos que poderiam ser eram mortos, a densidade demográfica muito menor, assim os carceres tinham menas pessoas.

  228. Messias disse:

    Muito lógico pois eram todos sanctos e não havia corrupção.

  229. CésarB disse:

    Essa é a nova pauta do Povo: Voltar às ruas para pedir a imediata mudança do Supremo Tribunal Federal , declarando impedidos , seus membros, q julgam seus "amigos"...!!!!

  230. Ariosvaldez disse:

    Ministro idiota: na idade média eles torturavam, mutilavam e matavam... será que é isso que ele quer?

  231. edison disse:

    É que na idade média o cara roubava ,mas era morto em via pública .Próxima desculpa !

  232. Seu disse:

    Na idade média tinha pena de morte, de chibatada, de queimar na fogueira...

  233. Janes disse:

    Na idade média mesmo é que não havia nem um décimo de todo o encarceramento que houve depois dela. Um "jurista" que desconhece a história do direito. ANALFABETO.

  234. Edu disse:

    Essa conversa fiada de não prender o delinquente ou de não mantê-lo na cadeia é que levou o Brasil ao aumento exponencial da criminalidade. E o criminoso ainda fica debochando da "justiça".

  235. Adonis disse:

    Se aprovarmos a pena de morte o problema pode ser resolvido.

  236. José disse:

    Nunca neste mundo os juízes protegeram tanto os criminosos a ponto dos criminosos escolherem seus juízes! Lugar de criminoso e seus protetores é na prisão!

  237. Leonardo disse:

    Pois é, na Id. Média o carrasco trabalhava mais que o carcereiro.

  238. Vicente disse:

    Não é a toa que a criminalidade no Brasil aumenta exponecialmente, tendo defensores como esse ministro, quem vai querer trabalhar de sol a sol e ganhar pouco pra sobreviver? Calado é um poeta!!!

  239. Carlos disse:

    Ele quis dizer o que? Que bandido não deveria ser preso ou ser solto?

  240. clara disse:

    Qual era a filosofia? Qual era a lei adotada, a população analisada, a área geográfica e os crimes cometidos? Quem julgava? O discurso é PETISTA, sem critério, sem embasamento. SOFISMA!

  241. Careca disse:

    É só não cometer crime que você não vai pra lá, porra !!!!!

  242. Zaguinha disse:

    Fala como se tivesse qualquer autoridade e conhecimento sobre a Idade Média.

  243. EDOUARD disse:

    Aceita sugestões ? É só abrir um debate público que vão aparecer muuuuuitas sugestões interessantes e mais ou menos radicais. Mas que vão esvaziar as prisões, ah vão !!

  244. Raul disse:

    Na idade média, a população mundial era menor que a do Brasil de hoje, logo no mundo todo deveria haver menos presidiários mesmo, isso é lógico ministro!

  245. LIBERTÁRIOS disse:

    1- engraçado: nesse sentido, desde 1824 até 1934 o Brasil não tinha: CNJ, CNMP, JUSTIÇA ELEITORAL, JUSTIÇA DO TRABALHO, CÂMARAS DE VEREADORES, STJ, ministérios e o país era líder mundial.

  246. ISMAELINO disse:

    E a culpa é de quem? Dos administradores da Justiça, ora!

  247. Roberto disse:

    Alguém manda esse ignorante calar a boca

  248. Assoite disse:

    Diminuir a população carcerária só a luz da justiça, para reduzir resposabilidade pelo sistema a penal não aceitaremos.

  249. Leitor disse:

    Se o Toffoli aceitar sugestão, tenho uma que diminui rapidinho a população carcerária.

  250. Assoite disse:

    AÍ Toffoli, vamos botar a justiça para trabalhar e resolver isso . Já somos liberais demais com criminosos. Lembre-se do assassino Piment

  251. Assoite disse:

    Lembre -se do Pente Neves, uma vergonha do Judiciário.

  252. Marlane disse:

    Alguém avisa pra ele.. que naquela época existia forca para os criminosos Dã!!!! Cara burro !!! Da zero para ele 🤦🏻‍♀️🤦🏻‍♀️🤦🏻‍♀️

  253. Eusebio disse:

    ´Na idade média, era morte. não dava tmpo de encarcerar sem considerar a população daquela época com a de hoje. Eita ministro mais mequetrefe.

  254. Alexandre disse:

    Singela sugestão ao Fóffoli: Pena de Morte para assassinos, traficantes, estupradores e CORRUPTOS! Vai diminuir para cacete a população carcerária.

  255. João disse:

    Mas Lula está num escritório de luxo pelo padrão da idade média. Depois de resolver todos os problemas de super lotação por último vamos considerar a situação do Luladão.

  256. Sergio disse:

    Caro Ministro, na Idade Média, não existia welfare state para incentivar altíssima taxa de natalidade de bandidos nem "direitos humanos" para mantê-los vivos à custa do pagador de imposto.

  257. Elias disse:

    É lógico que não!Como na idade média teria mais gente presa do que hoje?A população de hoje é muito maior.Desculpa grosseira pra soltar bandido!Vai criar vergonha, ministro.

  258. Francisco disse:

    Claro! Na idade media criminosos eram enforcados,decapitados, queimados...como evoluímos, hoje eles são presos! Haja cadeia, ministro!

  259. AftasArdem disse:

    Filosofando demais e comparando melancia com pedra. O Toffoli tá querendo arrumar uma desculpa pra o quê?

  260. José disse:

    mas chegaremos lá calma...é só aumentar um pouco os homicídios e chegaremos à peste negra que dizimou quase metade da Europa ministro.

  261. Alberto disse:

    Vocês ministros poderiam ajudar a diminuir a super lotação. Com o aumento recebido cada um levava uns 20 pra casa, ficando como tutores dos vítimas da sociedade.

  262. Morrowind disse:

    "Prefiro um presídio lotado de bandidos a um cemitério repleto de inocentes". Jair Messias Bolsonaro

  263. MARIOMAR disse:

    Simples, a maioria era morto antes de serem encarcerados.

  264. maurorodriguesleite@ disse:

    Espere primeiro seus carrinhos blindados chegarem.pra soltar os coitados inocentes,e liberarem armas pra gente proteger nosso património .aí solta os coitadinhos.

  265. Ceni disse:

    parceiro de crime de Lula presidiário quer libertar TODOS os seus amigos de crimes para destruição do Brasil e encarcerar todos os cidadãos de bem

  266. Carlos disse:

    Canalha mentiroso. Tá cheio de bandido solto cometendo barbaridades. E ele ainda quer soltar os poucos q ainda estão presos. Essa é a política esquerdopata.

  267. FABIO disse:

    O ministro esta justificando com isto a soltura do presidiario Jose Dirceu.

  268. Geraldo disse:

    Ministro biônico, indicado por ter sido advogado do petê, e só, tá doidinho pra soltar o maior ladrão da história da humanidade. Concurso pro STF já!

  269. Carlos disse:

    Encarcerar é remédio amargo. Toffoli quer curar um país doente, com 60mil homicídios/ano com o quê? Placebos?

  270. Humberto disse:

    É, mas nunca houve tanto amor a corrupto como o STF tem. Né Toffoli?