“Nenhum dos últimos governos preocupou-se com a segurança no país”

Foi o que escreveu Ruy Castro, em artigo na Folha sobre o assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes.

“Sob Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff, o crime cresceu à vontade e a taxas superiores às da economia. Foi-lhe permitido infiltrar-se nos órgãos que deveriam combatê-lo e, com isso, fazer parte do Estado.

Será difícil extirpá-lo sem arrancar nossas próprias tripas.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Se quiser voltar ainda mais no processo de rastreamento da falência da segurança pública, dá pra apontar o dedo para o pensamento hegemônico de esquerda, que associa a segurança a repressão e o bandido a revolucionário oprimido que desapropria a burguesia.

Ler mais 80 comentários
  1. Se quiser voltar ainda mais no processo de rastreamento da falência da segurança pública, dá pra apontar o dedo para o pensamento hegemônico de esquerda, que associa a segurança a repressão e o bandido a revolucionário oprimido que desapropria a burguesia.

  2. A observação está correta porque as polícias Civil e Militar forma relegadas ao último patamar das ações de governo (governantes) em todo o País. Mas podem esperar que, no final, recairá nas “costas” das policiais as consequências advindas do assassinato de Marielle. Quantos policiais civis e militares morreram no Rio de Janeiro procurando dar um pouco de paz às pessoas? Inúmeros. Mas nenhum recebeu, nem de longe, as homenagens dedicas à vereadora assassinada. Por que será? Que Marielle tenha o reconhecimento que lhe é devido. Mas Anderson, o motorista assassinado, não é lembrado. Esquisito não?

  3. que bonito. Entao Ruy Castro acha que o Collor e o Sarney fizeram tudo de bom e possível para com as favelas do Rio de Janeiro. Que bom. Então o Ruy Castro poderia dar parabéns para esses 2 grandes estadistas que ajudaram tão bem o Rio de Janeiro na luta contra o crime, como o trafico de drogas. Entao, segundo Ruy Castro tudo ficou ruim quando o FHC foi eleito e depois piorou nos 13 anos e meio de petê. Que interessante.

  4. A causa revolucionária socialista se alimenta do crime organizado (e do desorganizado), como a criança se alimenta do leite no peito da mãe. Por isso que governos de esquerda costumam ignorar ou flexibilizar as políticas de segurança pública, sucateando as polícias e as próprias forças armadas do país.

  5. fernando henrique ladrão, só se preocupou com a reeleição- pra roubar mais e comprar o povo com a bolsa familia e subir os impostos pro povo pagar as bolsas

  6. É isso. Até um leigo detecta o problema decorrente da omissão, da incompetência e da malandragem dos desgovernos. Assim, FHC, molusco bêbado e ameba doida devem calar a boca. Deveriam estar presos pelo mal que fizeram ao país.

  7. Isso é óbvio. E some-se ao fato do EUA terem reprimido o tráfico em seu país, fazendo com que o caminho da droga, que sai dos países produtores(Colômbia, Bolívia) viesse a ter grande importância através do Brasil.

  8. Diante de tudo o que temos passado, precisa ser muito alienado ou desonesto, para acreditar que o Brasil é fruto do acaso, incompetência ou simples omissão. Enquanto não tiverem a coragem de nomear o verdadeiro problema e continuarem apenas com demagogias diversionistas, esse país não tem chance.

  9. Se for pesquisar bem e analisar, todos chegarão a conclusão que essa turma política que vem desde o regime militar, e cada qual que pesquise o que faziam neste período, são os mesmos que controlam o país desde 85 e destruindo o país. E depois que resolverem a questão da inflação, a gana pelo poder e controle aumentaram.
    Países como Taiwan, Singapura, Coréia, vêm fazendo transformações a partir de 30/50 anos, saindo da pobreza para o que são hoje.
    Aqui, nunca chegaremos a esse almejado posto enquanto mantivermos PT/PMDB/PSDB e seus puxadinhos no poder. Pq nenhum deles se preocupam em reduzir o Estado, cortar privilégios e tratar o Estado com políticas de Estado sustentáveis, respeitando os valores morais, religiosos
    e culturais do povo.

  10. Somente o Brasil possui esse obsoleto desenho da seguranca publica. Somente brasil possui a figura do delegado bacharel em direito, somente brasil possui divisao de policiais.
    Isso se traduz em um sistema ineficaz e caro!
    E que nao existe em lugar algum do mundo

  11. Tudo começou com FHC. Desmontou e distribuiu todo o patrimônio publico, largou as Forças Armadas e as Policias às moscas e a pão e água. Criou o Lula, o PT, a reeleição, a urna eletrônica e se apropriou do plano cruzado. Toda a nossa desgraceira tem um único grande autor: FHC. Que posa de estadista….e que ainda é bajulado pela grande imprensa. A sua última grande ideia: Luciano Huck.

  12. No último governo de FHC me lembro que a minha maior reclamação foi o descaso com a segurança e que, em razão disto, como havia aumentado a criminalidade. Nota 0 para o FHC e seus sucessores.

  13. Na mente do idiota socialista o grande barato e chapar a cara. Consumir drogas é da hora.
    .
    “Vamos legalizar a droga, aumentar o consumo e a venda. A droga é um ótimo negócio”. Só num idiota pensa assim.
    Ao invés de insentivam a produção de bens importantes e a tecnologia e a prática de esportes o socialismo que criar zumbis robóticos consumidores de drogas.
    .
    No socialismo vai haver tantos incentivos pra maconha que ao invés de batermos recorde de grãos e outros alimentos, seremos o maior produtor de idiotas do mundo.
    .
    Cada morte do tráfico, cada bala perdida no confronto diário foi AZEITADA PELO INCENTIVADORES DO CONSUMO DE DROGAS.
    .
    FAÇAM UM PASSEATA PARA ALIAVIAR A CULPA. SE NÃO RESOLVER AUMENTE O TAMANHO DA CARREIRA DE COCAÍNA.

  14. Desde de 1990 em diante, os governos não só não se preocuparam com a segurança do país, mas estimularam o crime com incremento de leis absurdas e demais artifícios. Isso começou a ser tramados bem antes, porém, eles não tinham tanto poder para tal. Ao assumirem o poder, colocaram um marcha seu plano diabólico e transformaram o país numa sucursal do inferno aqui na terra.

  15. Ué, pq será? Coincidência????
    Não por acaso o ideologismos deles se assemelham?????
    Como foi a educação desse período pra cá?
    ForoSP, UNASUL, o que mesmo PT(ainda fora do poder) com PSDB e outras lideranças, como Ciro Gomes, FHC, estavam aprontando com estas organizações?
    Consegue linkar à “PÁTRIA GRANDE”?
    Falou pouco pra esse país comunizar de vez.
    Mas a mentalidade socialista continua.

  16. Os três são esquerdistas e desarmamentistas e sob o governo deles a criminalidade e o índice de homicídios explodiram ! FHC,Lula e Dilma são culpados de mais de 60.000 assassinatos por ano no Brasil !

  17. Tudo que o socialismo toca apodrece.
    As pessoas,
    Os conceitos e valores,
    As leis
    As famílias
    E o Estado.
    .
    O socialismo está acabando com o Brasil

  18. Tem um preto pobre favelado entrando para o tráfico.
    .
    São os mimados artista que escravizam o negro. O dinheiro do político de esquerda escraviza o favelado traficante.
    .
    Mas também mata o pai de família nos inúmeros assaltos sofridos no Rio de Janeiro.
    .
    TEMOS QUE ACABAR COM ESSA HIPOCRISIA.

  19. Não apenas não se preocuparam como ativamente trabalharam para que a violência aumentasse. Este, afinal, é o objetivo dos socialistas: uma sociedade acuada, com medo de ir às ruas, e que não possa se defender, tornando-se assim cada vez mais dependente de um estado que só cresce e se torna cada vez mais autoritário.

  20. Foi o FHC quem liberou o consumo de drogas. Com o consumo liberado o tráfico ficou mais rico. O dinheiro circula dos bolsos dos brancos mimados, artistas chapados e políticos de esquerda, alimenta o tráfico e volta para os partidos de esquerda…
    .
    O consumo já está liberado, agora falta liberar a venda. Mais drogados, mais idiotas, mais eleitores do PSOL. Porque só estando chapado pra votar na turma do Freixo.
    .
    Esses mesmo hipócritas que fazem passeatas contra a violência são exatamente os mesmos que alimenta o monstro do traficante assassino.
    .
    Cada inocente morto, foi morto pelos amantes das drogas.
    .
    De FHC ao Freixo. Com apoio de DUVIVIER.

  21. Alex disse:
    18 de Março de 2018 às 11:37

    Mas TCHE… a constituição claramente atribui o papel da segurança pública aos estados, cabendo a união a defesa do território nacional. Não é culpa do FHC, Lula, Collor ou Sarney… eles estavam lá cumprindo a constituição que juraram defender. ….etc etc etc….
    ……………………………………………………………………………………………………
    Não houve vontade deste governos citados combater o crime, podiam diminuir a “maioridade penal”, “Excludente de ilicitude” e acabar com as “audiências de custódia” quem nem Lei é, armamento que não seja Taurus, fim dos direitos humanos para bandidos, Ongs, crminalizar MST, Tmst, um novo código penal rígido sem redutor de pena, rearmar o povo, estes governos tem culpa simmm!!

  22. O governo jamais vai combater seus maiores parceiros. É tudo uma coisa só. A única diferença é que os traficantes são muito mais confiáveis, entregam o que vendem e cumprem o que prometem. Já os pulitikús…..

  23. Constata-se que os governos da nova democracia brasileira sucatearam a seguranca, a saúde, a educação, a infraestrutura, a industria, enfim… o que eles fizeram está estampado no noticiário judiciário e policial cotidiano…

  24. A revolta das mulheres negras tem sentido.os homens negros deram linhas pra elas e só querem desfilar com loiras maravilhosas como se fossem troféus.quem perde sempre chora por isso o mimimi agora partiram pra gritaria.ai eu pergunto que culpa tem os brancos com isso?

  25. Artistas chapados, políticos e militantes do PSOL, todos moradores de áreas nobres do rio de janeiro, brancos e ricos mimados são o sistema financeiro do tráfico. Porque usam e insentivam o consumo em grande escala de drogas.
    .
    Toda bala comprada pelo TRÁFICO vem do bolso desses idiotas mimados. E depois, quando alguém morre, fazem passeatas para aliviar a culpa. Nem um milhão de passeatas, nem quilômetros de carreiras de cocaína vão aliaviar vocês da culpa.
    .
    Cada morte eu vou colocar na conta desses hipócritas.

  26. “GENEBRA – A Organização das Nações Unidas (ONU) acusa a polícia brasileira de ser a responsável por cinco mortes a cada dia no País, totalizando apenas em 2015 cerca de 2 mil incidentes”

    Ou seja, de 60 mil homicídios, menos de 5% foram resultado da ação da polícia.
    Isso significa que o “genocídio negro” é civil matando civil.
    Isso significa que o genocídio negro é uma farsa de esquerdista

    1. O CNJ no comando do Eminente Ministro do STF, Gilmar Ferreira Mendes, foi um dos propulsores na liberação dos presos, com mutirões em audiências de custódia…etc… bolivarianos agindo no Judiciário… como afirmou o Des. Prietto… o CNJ foi mais uma ação da esquerda no painel político brasileiro.

  27. O Movimento afro vitimista é muito bem explicado nesse artigo

    http://desciclopedia.org/wiki/Movimento_Negro

    É uma paródia, mas explica muito bem essa FARSA.
    Que só sabe apontar o dedo na cara de qualquer um que seja branco não importando se é rico ou pobre

  28. É verdade, de FHC até aqui, os índices explodiram. E só não aconteceu antes porque ninguém está interessado em voltar um pouquinho mais, abrangendo Itamar Franco, Collor e o restinho do governo Sarney, após a promulgação da dita Cidadã, que foi feita sob encomenda para o acobertamento de todo e qualquer crime ou maracutaia praticado por quem de alto coturno (não necessariamente fardado, claro!) que, infelizmente, hoje se alastra para todos os segmentos, afinal, não deu para fazer duas Cidadãs(uma para os bacanas e outra para a ralé), dai que a ralé aprendeu a driblar cada vez mais forte a distinta e desengaiolar seus delinquentes, sendo que as vezes nem deixa que eles sejam engaiolados. E vai piorar cada vez mais, muito mais……

  29. Um presidenciável aí tá pautando os demais pré-candidatos que, de maneira demagógica, tentam correr atrás do prejuízo, em ano eleitoral. Ele desde 2003/2005 defende o armamento civil junto com retaguardas jurídicas, como leis que reforcem a noção da legítima defesa e da permissão para atirar, se preciso, em quem invadir propriedades privadas, rurais ou urbanas. Assim como quer aprovar o excludente de ilicitude pro policial poder atirar em marginais armados com armas de guerra – de maneira debochada no meio da rua – sem ter que esperar ser alvejado primeiro. Poucos presidentes, nas últimas legislaturas, campanhas, e mandatos de quatro anos, priorizaram isso. Só um quer leis para que a população e as forças de segurança possam não só reagir a altura contra bandidos, mas não morrer.

  30. Como não doía tanto, ninguém protestou. Nem a classe política, nem as autoridades públicas, nem os cidadãos. Precisou chegar a esse ponto para ter visibilidade. Ainda assim tímida, pois a intervenção no Rio me parece amarrada. Eu gostaria de vê-los entrar com o “rodo”. Não vejo outra forma forma de ver respeitada a vida do cidadão. Se deixar pelas esquerdas, vão continuar discursando contra. Então que discursem, como fizeram em 64.

  31. Vai TNC! Bem dentro. Marirlle foi morta pelo estado de direito democrático. E tudo que lhe desejo a estes vermes fascistas é uma bala nove milímetros nas fuças. Venha de onde vier. Essa meroda de país precisa se acabar até o fim.

  32. Uma intervenção cívico militar começando a estripador os três poderes, começando pelo garantidor mor, as últimas instâncias do judiciário e órgãos de controle, simples assim, sem isso vão roubar tudo, o futuro já era.

  33. Talvez o ótimo Ruy Castro tenha deliberadamente se esquecido de culpar os governos estaduais do Rio, por amar demais o lugar e querer poupá-lo, em um momento tão dramático. A segurança que o Governo Federal provê se refere às fronteiras e às Polícias Federal e Rodoviária. O resto é com o Governo do Estado e a Prefeitura. Já faz tempo que Ruy – por amar demais o Rio – distorce ou edita suas análises para salvar o Rio. É comum vê-lo assinando artigos atacando São Paulo ou outro estado e poupando sua terra. E aqui, paulista que sou, faço o esclarecimento de que, apesar de todas as mazelas tucanas, é em São Paulo que estão os melhores índices de segurança do nosso (ainda querido) país. Sei que o Ruy não vai ler isto aqui, mas bem que ele poderia.

  34. No caso de SP
    O Haddad em vez de cuidar da segurança, pagava 20 mil por mês a líder do Movimento AfroVitimista para fazer nada em cargo comissionado.
    FIM DO MOVIMENTO NEGRO

    1. Além de ter institucionalizado a CRACKOLÂNDIA no centro da cidade de São Paulo, abandonado pelo governo do Estado.

  35. 80% dos homicídios no Brasil têm como causa motivos fúteis, como brigas de bar, briga no trânsito, briga doméstica, etc.
    Só 2,5 mil homicídios em 2017 tiveram relação com latrocínio.
    Basicamente, homicídio no Brasil acontece porque brasileiro é esquentadinho e não aguenta ter seu frágil ego ferido.
    O Bostileiro ainda vive como se estivesse no século XIX precisando lavar sua honra frágil de macho com sangue.
    Brasileiro adora posar de “o mais machão”, mas é o país que mais consome pornografia gay no mundo.
    Ou seja, BR é tudo um bando de enrustido com ego frágil.

  36. Deve ser particularmente doloroso para o (ótimo) jornalista Ruy Castro ver a ruína em que se encontra o Rio de Janeiro que ele tanto ama. Mas colocar a culpa apenas nos governos federais tucanos e petistas configura certa injustiça. O Rio degringolou mesmo por culpa do Rio, do desatino de seus eleitores que colocaram uma quadrilha para governá-los. Quem aguenta a sequência maligna de Marcelo Alencar, Leonel Brizola, Moreira Franco, Benedita da Silva, Anthony Garotinho, Rosinha Garotinho, Sérgio Cabral Filho e Pezão? Assim fica difícil. Da lista acima, só Alencar e Brizola não foram pegos pela Justiça, pois o resto ou está preso ou em vias de. Vá votar mal assim lá no Rio de Janeiro, fluminense!

    1. O senhor Francisco esqueceu de mencionar ,de quando a filha do Brizola foi presa comprando maconha no morro, e naquele tempo foi um escandalo, afinal era CRIME, mas hoje e normal pois o embusteiro de esquerda Fernando Henrique Cardoso e seus seguidores querem liberar geral o CRIME.Pobre de nos BRASILEIROS.

  37. Quando o Haddad estava na prefeitura de SP
    “A polícia do ALCKMIN é troglodita e ineficiente”
    Quando o doria está na prefeitura
    “A polícia do DORIA é troglodita e ineficiente”

  38. Idiotice, é nítido que a culpa recai 99% sobre o PT que escancarou as portas do inferno no seu insano projeto de poder, poderia ser tudo diferente se seguido ao governo FHC fizesse as reformas estruturais que o país a muito requisitada, mas não, resolveu promover a maior campanha de cooptação de politicos, e dirigentes de estatais que o país nunca na sua história havia vivido. Mensalão, petrolão, empreiterão, e tudo mais quanto se achou no direito de roubar em troca de uma falsa ascensão das classes E e D que hoje amargam essa aventura.

  39. FRANCO é sobrenome italiano.
    Ela não é negra.
    Negro tem sobrenomes como Okocha, Dembele, etc.
    Além disso, ela usava o trabalho precário de um motorista desempregado.
    Ou seja, era uma exploradora.
    Ativista de esquerda adora posar de defensora dos fracos para ganhar dinheiro.
    Como Djamila Ribeiro, que ganhava 20 mil por mês para ocupar cargo comissionado no governo Haddad para fazer nada.

  40. “Se é a vontade do povo brasileiro eu promoverei a Abertura Política no Brasil. Mas chegará um tempo que o povo sentirá saudade do Regime Militar. Pois muitos desses que lideram o fim do Regime não estão visando o bem do povo, mas sim seus próprios interesses.”

    Profecia do General Ernesto Geisel

    1. Faltou apoio popular ao movimento encabeçado pelos militares. O discurso comunista embaçou os olhos do povo, não deixando ver que o movimento foi pela manutenção e independência de nossa democracia. Um não ao aparelhamento que nos levaria à utopia do sonho comunista. Sonho que foi e é o pesadelo de todas as nações onde vingou. Eu tinha apenas 13 anos quando aconteceu. Cresci sob sua vigência, estudei e consegui emprego, sempre ouvindo as lamúrias de quem se queixava do “sonho igualitário”. O General tinha toda a razão, por que sabia o que Brasil se tornaria após o fim do regime. Infelizmente, cidadão brasileiro não evoluiu para merecer a independência cívica. Ainda continuará por um bom tempo a ser necessária a sua tutela. É preciso que a educação mude o rumo dessa conversa.

  41. Essas três MAGNÍFICAS PORCARIAS estão andando e KAGANDO para o bem-estar do povo brasileiro.
    Luladrão e Dilmanta já deveriam estar na cadeia e o FHC, como já prescreveu (só no Brasil, mesmo) seus ‘malfeitos’, deveria estar curtindo os caffés de Parri(s).

  42. • EU ERUCTAVA na RUA
    • EU GOLFAVA na AV. das ÁGUAS ESPRAIADAS
    • EU VOMITAVA na VIA PLIM PLIM
    • EU REGURGITAVA no LOGRADOURO
    • EU SOLTAVA AR do ESTÔMAGO na TRILHA
    • EU ARROTAVA a pô–liça na RUA
    • EU ARROTAVA a pô–liça na RUA
    • EU ARROTAVA a pô–liça na RUA
    ••••
    ••••
    • MAS as BOLSAS “famílias” PARIDEIRAS do PT
    • FAZEM MUITA NINHADA de RATOS TODOS os DIAS
    • OS BAGULHOS MAL PARIDOS AINDA NÃO PERCEBERAM
    • QUE 0,0000000000000000000001% é ½ CRAQUE
    • O RESTO é TUDO CABEÇA de BAGRE]
    • A NINHADA TEM o PASSE COMPRADO PELO PCC
    • A NINHADA TEM o PASSE COMPRADO PELO PCC
    • A NINHADA TEM o PASSE COMPRADO PELO PCC
    •••
    • SYLVIA PARE de FUMAR, LIGA PARA o PINGÃO
    • O MESTRE VIROU APRENDIZ e ESTÁ AQUI na PRISÃO
    ••••

  43. Temer fez uma baita aliança com setores militares, sendo um ministro general a ponte. Reabilita as forças armadas, começa a atacar com força a área de segurança e é provável que um dia receba indulto, se tiver algo contra ele. Temer e militares se aliaram até dezembro. Depois, ninguém sabe o que pode acontecer

  44. Ooooooohhhhhh…..sério?
    Atenção Controle…objeto não identificado adentrou a atmosfera do planeta. A indicação dos instrumentos é que caiu em território brasileiro.
    A leitura de instrumentos indica um fato estranho: o mencionado objeto aparentemente tem a capacidade de escrever, e mais estranhamente ainda, de ter suas garatujas publicadas em um periódico chamado de “jornal”.
    Leitura de instrumentos aponta para o suposto jornal conhecido localmente como “Folha de São Paulo”.
    Monitoração cuidadosa é recomendada.

  45. Nesse caso específico, a vítima também era contra o modelo de repressão policial e a favor da liberação das drogas, assim como todos os governos de esquerda, de FHC a Dilma Rousseff.

  46. Os seguidos governos socialistas corruptos que se seguiram no Brasil são responsáveis diretos por todo esse banho de sangue que estamos assistindo. Nesses governos o crime organizado cresceu assustadoramente, o estado foi assaltado por partidos políticos, não houveram mínimos investimentos na saúde e na educação e nem na infra estrutura. Essa gente deveria estar toda na cadeia ao invés de estar dando entrevistas. Com todas as denúncias de corrupção e por mais incrível que possa parecer o Governo Temer é o melhor dos últimos 20 anos.

  47. Mas TCHE… a constituição claramente atribui o papel da segurança pública aos estados, cabendo a união a defesa do território nacional. Não é culpa do FHC, Lula, Collor ou Sarney… eles estavam lá cumprindo a constituição que juraram defender. A discussão é será que está certa a carta? então há de se mudar? Mas por outro lado, centralizar as coisas geralmente não resolve… nosso modelo é semelhante ao americano. Alias, lá é ainda mais decentralizado, pq os municípios é que tem o grosso da responsabilidade. O problema aqui é que não funciona a polícia da polícia… as corregedorias… e a PF não é lá um FBI… Tá tudo infiltrado e podre: MP e até as comarcas. Tem que aprofundar a lava jato e começar a limpar as “autoridades”. Eles são os verdadeiros patrões do crime.