“No Brasil, o pessoal empurra com a barriga”

Ao menos 1.774 pessoas morreram desde 2007 em acidentes aéreos, desabamentos, incêndios e naufrágios que poderiam ter sido evitados ou, ao menos, atenuados se regras tivessem sido seguidas, fiscalizações feitas corretamente e os alertas, respeitados, registra O Globo.

“Empresas e agora até um clube de futebol mostram que não têm condutas adequadas do ponto de vista da segurança. Muitas vezes veem o item como um custo a ser reduzido. Há falhas de fiscalização por parte da boate Kiss, do Flamengo, da Samarco e do que até agora está se revelando no caso Vale”, disse o procurador José Adércio Leite, que participa das investigações sobre o rompimento das barragens de Mariana e Brumadinho.

“O poder público não fiscaliza. E, por outro lado, os princípios fundamentais da segurança dessas operações não são obedecidos pelas empresas. No Brasil, o pessoal empurra com a barriga. Sabe que tem problema, que está errado, mas continua fazendo”, afirmou o engenheiro Celso Atienza, conselheiro da Associação Paulista dos Engenheiros de Segurança do Trabalho.

Este é um convite à indignação. Veja aqui!

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Paulinha disse:

    E o MP não denúncia os donos pelos seus crimes. Se, realmente, fossem aplicadas as sanções penais aos dirigentes - este cenário mudaria rapidinho.

Ler comentários
  1. Edson disse:

    O nome disso todos conhecemos: Impunidade.

  2. Tiago disse:

    Todos os problemas do país se resumem em uma palavra: IMPUNIDADE... Enquanto isso o MP desiste de recorrer no caso Brumadinho... Muitos ainda morrerão...

  3. Fora_Comunas disse:

    --- Em contraste o comum é devorado pelas leis de transito, fiscal, sanitária, trabalhista etc... O MP/TR4 de Curitiba é excessao. Promotores e juizes de BEM acordem antes que virem uma MÁFIA

  4. Roberta disse:

    No Brasil morrem mais de trezentos em Brumadinho e ninguém está preso!! E não há comoção?!

    1. Não há comoção por que assuntos banais dominam o noticiário. As pessoas tornam-se anestesiadas, inclusive e espertamente, os políticos!

  5. IAlexandre disse:

    sempre mais do mesmo e não se cansam, diferente será o dia em que vermos alguém fazer realmente algo a estes respeito

  6. Edu disse:

    Enquanto há desastres e tragédias em demasia no Brasil, autoridades públicas recebem seus belos salários. Será q se elas fossem mais diligentes e ágeis poderiam evitar a maioria das tragédias?

  7. Diogo disse:

    Não ponham a profissional e segura aviação, no nível do Flamengo ou das barragens. O setor aeronáutico é exemplo. Um avião pode voar 30 anos, transportar quase 10 milhões, com autogestão e se

    1. Meu amigo , 30 aviões pra um controlador está neste balaio de gato sim...é improviso ..um dia acontece outro acidente como aquele de 2007 da gol...

  8. José disse:

    Enquanto os generais mantem a TV Lula.Quem vai fazer o Brasil dar certo?

  9. Massaaki disse:

    Ainda bem não temos vulcanismo, terremotos, maremotos, tufão, furacão, conflitos religiosos, étnicos, guerras civis, separatismo, terrorismo...Não temos eventos catastróficos. Se tivessemos...

    1. Mas, como disse o Boechat, temos 600 malandros no congresso.

  10. Maria disse:

    Não esqueçamos do Museu Nacional. Não ceifou vidas, felizmente, mas o prejuízo à nossa História é inestimável

  11. ()ARROMBADÍSSIMA() disse:

    ......................................................................................................................... HOLLYWOOD FILMA: "MÁQUINA de MATAR TODOS os DIA no MADE in PQP .........

  12. Giusti disse:

    Tbm é verdade q ao menos metade da população brasileira ainda não desceu das árvores. Vamos disseminar a civilidade a tdos os brasileiros q a responsabilidade vem a reboque.

  13. Brasileiro disse:

    Mas o tal Guedes não assegurou que a solução é privatizar tudo? A iniciativa privada não é incorrupta?

    1. Morreu 100.000 pessoas de fome no Nordeste no tempo do império o Brasil não fez nada. Quando coloca o governo e não empresas para resolver a fome vem. Veja o caso de Las Vegas.

  14. Mauricio disse:

    A coisa começa errada ao tentar empurrar a responsabilidade a um CNPJ. Isso ´não tem substância. A responsabilidade é de quem faz, dirige e comanda. Responsabilizem os CPF e o cenário muda rápi

  15. Paulo disse:

    + fiscais, mais concursos, menos indicações e nomeações políticas. Esse é o caminho. E pau no c*u de fiscais que não fiscalizam, que viajam com dinheiro público. Rua, demissão, cadeia!

  16. Helliton disse:

    Morreu 100.000 de pessoas de fome no Ceará no tempo do império, até hoje não se fez nada.

  17. Walter disse:

    patrão finge q paga, e trabalhador, finge q trabalha! C/ essa ref. da previdência, fajuta, q já começa c/ exceções, e ñ vai direto ao pto, o pais ñ mudara assim! Empresario são tão pior q po

  18. José disse:

    Pessoas tem algum valor? O que conta é o dinheiro! Muito dinheiro! Essa é a orientação do Brasil!

  19. Joaquim disse:

    Enquanto isto temos uma justiça do trabalho que custa 14 bi ao ano e paga indenizações de 7 bi. O problema do Brasil se chama serviço publico, só isto.

  20. Luiz disse:

    O poder público acha que basta multar e tá tudo bem.

  21. JOSÉ disse:

    Botando os pingos nos "i", Prefeituras não valem para nada! Alvará é só para enfeitar parede.

  22. O disse:

    Reforme a cf e elimine eleições a cada quatro anos, as câmaras de vereadores, as assembléias e use o dinheiro para criar polícia ambiental e maior atenção à fiscalização das cidades.

  23. Roberta disse:

    E com mais de trezentos mortos (os desaparecidos estão vivos?) não há ninguém preso!! Se eu tivesse um parente... Já como brasileira e ser humano solidarizo-me!!