“No momento em que um tribunal superior perde sua legitimação democrática, se instaura a desobediência civil”

O alerta de Luiz Fux tem de ser ouvido.

Ao negar o pedido de habeas corpus de Lula, ele disse:

“Uma instituição que não se respeita não pode exigir o respeito dos destinatários de suas decisões, que são a sociedade e o povo”.

Nesta sexta-feira, ele foi ainda mais longe, dizendo que, se o STF soltar todos os criminosos condenados em segundo grau, como Lula, o resultado será a desobediência civil.

É bom repetir suas palavras:

“No momento em que um tribunal superior perde sua legitimação democrática, ele perde o respeito e se instaura a desobediência civil”.

Luiz Fux tem uma dupla responsabilidade. Além de ser ministro do STF, ele é também o presidente do TSE.

 

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

  1. Cheio de petralhas aqui, criticando qquer um que for contra soltar o “capo”. Quem é contra quem defende a prisão após condenação em segunda instância é bandido.

Ler mais 35 comentários
  1. Cheio de petralhas aqui, criticando qquer um que for contra soltar o “capo”. Quem é contra quem defende a prisão após condenação em segunda instância é bandido.

  2. E quem vai respeitar voce, Luiz Bandido Fux, que estendeu o auxílio moradia a todos os picaretas, causando bilhões de prejuízo ao país, só para beneficiar a filhota burrinha

  3. Ele deveria proferir essas palavras a si mesmo, o falastrão passou três anos e meio com a bunda na ação sobre o auxílio moradia ao membros do MP e judiciário, e agora fica posando de vestal? Não cola!

  4. Não vejo a hora disso acontecer…. lt it burn……Quero ver os TANQUES NAS RUAS E O PAU FERVER, SEM DÓ E SEM PIEDADE……VAGABUNDO E BANDIDO DEVEM SER TRATADOS COMO TAL….. E NÃO COMO JUSTICEIROS SOCIAIS…… BOLSONARO 2018, MORO NO STF E MOURÃO NAS FFAA!!! OU O PAÍS ENTRA NA LINHA PELO AMOR OU SERÁ PELA DOR…

  5. O stf nunca em momento algum serviu a sociedade brasileira sempre foi garantista do sistema autoritário ou corrupto talvez um ou outro ministro seja defendido por juristas hipócritas que a troca de bajulação, e troca de influência arrancam liminares, porém, a esmagadora maioria são muito mais políticos do que os parlamentares.

  6. Eu já disse aqui oq copiei de um “ILUSTRE COLEGA” aq mesmo:
    Quando a ordem é injusta, a desordem é já um princípio de justiça.

    Romain Rolland

    POR ISSO A DESORDEM VAI SE ESPALHAR NO BRASIL

  7. Se o Senado,cnão pararem os vossas excelências: Gilmar Mendes, Lewandowki, Dias Tofili, Marco Aurélio Mello, o Brasil continuará o país da impunidade, as leis para esses Ministros só vale para pobres e negros.

  8. Já disse e repito: “se crimes deixarem de ser crimes, ou jamais punidos (porque ESSA é a prática sistemática no STF!), suas excelências (e familiares e amigos) talvez sejam as primeiras vítimas da bárbarie que VOCÊS vão liberar”.

  9. Nem mesmo o chamado Quinteto da Morte rejeitaria tal conclusão. Mas a força do hábito oblitera a razão, dirão vocês. Ou será o Livro Razão que acaba imperando, perguntaria o contribuinte desconfiado de tanta impunidade? É preciso investigar; há matéria para dissertações em Auditoria, Contabilidade, Gestão e Direito. E é tb. necessário evitar “a limine disciplinas salutare” (tratar os temas frivolamente).
    O Ministro Fux tem desafios enormes pela frente como presidente do TSE. Sua herança é o caos político-partidário. Sabe o Ministro que, se não fosse obrigatório o voto, logo haveria mais grupos de interesse posando de legendas políticas de aluguel que eleitores. Espera-se que, sem estridência, ele e seus colegas achem formas de impor à baderna vigente alguma dose de disciplina.

  10. Ainda bem que existe alguns sensatos nesta Corte. Seria uma desastre total se tivéssemos mais Tóffolis, Lewandowskis, Gilmares, Marcos aurélios…. e, celsos de Mellos…..

  11. Para a tristeza dos petralhas eis que surge um movimento verdadeiramente democrático no stf, que esse movimento cresça e ganhe força para livrar os cidadãos de bem desse país da ameaça vermelha…

  12. A frase não é minha mas vou transcrever aqui “Tribunal em que a política entra por uma porta, a justiça sai pela outra”. Querem uma do Abraham Lincoln ? Lá vai “Nós, os cidadãos, somos os legítimos donos do Congresso e dos Tribunais, não para derrubar a Constituição, mas para derrubar os homens que PERVERTEM a Constituição” e de a muito como no impedimento de Dilma o ministro petista indicado passou por cima da Constituição lhe dando a possibilidade de se candidatar. Não resta dúvida, Marco Aurélio, Tofolli, Gilmar, Lewandowsky e Celso Melo (companheiro de Dirceu de quarto quando estudavam direito) estão dispostos a soltar bandidos nesse tribunal. Vamos ver se prevalece a vontade deles ou de 200 milhões de brasileiros inclusive os do Exército.

  13. Não foi aquele que beijou os pés da mulher do Cabral? Ou seria aquele que fez sua filha membro do STJ? Ou seria aquele que deu a liminar dando auxilio moradia a 35 mil juízes e promotores, por liminar? Ou aquele que suspendeu o Aécio de suas funções, mesmo sem ouvir o Congresso? Ou é aquele que sabe que o país tem uma Constituição, mas ele não consegue entendê-la, portanto julga conforme lhe der na telha, junto com aqueles gênios como Barroso e Facchin?

  14. A coisa já está por um fio!

    Todos perceberam que boa parte dos ministros são subversores togados,não são guardiões da constituição!

    A constituição só vale conforme a mentalidade política de cada subversor,se não!Não vale.

  15. Exatamente Antagonista. Qto ao ministro e tb aos demais colegas que o acompanham conter os ataques d3 GM é vai aqui uma sugestão, toda vez que Gilmar iniciar seus ataques cada um dos membros deixa o plenário deixou-o sozinho a destilar seu veneno, seu desrespeito, retornando somente ao fim do seu pronunciamento. O Brasil irá aplaudi-los.

  16. O problema é a banda podre do STF , comandado pelo Gilmar Mendes e integrada por Lewandoswki ,Marco Aurélio ,Celso de Mello e o aplicado discípulo (aprendiz de feiticeiro ) Dias Tofolli e a indecisa Rosa Weber(pq num extremamente corrupta optar pelo trânsito em julgado ,só pode ser corrupto também )essa parte do STF poderia ser fechada e presa .

  17. O comentário está certíssimo.
    Como quase todas as instituições, esta também foi “aparelhada”, o que quer dizer, degradada, infiltrada por pessoas despreparadas, e até mesmo cínicas e debochadas. Com as piores intenções.
    Acho que um pouco menos da metade deles “estão fazendo piquenique à beira do abismo”.
    Se o Brasil der uma guinada rumo à moralidade, este setor precisará passar por uma Reforma-a-Jato.
    Radical!

  18. O que o Lula fez já é uma demonstração de desobediência civil.
    Mas diante das decisões do STF, como vamos ter respeito por eles?
    A prova da falta de respeito já traduz pelos xingamentos que se vê nas redes sociais.
    E os juízes tem que andar protegidos senão correm o risco de levar uma cusparada na cara.

    1. O reajuste elevaria o limite de isenção. Sem reajuste, sem correção monetária todos estamos pagando mais impostos.

  19. Um país que não reajusta a Tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física há décadas, cuja defasagem já passa dos 90%, já deveria estar em estado de DESOBEDIÊNCIA CIVIL há muito tempo.
    O pagador de impostos nesse país precisa se unir e começar a lutar pelos seus direitos. Todos deveriam boicotar o pagamento de tributos.

  20. Os ministros dos superiores tribunais tem feito da Carta Magna gato e sapato, papel de banheiro de rodoviária, escárnio geral, cusparadas continuas. Precisamos saber quem dos togas, urubus dos infernos, trama pro fim dos tribunais e futuramente fazer parte de outro instaurado pelas esquerdas velhacas e todos filhosdeput@svelhas.

  21. ” Falou só a verdade , pois “alguns” ministros estao jogando o seu respeito dentro de uma lata de “lixo” …….esses ministros tem que agir com coerencia , inparcialidade , afinal , a justiça é feita para todos, e é nossa maior corte , eles tem que ser exemplo ´para que os respeite.

  22. Quer resolver o problema?
    INTERVENÇÃO MILITAR URGENTE! LIMPEZA GERAL CONTRA A CORRUPÇÃO!!!
    CHEGA DE BANDIDOS! CHEGA DE LULA, ALCKMIN, TEMER, DILMA, AÉCIO, DÓRIA, PMDB, PT, PSDB, PQP ETC…

    INTERVENÇÃO MILITAR URGENTE!!!

    QUEM SABE DESSA FORMA OS CRIMINOSOS REALMENTE (REALMENTE) SEJAM PUNIDOS!