No vermelho, Embraer planeja pagar 74 milhões a administradores e conselheiros

Mesmo amargando um prejuízo de R$ 670 milhões em 2018, a Embraer planeja remunerar muito bem seus administradores e membros dos comitês do Conselho de Administração.

Segundo ata da reunião ordinária do CA, do dia 12 de março, foram reservados R$ 74 milhões para pagamentos de salários para a cúpula da companhia.

Presidente da Abradin, associação que reúne os acionistas minoritários da Embraer, Aurélio Valporto, diz que se trata de “uma transação fraudulenta entre partes relacionadas”.

“Os administradores prestam serviço para a companhia e estão decidindo a própria remuneração”, diz.

A tentativa de barrar a Lava Toga, a devassa no Judiciário. SAIBA MAIS

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. VergonhaSTF disse:

    Ainda bem que vão vender a empresa para a Boeing, como pode uma empresa pagar para executivos darem prejuízo, estabelecerem seus prêmios pelo prejuízo causado . Inacreditável esse país.

Ler comentários
  1. Carlos disse:

    Mas a Embraer não era um caso de sucesso? Agora resulta que teve um prejuízo de 670 milhões em 2018, ou seja, praticamente falida!

    1. Petebas reclamando que na compra a Embrassauro não teria poder de decisão dentro da Boeing, que bom senão iria falir a gigante da aviação.

  2. Nexo disse:

    Eita brasilzão que deita e rola! Tem jeito não: prejuízo e os caras ganham prêmio???

  3. Luis disse:

    E essa é uma das empresas consideradas como exemplo, como Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e etc, etc, etc... Tem que privatizar TUDO, sem exceção, sem dó e piedade.

    1. Já privatizou mas o governo federal continua enfiando bilhões de $ público na EMBRAER.

  4. RENATOPERIM disse:

    Aí tem os comedores de mortadelas que falam em estatal estratégica. Estratégico é meu ov0

  5. Antônio disse:

    Esse comentário está errado. O Conselho aprova que se submeta aos acionistas essa proposta de remuneração. Basta ler a ata. A assembleia decidirá.

  6. Antonio disse:

    Não tem jeito: tem estado no meio, tem prejuízo.

  7. Joao disse:

    A venda pra Boeing vai salvar essa "ex" estatal.

  8. John disse:

    Privatiza-se os lucros e socializa-se os prejuízos. E depois querem que eu tenha "orgulho" disso. Não tem coisa mais síndrome de vira-lata do que esse nacionalismo tacanho.

  9. Gustavo disse:

    Pois é, enquanto o governo federal for o principal acionista, a bandalheira continua.

  10. Goreba disse:

    Essa "PRÁTICA" é corriqueira nas empresas Estatais. O que surpreende é ver que há "conselheiro" indicado pelos Fundos de Pensão de Estatal. Somente a PRIVATIZAÇÃO salvará o Brasil!

  11. Gabriel disse:

    Aiiiinnn esse negócio de fundir a Embraer com a Boeing vai contra os interesses nacionais! A Embraer é una empresa sadia e a Boeing está quebrando... Patéticos!

  12. Caio disse:

    Ainda bem que temos a caridosa Boing e seus ótimos aviões para resgatar essa companhia rumo a falência e irrelevância.

  13. João disse:

    Assim é a safadeza do mercado acionário brasileiro. Mesmo quando a empresa da lucro ela paga fortunas ao seus conselheiros e o acionista minoritário que se exploda!

  14. Getulio disse:

    Enxugar o Estado obeso é um imperativo de sobrevivência econômica. Aparelhado, o Estado obeso aleita os cleptocratas, seus sócios, padrinhos e capangas. As faturas? Para os contribuintes!

  15. Gordo disse:

    qualquer semelhança nesta lógica com os 3 poderes não é mera semelhança - é a relação: eu sempre ganho independente se todo o resto perde. Igual estes fundos financeiros tambem.

  16. ZEZECO disse:

    Ainda bem q a boeing comprou.Agora vai comecar a limpeza e as reducoes de salarios.Estatal brazuca he assim.Nunca perde os vicios.E a boeing vai absorver centenas de eng aeronauticos baratinhos.

  17. Rodolfo disse:

    O Governo tem a Golden Share e o poder de veto. Tomara que use.

    1. Engraçado vc dizer isso, pq nos últimos 20 anos a Golden Share estava disponivel e, para o povo a Golden Shower! Sera q tem concerto sem a "participação popular"? Aos mandantes Bônus, para o po

  18. AUGUSTO disse:

    A Embraer ainda é brasileira , não entrou no padrão americano.

  19. Odair disse:

    Aqui no Brasil se premia a incompetência

  20. Paulo disse:

    Embraer no vermelho? Imagina se não se junta com a Boeing? Só para lembrar o Camgaciro e o PT eram contra... e nos íamos pagar parte dessa conta...

  21. ZEZECO disse:

    Por isso q houve aquela "indignacao" com a pelegada,MPT,etc....um monte de gente comendo bola ali nessa empresa "privatizada".

  22. Vanderley disse:

    No Brasil surreal tudo é possível: esses salários exorbitantes (vide a Vale, mesmo com a tragédia), ministros supremos(?) como GM, Renan, Collor(antes Elba agora Ferrari$$ e etc)e Dilma ainda sol

  23. Walter disse:

    E agora? Atitude de empresa Estatizada, putrefata, ou empresa Privada? Tdos sabem qm são os sanguessugas do pais! Resta saber se vão combate-los realm/e, discurso 'lindo' no EUA,+e aqui no c# do m

  24. Nina disse:

    No Brasil é comum algumas categorias decidirem sua própria remuneração. Vide o pacote de previdência dos militares. O Supremo (num bem bolado com o Senado). O Congresso.

  25. Gustavo disse:

    Que tal usar esse 74 bilhões para pagar a dívida de 49 bilhões que a EMBRAER tem com o BNDES?

    1. Ah ok., foi distração.Mas a dívida com o BNDES é de 50 bilhões mesmo.

    2. Ô Gustavo, presta atenção no que lê: são 74 MI-lhões. Analfabetismo funcional é uma miséria!

  26. Gustavo disse:

    Os mais desavisados estão dizendo que a EMBRAER já foi privatizada. Só que o principal acionista brasileiro é a BNDEs participações e o governo federal decide todas as questões estratégicas.

    1. E a EMBRAER é a segunda maior devedora do BNDES, com 50 bilhões de reais de dívida. Ou seja, o governo federal continua colocando bilhões de $ público na EMBRAER.

  27. Volmer disse:

    Aí o Embraer, não dá para me incluir nessa boquinha não? Sabe como é né. Estou desempregado

  28. joao disse:

    deveriam ser todos presos. ou que cometessem harakiri. eu cedo o lenço branco e a katana. topam, senhores do conselho? vergonha pouca é bobagem. se a farinha é pouca, meu pirão primeiro...

  29. Marcos disse:

    Como fica agora aquele povinho que é contra a venda da empresa? Para eles, é muito melhor ter uma empresa nacional falida.

  30. ... disse:

    TICO-TICO no fubá: no Japão esse pessoal já estaria em cana há muito tempo. É que somos um povo cromossomicamente desonesto.

  31. maria disse:

    A matemática para saber porque estão no vermelho é simples. Eh, Brasil!

  32. Noely disse:

    Deixa os fornecedores e bancos de onde tiraram vultuosos empréstimos, naturalmente que os impostos estão atrazados, mas vão remunuerar os vadios.

  33. Apolinário disse:

    Este é o país da esculhambação. Onde militares voltam ao poder depois de 30 anos e a primeira coisa que querem é AUMENTAR os próprios salários, enquanto o resto do povo se lasca com a Reforma.

    1. Você viu que querem aumentar imposto e contribuição da classe que não tem aumentos a mais de 10 anos. Se é para espernear, que entenda antes o contexto. Agora aumento para juiz, para politico pod

  34. interior disse:

    E daí. É uma empresa privada., Brasileiro, especialmente jornalistas, tem bipolaridade (ou mau caráter?). Se é de um jeito, critica, se é de outro critica. Vão trabalhar cambada

    1. Pra completar, a Embraer é a segunda maior tomadora de recursos do BNDEs, com uma dívida de 50 bilhões de reais. Ou seja, o governo federal continua enfiando bilhões de $$ público na EMBRAER.

    2. Empresa privada entre aspas. O principal acionista brasileiro da Embraer é o BNDEs participações e o governo federal tem a ultima palavra sobre decisões estratégicas.

    3. Ia falar a mesma coisa, é uma empresa privada. Faz o que quiser, ponto. Se é bom ou mau é problema deles.

  35. Munick disse:

    Cheguei hj de viagem já, já eu passo aí para acabar co. A farra$ B17

  36. Silvando disse:

    Se dilapidam uma empresa privatizada, imagina uma pública, quem ficará com o prejuízo são os acionistas, inclusive os fundos de pensão que são mal administrados

    1. O maior prejudicado é o governo federal, via BNDES.

  37. Jose disse:

    Bolsonaro e aí, privatiza essa .... que conserta!

  38. MUDABRASIL disse:

    Um país desse não poderá ser sério nunca. Quem aguenta sustentar essa máquina?

  39. AUGUSTO disse:

    Manda pro STF decidir , ops , eles estão sem moral também. Eita o Brasil é uma mãe , para se enriquecer a custo do suor do povo .

  40. le disse:

    Sempre será assim, as aves de rapinas capitalistas nunca perdem, só os peões do chão de fábrica. Vide mineradora Vale, assassinou centenas mas a diretoria nadam em milhões de bônus para cada um

    1. Conversa e essa Antagonista? ta querendo que? trabalham de graça? Comecem a retornar meu pagamento da Cruzoe! Conversa fiada rapaz!