Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Nove dias depois de anúncio de Queiroga, não há nota técnica nem vacina para 2ª dose da Janssen

Com 4,8 milhões de vacinados, Brasil recebeu neste mês apenas 1 milhão de doses desse imunizante
Nove dias depois de anúncio de Queiroga, não há nota técnica nem vacina para 2ª dose da Janssen
Foto: Walterson Rosa/MS

Já faz nove dias que Marcelo Queiroga anunciou que a vacina da Janssen deveria ser aplicada em duas doses, mas até agora não há nota técnica com essa orientação – nem doses suficientes para os já vacinados.

Na terça da semana passada (16), em coletiva de imprensa, o ministro da Saúde anunciou que todos os maiores de 18 anos deveriam tomar uma dose de reforço de vacina contra a Covid. Até então, a dose de reforço era recomendada apenas para os maiores de 60 anos, os imunossuprimidos e os profissionais de saúde.

O anúncio de Queiroga atropelou a Anvisa e as farmacêuticas. Naquele momento, ainda estava pendente de análise pela Anvisa o pedido da Pfizer para incluir a 3ª dose na bula. AstraZeneca e Janssen fizeram pedidos para incluir uma dose extra depois da coletiva de Queiroga.

No dia seguinte à coletiva, o Ministério da Saúde publicou nota técnica com as orientações para quem tomou duas doses de Coronavac ou as vacinas da AstraZeneca e da Pfizer. Faltou a orientação para quem tomou uma dose de Janssen, que ainda não saiu.

Mesmo que a nota técnica seja publicada hoje ou nos próximos dias, não vai adiantar muito. Não há estoque ainda para aplicar a 2ª dose em quem tomou a vacina da Janssen.

Segundo dados do Ministério da Saúde, já foram aplicados 4,8 milhões de doses da vacina da Janssen no Brasil. O número é a soma de 1,8 milhões entregues pela empresa e outros 3 milhões doados pelo governo dos Estados Unidos.

Há duas semanas, o ministério anunciou a chegada de 1 milhão de novas doses da Janssen, o primeiro carregamento desde junho. Para cumprir o contrato, a empresa precisa entregar outros 35 milhões de doses até o fim do ano.

Procurado por O Antagonista, o Ministério da Saúde não informou quando sai a nota técnica orientando 2ª dose para quem tomou a vacina da Janssen.

Leia mais:

Gorinchteyn: SP aguarda doses da Janssen para aplicar 2ª dose

Próximos lotes de vacinas da Janssen chegam só a partir de outubro

Janssen: se aplicada em 2 doses, desempenho se aproxima das vacinas da Pfizer e Moderna

Mais notícias
TOPO