“Nunca vi uma manipulação tão alta para se rediscutir matéria”

Uma entrevista concedida nesta semana pelo ex-presidente do STF Sydney Sanches à BBC Brasil tem recebido muitos elogios de outros ex-ministros da corte.

O Antagonista reproduz algumas das principais declarações de Sanches.

“A turma não está cumprindo decisão do plenário [de autorizar a prisão após condenação em segunda instância] e quer que o plenário rediscuta uma questão que já foi discutida em 2016. E a presidente [Cármen Lúcia], por isso, não quer colocar em pauta a matéria. Os que ficaram vencidos naquela ocasião não se conformam com isso. De que adianta remeter a questão para o plenário se depois a turma não segue? E quem garante que vai seguir agora [caso haja revisão da jurisprudência], dependendo da nova decisão que se proferir?”

“Será que está certo pressionar para conseguir colocar em pauta uma matéria que já foi decidida só porque isso vai beneficiar uma certa pessoa? É dramática a situação.”

“Nunca vi uma manipulação tão alta para se rediscutir matéria que se discutiu anteriormente por decisão de seis a cinco.”

“Se a posição do plenário do Supremo já é no sentido X e não no sentido Y, ela [Cármen Lúcia] está dizendo: ‘não me parece urgente [apreciar] aquilo que já tem uma posição firmada no plenário do Supremo Tribunal Federal e tem eficácia erga omnes, isto é, perante todos’.”

“O colegiado julga para que a maioria decida. Se a maioria amanhã decidir reconsiderar aquela decisão [da prisão após segunda instância], tudo bem, mas cumpra-se a decisão. O que não pode é aquela turma que perdeu dizer “eu não cumpro porque eu não gostei’. Isso é que não poder fazer.”

Leia também:

“Nenhum deles é dono do Supremo, nem é dono do cargo”

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Junior Curi disse:

    Sydney Sanches ou é mau caráter ou esta gagá. Falou pouco, mas falou besteira. Explico. O fato da matéria ter sido discutida no plenário não significa que tem efeito vinculante, ou seja, não obriga outros ministros a seguirem. Somente decisões proferidas em ADI e ADC o que não foi o caso

Ler comentários
  1. BLÁ BLÁ BLÁ disse:

    Falar não adianta nada, TEM QUE AGIR!

  2. Gynmises disse:

    A ORCRIM dominou o Brasil. Se os brasileiros não parar o país até que essas pessoas sejam destituídas de seus cargos aqui não terá salvação.

  3. Alemao decverade disse:

    CANSEI DO PAPO FURADO , ACHO QUE TEM QUE IR PRA LUTA CAMPAL , AI VALE TUDO , ESTA TURMA SO ENTENDE QUANDO A VIOLENCIA APARECE E ELES FICAM A MERCE DA TURBA QUE OS PENDURA DE CABEÇA PRA BAIXO EM POSTES, E DE PREFERENCIA COM A FAMILIA JUNTO!

  4. TOFOLLI ANIMAL DE ESTIMAÇAO DO ZÉ DIRCEU disse:

    SAO VITALÍCIOS......SAO DONOS DO CARGO SIM SENHOR........INFELIZMENTE

  5. James disse:

    Quando a Suprema Corte tem por bandeira a corrupção, a impunidade e a bandidagem pode tudo, Excelência!!! Eles desobedecem o que foi decidido pela maioria em prol dos facínoras. Só a pólvora!

  6. TOFOLLI ANIMAL DE ESTIMAÇAO DO ZÉ DIRCEU disse:

    HOJE O STF É UMA LATA DE LIXO

  7. Marcelo Danton disse:

    Só esse fato já merecia o impedimento de TODO o STF...TODO! Que assuma o STM provisoriamente até 2019 Canalhas se revesam há tempos para debochar da constituição e do POVO brasileiro. Queremos lei igual para todos.TODOS! Há 3 anos começou com o impedimento de Dilma. Elegível! COMO?!

    1. O engavetador mor, agora querendo dar pitacos na revisão da matéria. Ora pois, se querem revisar é por que a matéria não está pacificada, por tanto quem quer a revisão acha que a sentença de 2@instancia não encerra o processo, bem como está na constituição que fala sobre o trânsito julgado.

  8. Leonardo disse:

    “Será que está certo pressionar para conseguir colocar em pauta uma matéria que já foi decidida só porque isso vai beneficiar uma certa pessoa? É dramática a situação.” O Lula, isso diz tudo! O consultor jurídico para assuntos aleatórios do PT Reinaldo Azevedo concorda!

  9. LULA ....UNICO CASO NO PLANETA QUE ENGORDOU disse:

    NA SUA GREVE DE FOME

  10. Celia M. disse:

    gente parece vao tomar o poder no fim de semana mesmo........ ai ai ai....vem chumbo

  11. BLÁ BLÁ BLÁ disse:

    Falar não adianta nada, TEM QUE AGIR!!

  12. Censurado disse:

    O $TF deve ser redescutido . Os bandidos de Toga exilados . A prisão após 2 instâncias , está sim na CF : Na efetividade das leis , e justa punição aos criminosos . Tem que se extrair da CF o sentimento , não artigos feitos por legisladores malandros .

  13. BLÁ BLÁ BLÁ disse:

    Falar não adianta nada, TEM QUE AGIR!!!

  14. Leonardo disse:

    Tem que fazer uma faxina no STF, impichar pelo menos uns cinco ministros.

  15. Palhaçada! disse:

    STF sem lastro moral, país a deriva.

  16. Braz disse:

    as escórias estão presentes em todos os lugares.

  17. ET Médico-Psiquiátrico disse:

    "...O que não pode é aquela turma que perdeu dizer “eu não cumpro porque eu não gostei’. Isso é que não poder fazer.” Coisa de Esquerdopatas.

  18. Turma da ORCRIM. disse:

    A turma que não cumpre é a turma que não respeita a Lei que um dia foi promulgada. É a turma com toneladas de pitadas de psicopatia e perversão. E a turma barra pesada, criminosa e muito perigosa.

  19. PARABÉNS...!!! disse:

    O melhor é saber que muitos ex-ministros estão ELOGIANDO.

  20. V. A. Custodio disse:

    Quem descumpre a lei deve ser punido, pq Gilmar beiçola e sua gangue continuam impunes??? Eu mesmo respondo: Beiçola é quem governa o país como um ditador da pior espécie com as práticas mais baixas, pois tem a manipulação das leis ao seu lado e a conivência de seus pares para praticar crimes.

  21. Gandhi disse:

    O que não pode eh mudar toda hora conforme a conveniência e interesses$$$$$ em 2016 foi decidido e depois de menos de 2 anos eles querem refazer! Isto eh coisa de oportunistas, não de uma Suprema Corte, o STF virou quadrilha. Lixo

  22. TOFOLLI ANIMAL DE ESTIMAÇAO DO ZÉ DIRCEU disse:

    ESTRANHO........PARECE QUE OS OUTROS 7 MINISTROS.....SE BORRAM DE MEDO DOS TRES MOSQUETEIROS DA 2 TURMA

  23. Vitálio Bondarczuk disse:

    Estranho, ou talvez nem tão estranho assim, é não haver nenhuma reação/manifestação da outra parte do STF.

  24. Nina disse:

    Essa é a palavra chave para tebtar votar novamente o assunto prisão após condenação em segunda instância: MANIPULAÇĀO. E muitos da imprensa, por ingenuidade ou má fé, insistem que deveria haver noca votação para acabar com esse "mal estar". Acho que é má fé mesmo.

  25. Fernando Costa da Silva disse:

    Os cafajestes de toga estão tremendo, sabem que a verdade pode aparecer.

  26. Fora Gilmar, Toffoli e Marco Aurélio. disse:

    Sidney Sanches, claro e limpo como a água. Resumo: Gilmar, MAN, Toffoli e Lewandowski estão sabotando o plenário do próprio STF em um direito líquido e certo que é o Brasil ver efetivamente seus criminosos punidos, passível de MEDIDAS DE SEGURANÇA contra esses canalhas lesa pátria.

  27. analu disse:

    Sim, mas e daí? Como é que se coloca esses marginais de volta aos trilhos?

  28. Osmar Dias. disse:

    Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Celso de Mello e Lewandovski fazem o pior tipo de corrupção neste país. Deus nos ajude!

  29. Revoltado disse:

    O Quarteto Fantástico vai instaurar o caos no país. E esses ex-Ministros não fizeram nada enquanto estiveram no cargo.

  30. Giusti disse:

    Alguém já viu comunista obedecer as leis e seguir as regras democráticas do jogo político? Para eles não existe Estado de Direito. República é só um nome vazio. Democracia é um teatro para enganar trouxas. Eles só entendem 1 coisa: O braço armado do Estado. Enquanto não se fizer uso dele, nada muda.

  31. Cirval disse:

    Não, SS, não se pode rever uma posição tão recente do plenário, pois não houve nenhum acontecimento novo que o provocasse, a não ser que se considere como fatos novos as prisões dos políticos corruptos, incluindo o chefão Lula. Neste caso, a mudança seria um dos maiores absurdos ocorridos no STF.

  32. Edu Carvalho disse:

    Será que alguns ministros editaram a sua própria Constituição?

  33. carlos disse:

    No tempo em que o caro ministro era do stf o petismo ainda não havia infiltrado seus sabujos lá porque ainda não era governo. Bastou lula assumir e passou a indicar apaniguados para livrar a cara dos companheiros quando a casa caisse em função da roubalheira. Se querem soltá-lo é porque são iguais.

  34. Joseka Carvalho disse:

    que estes ministrecos corruptos tentem desfazer o que foi decidido pela maioria em 2016 até isso se pode entender...o que não pode é eles não cumprirem o que já foi determinado enquanto não conseguirem a NOVA votação favorável por NOVA maioria!

  35. UM ABSURDO O DESACATO À DECISÃO DA MAIORIA. disse:

    Toda esta crise por causa da inconformidade dos que perderam. Viraram deuses vingadores? Um absurdo é ver Toffoli , um meia tigela, afrontando juízes com capacidade superior a dele em nome da causa.

  36. Reinaldo disse:

    Sanches está certo, o inconformismo de quem perdeu, adicionado a necessidade da elite dos advogados em ampliar o seu mercado de trabalho, mais a subserviência de uma parte significativa da corte a certos condenados deu neste caldo de imposição autoritária da minoria desavergonhada e comprometida.

  37. João Calvino disse:

    Reduzir os ministros para 9, extinguir as turmas e tudo irá para plenário. Não é cabível um recurso depender de qual turma irá analisar. Mandato dos ministros de 9 anos. Obrigatoriedade de ser juiz Federal. Indicação da presidência do STF pelo Presidente da República. Fim total do Foro privilegiado

  38. Sérgio disse:

    Enquanto isso: o povo sentados nos sofás assistindo futebol ou pulando carnaval. É brincadeira! Acorda Brasil!

  39. Alberto disse:

    Só fala isso porque vc está fora do STT, caso contrário agiria exatamente igual dependendo de quem fosse ser penalizado. Quem recebe cargo de favor, deve obrigação. STF é um tribunal político e cumpliciado.

  40. Luis disse:

    Constituição de b0st4, é, mas nenhum texto iria prever tamanha corrupção moral em todos os poderes.

  41. Fernando Miguel disse:

    É fundamental que todos assistam a entrevista do Príncipe Dom Luiz Philippe de Orléans e Bragança no canal do Nando Moura! O único caminho para que o Brasil se torne um país digno e decente é com a mudança do atual sistema, que além de ineficiente, é corrupto e genocida!! ASSISTAM!!!

  42. Roberto guimas disse:

    Estão envergonhando o Supremo de nosso país A maioria deveria tomar sérias providências

  43. MUITO PAPO💩 disse:

    BLÁ BLÁ BLÁ !!! Falar não adianta nada, TEM QUE AGIR!!

  44. Hoje o STF é uma CLOACA disse:

    Hoje o STF é uma CLOACA

  45. David disse:

    Falou o óbvio.Mas quando estava lá,devia ser igual a estes picaretas atuais.

    1. Não critique do que você não sabe, ou não viu !

  46. Mara disse:

    Que bom que se está discutindo as barbaridades que acontecem lá no antro STF. É tudo culpa da moleirona Carminha. Que também não tem lá muito ajuda daquela outra, a PGR. Que, diante de tanta incompetência feminina, nunca mais nomeiem mulheres só por serem mulheres para cargos de relevo.

  47. disse:

    Tem que fazer uma limpa nesse STF expurgar pelo menos metade dos patifes que lá pululam: gilmar, MAM, celso, lewandowiskj, PTofoli e fux.

  48. Eleitor Brasileiro disse:

    O atual STF, com exceção de Fachin, é o berço da criminalidade no Brasil. É a locomotiva da corrupção e da desordem. STF é o inimigo número 1 do Brasil.

    1. O Fachin defende o MST e este movimento é o quê?