Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Nunes Marques suspende quebra de sigilos do irmão de diretor da Precisa

Segundo o ministro, o Tribunal tem enfatizado a necessidade de a quebra ser proporcional ao fim a que se destina
Nunes Marques suspende quebra de sigilos do irmão de diretor da Precisa
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O ministro Nunes Marques suspendeu nesta segunda-feira (4) a quebra de sigilos de Gustavo Trento. Gustavo é irmão de Danilo Trento, diretor institucional da Precisa, pivô do escândalo Covaxin. A defesa de Gustavo havia pedido a suspensão no STF na sexta-feira. 

Segundo o ministro, o Tribunal tem enfatizado a necessidade de a quebra ser proporcional ao fim a que se destina, sendo vedada a concessão de indiscriminada devassa da vida privada do investigado.

“Embora seja possível a quebra dos sigilos bancário, fiscal, telefônico e telemático por determinação de Comissão Parlamentar de Inquérito, a jurisprudência do Supremo tem sido no sentido da viabilidade do controle judicial dessas deliberações, notadamente a fim de avaliar-se a existência de fundamentação adequada para a medida excepcional”, disse.

A quebra dos sigilos, referente ao período entre 2018 e setembro deste ano, foi aprovada a partir de um requerimento de Renan Calheiros. O relator da CPI alegou que Gustavo “trabalha em conjunto” e é sócio de empresas de Francisco Maximiano, o dono da Precisa.

Mais notícias
TOPO