O alto custo de apoiar Maduro

O Globo perguntou ao historiador José Murilo de Carvalho, que coordena palestras na ABL sobre populismo, se a acentuação da crise na Venezuela pode provocar reação contrária ao discurso nacionalista no Brasil e na América Latina.

Eis a resposta:

“Pode reforçar a crença dos que já eram contra e criar embaraços para os que apoiam. A postura do PT, representado por sua presidente [a senadora Gleisi Hoffmann], em defender o regime de Maduro pode ter, se mantida, alto custo para o partido na batalha eleitoral do ano que vem.”

31 comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

1200

  1. “a acentuação da crise na Venezuela pode provocar reação contrária ao discurso nacionalista no Brasil”

    Que absurdo!
    É completamente desconexa a relação. O bolivarianismo não é nacionalista. Isso na verdade é só uma tentativa de relacional o Bolsonaro com o PT, como se houvesse semelhanças. Isso os liberais estão fazendo com insistência. É ridículo e desonesto.
    Por isso vcs estão perdendo crédito e leitores.

  2. Cento e Setenta mortos na ruas da Venezuela, apenas por se expressarem contra o regime cubano chavista. Lula, Dilma e cambada esquerdista brasileira tem culpa por este genocídio no pais vizinho. Esta é a democracia do PT, PSOL, PC do B, e outros idiotas. Realmente os comunistas nao comem criancinhas, mas atiram sem dó nos cidadãos infelizes e indefesos.

    1. comunistas comem criancinhas. esta frase veio de um fato ocorrido na ucrânia, qdo stalin implantou de vez o comunismo lá, o holodomor (holocausto ucraniano) o povo passou tanta fome que comeram cadáveres e diziam que as crianças eram melhores(+macia)…infelizmente a venezuela está seguindo o mesmo caminho…

  3. A Odebrecht tem a obrigação de contratar um comando para dar um fim no ditador assassino. Assim, a empresa se redimiria da cumplicidade de ter financiado os assassinos do povo venezuelano.

  4. Pode não, já causou. De que adianta mudar o discurso se todos sabem como pensam os petralhas. Querem implantar uma ditadura à cubana, onde todos são igualmente miseráveis. É o máximo que conseguem com seu despreparo: igualar todos na miséria. Discurso de fracassados.

  5. Pior ainda são os ptralhas no congresso boicotando a economia sabotando as reformas , enrolado e prolongado as votações imprescindíveis à recuperação dos empregos com a ajuda de Molon da rede Randolph Rodrigues do PSOL .
    Pena que poucos eleitores assistam TV câmara e Senado , mais para quem assiste é deprimente o nível de anti patriotismo , a baixeza de ter que trabalhar contra o Brasil para terem chance eleitoral .

  6. Como dizem no mercado financeiro, isso já esta precificado, eles já sabem que não ganharão nada relevante em 2018, o objetivo desses canalhas, é ganhar corações e mentes, não é atoa que estejam investindo tanto nos mais novos.

  7. Vai defender com certeza, ESSA é a VERDADEIRA FACE DO PT ,não é aquela do “lulinha paz e amor’ a face da E$$querda é a Face AUTORITÁRIA e CORRUPTA e o povo já viu que o LULLA, o PT e sua GANGUE de apoiadore$$ LADRÕES são APÁTRIDAS e querem implantar uma CLEPTOCRACIA por aqui também.

  8. A peregrinação pelos lixos dos restaurantes na Venezuela
    Reportagem de VEJA mostra como o ditador Maduro se aproveita da fome para controlar a população
    .
    A passagem do caminhão de lixo por restaurantes e padarias de Caracas atrai, com frequência, grupos de venezuelanos interessados no que os estabelecimentos vão jogar fora.
    .
    Assim que o veículo chegou, funcionários da padaria destrancaram o local onde o lixo fica guardado e entregaram aos lixeiros algumas sacolas. Os seis jovens, entre eles adolescentes, pegaram parte das bolsas de comida e se sentaram na calçada, a poucos metros dali. Comeram restos de frango misturados a tortas doce, como se a refeição na calçada fosse um banquete.

  9. Dou o maior apoio a D Gleis e D Dilma , que continuem a defender o Maduro , a cada dia elas desceram a ladeira memso e acabaram em Curitiba.Questao de tempo e tb questao de tempo maduro cair de podre.

  10. Gleisi Hoffmann, como diz a ópera, é mutável qual uma pluma ao vento. Quando jovem uniu-se a um homem maduro (Paulo Bernardo) jurando-lhe paixão eterna; hoje ela o trai até com os cães de sarjeta. Com esse outro Maduro será a mesma coisa, se for para ficar bem na fita, ela irá negá-lo quantas vezes forem necessárias. P.t. é .u.a!

  11. Em sua análise, o historiador José Murilo de Carvalho vai direto ao ponto, o que é péssima estratégia para o PT, seus aliados e cooptados e ótimo para os demais candidatos não populistas e esquerdistas em 2018. Que dona Dilma, dona Gleisi e suas colegas continuem sempre elogiando e apoiando a ditadura bolivariana do patife Maduro …

  12. Ao estúpido do comentário Abaixo (e a quem tentou usar a nomenclatura Nacionalismo para ‘respingar’ em Bolsonaro) –

    Venezuela é Socialista, não tem NADA a ver com Nacionalismo da Direita, Tenham dó Antagonistas, espero que nunca mais cometam o Erro Crasso de apoiar Hillárias e depois fingir que ‘estão olhando aviões ao alto’.

    E tem que ser mau intencionado para falar que Bolsonaro é populista! Se há um político atual que fala o que sabe que será criticado é ele.

  13. Populismo é uma ova!
    É comunismo mesmo, e Jair Messias Bolsonaro ganha de todos pois é o único que combate a esquerda desde sempre!
    Chora PSDB/PT?PMDB e demais satélites.

  14. tem que apoiar mesmo, são farinha do mesmo saco. quero mais é que o pt suma do mapa e leve todos os seus políticos juntos: lula, gleisi, lindberg, humberto costa, fátima bezerra, jorge viana, paulo rocha, regina souza (gópi )
    & cia ltda.

  15. Populismo é uma m…, seja ele de esquerda, seja de direita!!
    Populismo é essencialmente anti-reformista!!
    Populismo é essencialmente demagógico!!
    Exemplos de populistas:
    Lula
    Marina
    Ciro Gomes
    Alckmin
    Bolsonaro
    Álvaro Dias
    Joaquim Barbosa

    1. De todos nutro o maior nojo por Joaquim Barbosa… Rapaz, é de conhecimento de todos nós que essa pessoa, que brilhou nas condenações dos bandidos do mensalão, menos Luladrão, é claro! foi afastado por pressão do PT!!! E agora é a favor do msm PT???!!!
      Tenha paciência ôôô Sr. Barbosa… Temos massa cinzenta, ouviu????!!!