O argumento da defesa para soltar Lula

Uma das estratégias da defesa para soltar Lula, como já mostramos, é a eliminação da condenação por lavagem de dinheiro no processo do triplex, a ser julgado no STJ.

No recurso enviado ao tribunal, a defesa argumenta que a reserva e a reforma do imóvel por parte da OAS seria um “mero exaurimento” do crime de corrupção passiva.

Acrescenta que, como o apartamento nunca foi transferido formalmente para Lula, ele não teria feito efetivamente nada para esconder a posse do bem.

Na condenação em segunda instância, o TRF-4 considerou que a não transferência caracterizou a lavagem por ser uma tentativa de dissimular a real destinação do triplex em favor de Lula.

Disse o relator do processo João Pedro Gebran Neto:

“Não deve prevalecer a tese da defesa de que o crime de lavagem configura mero exaurimento do delito de corrupção, porque o imóvel permaneceu indefinidamente em nome da OAS Empreendimentos, sem que tenha sido colocado à venda e, durante longo período, tratado como se fosse efetivamente destinado ao apelante Luiz Inácio Lula da Silva. (…) Não houve
circulação, transferência, mas, justamente, imobilidade, omissão e nisso consistiu a ocultação do produto do crime de corrupção.”

Para tentar rebater essa tese, a defesa quer levar ao STJ entendimento fixado no julgamento do mensalão, segundo o qual a condenação por lavagem exige a identificação de atos posteriores do acusado a fim de recolocar na economia formal a vantagem indevidamente recebida.

Como a Lava Toga pode ser enterrada no Senado. LEIA AQUI

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. MARCIO disse:

    A versão da defeza ,muda ao sabor do vento,de acordo ao momento. Justiça no Brasil além do achincalhe , é para os ricos e ladrões.

Ler comentários
  1. Vinicius disse:

    Com uns advogados burros desses, o Lula não precisa de inimigos.

  2. Martins disse:

    A nossa estratégia, já anunciada há tempos para o $TF e $TJ, são um cabo e um soldado. Um conselho: não soltem o meliante, pois o bicho vai pegar, viu?

  3. Fatima disse:

    Óbvio que Lula não teria o apê no nome dele, assim como o apê da cobertura ao lado da dele que ele usava, tb estava em nome de laranja. Lula é larápio de tradição. O TRF4 sabe disso. O STJ tam

  4. Miguel disse:

    Solta logo o sujeito em alto mar, a cem kilômetros da qualquer costa, se conseguir chegar nadando estará livre pelo resto da sua criminosa vida de embusteiro. Já cansou.

  5. Flavio disse:

    Lula naonnostrou nenhum arrependimento, confissão do crime que estava bem documentado. Lula se aproveitou do sitio, colocou pedalinhos, umbquartobtransformou em adega.etc. etc. nao faltam provas

  6. EDSON disse:

    Ladrão passando recibo, era só o que faltava!

  7. Paunomolusco disse:

    Quantas meretíssimas meretrizes a serviço do garanhão de Garanhuns...

  8. Felipe disse:

    Belo argumento para soltar apenas o Lula antes da hora e não os milhares de presos no dia 10! Está td bem desenhado...vcs estão brincando com o povo! Logo, não aguentarão...

  9. caio disse:

    Vocês devem estar felizes , pois veneram este FDP

  10. Chrisoula disse:

    Atos posteriores ? E a personalização do imóvel?? Ninguém coloca elevador, faz reformas em ambientes, instala cozinha kitchens, etc. num imóvel que não é seu. Foi o que tb disse o TRF-4.

  11. Fatima disse:

    Me digam! Alguém duvida que, com o passar do tempo e em algum momento oportuno, todas estas propriedades seriam colocadas em nome de algum herdeiro de Lula? Tenham dó!

    1. Eis uma avaliação digna de nota! Tenham dó ... MESMO!

  12. nozmok disse:

    Hahahahahaha! Pífio demais essa defesa picareta de pinicões, muito pateta. Se fazer se sonsa. Se o STJ aceitar essa tese de defesa é cinismo de vergonha, bando de tarados cara de

  13. VergonhaSTF disse:

    Esses caras não param de tentar minar o Judiciário, pode isso Gilmar ???

  14. SPA disse:

    Marisa surgiu nos sonhos do Pinguço : " Luis Inácio, o povo não confia mais em vc; dizem que laddrão tem que morrer na cadeia, eles acordaram. Larga tudo e fica comigo ,te amo .💕 ""

  15. Marques disse:

    Esse tese seria também uma confissão de culpa? Ladrão ordinário. Cadeia em vc seu FDP. Gostaria muito ver vc morrer pobre, mas como roubou tanto esse sonho será impossível.

  16. BrasilSocialista disse:

    Solta logo porr@ Chega desse golpe #Lulalivre quem tem que ta na cadeia é o bozo e sua familia de miliciano.

    1. Condenado em 2a Instância tem que cumprir pena. Seja quem for, chega de livrar a cara dos poderosos, ou também se defende a libertação do Cabral ou que Aécio fique solto ?

    2. Bozo vai ter que roubar muito, mas muito pra chegar ao nível do maior LADRÃO deste país.

    3. Eterno encantado pelo encantador de burros. Dá pena.

  17. wagner disse:

    Lula e seus advogados espertos invetaram o dia 31 de novembro kkkkkkkk, é muita cara de pau desses lacaios. O STJ tem o dever de confirmar a sentença integral do TRF-4.

  18. José disse:

    O governo comunista Bozo nada fez até agora e vai ficar na história, como o governo que soltou o Lula ladrão.

    1. O Bolsonaro é tão comunista quanto o Luladro é professor de Harvard. kkkk

    2. Os caras abaixo não conseguem debater comigo, tentam desclassificar a pessoa. Bizarros e comunistas iguais ao Bozo, o comunista trapalhão.

    3. José, pare de encher nossa paciênciea com este discursinho furado, OK ?

  19. ant!pet!sta disse:

    Esses defensores de Lula continuam mostrando que não têm qualquer articulação (na moda) jurídica nas teses que criam. Faz da defesa de Lula, um laboratório de teses. Infeliz Lula.

  20. umcvs disse:

    A questão não é a posse, mas o fim. Houve lavagem dissimulada pela posse do imóvel no nome da OAS, a reforma "branqueou" a propina que se tivesse sido em dinheiro vivo não seria lavagem.

    1. Se o Beira-Mar coloca um imóvel em nome de terceiro e lava dinheiro sujo fazendo uma reforma extravagante que reflete no preço de venda do imóvel, não é lavagem pq o imóvel não era dele?

  21. MARCIO disse:

    A versão da defeza ,muda ao sabor do vento,de acordo ao momento. Justiça no Brasil além do achincalhe , é para os ricos e ladrões.

  22. Sergio disse:

    As leis brasileiras, prolixas, subjetivas, fartas, e até antagônicas entre si, constituem-se em ferramenta imprescindível para o casuísmo e a conveniência de absolver ou punir. Ambiente de impuni

  23. Bruno disse:

    Quando vamos admitir que, com Lula, o Brasil cresceu mais, milhões saíram da pobreza e o Dolar estava a 1,50? Fatos. Esse papo de reforma da cozinha do apê como corrupção é patético

  24. José disse:

    Isso antagonista!! Censurem o meu comentário!! Porque a verdade dói para vcs também??

  25. Fernando disse:

    Soltar ?? Pelo contrário !!!! Tem que também prender os 2 herdeiros da OAS, estes sim, que eram os mandantes das ilicitudes. Hoje estão soltos e ostentando do luxo com dinheiro alheio .....Vergonha

  26. Nina disse:

    "Exaurimento do crine de corrupção passiva" de Lula? Ele mentiu até para o neto na beira do caixão que haveria de provar sua inocência. Afff!

  27. Marcello disse:

    Então a defesa admite que foi produto de corrupção?

    1. pois é...foi a primeira coisa q observei.......mas o pt vai dizer q é pq ele era inocente msm

  28. Francisco disse:

    Mas foi crime e ele será sempre um criminoso. O maior corrupto da história do Brasil.

  29. Daisy disse:

    Quando Lula diz que o Triplex não é dele já não ficaria estabelecida a ocultação do patrimônio???

  30. mara disse:

    Dos tribunais superiores tudo é possível, até acatar essa aberração. Com dinheiro roubado consegue manter advogados para este tipo de ação VERGONHOSA. Ladrão que roubou a nação!! Pilantra.

  31. Alex disse:

    7 DE ABRIL..............saiam das redes sociais, pois é hora de irmos as ruas. É importantíssimo. Lula poderá ser solto e mais 169 mil criminosos, um desses pode aparecer na SUA CASA.... Vamos RUA

  32. Ronaldo disse:

    Só bla, bla, bla, e cagação de regras da defesa do Molusco.Os desembargadores do TRF4 não deixaram lacunas passíveis de dúvidas.Lula deve continuar na cadeia e pagar pelo que fez. E há mais pr

  33. José disse:

    Se não lotarmos as RUAS dia 7 de ABRIL, o supremo vai fazer o que bem entender em relação a cumprimento de pena a partir de condenação em 2 instância

  34. Roberto disse:

    Tudo depende do$ amigo$ do $TF... $enforam tocado$ n$ coraçõe$!

  35. marcelo disse:

    na frase ele não teria feito nada para esconder a posse do bem, como não cara pálida o tempo inteiro o mesmo negava posse e ao OASpor sua vez nada fazia pois sabia de quem era. absurda

  36. Alonzo disse:

    Só não o fez porque a lava-jato já estava em plena atividade,ora!

  37. Pedro disse:

    E o contrato de gaveta achado no apartamento do larápio? Não vale nada?

  38. Luis disse:

    Entendimento do "mensalão" sob medida a interesses de criminosos notórios; que sempre precisam de contorcionismos legais, para escapar das correntes da lei; do caixote da cela da prisão, como Hou

    1. eu só sou lavador dedinheiro nçao se recebi um aopartamento e suas benfeitorias mas se gasto no comércio,,kakakakakakakak, descuple me as STF é cômico, as benfeiturias a construção do bem são

  39. Pedro disse:

    O presidiário é burro e o Teixeira tapado. Se tivesse "pago" as prestações com recibo e passado no nome dele; como tinha rendimento para comprovar, tava limpo!!

  40. Ronaldo disse:

    Se soltarem esse meliante tem fechar todo judiciario no Brasil e começar do zero com novas leis, Senado FFederal junto exercito fazer valer nova rumos e mudanças no Brasil.

  41. ☠️VALMOR disse:

    Ki BURRO.......e os RECIBOS que a DEFESA apresentou......falso testemunho???????