“O Brasil tornou-se um pária”

“O Brasil tornou-se um pária”
Foto: Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/Folhapress

Roberto Abdenur, que foi embaixador na China e nos Estados Unidos, disse à Crusoé acreditar que o Brasil ficará isolado após a saída de Donald Trump do governo americano.

“Se os países recuperarem o multilateralismo, isso será algo muito positivo para todos. Para o Brasil, seria uma ótima oportunidade para a nossa diplomacia, que desde a criação da ONU tem buscado isso. Mas não acho que isso aconteceria agora. Se o G3 (Estados Unidos, União Europeia e China) se consolidar isso acabará destacando ainda mais o nosso isolamento”, afirmou.

“Ultimamente, o Brasil tornou-se um pária. Nossa política exterior, de tão ideológica, perdeu a sintonia com outros países. Nosso chanceler, Ernesto Araújo, tem atacado coisas que ele chama de ‘climatismo’ ou ‘globalismo’. O Itamaraty também adotou uma política de submissão e servidão em relação a Donald Trump. Com a saída do republicano da Casa Branca, o país acabará se separando do mundo.”

Leia aqui a entrevista completa.

Leia mais: Assine a Crusoé, a publicação que fiscaliza TODOS os poderes da República.
Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 176 comentários
TOPO