O comitê do TSE para combater fake news é fato ou fake?

O Estadão registra que o Conselho Consultivo sobre Internet e Eleições do TSE, criado para discutir estratégias de combate à disseminação de fake news, se reunirá na próxima quarta-feira para fazer um balanço das ações no primeiro turno.

Será a primeira reunião do comitê em quatro meses.

O conselheiro Thiago Tavares, presidente da associação SaferNet Brasil, disse:

“Preocupa o fato de estarmos a poucos dias do primeiro turno e até agora não ter sido anunciada nenhuma punição ao financiamento das fábricas de notícias falsas e fazendas de robôs, que atuam de forma coordenada para espalhar desinformação, causar dano e confundir o eleitor.”

Bolsonaro aposta no Nordeste; o poste contra-ataca. Saiba dos bastidores AQUI

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Michelle disse:

    A coligação povo feliz....pediu ao twitter Brasil, facebook e google retirassem 222 conteúdos da internet, o ministro considerou apenas 1 com publicação inverídica. Fonte: TSE.jus.br 11/10/2018

Ler comentários
  1. EDSON disse:

    Tem canhoto se desperando, BOLSONARO 17!!!

  2. Leal disse:

    Vai haver FRAUDE! Vejam apropaganda dessa tal "justiça eleitoral" contra o Bolsonaro 17, a partir de 1 minuto do vídeo, é impressionante_https://youtu.be/ric103dj6Q4

  3. Yan disse:

    Se fosse combater Fake News nessas eleições, tinha que começar justamente pelo fechamento do Estadão... É o país onde a raposa cuida do galinheiro mesmo.

  4. Patricia disse:

    Me desculpem, mas essas coisas me faz acreditar que as instituições estão falidas. Elês vão fazer levantamento depois do primeiro turno, para né, nem façam mais!

  5. RENATO disse:

    No Brasil os tribunais praticam uma justiça fake pra amansar o povo fazendo-os acreditar que existe igualdade perante a lei, mas isso é mentira

  6. Fred disse:

    Só o fato de ter santinhos com Lula como candidato já mostra que este comitê é para inglês... ou melhor... cubano ver.

  7. Raí disse:

    Pode começar punindo a Veja, Isto é, Gazeta do Povo, Estadão, e O Globo. O que a grande mídia fez com o Bolsonaro foi surreal.

    1. nao acredito que vc esqueceu do jornal oficial do PT/PSOL, a Folha de SP

  8. PetralhasNaCadeia disse:

    hahahahahahahahahahahahahahaha as grandes fake news são geradas pelo PT, PSOL, PSDB e o TSE não tem força, nem colhões para fazer nada contra poderosos. Se for para pegar o Zé das Couves, eles pe

  9. Renato-CP disse:

    Fiquem atentos, fake news servirão para cassar Bolsonaro. Luiz Fux já avisou, Haddad anda falando. Não tem outra função, isso foi inventado para este fim.

    1. Esclarecendo: usar WhatsApp pra fakes difamatórios, deturpa a imagem do veículo, que pode ser responsabilizado legalmente por nao ter dispositivo a evitar o crime, como com Zuckerberg em F.B.

    2. Eles não tem coragem de ir contra milhões!!! Se fizerem isto, será o fim de Brasília! Vamos invadir aquela porra e derrubar tudo!

  10. Anderson disse:

    Em 2022, o Comite começa a combater os fakes de 2018! tudo certo, celeridade do serviço público

    1. O combate ao fakes começou na California, Vale do Silício. Informe-sem pra nao perder seus WhatApps e comunicaçao gratuita.

  11. Jotaga disse:

    A eficiência do TSE é impressionante. De uma agilidade fantástica.O TSE é o próprio Fake News.

  12. Vote17 disse:

    O TSE NÃO serve para nada! O PT utilizou a imagem do presidiário o tempo todo. Estelionato eleitoral total! Serve somente para gastar o dinheiro público.

  13. Martins disse:

    A única coisa FAKE nesse país é o T$E. O criminoso LULA está há mais de 2 meses na propaganda eleitoral no rádio e TV. Santinhos, panfletos, folders, adesivos com sua foto. Ô Thiago, VTNC.

  14. Renato disse:

    O "Combate às Fake News pelo TSE" nas eleições de 2018 foi a notícia falsa mais grave, mais deletéria, mais danosa, mais corruptora da Democracia dentre TODAS, incluindo até o "Lula-13" nos

  15. Gilberto disse:

    O TSE está falido, não FISCALIZA nada, quando os DOADORES eram empresas eles não fiscalizavam, eram poucas. Hoje somente pessoas físicas podem DOAR, que são MILHARES, imaginem se o TSE vai fiscal

    1. Fakes colhidos por comitê no Vale do Silício compōe prova de que WhatsApp vem sendo usado como instrumento a crimes de difamação, lei pertinente ao território americano também.

  16. Jorge disse:

    Tribunal superior no Brasil...prefiro acreditar que merda é saborosa

  17. Ullysses disse:

    A fake news começa pelo TSE, quando foi derrubado o voto impresso! Querem enganar a quem??

  18. Flick disse:

    Depois de nossas excelências dizerem que as urnas são confiáveis fake news é uma grande FAKE.

  19. José disse:

    Tem um blog do esmael que o Google pública que está no desrspero

  20. Nelson disse:

    Nem o partido dos distribuidores dos milhares de santinhos do Lula o TSE tem capacidade de punir? Excesso de provas?

  21. Giusti disse:

    Isso tem nome: INCOMPETÊNCIA. Fechem o TSE q isso só serve p engordar mamadores abaixo da mesiocridade.

  22. Diogo disse:

    Luz já deixou claro que poderá usar de denúncias de fakenews para anular a eleição. Assim sendo, esse comitê parece ter sido criado com um propósito e para ser acionado apenas no momento certo.

  23. Nelsi disse:

    Açōes da Facebook despencaram vertiginosamente quando Zuckerberg foi responsabilizado por fakes no Facebook, em interregoção no congresso americano. Controla-se fakes acionando suas fontes.

  24. REVOLTADO disse:

    O TSE, para não variar, atuando no padrão Barrichelo!!!

  25. roberto disse:

    Essas comissões e todas outras são na verdade "comessões ou começões"(não existe no aurelio ainda) de dinheiro dos cofres da"viuva". Servem para P@orra nenhuma.Chapa puro Sangue FFAA 1ºTurn

  26. Presidente-XVII disse:

    Fizeram alguma coisa contra os cybrmortadelas? É o caso mais alarmante.

  27. Jose disse:

    TSE, caso vocês não saibam, o PT é o maior divulgador de mensagens falsas, bem como de "santinhos" com o LULA candidato a presidente. São crimes eleitorais !!

  28. Silvia disse:

    Mas todo mundo deve ter embolsado alegremente a gratificação.

  29. Renato disse:

    Essa velharia não sabem nada sobre o que tentam combater. Avisem a eles wue o mundo mudou.

    1. Até pq a geração q inventou os computadores está na casa dos 70 anos hoje. O fato é q no TSE só tem incompetente pendurado.

    2. não é questão de idade física e sim mental. Eu conheço gente com 70 anos que arrebenta em informática e novas tecnologias.

  30. João disse:

    Podiam começar investigar partidos que não assinaram o acordo!

  31. Vera disse:

    Vejam o video : " Urnas Eletrônicas | Operação Antifraude - Divulgue, vão gostar e aplaudir : "encurtador. XXX.XX/hwzBL

  32. Antonio disse:

    Quero ver se vão fazer alguma coisa contra a VEJA, a Folha ou se vai ficar só contra os internautas.

  33. Aureo disse:

    Certamente o gordo salário eles estão recebendo em dia, ou estou enganado???

  34. RENATO disse:

    vc seja la quem ou o que for é um debil mental que precisa de ajuda

  35. Sarcástico disse:

    O problema é que quem mais espalha fake news, mentiras e tem fazendas de robots é exatamente a esquerdopatia, logo nada vai acontecer no caso de averiguação e punição.

    1. Há uma lista difamatória com inverdades contra Haddad. E' crime, e WhatsApp pode ser punido por permitir seu instrumento de comunicaçao usado pra fins criminosos.

  36. Martins disse:

    Sem falar que o dinheiro do fundo partidário foi utilizado para a confecção de santinhos e propagandas no rádio/TV com a presença do CRIMINOSO LULA. Nosso dinheiro. T$E aparelhado de comunas.

  37. Cleuza disse:

    TSE é fake poder. É malandragem na veia.

    1. Ao baixar WhatsApp, assinamos termo legal de uso devido do mesmo. Fakes difamatórias corrompem o compromisso, em crime afetando o difamador e a reputaçao do veículo, e de seus lucros.