Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

"O contrário do que fez Jair Bolsonaro"

“O contrário do que fez Jair Bolsonaro”
Foto: Marcos Corrêa/PR

A CPI da Covid pode contar com estudos internacionais, publicados por Lancet, Science e Universidade de Michigan, para enquadrar Jair Bolsonaro.

O Estadão resumiu-os num editorial:

“Os resultados mostram que os países com melhor desempenho seguiram as orientações da Organização Mundial da Saúde e aliaram medidas de saúde a políticas sociais. Ou seja, ponto por ponto o contrário do que fez Jair Bolsonaro (…).

Um caso de prejuízo diretamente causado pela negligência do Planalto foi a demora no fechamento das fronteiras no início do surto. Outro, causado por sua ação direta, foram as medidas provisórias empregadas para obstruir os esforços de restrição da circulação por parte dos Estados, como a que indexou dezenas de serviços como ‘essenciais’ (…).

Em emergências de saúde em um país tão grande e diverso como o Brasil, o Ministério da Saúde tem um papel fundamental na compensação das desigualdades regionais. Quando falta a articulação federal, as consequências podem ser catastróficas, como se viu na crise de abastecimento de oxigênio em Manaus.”

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO
×
Oferecimento....