O corpo estranho

Carlos Pereira, em mesa-redonda da FGV, disse que o Congresso Nacional pode acabar derrubando Jair Bolsonaro:

“O receio é haver uma crise política séria diante de um presidente que não consegue compreender como funciona o presidencialismo de coalizão (…). O governo está contrariando a natureza do sistema. Ou esse sistema vai inflacionar o preço do apoio, incorporando as moedas tradicionais como dadas, ou o próprio sistema vai dar um jeito de se livrar desse corpo estranho.”

EXCLUSIVO: O CODINOME DO MINISTRO, SEGUNDO O EMPREITEIRO Leia mais

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Jose disse:

    ainda bem que esta contrariando o sistema ... foi eleito para isso mesmo ... o duro é se aceitasse acordos com o sistema

Ler comentários
  1. Paulo disse:

    Agora, segundo esses caras, um presidente pode ser impedido de governar, por não reconhecer o modelo de presidencialismo de coalizão? É isso mesmo? Eu só queria acreditar...

  2. CARMEN disse:

    Sim. Isso pode acontecer se os eleitores de Bolsonaro não o ajudarem. Cobrando atitudes do congresso para o país não quebrar.

    1. E atitudes amadurecidas dele , que pare de fazer e falar bobagens.

  3. AM disse:

    É fato notório q o congresso quer impor o toma lá, dá cá. Parte dos políticos se esforçam p/ manter o mesmo do mesmo sem se preocupar c/ o país, c/ nossa necessidade de mudanças, olha o caso

  4. Tony disse:

    O sistema de coalizão também é conhecido como "toma lá, dá cá"?

  5. Daniel disse:

    Não existe presidencialismo de coalizão. Existe presidencialismo ou parlamentarismo. O resto são aberrações disfuncionais.

  6. LUIS disse:

    Cara de pau desse senhor! Traduzindo: Se o presidente não se corromper cai. Avisar a esse sujeito que é mais fácil congresso cair antes...

  7. Luiz disse:

    Carlos Pereira, o famoso quem?não entendeu que o governo Bolsonaro veio para acabar com o governo de coalizão.Acho que precisa desenhar para o infeliz.

  8. Daniel disse:

    O presidencialismo de coalizão é uma aberração tupiniquim criada por uma elite política recheada de parlamentares corruptos e homens vaidosos que sonhavam em ser presidente.

  9. Caco disse:

    Simples.. o presidente abre a carteira libera cargos no governo pra indicar o pessoal da imprensa-fisiológica em cargos no governo.. é por isso que essa imprensa quer o toma-lá-dá-cá..

  10. Biofeminista disse:

    A questão não é se vai haver outra crise política. A questão é quando vai haver outra crise política. Porque ela vai acontecer.

    1. E Jair Bolsonaro ficará por 8 anos, assistindo gente do STF, e gente do congresso nacional, se queimando perante o povo, enquanto uns gatos pingados na internet tomam as dores dessas...

  11. Leonardo disse:

    Resumindo: seja corrupto, libere a grana e o apadrinhamento, senão o impeachment é certo. Mas isso seria chamar à guerra quem votou em Bolsonaro querendo dar um basta nesse sistema corrupto.

  12. Martins disse:

    O governo Bolsonaro vai continuar a CONTRARIAR todo o esquema de corrupção e roubo aos cofres públicos implantado pela velha política cancerosa que foi extirpada. Chora aí, palhaço corrupto.

  13. Samarone disse:

    Como é que o Antagonista publica um troço estarrecedor desses sem fazer nenhuma critica?

    1. A crítica, no caso, ao toma lá dá cá, ao fisiologismo político, que sempre acaba em ineficiência e corrupção, cedo ou tarde.

    2. Justamente. É esse tipo de nota que tinha que vir com uma longa crítica, anexada ao texto replicado de outra fonte.

  14. EDMUNDO disse:

    Conclusão desse M. O Brasil está condenado a ser REFÉM de congressistas corruptos pra sempre. Não há outra forma de fazer política? Então, vem derrubar. Depois não reclame do Aço Aço Aço!

    1. Concordo, do jeito que ele falou , o brasileiro tem que ser estuprado e ficar quieto e contar com um presidente corrupto.

  15. Thelma disse:

    O congresso ainda não entendeu. O povo quer mudanças. E o congresso não é digno de confiança. Pode é sobrar para eles. Melhor não tentarem

  16. Fernando disse:

    Ou a população se reúne e destrói o sistema e degola todos esses parasitas do congresso!

  17. Artur disse:

    Ou o Bolsonaro pode dar um jeito no congresso,q acho bem mais fácil na atual conjuntura !!!

  18. Wilson disse:

    DUVIDO! Sabe porquê? Isso não é o desejo da população. Bolsonaro cumpre o q prometeu, governar sem COMPRAR O CONGRESSO. Se cuidem Ladroes e seus colaboradores!

  19. EDER disse:

    Verdade. Meu Presidente, por gentileza, comece a roubar para se enquadrar no sistema. Ai vai conhecer as moedas tradicionais fornecidas pelo Sistema.

  20. Luis disse:

    Em resumo, conforme o ilustre politico, ou o governo cede ao sistema decadente ou sera alijado. A vontade da maioria da população não sera privegiada. Quem nos salva, então, de tanta corruoção?

  21. PINGUIM disse:

    recado claro do nhonho: "nóis é corrupto e não vamos mudar com ou sem lava-jato. Ou cede a extorsão ou nóis usa o puder contra oce"

  22. Saco disse:

    É o mecanismo trabalhando pra fudher com quem trabalhar, ou seja, os congressistas que não vão ganhar nada, estão sabotando o governo!

  23. Joãob disse:

    Fazer diagnóstico é fácil. Mas, se os políticos não aceitarem as condições do Governo, qual a sugestão neste momento, sr Carlos? Voltar à sacanagem habitual do PT? Reforma politica com esse C

  24. Vinícius disse:

    Tenta a sorte, Zé. O azar é certo.

  25. Caco disse:

    O presidencialismo de coalizão é uma aberração criada na Constituição de 88.. essa constituição tem crise de identidade, não sabe se é parlamentarista ou presidencialista ou monarquista

  26. Bonoplates disse:

    Vamos povo o Brasil tá mudando, não vai ser fácil derruba-lo, eleitores unidos contra os ladroes do país!!!

  27. Sandra disse:

    O povo vai às ruas e acaba com o congresso.

  28. Biofeminista disse:

    5 bilhões aqui, 8 ali, 14 acolá, as relações vão se deteriorando, e o bozo vai phodendo o comércio internacional. Gente, não tem elite financeira que suporte a falta de Capital em circulação

    1. Onde você estava quando a Dilma fez o maior desastre da economia brasileira????

  29. Lupi disse:

    O presidente conhece muito bem: foi deputado federal n vezes...

  30. katia disse:

    TENTAM , pra ver se o povo de bem que quer um país sem corrupção não vai pra rua tds os dias. Quero os politicos colocarem o pé na rua, eesqueceram dos militares que estão nos ministérios. É s

  31. Evandro disse:

    Esses caras ainda não entenderam as "vozes" das urnas. Se Bolsonaro cair na chantagem suja como a desse senhor, ele estará traindo seus eleitores, e perder o apoio popular é o único jeito dele c

  32. Curupira disse:

    Essa FufuGV sempre teve íntima ligação com corruPTos, integrando-se nos atos. Kabráu que o diga!!!!

  33. Robert disse:

    Se Bolsonaro perder esta queda de braço, o Brasil nunca mais vai conseguir se levantar.

  34. JAMES disse:

    Se querem ver sangue correndo no congresso nacional, tentem fazer isso!

  35. Fernando disse:

    só nos restar ameaçar deputados e senadores, se jogarem sujo, não serão reeleitos nem pra sindico de bordel nunca mais!!!

    1. Precisa o povo mudar muito,tivemos no 7 de abril passeatas por todo Brasil,mas,deveria ter 10 x mais o numero de pessoas exigindo as pautas do povo! Agora so vejo chance com povo pedindo nas ruas!!!

  36. Carmo disse:

    O clamor do dito cujo é para que o presidente se corrompa? Ah VTNC!!!

  37. Carlos disse:

    Após a reforma da previdência, Bolsonaro deveria convocar o Povo, para sair às Ruas. Congresso e judiciário, teriam a lição que merecem!

  38. umcvs disse:

    Ele entendeu perfeitamente como funciona o modelo de coalizão: corrupção e cooptação. Mas corrupção é impopular, além de levar pra cadeia, o Congresso é que ainda não se deu conta.

  39. rubens disse:

    Carlos Pereira, já ouviu falar em ruptura? Não acredita nela? Começou com as passeatas de 2013. Ninguém acreditava, Bolsonaro foi eleito. Só tem milico decente na esplanada. Se ligue no inesperad

  40. wanderlei disse:

    Precisa avisar esse fulano que ninguém sonha em tal hipótese pois o círculo do governo é forte e contra a corrupção. Baixa a bola mané.

  41. Robert disse:

    Libera o dinheiro dos idiotas contribuintes ou o congresso te bota para fora. Isso é articular!!!

  42. Daniel disse:

    Ou quem sabe a população se livra desse sistema político nojento e dessa constituição aborta, que na realidade é um manifesto social-democrata.

  43. Carlos disse:

    Este site só divulga fofocas e intrigas. Antes, tinha posições. Agora, atua como espalhador de mentiras . Sem a coragem de opinar. Lixo nojento.

  44. Welles disse:

    Esses caras confundem um desejo deles com a realidade... por isso, trata-se de mais uma previsão a ser desconsiderada.

  45. SONIA disse:

    E os apátridas da FGV torcendo para que entorne o caldo e aconteça o pior para o BRASIL. De novo? #NÃOFGV

  46. Biofeminista disse:

    Itamaraty teve que designar às pressas um bombeiro para ir à Rússia apagar fogo que o arnesto acendeu. São 5 bilhões de dólares em importações que a Rússia que encerrar com o brazil.

  47. Caco disse:

    A ORCRIM da imprensa que é parça do Toffoli e dos delatados da Odebrecht quer de volta o velho toma-lá-dá-cá e que o presidente abra a carteira🤑🤑🤑 dê cargos pra apadrinhados da mídia

  48. Romulo disse:

    O CN não terá peito de derrubar um presidente combo apoio das Forças Armadas. Não conseguirão arrumar uma desculpa esfarrapada para isso. Ao final irão compor com o governo.Vemos a reação do M

  49. Dirce disse:

    É tão famoso que nunca ouvi falar desse tonto !!! E olha que sempre estou atenta....

    1. Eu também não, Dirce. Deve ser algum petista nojento amigo do Silvio.

    2. E daí se você nunca ouviu falar? O que importa é se o que ele disse é verdadeiro ou não. E, até o presente momento é verdadeiro. Bolsonaro é incompetente e pouco inteligente. Pode cair por iss

  50. OPJ disse:

    Quem é o cidadão? Agora qualquer um que falar contra o governo terá manchete no Antas?

  51. Indignado disse:

    Contrariar a natureza do sistema.... É foi por isso que Bolsonaro foi eleito... Se não fosse com este objetivo teríamos leito o Poste Haddad..

  52. VergonhaSTF disse:

    Ou seja ou se mantém a corrupção ou o Comgresso acha que vai derrubar o Presidente? Só não podem esquecer do povo que os elegeu.

  53. Cleiton disse:

    Acho que está mais fácil o corpo estranho derrubar o sistema.

  54. Fernando disse:

    Ou o corpo estranho vai esmagar a doença de uma vez

  55. Adriano disse:

    Ou seja,se Bolsonaro não faz politicagem vélha e comprometida o Congresso manda ele embora

  56. carlos disse:

    Um otário.....burro.... comunistas zica braba.....vá se lascar..as forças armadas estão ái de olho na democracia Dias Tofolli na cadeia já..bandido pelego do Lula...

  57. Adalberto disse:

    Presidencialismo de coalizão é aquele sistema de governo onde o executivo suborna o legislativo para aprovar as medidas que são propostas, não importa quais sejam? Obrigado, não queremos mais iss

  58. Ryu disse:

    Os militares adorariam ver o congresso tentar.

  59. Cidadão disse:

    É a lei de Darwin, quem não se adapta ao ambiente é eliminado.

    1. Por isso a solução é acabar com este ambiente poluído cheio de parasitas vermelhos que não querem permitir que a vida neste habitat progrida.

    2. Você certamente ainda está no primeiro estágio da evolução seu e s t u p i d o!

  60. Ricardo disse:

    Meu comentário possui palavras sensíveis, por isso não vou comentar que o Mourão será pior para ladrão...

  61. Jotaga disse:

    Estado de sítio. A maioria dos congressistas são bandidos e estão apertando o Governo Bolsonaro com vara curta. Vão catar coquinho. Quem viver verá. Comunistas nunca mais.

    1. Apoiando até, estado de sítio no Brasil? Aqui não é o Sudão colega. Pelo amor de Deus, não nos rebaixe ainda mais. Tenha sapiência.

    2. kkkkk. Só um idiota acha que houve comunismo no Brasil. E os direitistas mais boçais fazem parte da classe dos idiotas.

  62. M.T.Oliveira disse:

    Os corpos estranhos são vocês que não conseguem entender as necessidades do país! Experimentem tirar o corpo estranho e o povo vai às ruas!

    1. São as células cancerosas querendo combater o remédio..

  63. Eneida disse:

    Quem é esse estranho? Sabe nada de nada!!!

  64. SIS disse:

    Presidencialismo de coalização isso é balela, com a redemocratização iniciou o presidencialismo de roubação. Temos um ex presidente preso, outro foi livre, presidente STF preste ir pra cadeia

  65. Sergio disse:

    Ainda bem que temos o apoio dos militares.

    1. Véio, o povaréu está com a faca nos dentes, esse maluco do Bolsonaro é um de nós, se tentaram algo, essa porrha toda entra em guerra civil

  66. Impostoehroubo disse:

    Ou o povo pega político por político e joga dentro da lixeira, igual na Ucrânia.

    1. Isso. A Ucrânia tá uma beleza. Pior que a Venezuela. NÃO há caminho fora da política!!!

  67. Caco disse:

    A imprensa que é parça do Toffoli, do Dirceu e dos delatados da Odebrecht quer de volta o toma-lá-dá-cá.. pois assim o presidente abre a carteira🤑🤑🤑 libera cargos p/ os putados

  68. Coroinha disse:

    Eis uma séria ameaça ao sistema e suas instituições. Já viu um poder ameaçar o outro, dentro de um regime de equilíbrio? Quando vamos começar a falar sério? Presidente ... viu essa?

  69. Augusto disse:

    Mil conselhos, com mil conselheiros cada um e mil vice conselheiros. Entendem que o brutal aparelhamento não que se entregar?

  70. Caco disse:

    Essa imprensa (que é parça do Toffoli, do Dirceu e dos delatados delatados da Odebrecht) que não deu um pio sobre a dupla Tofolli são células cancerosas querendo combater o remédio.. lol

  71. FORAPT disse:

    Carlos Pereira sabe o que é cooptação?? Quer mensalão e petrolão? Quer mais do mesmo? Que indivíduo ridículo!!

  72. TerrasAltas disse:

    Os recados estão se avolumando, ou esse capitão cumpre - e rápido - o que prometeu ao seus eleitores ou vai ser jogado às feras.. Petralhas rindo a toa, lula quase fora da cadeia e o bizonho perdi

  73. CLÁUDIO disse:

    Bolsonaro não quer aderir à articula$$ão !

  74. Maria disse:

    Esses crápulas só esquecem que do outro lado está o Povo, que está com Bolsonaro! É mais fácil eles caírem!!!!

  75. Elias disse:

    Não tem, e não haverá propina no Governo Bolsonaro. Esse tal indivíduo é burro. O Povo está com Bolsonaro e a chantagem da mídia não vai enganar o povão que já acordou. Novos tempos!!

  76. Mineirissimo disse:

    O problema é que o Bozo, mesmo com 28 anos de legislativo, detesta a política. Ficou nela por conveniência e, lógico, pra se dar bem financeiramente. Ele não nasceu p/ ser presidente mas, o elege

  77. marcio disse:

    Exigiremos um cabo e um soldado fechando a pocilga antes disso acontecer.

  78. Felipe disse:

    o tempo é senhor da verdade. veremos o quanto o competente e brilhante ispicialista ira acertar.

  79. Persefone disse:

    Se tivéssemos políticos decentes e que TRABALHASSEM os cem dias estaria mais avançado. Claro que a oposição deseja isso, mas não é isso que os eleitores desejam e estão todos observando o cong

    1. Pra ter políticos honestos precisa-se de pessoas.. antes de um dia serem políticos foram pessoas comuns da sociedade..

  80. Gabriel disse:

    O corpo neste caso está errada, porque o corpo estranho no tecido social do corpo Brasil é que está estranho, são os corruptos que estão entranhados no Brasil.

  81. Luciano disse:

    É mais fácil Bolsonaro fechar o congresso e prender esses vermes! E fará isso com o apoio da população!

  82. LUIZ disse:

    o carlos pereira está convencido que o país tem que ser refém de um congresso de ladrões pois o sistema democrático não se aplica ao Brasil! vai ser idiota lá no inferno!!!

  83. joaquim disse:

    Todos acostumados com dinheiro facil não consegue entender que tudo mudou mas se insistirem manda fechar este coluio de corruptos.

  84. Marcelo disse:

    Mas, o congresso não foi parcialmente renovado? Então por que um congresso renovado iria "se livrar de um corpo" que possui as mesmas aspirações? Análise bem fraquinha... FGV já teve debates m

  85. #nordeste_livre disse:

    Mesmo sendo contra o aborto, o corpo estranho será abortado.

  86. Marcelo disse:

    Tranquilo. Expulsam Bolsonaro e militares fecham o congresso.

  87. Delmar disse:

    Agora já não é mais interlocu$$$ão, articula$$$ão, agora o Bolsonaro tem que entender de coali$ão.Bando de ladrões fdp estes deputados

  88. HELDER disse:

    Acho que é mais fácil os jacobinos invadirem o Congresso Nacional e expulsarem aqueles inócuos a tirarem o Bolsonaro. Bolsonaro tem um exército pronto para lutar por ele.

  89. Juliano disse:

    Esqueceu a terceira opção: o sistema está nos últimos estertores.

    1. Exatamente. A metáfora que vejo é que o congresso corrupto é um parasita que o corpo estranho irá remover do organismo (o Brasil).

  90. Dora disse:

    Você deve ser um palhaço, quer se amostrar algum interesse.

  91. rubens disse:

    Se Bolsonaro quiser, leva milhões para as ruas. Não vai precisar nem do cabo e do soldado.

  92. Daisy disse:

    "Corpos Estranhos" são os políticos que insistem em trocar o apoio NECESSÁRIO e URGENTE à governabilidade, em troca de vantagens. Esses, sim, serão expelidos no futuro...

  93. Presidente-XVII disse:

    Jair Bolsonaro tá certo em não ceder ao toma lá dá cá, obsceno modelo de "governança" FISIOLÓGICO do pt, psdb, mdb, que só gera corrupção e ineficiência. Ele foi eleito pra combater isso!

  94. Junio disse:

    Conversinha de esquerda. Ninguem sai de um governo com 3 meses de trabalho nao. O povo é que tem que destruir esse congresso que só tem CALHOR$$DAS vaga$$bundos.

  95. Backbone disse:

    Derrubar o governo? Com tantos generais no governo quem vai derrubar quem mesmo?

    1. Essa é a verdade. No mais, o capitão ficará 8 anos, 2 mandatos.

    2. E os trolls ficam em áreas de comentários dizendo o que generais adorariam fazer, sendo que não sabem da missa um terço.

    3. O governo não, o presidente. Os militares adorariam ficar comandando sozinho e não somente como subalternos de um Capitão reformado.

  96. Daniel disse:

    Falar até papagaio fala. Quero ver quem tem coragem de derrubar o presidente.

    1. ... enfim, não tem nada que o envolva em crimes de colarinho, nem nada do tipo. Ele permanece 8 anos, batendo recordes pro Brasil.

    2. A diferença, trolls maisdomesmo, e Arthur, é que Jair Bolsonaro não é delatado, não tem o nome ou apelido constando em listas de empreiteiras, não tem áudios entregando práticas de crimes...

    3. O povo não deixará. Bolsonaro é o primeiro presidente honesto desde a era Sarney

    4. Vai nessa .... (se o congresso propinocrata se unir derrubam sim, não se iluda)

  97. Marcos disse:

    Eu acho que tal ato levaria a guerra neste pais, se isto acontece-se eu mesmo compraria uma arma pra acabar com o sistema podre. Com certeza seria o limpa do pais pela mãos dos que votarão por mudan

  98. Candida disse:

    Quem é Carlos P. ? Corpo estranho é isso

  99. Ronaldo disse:

    Ou corpo estranho mata o sistema, né?

  100. JOSÉ disse:

    Fiquem espertos, antes disso muitos congressistas se mijarão de tanto apanhar nas ruas, aeroportos, porta de suas casas, em todo lugar. Estão achando muito fácil, vide Botafogo/Inca.

  101. LIBERTÁRIOS disse:

    Bolsonaro é o sistema. o Congresso é o corpo estranho. tenta derrubar Bolsonaro pra e verão o que é a Direita brasileira.

  102. Sergio disse:

    OU o corpo estranho reverte o sistema! Quanta conjectura!!!

  103. Rubenval disse:

    Seria melhor fechar o congresso, com um interventor com poderes total por 4 meses. Nova constituição ou seja nada simples

  104. Discordo disse:

    Por isso está lá....por isso é estranho...

  105. Ruiter disse:

    Nem uma coisa e nem outra. O congresso sabe que está em uma encruzilhada, a previdência, e que se tomar o caminho errado, o povo corta a cabeça desses caras nas urnas, como fez com muitos em 2018.

  106. Rafael disse:

    O próprio Bolsonaro sabe que vai cair, só tem uma coisa. Eu duvido que quando acontecer ele peça à população clamar pelo ARTIGO PRIMEIRO da CF, para uma insurgência militar.

    1. Ainda bem que achismo de troll, inconformado com o fato de que Jair Bolsonaro ficará 8 anos, não se converte em realidade nunca.

  107. Thiago disse:

    O caea está pedindo para que o Governo SEJA CORRUPTO e complacente/incentivador da CORRUPÇÃO. É mole??

  108. Vagner disse:

    Pode pensar no apoio do povo ao Bolsonaro e a retirada do congresso.

  109. isaias disse:

    O povo tem que ficar atento e tocar fogo naquela joça de congresso

  110. Marcelo disse:

    Como não, o cara já está lá a 30 anos....

    1. ... nem bajulou caciques, nem prometeu apoio eleitoral a caciques políticos. Por isso ele ficou sim por 7 mandatos na câmara, antes de virar presidente.

    2. Por não se adequar ao sistema fisiológico do toma lá dá cá, ele sempre teve dificuldades de aprovar, ou de se quer por pra tramitar, os projetos dele. Nunca ofertou nem vendeu o voto dele...

    3. Ele sempre tratou o voto dele como algo dado de acordo com suas convicções conservadoras, cristãs, e militares, defendendo essas convicções de forma politicamente incorreta e leal.

    4. Ele sempre votou como quis, muitas vezes criticando o próprio partido, principalmente quando foi do PP. Ele nunca se adequou a essa "coalizão", e nunca tratou o voto dele como mercadoria.

    5. Desonestidade intelectual. Sim, ele esteve na câmara federal por 30 anos. Mas sempre foi independente em relação aos desgovernos do pt, psdb, mdb, e parasitas fisiológicos destes.

    6. Só que o cara não fazia parte da coalizão e muito menos dos esquemas dessa coalizão. Foi eleito justamente por isso. É preferível um corpo estranho do que um porco (o poste), conhecido do sistem

  111. Serpa disse:

    E a imprena, os economistas e a classe politica continuam criticando o Presidente por ñ aceitar o toma lá dá cá. E acham certo isto mas no passado criticaram. Corja de estupidos!

  112. Antonio disse:

    Tá fácil hora da CPI das milicias(o Brasil não pode esperar,lava jato das milícias urgente ,Brasil!!!

    1. Lava-jato do MEC, cpi da une, cpi lava-toga, etc. Essas são as prioridades, em termos de cpi, caro troll.

    2. O que tem de político carioca que mora ao lado de milícias e traficantes... Benedita da Silva, Marcelo Freixo entre eles. Até fotos e filmagens em reuniões tem. Lava Jato das milícias urgente, Br

  113. Felipe disse:

    Só faltou esclarecer que tipo de manobra eles querem para formar uma coalizão, o governo entendeu e não quer entrar nesse jogo, só mesmo um patifa para falar uma coisa dessas.

  114. Roberto disse:

    Cadê a popularidade do governo que tava aqui? O gato da previdência comeu.

    1. Ele só cai quando passar a faixa pro seu sucessor, em 01/01/2027.

    2. Sim. Gente ruim que prefere tomar as dores do congresso fisiológico, do toma lá dá cá, e do STF, que atrapalha o país, não vai conseguir impedir 8 anos de governo Bolsonaro.

  115. Edu_Brasil disse:

    Será que "presidencialismo de coalizão" é o mesmo que "Toma lá, Dá cá" ? Quem era taxado de antidemocrático era o Bolsonaro. Agora a FGV diz que o Congresso pode derrubar Jair Bolsonaro?

    1. A FGV é a mesma que recebia umas verbas PF do Sergio Cabral? O sistema não aceita o Bolsonaro.

  116. Jorgito disse:

    Só o salário e a honra de intervir nos destinos da Nação não satisfazem alguns, querem porque querem o toma-lá-dá-cá! Que coisa!

  117. Jackson disse:

    Presidencialismo de coalizao? Esse cara quis falar em assaltar os cofres públicos com a bênção do presidente igual o Lula fazia? É melhor ser sacado da presidência do que ser lacaio dessa quadri

  118. Claudia disse:

    Agride os poderes, a imprensa, o mercado, menospreza a classe média formadora de opinião apostando no exército virtual com potencial paramilitar, está apontando para a porta de saída

  119. Elaine disse:

    Não queremos mais esse Sistema. Os Congressistas é que não estão entendendo. Somos complacentes com Corrupção mas não gostamos de Organizações Criminosas.

  120. Insensível disse:

    Nós, o povo, é que vamos nos livrar dessa corja de congressistas!

  121. Antonio disse:

    FGV? Ñ está no $ sujo no RJ? Tudo isto não decorre de Bolsonaro ter contestado métodos de cálculo da FGV? 1964 aconteceu contra golpe do Congresso ao Presidente. Que experimentem. O Art 142 tá

  122. Bruno disse:

    Tem que cair mesmo, gente. Não vai dar para perder 4 anos nisso. Ele próprio sabe e admitiu que não tem condições de ser presidente. Ele n tem condições cognitivas, simples assim

    1. Se "nisso" for isso que eu disse, então sua frase estará correta. Se não, aguarde 8 anos, no dia 01/01/2027, que Jair Bolsonaro cairá, depois do fim do segundo mandato.

    2. Zangado pela derrota do teu candidato? "Isso" que você se refere é o fisiologismo político, o toma lá dá cá entre executivo e legislativo, que tanto trouxe ao país ineficiência e corrupção

    3. Exatamente, tem que fechar o congresso , STF e depois dar uma surra em vocês petistas de bosta 💩

  123. Capitão! disse:

    E a imprensa marrom faz de tudo para que isso ocorra! Mas o “sistema” não vencerá! Desta vez não sabem com quem estão lutando.

  124. Marcelo disse:

    Presidencialismo de coalizão ou presidencialismo de corrupção? Podem esquecer !! Corruptos, fujam para as montanhas enquanto há tempo !

  125. Caco disse:

    A mídia-corrupta quer cargos DENTRO no governo e quer de volta o toma-lá-dá-cá para que o dinheiro🤑🤑🤑🤑 caia pra mídia por esses cargos.. por isso a mídia ataca Bolsonaro

    1. Os políticos e os da mídia-canalha que defendem os encrencados na Lava-jato são células cancerosas querendo combater o remédio..

  126. Pedro disse:

    Espero que isso aconteça mesmo, assim o povão toma vergonha e derruba o sistema.

  127. Roberto disse:

    O Carlos Pereira falou que sim mas o Severino da Silva falou que não, e daí?

  128. Alan disse:

    Quanta baboseira. Estão defendendo achaques do congresso sob o título de “presidencialismo de coalizão “. Bolsonaro é o remédio amargo mesmo, pra curar tanta doença nessa política brasileir

  129. Guto disse:

    E nao e' necessário um motivo real para tirar alguém do poder???? E nao se esquecam que Bolsonaro tem o exercito como aliado!

  130. Ricardo disse:

    O "corpo estranho" está acompanhado por 50 milhões de corpos estranhos.

  131. Ezequiel disse:

    Se o congresso pagar pra ver, teremos uma nova guilhotina em Brasilia.

  132. Ezequiel disse:

    Quero ver terem culhão pra isso, diferente do MST, a maior parte da população esta cansada do sistema.

  133. Rodorval disse:

    A intelectualidade brasileira é isto! Esses analistas não conseguem (?) ver nenhuma alternativa entre corrupção e impeachment. Continuam sem entender o fenômeno Bolsonaro.

  134. Sandra disse:

    O cúmulo do absurdo é ler esta declaração deste senhor.... ele precisa tomar uma "coalizão" com urgência

    1. ÉUM ABSURDO esse comentáriovamos nosivrarde 58 milhões de votos vamos no livrar da maioria. ISSO É DEMOCRACIA. NÃO ISSO É cleptocracia tão acostumada que acha que é dona INCRIVEL

  135. Cesar disse:

    Que o Congresso se cuide. Fazer cair a ficha que o voto tem pouco valor seria o maior erro da velha politica. Estelionatários!

  136. Carlos disse:

    Mais fácil o Presidente (e o povo) derrubar o Congresso.

    1. Exatamente isso, ou o Bolsonaro entende que ele tem a força do povo ou os Picaretas vão derrubar ele. Tá sem atitude!!!

  137. carla disse:

    o fato é um só eles querem o toma la da ca , mais esqueceram que quem gosta desse jogo sujo esta preso né lula .....

  138. Massaaki disse:

    As duas coisas já começaram a ocorrer.

  139. Daniel disse:

    Esse "corpo estranho" foi colocado lá pelo povo exatamente por ser "estranho" e não gostar do toma lá dá cá. Tirem ele e verão a m.er.dha que vai dar.

  140. Luiz disse:

    pqp que anta! ele quer é o presidencialismo de cooptação.

  141. Péricles disse:

    A constituição brasileira deveria ser mudada por uma mais atualizada ao contexto atual. Sómente 07 artigos e basta. Alguma semelhança ?

    1. Eles devem ser analfabetos funcionais, simples assim. Se estes existem nas Universidades, seria surpresa não houver entres os deputados e senadores.

  142. Fatima disse:

    Só se Bolsonaro quiser ser derrubado pelos pilantras viciados no presidencialismo de coalizão (vulgo, toma lá dá cá). Dê nome aos bois, presidente. Vamos saber quem é quem no jogo sujo do parla

  143. Biofeminista disse:

    Vamos encarar a realidade. Os políticos são ruins? São a cara do povo? São. Mas, não obstante eles o país tem que funcionar. E isto não está acontecendo.

    1. O PT já fez o desmantelamento das exportações nos governos anteriores..

    2. Ao contrário. O país está desmantelado num dos seus principais setores econômicos que é o de exportação.

  144. Mario disse:

    Mais fácil o presidente derrubar esse congresso corrupto. Aí vão dizer que é golpe.

  145. Davi disse:

    Rupturas depende muito do humor das forças armadas, se ela disser cuidado é melhor não mexer...

  146. ANDRE disse:

    Espero que o congresso tente fazer isso.... pode ser o maior tiro no pé dos políticos...

  147. Thiago disse:

    O povo é que vai eliminar esse corpo estranho que são os velhos caciques políticos da velha política do Congresso! O povão vai pro quebra pau se tentarem algo contra o Messias!!!!

  148. Juscelino disse:

    Me impressiona como tem gente quem conversa pelo buraco errado. Oh canseira.

  149. Davi disse:

    Hum, depois entra um general, não está fácil para os políticos...

  150. Hamilton disse:

    Antes disso, nós o povo que apoiam o presidente, pedimos às Formas Armadas para fechar este antro de corruptos, o Congresso. Picaretas, chantagistas.

  151. Jztexeira disse:

    Congresso não derruba Bolsonaro; acho facil facil ele fechar esse antro.

  152. Leandro disse:

    Esses corruptos que tentem. Estamos de olho.

  153. Jânia disse:

    O Governo não está contrariando a natureza do sistema, só está criando artifícios para dificultar a evolução da Lava-jato, a Operação com a cara da riqueza: VISA E DaSLU contra o Peculato.

  154. Biofeminista disse:

    Enfim, a elite que ajudou a eleger o Bozo, sob risco de deixar de ser elite, vai ajudar a derrubá-lo. Não tô falando da elite pipinada tipo Havan, Polishop, e Riachuello, não.

    1. Itaú e os bancos não votaram no Bolsonaro.. queriam o socialismo caviar de luxo..(para eles)..

  155. Ronaldo disse:

    Bolsonaro foi eleito p/acabar com a farra dessa escrência chamada presidencialismo de coalizão, que de presidencialismo não tem nada. Contra estão os 57 milhões + outras dezenas milhões...Vai en

  156. Nelson disse:

    Para tentar salvar este país devia em primeiro lugar limpar o judiciário

  157. paulo disse:

    Natureza do sistema = corrupção,propina,divisão de recursos governamentais,sim acredito que o congresso possa derrubar o Brasil,não Bolsonaro,pois o povo entendeu e sabe o que a bandidagem quer...

  158. Rocha disse:

    Não há coalizão mas haverá colisão entre eleitores, legislativo e suportes que ousarem atrasar ainda mais o país.

  159. bethprs@gmail.com disse:

    Os antas estão realmente empenhados em tirar o Presidente eleito Jair Bolsonaro de seu cargo, não importa com que métodos. Sujos. Imundos. Jornalustazinhos de rodapé de página. Querendo dindim tb

  160. Gileno disse:

    Eu acho o contrário é bom não pisar muito no pé do nosso presidente ele pode pegar o Exército e fechar o congresso já não tem muito apoio Popular se ficar com gracinha é pior ainda para o cong

    1. Ele não vai pegar o exército porta nenhuma. O exército não tai pra trabalhar pro bozo. Nem adianta fazer proselitismo com as FFAA. Incompetente RUA. Dilma foi, bozo não vai?

  161. Claudio disse:

    Presidente, libera logo o cabo e o soldado e fecha saporra de congresso e de quebra a casa da mãe Joana, quero dizer, o STF.

  162. interruptor disse:

    Presidencialismo de roubalização ou tá fora? Bandidagem na ativa, quero ver, o povo tá pelas tampas.

  163. GILMAR disse:

    Ou seja, se o presidente não se render a velha política do toma lá dá cá, foi isso que vc quis dizer, só que os presidentes do senado e da Câmara, podem serem presos,motivo corrupção...

  164. VLADIMIR disse:

    Esse cara esquece que há um terceiro jeito.

  165. CARLOS disse:

    Uma coisa é certa, antes disso acontecer nós trucidaremos o quengresso e quem se intrometer contra o progresso do Pais, não precisamos de corruptos da laia desse Carlos Pereira.

  166. AMAURI disse:

    E por que não livrar o Brasil desse corpo estranho chamado Congresso Nacional "toma-lá-dá-cá"?

  167. Heloisa disse:

    É mesmo, Carlos Pereira?!! Só passando por cima dos milhares e milhares de eleitores de Bolsonaro. Esqueceu que estamos nuna democracia? VTNC!

  168. Flavius disse:

    Para este tipo de especialista e para parte da imprensa parece que o melhor é voltar aos tradicionais e vergonhosos acertos políticos que só beneficiam uma escória que atua no congresso nacional.

  169. Carlos disse:

    O Congresso virou um programa topa tudo por dinheiro?? Então Bolsonaro está correto e tem apoio dos eleitores, pois quem atrasa o país são os parlamentares que não vivem sem uma articula$$ão!!

  170. Be_Water disse:

    Esquenta não! O povo vai dar um jeito nesse sistema jajá, aliás, já inciamos a limpeza. Vcs, safados, bandidos, corruptos que se atrevam contra o povo!

  171. Humberto disse:

    Não brinquem com o povo. Paciência tem limites.

  172. Carlos disse:

    O sistema Bolsonaro está correto, foi eleito para fazer isso. Os políticos que pensam como antes, serão varridos do cenário mais cedo. Quem viver, verá.

  173. ADILSON disse:

    Imaginem-se diante de um grande tabuleiro de xadrez! Cuidado!!! A última jogada pode diante de um xeque-mate é a Intervenção Militar. Essa jogada é certo. Cuidado!!!

  174. Rachel disse:

    Ou seja, ou adere à corrupção ou sai e dá a vez para outro corrupto que entre no esquema que vem persistindo a tempos e levou o país à situação de hoje. Terá que combinar com o povo. Cansamos

  175. Edmund disse:

    Falar em linhas gerais não leva a lugar algum; dê os nomes dos achacadores !

  176. Biofeminista disse:

    Repare, ninguém faz rachid pra distribuir o dinheiro a mendigo em porta de igreja. Faz?

    1. Imprensa quer rachid para os seus apadrinhados da mídia..

  177. Chrisoula disse:

    Durante 13 anos de PT, houve Presidencialismo de Cooptação. Este sr. parece que não se conforma com o fim disso.

  178. Julio disse:

    Porém é bom que o congresso saiba de que lado o povo está. Tenham cuidado.

  179. Denis disse:

    Como a imprensa e os intelectuais são incoerentes... Falam mal da corrupção, mas sempre correm pros corruptos.

  180. carlos disse:

    Coitado desse indivíduo. Vai ficar só na vontade dele mesmo. Estamos iniciandom o melhor governo que esse país já teve.

  181. jc.pompeu disse:

    ...ou o "corpo estranho" nos livra, e ao país, deste sistema de Antigo Regime.

    1. Pode implantar o sistema de governo que for. O problema não é esse. É o povo. Um povo mediocrizado e hipócrita, que adota bandidos de estimação, nenhum que roube pro povo, tá fadado ao fracasso

  182. Marcos disse:

    Sempre que vejo analista, vou correndo ver o histórico. Esse daí até que não tem o "padrão globo news de qualidade". Costuma ser sensato. Mas provavelmente sua fala está retirada do contexto.

  183. Amilcar disse:

    Ou ainda, "o corpo estranho" também pode fechar o sistema.

  184. Barbosa disse:

    A gente derruba o congresso antes! Simples assim!