O custo Trump

O alinhamento de Jair Bolsonaro com Donald Trump pode custar caro para a agricultura brasileira.

Tereza Cristina disse para O Globo:

“A China, hoje, é um grande mercado. Vai colocar, nos próximos anos, 300 milhões de pessoas na classe média, o correspondente a um Brasil e meio. Essas pessoas passam a ganhar mais e consomem mais proteína animal, adicionam carne à sua alimentação. Também tem a Indonésia, com 320 milhões de pessoas, a Índia, que tem uma agricultura familiar fortíssima, mas que também tem poluição e outros problemas. Uma hora dessas eles também vão precisar. O Irã, hoje, é o quarto ou quinto país que mais importa do Brasil. Mesmo com todas as sanções, importa mais de R$ 2 bilhões e ainda entra muita coisa pela Arábia Saudita, o que leva a crer que a balança comercial do Brasil com o Irã pode ter um superávit acima de R$ 4 bilhões.”

 

O FIM DOS AMIGOS DA ONÇA NO PLANALTO. LEIA AQUI

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. José disse:

    Não concordo com esta posição, o alinhamento com os USA é importantíssimo para o Brasil, não poderemos ficar dependente da China e principalmente não podemos aceitar que eles comprem terras.

Ler comentários
  1. Odorico disse:

    Não vai custar nada, nota tendenciosa do MS, pra variar, lei da oferta e demanda, a demanda mundial por alimentos só tende a crescer muito e o Brasil é um grande fornecedor, simples assim.

  2. Voltaire disse:

    Arrombado filho da puta. Sua mãe é uma rameira

  3. Gabriel disse:

    Não pode vender pros EUA e pra China? Binários!!!

  4. Paulo disse:

    Deve ser por isso que o embaixador da China correu visitar o Bolsonaro na casa dele, porque quer romper os contratos... post publicado por motivo$$$ de força maior, né, seus malandros?

  5. Wilma disse:

    Se a China não comprar do Brasil, onde vão comprar???

  6. Luis disse:

    Não vai alinhar com TRUMP. Vai acabar com o antiamericanismo infantil e burro.

  7. Paulo disse:

    Exatamente. ELES que precisam comer. Ou compram do Brasil ou não comem. (ou compram muito mais caro de outros países). Os EUA estão enriquecendo com Trump. Acabou o entreguismo por lá, da era Obam

  8. J.BRASIL disse:

    China tem maior mercado exatamente nos EUA de Trump. É só a política externa brasileira não se meter em falação e ser pragmática; não devemos entrar em questões ideológicas como Palestina e

  9. Jose disse:

    Se não comprarem alimento do Brasil vão comprar de quem ? Mania de se apequenar !

  10. Rômulo disse:

    🇧🇷 A lógica do idiota! Quando em que tempo fazer é ter parcerias estratégicas com a maior nação do mundo o maior mercado consumidor do mundo vai prejudicar o Brasil? Coisas de comunistas

  11. Roberto disse:

    Meu sempre dizia: "Passarinho que come pedra, sabe o tamanho do buraco que tem." ou "Galinha que acompanha pato, more afogado!"

    1. Ou seja, seu -sei lá quem- não dizia coisa com coisa. E você aprendeu com ele.

  12. Paulo disse:

    Quer dizer então que o negócio é vender para os nossos senhores e ficar na boa, porque eles compram e nós ganhamos? É séria mesmo essa linha de pensamento? O mercado internacional vai além da C

  13. Petronilo disse:

    Não precisa ter vergonha na cara. O negócio é vender carne. Pombas. Cala boca Tereza

  14. Vinicius disse:

    O Brasil é uma potência econômica adormecida, quando o país acordar com Bolsonaro, todos, independente de ideologia vão negociar com a gente. Amigos amigos, negócios à parte.

  15. Adolfo disse:

    Não acredito. É só não misturar negócio com ideologia como o PT fazia.

  16. Rose disse:

    Aí ai, o Brasil não pode dar certo, não deixam... está c cheio de profetas do apocalipse e dos que sofrem da síndrome de vira lata.

  17. Presidente-XVII disse:

    Ou seja, mais submissão ao bloco vermelho russo-chinês, às ditaduras islâmicas, sem se alinhar aos EUA, a Israel, e aos europeus, algo muito mais importante do ponto de vista civilizatório.

  18. lagos disse:

    E vão comprar comida de quem? Vão criar gado e galinhas no deserto em grande escala agora?

  19. Sergio disse:

    Sim, vão colocar 300 milhões na classe média igualzinho o PT diz que fez. Uma hora eles vão precisar e vão continuar comprando. Não há opções capazes de suprir a demanda...

  20. Gio disse:

    Fora terroristas! Ou vivam em paz com o mundo ou se isolem. Contaminação e superpopulação dos países citados são seus entraves; agora é o solo brasileiro? Chega de soja e diversifiquem, kct!

  21. Marcos disse:

    Ou seja, vamos seguir a filosofia de Maquiavel de que os fins justificam os meios, com o alinhamento às avessas ao que existe de pior em IDH e em termos de ditaduras?

    1. Trata-se, sim, da ministra justificando o NÃO ALINHAMENTO com EUA (ou até talvez com outras democracias prosperas) para satisfazer interesses de DITADURAS, TEOCRACIAS e COMUNISTAS

    2. O Presidente é Jair Bolsonaro e ele disse que manterá relações com todos os países parceiros, sem viés ideológico. Não se trata de fins justificando meios.

  22. Roberto disse:

    Tudo bem, que esses países todos comprem a ótima carne e as incríveis lavouras brasileiras, e quem deixar de comprar para MANIPULAR a segunda maior democracia ocidental, QUE SE FODA!

  23. Sergio disse:

    A Indonésia tem cerca de 280 milhões de habitantes. Onde esta mulher arrumou os outros 40 milhões ? Já começou mal, inventando números. O PT voltou ?

  24. Willians disse:

    Alinhamento com os EUA não significa submissão. Somos o maior player mundial na produção de alimentos. Se China, Índia, etc. não comprarem do Brasil, vão comprar de quem?

    1. Quem usa player em comentário é muito submisso culturalmente.

    2. Justamente dos americanos e argentinos e uruguaios. vai cair no colo deles

  25. Sarcástico disse:

    Não entendi esta como é que muita coisa entra no Iran via Arabia Saudita se são inimigos mortais? o Conflito no Yemen mostra isto claramente.

  26. Vinicius disse:

    Melhor ser celeiro dos Estados Unidos, e poder usufruir de tecnologia militar, desenvolvimento na saúde e outros mais, do que ser vassalo de vermelhos.

  27. Willians disse:

    Lembrem-se, quando o assunto for alimentos, o Brasil tem que parar de sentar à mesa como coitadinho. Nesse caso amigos, política do "big stick".

  28. Palao disse:

    Os EUA são nossos concorrentes e vão ocupar o espaço q será aberto com transferência embaixada. Frango e bife texano e californiano vão substituir os nossos

    1. Os EUA também vão transferir sua embaixada para Jerusalém , larga de ser tonto.

  29. Miguel disse:

    Os EUA será o grande parceiro e ponto. A China não tem para onde correr ou compra ou passa fome. O Resto, Irã e cia Ltda podem ser substituídos por "trocentos" países sem viés ideológico.

  30. TOMIO disse:

    Alinhamento não quer dizer SUBMISSÃO e OBEDIÊNCIA. O Brasil é livre para negociar com quem quizer desde que traga divisas e rentabilidade!!!!!

  31. Erika disse:

    Antagonistas. Gosto muito do jornalismo de vcs. Mas vcs estão parecendo, em relação ao Trump, os petistas em relação a Jair Bolsonaro. Aceitem que Trump é o cara e pronto.

  32. Zeras disse:

    A China só serve pra trazer pirataria e falsificações para o Brasil... não acrescenta nada. Fora China!

    1. O Hoddock e o Natan são os espertões... sabem tudo kkk. Vão se informar primeiro. Vai tentar descobrir sobre o porto de Santos e toda a mercadoria chinesa que entra lá, sem pagar um real de impost

    2. O que é admirável nos liberais é que eles só pensam em dinheirinhos imediatos, sem se preocupar com o lado civilizatório de qualquer acordo comercial. O Brasil tem que se alinhar aos livres.

    3. E o que eu admiro nos fakes é que eles falam dos outros olhando no espelho.

    4. O que eu admiro nos bobominions eh que são ignorantes e não tem vergonha de falar tantas idiotices

  33. Marcos disse:

    Um americano produz 10 vzs mais que um Brasileiro, não há como competir, isso é muito bem documentado por OSIRES SILVA, ao tentar resolver o problema de produtividade na Embraer temos de nos arruma

  34. Everton disse:

    Parem de choramingar. Todos esses países irão comprar nossa comida. De qualquer forma, estaremos bem.

  35. Vinicius disse:

    Como se os Estados Unidos não pudessem cobrir o que a China tem hoje. Não existe esse negócio de ficar em cima do muro, ou vai com Trump, ou vai com Xi Jinping.

    1. Verdade! Brasil livre conercuo. Trump não é um mostro é uma potência. Podemos ter aliança para comercialização com China, EUA e porque não com o mundo? O Antagonista tem medo de que?!!!!

  36. DireitaMassiva disse:

    Por isso q temos q parar de exportar bananas e importar processadores, ou seja, TEMOS Q REINDUSTRIALIZAR O BRASIL via a diminuição do estado e a reforma tributária. É O BRASIL BOM E BARATO!!

  37. Karla disse:

    Nossa, nós viviamos um paraíso antes do Bolsonaro entrar., com empregos jorrando pela janela,pouco impostos. Agora sem brincadeiras, mostra as vantagens do alinhamento com EUA,vcs mostraram desvanta

    1. Querem viver vá república das bananas, sendo que até as bananas o lula roubou. Temos mesmo que crescer, livre comércio com o mundo.

    2. E são desvantagens relativas, porque outros mercados podem suprir com sobras eventuais perdas. O problema é que os intere$$$$ obrigam os Antas e escreverem bost.a.

  38. Evans disse:

    Ou o Brasil desenvolve de vez ou sera para sempre um grande exportador de commodities. Isso interessa pra China ne..

  39. Voltaire disse:

    Dois boçais e déspotas juntos, eleitos pela incoerência popular. Não me causará estranheza se eles oprimirem outras nações menos abastadas, relegando as mesmas a um segundo plano desumano.

    1. Trump levou os eua ao PLENO EMPREGO, só fica desempregado maconheiro.

    2. Já foi chupar opau do teu patrão na cadeia hoje, arrombado vagabundo?

    3. O que o despota Xi faz na China é o correto? E tem mais, as suas queridas Venezuela e Cuba serão sim oprimidas até os comunas ditadores saírem do poder. Acostume-se.

  40. Clauzer disse:

    Papo furado...o que vale é preço e qualidade! China acabou de taxar o Soja USA em 25%, Ces acham que eles vão comprar la? Tem de tirar a bunda da cadeira e buscar mais n=mercado!

    1. Com certeza. Brasil tem potencial para comercializar com o mundo todo, tirando os comunistas que só levaram nosso ouro durante os governos FHC / lula/ Dilma, podemos negociar com o mundo.

  41. ROCCO disse:

    paulo guedes nao é burro. só a imprensa fala como se o governo Bolsonaro fosse fazer comércio unilateral. Bolsonaro fará comércio com todos.

  42. Guilherme disse:

    Caramba, o anti-trumpismo do Antagonista é doentio. Que vergonha.

  43. Paulo disse:

    Essa veneração do Bolsonaro por Trump é, sem dúvida, sua maior fraqueza. Nosso presidente tem que entender que valores morais limitados existe em militantes de ambos os lados.

    1. Cortejar a China, Russia, e ditaduras islâmicas, do ponto de vista civilizatório, é um erro.

    2. ele e sua família querem ser americanos é só por isso está na cara que se der preferência aos americanos sem contra-partida a china vai meter o pé daqui e levar seu dinheiro junto.

    3. Paulo vc perdeu a noção do ridículo. Você terá vergonha de comentar qq coisa o mais breve possível. Vc sim é um burro. Sabe de nada. Não vejo a hora do Bozonaro começar a cagar no pau

    4. Cara, vc esqueceu de mudar o Login para fazer o segundo comentário

    5. ah tá, achei que o problema do Bolsonaro era outro...mais esse então.

    6. Qual limitação? Ele pode tanto negociar com as Américas quanto com a China, somos livres. Qual o problema. Ah, o problema o Antagonista que está criando.

  44. Paulo disse:

    Os senhores está voltando as origens, hein... qual vai ser a próxima, criticar o Trump e dizer que a Hilaria vai ganhar a eleição? Opa, esqueci, já fizeram isso...

  45. Jorgito disse:

    Ué, o Caio Blinder está escrevendo no "Antagonista"?

    1. Não, é a Hilary Clinton como correspondente global...

  46. Renato disse:

    A jogada é óbvia, amarrar os EUA num acordo de livre comércio para ser mais palatável um Brasil negociando com adversários dos EUA em todo o mundo, e assim, diminuir o ímpeto de sanções americ

    1. E assim, diminuir o ímpeto de eventuais sanções americanas por conta disto. Simples assim!

  47. Yan disse:

    Engraçado é que todos os países citados, sem exceção, fazem comércio (e com força) com os EUA, mas o Brasil deve continuar a ser subserviente ao 3º mundo.

    1. Avisa a Tereza que nós seremos a china nos próximos 10 anos. E seremos da NATO. é assim que se faz comércio com grandes mercados.

  48. Samir disse:

    E aí é que entra a boa negociação,tem que ser bom para todos...

  49. Júnior disse:

    A China a India estão prestes a quebrar , o crescimento não foi sustentável , o povo vai evoluindo até não mais aceitar ser escravo .

    1. reze para isso não acontecer o Brasil não tem indústria forte se perder a galinha dos ovos de ouro(commodities vendidas para a china) quebra e fica 20 anos em crise financeira.

    2. kkkkk aconteceu na URSS, o aumento na educação, levou a população exigir mais condições, por isso o pt sabotou o ensino.. mas China tenta construir um mercado interno mas são keynesianos

  50. Francisco disse:

    Porra Antagonista....vamos mudar de nome pra Folhatagonista

  51. Cidadão disse:

    O Brasil deve priorizar o comércio com a China, a Índia, a Indonésia, o Irã e os países Árabes. FORA EUA E ISRAEL!

    1. Se for assim, continuaremos a ser um país de segunda categoria, uma nação rica em todos os sentidos como a nossa deveria ser POTÊNCIA.

    2. Eu adora seu comentários! Fazem a Dilma parecer inteligente! kkkkkkkk

  52. Fernando disse:

    Deixem de frescura, o Brasil deve negociar com todos.

  53. Olívia disse:

    Mais do que o alinhamento do Brasil com o Mercosul? Duvido. Vocês não gostam do Trump isto é vero. Mas reconheçam que ele é um grande empresário e um estadista...

  54. Roberto disse:

    Se não comprarem do Brasil vão comprara de quem? Do Japão? De Portugal? Do Iraque? Ora, me poupem, para um aumento de consumo de produtos agrícolas vão ter que cair aqui.

  55. Ryu disse:

    Estamos passando por uma era de transformações e realinhamento, e algumas decisões vão gerar sacrifícios que podem trazer benefícios mais para frente. Parem de chorar a cada noticia que vocês p

  56. Clóvis disse:

    Muita calma nessa hora!!! A agricultura é extremamente importante, mas tbm temos que entrar na Quarta Revolução Industrial!!

  57. Paulo disse:

    Então tá. O que isso tem a ver com a alinhamento aos EUA? Todos sabemos que eles também, são grandes exportadores de alimentos, significa que se alinharmos vamos perder o mercado já conquistado?

    1. Você mata é com essa bunda gulosa e essa boca de chupar pica, seu pederasta bunda mole. Vai tomarnocu, filhodaputa.

    2. Cuidado seu otário. NÃO pense q vc não pode ser localizado não seu desgraçado. Eu te mato com arma adquirida legalmente no governo do teu candidato. Não tenho partido seu FDP

  58. Morrowind disse:

    Só eu que acho que as exportações não mudarão em nada? Negócios são negócios.

  59. Marcelo disse:

    O fato de Bolsonaro ter ou não de seguir Trump nada tem a ver com ideologia. A defesa do livre mercado e dos valores ocidentais pelo Capitão não traduz que deva usar a moldura do topetudo.

    1. é por religião só por isso, Saiam do Brasil e perguntem a ingleses alemães italianos e até mesmo americanos e perguntem se eles consideram o Brasil parte do Ocidente, ai a ficha de vcs irá cair

    2. Tem haver com com princípios conservadores, judaico cristãos. A civilização ocidental sendo preservada, implica em alianças como as que devem ser traçadas entre EUA, Brasil, e Israel.

  60. Natan disse:

    Alguém resolveu falar a verdade para o evangélicos e pra a familia Bolsonaro, a mulher tem coragem daqui a pouco o Bolsojunior pede a cabeça dela.

    1. a única coisa boa que se pode exportar em competitividade no Brasil são as commodities e grande parte vai para China senhores é só pensar um pouquinho que verão importância da china.

    2. ... eu não quero virar colônia da China. Prefiro ver um Brasil mais alinhado dos EUA e de Israel.

    3. Que verdade o quê. Essa frouxidão diplomática, esse dinheirismo que despreza as consequências civilizatórias de qualquer acordo comercial, conferiu ao Brasil o título de anão diplomático.

    4. Que verdade? O Brasil não pode ser refém de um ou dois mercados. É que os interesse$$$$ fazem com que se crie essa histeria de China, mimimi. Isso é papo de esquema, meu filho.

  61. Antonio disse:

    Bolsonaro deve-se aliar a todo país consumidor que importa bo Brasil, não só a Trump; tem que deixar ideologias de lado e focar no mercado global que representa divisas para o país.

    1. "Aliar-se" não é usado no contexto de comércio. É "alinhar-se". E não dá para alinhar-se a todo mundo. Estude.

  62. josemir disse:

    Fake news by antas...Pqp, onde ela afirmou que vai custar caro? E onde a China vai comorar a soja e a proteina animal com o preço, a qualidade e no volume colossal que necessita, se não for no Brasi

  63. Francisco disse:

    Um simples acordo bilateral com os EUA - fora do clubinho esquerdista do MERCOSUL - poderá render ao Brasil mais do que o triplo disso tudo, máxime se a exportação contiver algum nível valor agre

  64. Vlad disse:

    Por quê ela não fala isso diretamente para o presidente eleito, então? Ela não é (ou será) parte do governo? Para quê ir criticar na mídia?

  65. EDSONCLAROMEDEIROS disse:

    Esse cara é um tolo. E por que o Brasil não ficou rico nos governos anteriores. Vai te catar seu Petralha BBK.

  66. Lucas disse:

    acredito eu que a maioria dos comentaristas aqui não sabem como funciona o mundo dos negócios, São pessoas simplistas que não tem ideia de como administrar uma empresa.

  67. Carlos disse:

    Que baboseira mais esquerdista é essa?

  68. Goretti disse:

    Bolsonaro, a china so tem 2 mercados para se absstecer: brasil e usa. Nao dê ministerio a essa que esta corada pois trabalha contra

  69. luciano disse:

    Prq o Antagonista "tercerizão" as notícias?Da Folha, Estadão ou o Globo? Que são em sua maioria não confiáveis e unilaterais...Porque não postão mais notícias de sua própria fonte?

    1. Esses caras criaram uma idéia de independência. E agora, querendo mostrar muito serviço.....pegam qualquer porcaria para publicar. Sinto-me ludibriado..... vou brigar até cançar..não estou só

    2. Estão sendo pautados pela folha.......acho que os novos donos são os acionistas da folha... vou cancelar a assinatura da crusoé e assinar a folha, direto à fonte

  70. Walker disse:

    Custo trump?????????? Israel exporta de tudo pra eles, direta e indiretamente..... Quanto a china...se chover canivete, ainda assim eles vão continuar comprando.....onde mais no mundo comprarão....

    1. A china vai construir a estrada de ferro ligando BR ao chile ontem...Tudo que o pt travou eles vão investir agora.....e não é pouco....

  71. André disse:

    Ainda bem que é comentarista dO Globo... nada a perder!

  72. José disse:

    e verdade, a China compra carne podre os EUA não

  73. Giancarlo disse:

    Qual a utilidade dessa manchete? E esses países vão tirar toda essa comida de onde? Do C.U.?

  74. Walker disse:

    O que diria Paulo Francis.........escorraçado da folha por exigir ser independente..... E o antagonista independente ?????/!!!!!

  75. Suzuki disse:

    Pode tirar o cavalinho da chuva do Tereza vamos mudar a embaixada para jerusalem.

  76. Eliane disse:

    O Irã tá FALIDO, sua vaca! A taxa de desemprego lá é 40%, pra comprar 1 dólar precisa de 40.000 rials, o povo tá na rua pra derrubar o governo!

  77. Antonio disse:

    Economia é uma coisa. Política é outra.

  78. RENATO disse:

    Entao se vendemos pra China vamos esquecer que um esta comprando terra no Brasil, quebrando nossas empresas com pirataria e importação agressiva? Que viremos logo um puteiro de uma vez.

  79. sandy disse:

    o que o que ela falou tem a ver com o trump? antagonista vamos maneirar na ideologia aí

  80. Ayres disse:

    Relaxa antas.. Eles não vão deixar de comprar conosco.. assim como não deixaram de comprar dos EUA quando Trump entrou...

  81. Ernesto disse:

    Bolsonaro tem que ter mais cuidado com usamericanos. Os caras não dão ponto sem nó. Eles protegem muito bem o que é deles. Metem sobretaxa no Brasil o quanto podem em áreas onde não são competi

    1. kkkkkkkkk. Sim, e os minions sempre "Go, Trump, go!!! Kkkkkkkk. Piada né. Aliança política é uma coisa, aliança militar é outra e acordos comerciais são outra coisa ainda.

  82. Paulo disse:

    As pessoas estão se preocupando com EUA se esquecendo que o Brasil e eles são os maiores produtores de alimentos do mundo, ou seja, não haverá troca de carne, soja ou milho. O Brasil quer tecnolog

  83. Giusti disse:

    Tdos esses países comercializam c os EUA, pq não continuariam a comercializar c o Brasil? E como irão substituir a produção brasileira?

  84. Roberto disse:

    Por que esse comentário só agora? Foi só falar em alinhamentos com EUA, e começaram a aparecer os senões para que isso não ocorra......

  85. Observador777 disse:

    Abre teu olho com as RAPOSAS Jair... só pensam em números e não enxergam o todo...

  86. UBIRATAN disse:

    Tereza Cristina se equivoca com essa notícia sem fundamento algum. O alinhamento de Trump com Bolsonaro tem outras vertentes. Uma delas é em relação à Venezuela e ao terrorismo.

  87. Goreba disse:

    Os asiáticos têm duas opções para alimentar populações em franco crescimento: EUA e BRASIL! Ou compram de um ou de outro. Nós queremos vender e eles querem comprar!!!! Alguma dúvida???

  88. João disse:

    Besteira. Estou duvidando disso. Fome é fome, coisa que a maldita ideologia ainda não aprendeu. "Países não têm amigos. Têm interesses." A China vai comprar porque precisa. Ponto.

  89. CLAUDIO disse:

    Cada fora! Então China deveria ter parado de comprar dos EUA a dois anos atrás!

  90. gilberto disse:

    Simples, pagamos o preço. O que não podemos admitir é comercio com países de governo autoritário, que massacra e usa seu povo pra produzir barato, que mata e expulsa se povo.

  91. Miuton disse:

    o problema é que a economia americana é igual a brasileira, concorrente direto. Australia tambem. tem um grupo de lobistas que atuam no congresso nacional. É um jogo de xadrez. Mas boto fe no "Bor

  92. Palao disse:

    O trump vai exigir q o Brasil altere a tarifa de importação q hoje é de 80%. Vamos baixar?

  93. Bruno disse:

    Acredito que não iremos nos meter em guerras tarifárias. No máximo uma renegociação.

  94. CLAUDIO disse:

    Tereza Cristina, além de ter uns probleminhas com a justiça vem de um partidinho meio esquerdista, ela não é obrigada a ser ministra de Bolsonaro, se não quiser é só pedir para sair!

  95. josemir disse:

    Pura desinformação essa pauta. O Brasil é o maior e mais competitivo produtor de proteína animal do mundo. A China compra porque temos preço, qualidade e disponibilidade. O resto é mi, mi, mi, p

  96. Flávio disse:

    Esses países deixarão de comprar proteína animal barata por causa do "alinhamento " Brasil-EUA ? Quanta ingenuidade .

  97. Brasileiro disse:

    Abrir o mercado, investir em infraestrutura para escoamento da produção, reduzir o custo Brasil é o que vai permitir o país exportar mais. O agronegócio brasileiro é o mais competitivo do mundo.

  98. CARLOS disse:

    Pode me informar onde eles vão achar alimento pra comprar se não for no Brasil?

    1. EUA, Canadá, Austrália e Argentina. Por isto tentam dominar Brasil e Argentina (Foro SP). Até o antagonista cai neste papo simplista. Os países produtores tb possuem interesses comuns!

  99. julio disse:

    Não acho. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Esperava uma análise mais imparcial e madura da situação.

  100. Fabiano disse:

    De quem a China comprará proteína para alimentar esses 300 milhões?

  101. Pedro disse:

    E qual o problema nisso? Desde quando um alinhamento com os EUA poderia implicar nas relações comerciais com outros países? O Brasil precisa crescer independente de ideologias de terceiros.

    1. Você não sabe a definição de "alinhamento". Estude.

    2. verdade quanto mais abrir as perna mais vai afundar

  102. Alan disse:

    Vocês estão começando a jogar gasolina em incêndio que ainda nem começou? Deixa o uso de fake news pro outro lado... Antagonista está começando a decepcionar.

    1. O estagiário que atua nos finais de semana está sendo promovido e começa a atuar durante a semana também...

  103. Massaaki disse:

    Não tem do que se preocupar, pois quis Deus que o Brasil seja o único, O Único, país capaz de alimentar todo o planeta terra, sem ter que devastar suas florestas ou esgotar os seus recursos.

  104. Massaaki disse:

    E isso, só usando frações do seu território. Nem precisa usar todas as terras agricultáveis. Só com o que já está usando e recuperando outras já desgastadas. Sem falar naquelas aproveitáveis

  105. Maicon disse:

    O Brasil precisa se industrializar, chega de ser colônia agrícola, e no mais quando a fome bate o estômago sempre vence o cérebro...

  106. Freedom disse:

    O comércio brasileiro com a China é de baixo valor agregado.

  107. julio disse:

    Termos que divdiversificar nssa carteira. 1 cliente mata qq empresa. Temos que ter os grandes + os estratégicos. Isso é tarefa da ministra e do Itamarati. O capitão quer solução e crescimento n

  108. Elcio disse:

    Muito mimimi. Essa turma das arábias irá comprar carne de quem?

  109. Marcos disse:

    Pobre EUA! Como conseguem ser o maior PIB do mundo e vender para os mercados mais ortodoxos, tornando-os dependentes de sua mega economia? Então os EUA deveriam ficar desalinhados dos EUA?

  110. ribeiro.js@hotmail.c disse:

    Simples, comprem dos outros se estiverem dispostos a pagar mais. Ou vocês acham que eles compram de nós por nosso posição política? Se assim fosse, a Russia compraria toda a nossa produção.

  111. Jackson disse:

    Cara, essa turma vai comprar de quem??? Não é assim, precisamos perder o medo de negociar, de pressionar, de blefar quando necessário. Precisamos aprender a jogar o jogo dos negócios.

  112. Marco disse:

    Os grandes exportadores mundiais de alimentos são EUA, Brasil, Canadá, Austrália e Argentina (O leste europeu fica por lá). Entenderam porque a China (Foro de SP) quase nos tomou? Soberania!

    1. O mesmo raciocínio vale para minérios. Países produtores são concorrentes e parceiros ao mesmo tempo. Tem o custo Trump e o lucro Trump! O Antagonista está lendo muito a Foice.

  113. renato disse:

    Comentário idiota e desnecessário!. Vamos exportar comida para todo o mundo, inclusive a China. Mas, fiquem ligados a China comprou milhões de hectares na África e, vai produzir muita comida ali.

  114. Paulo disse:

    E a sua mãe, que faz programinha para te sustentar, seu bostinha pederasta?

  115. Fora_Comunas disse:

    --- Por que uma coisa exclui a outra? Os americanos também tem negócio com estes países. Irã é o QUARTO importador? Duvido !!!!

  116. Leonardo disse:

    E vão precisar cada vez mais da comida brasileira, a não ser que deixem de ser burros, o que é bastante difícil; reduzam suas populações; ampliem a produção em muito e parem a desertificação

  117. Guilherme disse:

    Não entendo esse medo com comércio exterior fácil. Se queremos ser líderes com soberania precisamos desenvolver a habilidade negocial. Israel, p. ex., é grande exportador, apesar de boicotes sem

  118. Jose disse:

    Antagonistas andam lendo muita foice e Globo, é contagioso

  119. Marcelo disse:

    Melhor fazer negócios com EUA, Israel,... a fazer com com países que venham a interferir negativamente em nossa soberania, como China, Cuba, Irã, etc. O resto da produção vai para o consumo inter

  120. Trumpão disse:

    Bom post para ser printado e ver a cara de bunda dos ANTAS depois.